sexta-feira, 30 de agosto de 2013

CURTA AGRESTE: Emoção na homenagem a Dominguinhos na AESGA



A sessão especial do Projeto Curta Agreste – AESGA, realizada na última quarta-feira, dia 28 de agosto, no Auditório Manoel Elpídio de Melo, e que homenageou o cantor e compositor garanhuense, José Domingos de Morais, o Dominguinhos, foi marcada pela alegria e emoção.

O Evento contou com a participação de alguns músicos que fazem parte da Orquestra Sanfônica Garanhuns Dominguinhos, bem como dos artistas Derinho Santos e Afrísio Acácio, ambos amigos do falecido Artista. Após a passagem do documentário do cineasta Genaldo Barros, bem como do vídeo gravado na ocasião em que o cantor esteve internado, os sanfoneiros iniciaram uma sequência de músicas em homenagem ao Ídolo.

Os integrantes da Orquestra, liderados pelo maestro e professor Éder Oliveira, realizaram uma apresentação impecável relembrando grandes sucessos do Mestre. Em seguida, o sanfoneiro Derinho, pernambucano da cidade de Tacaratu, usou sua sanfona para prestigiar o público com canções como: “Chorinho”, “De volta para o Aconchego” e “Asa Branca”. O momento foi de muita emoção para o artista que durante a apresentação comentou sobre a amizade com Dominguinhos e as ocasiões em que tiveram a oportunidade de dividir o mesmo palco.

O Projeto foi encerrado com um coro de vozes formado por alunos, professores e convidados que juntos entoaram a canção “Eu só quero um Xodó”, uma das músicas mais conhecidas do eterno ídolo do baião.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES GRATUITOS EM GARANHUNS

Os jovens entre 18 e 30 anos de idade, agora poderão se capacitar através do Projeto Gerar. A iniciativa é do Governo Municipal de Garanhuns, e pretende aumentar a geração de emprego e renda à população de bairros mais distantes da Cidade. A ação descentralizada é uma realização da secretaria de Desenvolvimento Econômico, e oferece cursos de Pedreiro de Alvenaria, Operador de Retroescavadeira, Armador de Ferragem e Carpinteiro, aos jovens do Município interessados em ingressar no mercado de trabalho.

O Projeto conta com parcerias do SENAI, SENAC e SEBRAE e a procura pelos cursos tem sido positiva. Já houve a formação de turmas para o curso de Pedreiro de Alvenaria, e agora o projeto oferta 80 vagas para os demais cursos, que irão acontecer em dois turnos.

Cada turma será composta por 20 alunos e as Pré-inscrições podem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada na Avenida 13 de maio, nº 34, sala 01, onde funcionavam os antigos cartórios da Cidade.

Universidade comemora início do primeiro curso de Mestrado na UPE Campus Garanhuns‏

Teve início na UPE Campus Garanhuns, o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). Trata-se de um curso oferecido em rede nacional, de pós-graduação stricto sensu, que conta com a participação de instituições de ensino superior públicas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O programa tem como objetivo, a médio prazo, a formação de professores do ensino fundamental de língua portuguesa em todo o território nacional.

O público-alvo do Profletras é constituído por docentes de todas as gerações, egressos de cursos de graduação em letras e que lecionam língua portuguesa no ensino fundamental.

Segundo o diretor da UPE MultiCampi Garanhuns, prof. Clóvis Gomes Jr., o início do curso é mais uma conquista para o interior do estado. “Trata-se de um curso de mestrado, muito procurado pelos profissionais da área. A UPE cumpre então mais uma etapa de seu desenvolvimento na educação de Pernambuco” – afirmou o gestor.

Para a unidade do PROFLETRAS na Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Garanhuns, foram oferecidas 20 vagas, ocupadas por alunos de várias cidades do estado como Petrolina, Carpina, Altinho, Venturosa, Palmares, Saloá, entre outras. As aulas do semestre 2013.2 tiveram início em 19 de agosto, com aula inaugural em 21/08.

O ex-diretor da UPE Garanhuns e atual Pró-Reitor da Administração da Universidade de Pernambuco, Prof. Pedro Henrique Falcão, afirma que o curso de Stricto Senso fecha um ciclo na educação da Universidade. “Era um projeto antigo podermos oferecer cursos Stricto Sensu. Temos alunos que começaram na Escola de Aplicação, com os ensinos fundamental e médio. Depois a graduação nos cursos oferecidos e ainda a pós-graduação. Agora temos o Mestrado em Letras para os professores da Rede Pública. É o ponto de partida para no futuro contarmos com outros cursos abertos à Comunidade Acadêmica” – Afirmou Prof. Falcão, sem esconder a alegria de ver o curso sendo realizado.

O PROFLETRAS/UPE tem como coordenador o Prof. Dr. Benedito Gomes Bezerra e conta com uma equipe de professores composta por dez doutores:

- Amara Cristina de Barros e Silva Botelho, Doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba (2006), 
- Benedito Gomes Bezerra Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), 
- Elcy Luiz da Cruz, Doutor em Teoria Literária pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (2003),
- Jaciara J. Gomes, Doutora em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2013),
- Jairo Nogueira Luna, Doutor em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2002),
- Maria das Graças Ferreira Graúna, Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2003),
- Rossana Regina Guimarães Ramos Henz, Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP,2005),
- Silvania Núbia Chagas, Doutora em Letras (Est. Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2007), e
- Mário Medeiros da Silva, Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho-UMINHO, Portugal (2003).

O curso terá duração de dois anos e haverá seleção anual para novas turmas.
.
Sobre texto de Camila Araújo

Audiência Pública em Serra Talhada reúne SENADORES DA REPÚBLICA para debater TRANSPOSIÇÃO!



Relator da Comissão Especial que fiscaliza as obras de transposição do rio São Francisco, o senador Humberto Costa (PT) participa nesta sexta-feira (29), às 14 horas, de audiência pública em Pernambuco para tratar do andamento das ações no Estado. O evento acontece na Câmara de Vereadores de Serra Talhada, no Sertão pernambucano, e contará com a presença de prefeitos, lideranças sociais e dos demais membros da comissão Vital do Rêgo (PMDB-PB), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Paulo Davim (PV-RN), Benedito de Lira (PP-AL), Ciro Nogueira (PP-PI) e Lídice da Mata (PSB-BA).

Antes da audiência pública, os senadores fazem visita técnica ao canteiro de obras da transposição no município de Custódia (77 km de Serra Talhada), onde está sendo construído o reservatório Barro Branco, que receberá água do São Francisco. Às 13 horas, os parlamentares realizam coletiva à imprensa no hall da Câmara de Vereadores de Serra Talhada. 

A ideia dos membros da Comissão é garantir que agendas como a de Pernambuco aconteçam em todos os Estados onde passam a transposição: Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Quando tiver pronta quando a obra vai beneficiar 12 milhões de nordestinos distribuídos em quase 400 municípios.

Judocas representam Garanhuns em competições nacionais





Atletas filiados a Associação Presley Araújo de judô e a FPJU participaram no ultimo dia 24, da Copa Atlética Igarassu, no ginásio Jota Raposo na cidade de Igarassu.

O evento contou a presença de mais de 800 atletas, de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. A delegação de Garanhuns contou com 21 atletas, e ao final da competição contabilizou 16 medalhas, sendo quatro de ouro, três de prata e nove de bronze.  

A judoca Vitória Rebeca sagrou-se campeã na categoria Sub-13. Na categoria sênior que subiu mais alto foi o atleta Marcelo Pereira. E o grande destaque foi o atleta Arthur Ricardo, de apenas 9 anos, que se consagrou campeão em duas categorias, sub-11 e sub-13

Campeonato Brasileiro de judô

Dois atletas garanhuenses estavam representando o nosso estado no Campeonato Brasileiro de judô, que aconteceu no Maracanãzinho - Rio de Janeiro. Wesley Schmichael e Ana Caroline viajaram no dia 22, e já no dia 23, a atleta Ana Carolina competiu, mas infelizmente não conseguiu passar pela 1ª fase. No dia seguinte, o atleta Wesley Schmichael foi eliminado nas quartas de finais.

Vídeo da Entrevista de Eduardo Campos no Programa do Ratinho

Em seu primeiro grande momento como pré-candidato a Presidente da República na televisão brasileira, o governador de Pernambuco respondeu a questionamentos no Programa do Ratinho. Confira a entrevista:


FAMEG JÁ COM MERCADANTE!


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.