quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Vereadores de Garanhuns protocolam Pedido de Abertura de uma CPI para apurar Irregularidades do Governo Izaias Régis‏


Foi protocolado nesta quarta-feira (05) durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Garanhuns, requerimento de Criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI, para apurar Irregularidades com relação a nomeação de Cargos Comissionados durante a atual administração.

Para criação desta Comissão é necessário assinatura do Pedido de 1/3 dos componentes do Legislativo, portanto cinco vereadores, no entanto a mesma foi assinada por seis vereadores. 

O requerimento foi assinado pelos vereadores Sivaldo Albino, Silvio Sabino, Nelma Carvalho, Luzia da Saúde, Paulo Leal e Claudio Taveira. 

A justificativa se dá em informações e indícios de que algumas pessoas foram nomeadas sem estar morando na Cidade, outros sem estar morando no País, e alguns funcionários de Cargos Comissionados que estão percebendo gratificações por produtividades extras sem sequer dar expediente na Prefeitura, além de que alguns que foram nomeados para cargos inexistentes. 

O requerimento está no departamento jurídico para parecer, em seguida a Mesa Diretora deve nomear os Vereadores que irão compor a comissão.

Da Assessoria do Vereador Sivaldo Albino

PERNAMBUCO: Parque recebe melhorias para a 73ª Exposição Nordestina de Animais‏



A Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC), em parceria com a Secretaria de Agricultura do estado e com a Associação Pernambucana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apecco), está realizando inúmeras melhorias no Parque de Exposições do Cordeiro como parte dos preparativos para 73ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados – ENAPD, que acontecerá de 16 a 23 de novembro de 2014, no Recife.

Estão sendo realizados trabalhos de recuperação em diversas áreas como nas vias de acesso, nos pavilhões de animais e sanitários públicos, com o objetivo de garantir a melhor estrutura possível para receber pecuaristas e animais vindos de todo o País. Além dessas melhorias, o parque será dotado de pedilúvel e rodolúvel a fim de prevenir a saúde dos animais contra possíveis contaminações que podem estar presentes dos pneus dos veículos ou nos calçados das pessoas que transitarão no evento.

Segundo o presidente da SNC, Emanuel Rocha, a ENAPD deste ano promete ser a maior e melhor de todos os tempos tendo em vista que, além da exposição tradicional, serão realizadas, pela primeira vez, durante o evento, as exposições nacionais das raças de ovinos Santa Inês e caprinos Boer e Anglo Nubiano. "Juntamente com essas exposições, também serão realizadas, durante a 73ª ENAPD, a exposição nacional de gado da Raça Sindi, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Sindi, e a exposição regional de gado da Raça Holandesa", destacou.

Outro ponto que deverá contribuir para o sucesso da próxima exposição, de acordo com Rocha, é o fato de que, desde o último mês de junho, a Organização Mundial de Saúde Animal declarou os estados do Nordeste e o sul do Pará como áreas de livre trânsito com vacinação contra a aftosa. Com isso, foram suspensas as restrições impostas há 14 anos pelas medidas de combate à doença. Dessa forma, está liberada a circulação de animais entre todas as regiões do País. Com isso, o evento deverá contar com um número bem maior de pecuarista de outros Estados.

AUMENTO DA GASOLINA - Inflação vai disparar.



Lembram que a gente dizia aqui que os preços estavam represados e que o governo só esperava passar a eleição para aumentar impostos, juros e produtos. Tudo estava previsto para o pós-urnas, mas não diziam. Bem, a taxa Selic que baliza o mercado já aumentou na semana passada, e com ele aumentam as taxas de crédito, juros de cartões e cheques especiais, empréstimos, financiamentos. Compram qualquer coisa a prazo ficará mais caro.. É a maior taxa Selic dos últimos tempos. Quem tá no vermelho, aproveite o 13% para aliviar as dívidas, pois 2015 será no arrocho.

O pior aumento de todos é o da gasolina. Lembram que tinha um quadro de Jô Soares, quando fazia programa de humor, que ele brincava, falando sério, que até a pipoca aumentava quando aumentava a gasolina. É verdade, vai tudo no frete.

Em resposta a Aécio, Dilma dizia que a inflação estava controlada, e que o baixo crescimento, economia fragilizada, era tudo pessimismo na oposição, ai lembrava que ele não fez o teste do bafômetro e que Chico Buarque votava nela.

Ontem vi em algum lugar que a miséria no Brasil voltou a crescer. Mas depois falo sobre isso.

A estratégia de Dilma era confundir o governo dela com o de Lula, para que pudesse apresentar os dados dos últimos 12 anos... Deu certo!

Agora tá aí, uma página no Jornal do Commercio e em todos os meios de comunicação do país. Não tem mais guia eleitoral para ela desmentir, jogar tudo para a imprensa golpista e sorrir preparando macarrão.

Ah! O Ministro da Fazenda está de aviso-prévio, aí ninguém mais dá crédito ao que ele propõe, se não vai estar na mesma cadeira no próximo ano.

Se perguntarem a Dilma, é tudo culpa da crise internacional.

Açude de São João - Solução ou problema?



Poucas cidades têm um açude bonito e agradável em pleno centro da cidade como São João. Aqui na região tem o de Bom Conselho, grande e agora com nova estrutura, inaugurado por Eduardo Campos. E no Sertão tem Triunfo, que conseguiu dar uma conotação turística ao local.

São João foi beneficiado geograficamente. Tem boas terras para plantação, mais água que em outros municípios da região, e a topografia mostra uma cidade quase plana, claro, em relação aos seus vizinhos, como Garanhuns, por exemplo.

Entretanto, o açude que tem enorme potencial para utilização turística e de lazer aparece mais nas páginas policiais e obituários da região. Mais um rapaz aparece morto boiando em suas águas, tinha 22 anos.

Seria interessante um estudo mais aprofundado. Provavelmente a proibição de entrar nele fosse alguma medida plausível, já que a cada morte assusta a população. Pais têm medo que seus filhos se afoguem. Pra completar, às suas margens, logicamente, foi-se se estruturando uma área de lazer com bares e clubes.

O açude tem grande potencial, mas precisa ser olhado com mais cuidado. E depois que cessarem as mortes por afogamento, ver que projeto turístico ele poderia receber para se tornar um lugar de apelo regional.

BNB INAUGURA AGÊNCIAS em Bom Conselho, São Bento do Una e outras cidades de Pernambuco



Até dezembro deste ano, o Banco do Nordeste promoverá uma maratona de inauguração de agências em Pernambuco. Serão oito novas unidades abertas ao público nas próximas semanas, totalizando 37 agências em funcionamento atualmente no Estado.

O cronograma de eventos começa na próxima segunda-feira (10), às 16h, com a inauguração da quarta agência do Banco do Nordeste no Recife, dessa vez no bairro de Casa Forte (Rua Nestor Silva, 144). A unidade é voltada para o atendimento de micro e pequenas empresas (MPEs). 

Na sequência, serão lançadas as agências de Escada (11/11), Petrolina – Tobias Barreto (14/11), Belo Jardim (17/11), São Bento do Una (18/11), Bom Conselho (19/11), Limoeiro (25/11) e Cabo de Santo Agostinho (04/12), contemplando todas as regiões do Estado.

Iniciado em 2012, o projeto de expansão das agências do BNB instalou nove unidades em Pernambuco neste ano e ainda tem prevista a inauguração de outras cinco, nos municípios de Moreno, Paudalho, Abreu e Lima, Ipojuca e Caruaru.

Uma agência de um banco como o BNB é certeza de mais investimentos e recursos girando na cidade.

Ministério Público faz novas exigências à Prefeitura de Garanhuns

De novo Garanhuns é destaque no site do Ministério Público de Pernambuco. E não é por um bom motivo. Mais uma vez a administração precisa assinar um TAC, assumindo o compromisso (com prazos) para fazer o que já deveria ter feito. Confira a postagem abaixo, trazida na íntegra do site do MP.



O município de Garanhuns firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se comprometendo a regularizar os Fundos Municipais de Meio Ambiente, de Cultura e da Pessoa Idosa.

De acordo com o TAC, o prefeito Izaías Régis tem um prazo de 30 dias para retomar os repasses de verbas ao Fundo Municipal do Meio Ambiente. O promotor de Justiça Domingos Agra destacou que devem ser destinados “inicialmente cinco mil reais, até que se faça o levantamento dos valores correspondentes à previsão legal”. A lei municipal 3.444/2006, que instituiu o fundo, prevê que ele deve receber 5% das receitas do município com o ICMS ambiental.

Cabe ainda ao prefeito adotar as medidas necessárias para contabilizar, em até 60 dias, junto com a Secretaria Estadual da Fazenda e os conselheiros municipais do meio ambiente, os valores a serem repassados para o fundo de meio ambiente desde sua criação, em dezembro de 2006. Com a conclusão desses cálculos, a gestão municipal de Garanhuns poderá fazer a quitação dos débitos de forma parcelada.

Em relação ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa, o MPPE recomendou que o prefeito envie projeto de emenda à lei orçamentária de 2015, que está sendo apreciada na Câmara de Vereadores, de modo a garantir a inclusão de dotação orçamentária para o fundo. No próximo ano, a gestão deve agir novamente, no intuito de garantir que seja fixado na Lei que criou os fundos municipais um percentual dos recursos para o fundo da pessoa idosa.

Já o Fundo Municipal de Cultura ainda precisa ser criado, juntamente com o respectivo conselho municipal. Domingos Agra recomendou a realização de consulta popular para embasar os projetos de lei responsáveis pela criação dos dois organismos até o final deste ano.

Site do Ministério Público de Pernambuco
.
AGORA COMIGO: De uma só tacada são mais três Termos de Ajustamento de Conduta que o município assume junto ao MP, ou seja, deveria estar cuidando destas obrigações, mas precisou que o Promotor de Justiça chamasse a administração à responsabilidade, estabelecendo prazos. Assim foi também com o Concurso Público.

Parece que em algumas questões, a administração municipal só tem avançado quando tem esta pressão externa. No caso do concurso, parece que o MP vai exigir mais que os parcos 127 cargos postos em disputa.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.