terça-feira, 28 de abril de 2020

Governo do Estado inicia em Garanhuns atendimento por aplicativo sobre Covid-19

Sivaldo Albino:  "Atende em Casa" é mais um grande investimento da saúde neste momento de combate à pandemia



Garanhuns e Goiana são os novos municípios pernambucanos que passam a contar com o aplicativo "Atende em Casa", que tira dúvidas sobre Covid-19, sobre sintomas, protocolos clínicos e fluxos de atendimento na região, em acesso direto da população com profissionais de saúde. Caso necessário, a equipe pode até fazer videochamadas para os usuários do app. A informação é do deputado estadual Sivaldo Albino, líder do PSB na Assembleia Legislativa, que acompanha a implantação do serviço em Garanhuns. O aplicativo é uma parceria do Governo do Estado de Pernambuco com a Prefeitura do Recife.

"Trata-se de mais um serviço direto para a população, a partir desta quarta-feira (29), que já conta com leitos para Covid-19 no Hospital Dom Moura, na UPAE Garanhuns e estará disponibilizando também no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Entendemos que a informação neste momento é também muito importante, se as pessoas conseguem tirar suas dúvidas sem sair de casa, falando sobre seus problemas diretamente com uma equipe capacitada, vamos conseguir dar uma resposta imediata, tranquilizando famílias e agilizando cuidados." - Revela Sivaldo Albino.

Na região metropolitana outras sete cidades já contam com o serviço: Recife, Jaboatão, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço e Camaragibe. Caruaru e Serra Talhada também foram implantadas esta semana. Cerca de 40 profissionais de saúde estão sendo capacitados pela Secretaria Estadual de Saúde, responsável pelos atendimentos pelo aplicativo fora da capital. O app conta com equipe de atendimento das 07h às 19h.

Segundo Sivaldo Albino, esta é mais uma ação sem alarde e de grande impacto do Governo Estadual. "Paulo Câmara estabeleceu metas e atribuições à sua equipe. Já passamos de mil leitos no estado e ainda ampliando. Em Garanhuns teremos entre 100 leitos e 120 leitos para pacientes suspeitos ou que tenham contraído Coronavírus, sendo que entre 30 a 40 serão de UTI, disponibilizados pelo Governo do Estado. Já recebemos os primeiros respiradores que estão sendo implantados na UPAE Garanhuns e no Hospital Dom Moura. O governo precisou travar uma batalha na justiça, e dos primeiros que foram liberados, já enviou cinco deles para nosso município. E tem mais chegando. Vamos avançar, pois a hora é de trabalhar, com seriedade e com respeito à população de Garanhuns e região".

Atende em Casa

O aplicativo disponível no site www.atendeemcasa.pe.gov.br e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e deem orientações aos usuários. O serviço funcionará das 07:00h às 19:00h.

Brasil tem 474 mortes em 24 horas e passa de 5 mil óbitos confirmados



O Brasil superou a China na relação de países com mais mortes ligadas à pandemia do novo coronavírus. O Ministério da Saúde confirmou 474 novos óbitos nesta terça-feira, o que elevou o total do país a 5.017 casos fatais — os chineses registram 4.637 desde o início da pandemia, em dezembro.

Em detalhes: o Brasil chegou a 71.886 casos de coronavírus, 5.385 a mais que ontem. Metade das infecções foram registradas no Sudeste. Veja o mapa da contaminação no país.

Em foco: São Paulo, estado mais afetado pelo vírus, registrou recorde de mortes diárias, ao confirmar 224 casos. A rede de saúde da Grande São Paulo atingiu 81% de ocupação dos leitos de UTI.

Enquanto isso, o Rio teve alta de 2.400% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, o que pode indicar subnotificação do coronavírus. As mortes provocadas por problemas respiratórios já representam 35% dos óbitos por causas naturais no estado. Dados oficiais confirmam 8.504 casos e 738 vítimas fatais no estado. A rede estadual de saúde tem, hoje, apenas 19 leitos de UTI disponíveis.

NO BRASIL
71.886
CONFIRMADOS
5.017
MORTOS
NO MUNDO
3.094.829
CONFIRMADOS
216.160
MORTOS

CASO ASSISÃO / Cultura Nordestina se manifesta contra ofensas do pseudo-humorista contra cantor e compositor

Artistas e gestores culturais de várias partes do Nordeste manifestaram mensagens de apoio ao músico pernambucano, que sofreu recentemente uma série de ataques do humorista Murilo Couto



No próximo dia 5 de maio (terça-feira), o cantor e compositor pernambucano Assisão vai completar 79 anos. O que ele não poderia imaginar é que, depois de tantos anos de vida e de carreira (são mais de 50 anos, mais de 20 discos lançados) fosse ser vítima de um ataque virtual, de um lado; mas também de uma onda de apoios, homenagens e declarações de amor, por outro. Assisão é natural de Serra Talhada, Sertão do Pajeú, e lá morou praticamente toda sua vida. Atualmente, tem casa na cidade e na região rural, onde prefere passar a maior parte do tempo. Foi desta casa que, no último dia 17, ele fez uma live, como estão fazendo todos os artistas impossibilitados de trabalhar nesses tempos difíceis de pandemia e isolamento social.

Foi o vídeo com esse show intimista de Assisão que foi utilizado pelo youtuber Murilo Couto, que tem programa em seu canal na internet e no SBT. Comentando a live do cantor, ele proferiu comentários como: “Olha essa cara! Olha esse velho! Mistura de Reginaldo Rossi, com Valderrama, Jesus Cristo e um mendigo. Mano, que diabo é isso? Parece um cachorro… E a gente não sabe se ele tá bêbado, se ele tá drogado. Ou se ele é isso daí, um zumbi!”.

Um dia após a postagem, o youtuber fez uma série de postagens em seus stories, no Instagram, com o objetivo de pedir desculpas. No entanto, mais uma vez, insistiu na comparação que fez do cantor, com um cachorro, chegando a colocar fotos de um animal, ao lado da do cantor. Diante das agressões, centenas de artistas, políticos, fãs e admiradores de Assisão se manifestaram indignados sugerindo processo contra o youtuber, bem como ressaltando a importância do artista para a cultura Nordestina.

Os planos de Marcelo Canuto, novo gestor da Secult-PE
“Nós que fazemos a gestão de Cultura de Pernambuco não podemos silenciar diante tamanha leviandade cometida. Repudiamos fortemente a tentativa do humorista em depreciar um artista que, quase aos 80 anos de idade, continua na missão de enaltecer a cultura de Pernambuco e do Nordeste, em suas composições, e que ao longo de mais de 50 anos de carreira foram gravadas por outros grandes artistas, como Elba Ramalho, Alcymar Monteiro, Jorge de Altinho, Cristina Amaral, e tantos outros. Aqui fica todo nosso apoio de amor para o grande Assisão”, colocou o presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Marcelo Canuto.
Nos últimos dois dias, centenas de pessoas se manifestaram em defesa de Assisão, em suas páginas nas redes sociais, Facebook e Instagram. Neste último, nas últimas vinte e quatro horas, o cantor alcançou seis mil seguidores a mais. Um fã de Assisão, Raí Moreno postou no Facebook uma foto do cantor, ao lado de dezenas de cestas básicas, por ele arrecadadas durante a live que virou alvo das ofensas do humorista. “Enquanto uns ofendem, Assisão além de um ícone da cultura nordestina, é um excelente ser humano”, escreveu.

Assisão respondeu ao acontecido num vídeo, em suas redes sociais. Ele cantou o refrão de duas músicas de sucesso (Fogueirinha e Pau nas coisas) e apenas agradeceu o apoio. “Eu quero meus amores comigo, quero agradecer, a vocês da imprensa, ao pessoal da Cultura, agradecer a todos. E agradecer a Deus, Nossa Senhora Aparecida, da Penha, por esse que sou, por minha índole”, registrou Assisão. O músico planeja agora a data de sua próxima live, que ainda não tem data marcada para acontecer.

_Veja o que outros artistas postaram em suas redes, sobre o desrespeito a Assisão:_

Santanna o Cantador Apresenta: Ritmos e Danças de Forró - YouTube
“Um imbecil que está querendo aparecer às custas sabe lá de quem, mas não passa de um reles, estirpe da raça humana, que por mais que se modifique jamais vai se comparar a uma unha encravada de Assisão”, Santanna, o Cantador.




Elba Ramalho vai à velório errado e ao olhar no caixão descobre ...“Acabei de ver um vídeo de um pseudo humorista, que, de forma deselegante, desagradável, preconceituosa, destila veneno sobre um dos nossos grandes artistas, Assisão, nosso mestre. Presta atenção, Murilo, da forma como você age, sem conhecimento, sem cultura, sem informação, não vai chegar na metade do caminho que Assisão chegou, com talento, com capacidade. O sucesso e ambição não podem nos cegar”, Elba Ramalho.

Na contramão de outros artistas Jorge de Altinho diz que não fará ...“Um infeliz falou / Do meu querido Assissão/ Nascido lá no Sertão/ Que faz meu povo feliz/ Com seu sotaque raiz/ Representando o Nordeste/ De alegria se veste/ Pra cantar como um concriz/ Quem falou dele esquece/ Que é cego quem não conhece/ A cultura do seu país”, Jorge de Altinho.




ACONTECE: Alexandre Pé de Serra comemora 15 anos de carreira com ...
“Assisão é o Sertão, é o Pajeú inteiro, é a voz do povo cantando suas músicas depois da labuta diária do roçado, feiras, comércios e escritórios. É a esperança precisa nos momentos de festa, que os nordestinos se permitem a ter. Assisão é o puxar do fole, é a batida seca da Zabumba, é o trinado do triângulo ecoando mundo afora”, Alexandre Pé de Serra.




Cristina Amaral - Preciso do Teu Sorriso OFICIAL - YouTube
“Aqui vai a minha indignação com esse sujeito que se diz humorista e quer fazer sucesso nas redes sociais, denegrindo a imagem do nosso querido artista Assisão. Ele não conhece a obra desse poeta”, Cristina Amaral.



BLOG DO ELISBERTO COSTA: HOJE É O DIA DELES! FELIZ ANIVERSÁRIO!
“Assisão é um mestre da cultura nordestina, com mais de 50 anos de carreira e uma história muito bonita como artista e ser humano. Os insultos são resultado de ignorância, falta de educação e falta de respeito. Além de ter um caráter de preconceito com o Nordeste e com a pessoa idosa. O pedido de desculpas em tom de brincadeira piorou a situação. Esse levante que aconteceu após a divulgação dos vídeos, só mostra a grandeza de Assisão e da união da nação nordestina. A internet não pode ser terra sem lei”, Tereza Accioly (Presidente da Sociedade dos Forrozeiros Pé-de-Serra E Ai!).



BLOG DO RONALDO CESAR : Garanhuns de volta ao Mapa Político de ...AGORA COMIGO: Já postamos em nossas redes sociais nosso repúdio ao pseudo-humorista que agrediu Assisão. Em todos os lugares aparecem mais mensagens de apoio ao artista nordestino, de fãs, artistas, representantes de governos e entidades culturais.

O pseudo-humorista fez uma piada tosca e humilhante achando que era uma artista qualquer, e mesmo que fosse não tinha este direito de agredir, mas levou um contragolpe, pois em sua falta de cultura, não sabia que mexia com um dos mais queridos e importantes nomes do nosso forró, a repercussão foi enorme e a resposta tem sido à altura de Assisão.

Pois é! Sabem como Assisão respondeu? Fez a doação das cestas básicas que conseguiu captar em sua live. Mas vai também acionar judicialmente o seu agressor.


Ministro Teich é criticado por secretários estaduais de saúde

INÍCIO PREOCUPANTE

Há pouco mais de uma semana no cargo de ministro da Saúde, Nelson Teich tem sido criticado por secretários estaduais de Saúde pela demora na entrega de equipamentos. 

"A sensação é de abandono", diz o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Alberto Beltrame. Um dos atrasos mais sentidos é o da entrega dos 2.000 kits de UTIs, anunciados há um mês. Destes, só 17% foram distribuídos. Respiradores e testes rápidos também não chegaram. 

Enquanto o número de casos e mortes aumenta, Teich é acusado de não perceber a urgência da crise e se preocupar mais em criar planilhas de custos. O início preocupa.

MAIS DE MIL LEITOS PARA COVID-19 - Diário de Pernambuco


Imagem


MORO x BOLSONARO - Jornal do Commercio

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.