Sivaldo Albino: "Atende em Casa" é mais um grande investimento da saúde neste momento de combate à pandemia
Garanhuns e Goiana são os novos municípios pernambucanos que passam a contar com o aplicativo "Atende em Casa", que tira dúvidas sobre Covid-19, sobre sintomas, protocolos clínicos e fluxos de atendimento na região, em acesso direto da população com profissionais de saúde. Caso necessário, a equipe pode até fazer videochamadas para os usuários do app. A informação é do deputado estadual Sivaldo Albino, líder do PSB na Assembleia Legislativa, que acompanha a implantação do serviço em Garanhuns. O aplicativo é uma parceria do Governo do Estado de Pernambuco com a Prefeitura do Recife.

Na região metropolitana outras sete cidades já contam com o serviço: Recife, Jaboatão, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço e Camaragibe. Caruaru e Serra Talhada também foram implantadas esta semana. Cerca de 40 profissionais de saúde estão sendo capacitados pela Secretaria Estadual de Saúde, responsável pelos atendimentos pelo aplicativo fora da capital. O app conta com equipe de atendimento das 07h às 19h.
Segundo Sivaldo Albino, esta é mais uma ação sem alarde e de grande impacto do Governo Estadual. "Paulo Câmara estabeleceu metas e atribuições à sua equipe. Já passamos de mil leitos no estado e ainda ampliando. Em Garanhuns teremos entre 100 leitos e 120 leitos para pacientes suspeitos ou que tenham contraído Coronavírus, sendo que entre 30 a 40 serão de UTI, disponibilizados pelo Governo do Estado. Já recebemos os primeiros respiradores que estão sendo implantados na UPAE Garanhuns e no Hospital Dom Moura. O governo precisou travar uma batalha na justiça, e dos primeiros que foram liberados, já enviou cinco deles para nosso município. E tem mais chegando. Vamos avançar, pois a hora é de trabalhar, com seriedade e com respeito à população de Garanhuns e região".
Atende em Casa
O aplicativo disponível no site www.atendeemcasa.pe.gov.br e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e deem orientações aos usuários. O serviço funcionará das 07:00h às 19:00h.