quarta-feira, 25 de setembro de 2019

O que é Hipertensão? Causas, sintomas, tipos e tratamento - Dr. Elenílson Liberato responde



O que é Hipertensão?

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) ou pressão alta é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados da pressão arterial (PA). Considerando-se valores de pressão arterial maiores ou iguais a 140 / 90mmHg.

O que é pressão sistólica e diastólica?

Quando o seu coração bate, ele contrai e bombeia sangue pelas artérias para o resto do seu corpo. Esta força cria uma pressão sobre as artérias. Isso é chamado de pressão arterial sistólica.
Há também a pressão arterial diastólica, que indica a pressão nas artérias quando o coração está em repouso, entre uma batida e outra.

Tipos

A hipertensão pode ser dividida em três estágios, definidos pelos níveis de pressão arterial. Esses números, somados a condições relacionadas que o paciente venha a ter, como diabetes ou histórico de AVC, determinam se o risco de morte cardiovascular do paciente é leve, moderado, alto ou muito alto. Além disso, quanto mais alta a pressão arterial, maior a chance de o paciente precisar usar medicamentos (1, 2 e 3)

Estágio I: hipertensão acima de 130 por 90 e abaixo de 160 por 100
Estágio II: hipertensão acima de 160 por 100 e abaixo de 180 por 110
Estágio III: hipertensão acima de 180 por 110.

Causas

A hipertensão normalmente é causada quando há uma resistência e endurecimento maior dos vasos sanguíneos para a passagem do sangue, o que necessita uma força maior do coração para o bombeamento do sangue.

Sintomas de Hipertensão

Na sua maioria os pacientes hipertensos são assintomáticos, podendo ocorrer (1, 2 e 3): Dores no peito
Dor de cabeça
Tonturas
Zumbido no ouvido
Visão turva.

Tratamento de Hipertensão

A hipertensão não tem cura, mas tem tratamento para ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, que depende das comorbidades e medidas da pressão. É importante ressaltar que o tratamento para hipertensão se inicia a mudança do estilo de vida (MEV) associado ou não a medicamentos

Funase em Garanhuns certifica socioeducandos e funcionários na área de construção civil

Curso ofertado pelo Senai atendeu demanda de interesse em unidade de internação e internação provisória



Vinte e três adolescentes e dois funcionários do Case/Cenip Garanhuns, unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), foram certificados no curso de Aplicação de Revestimento Cerâmico. A formação, que conteve 260 horas/aula, foi viabilizada por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O objetivo foi trabalhar temáticas na área de construção civil, a segunda mais demandada por jovens em cumprimento de medida socioeducativa em Pernambuco.

Assuntos como cálculo de áreas e perímetro, leitura de projetos arquitetônicos, transporte e estocagem de materiais, conceitos de revestimento, emprego de argamassas e acabamentos foram trabalhados em sala de aula. Com o término do curso, os alunos estão habilitados para atuar em construções de pequeno, médio e grande portes, realizando aplicações de revestimentos cerâmicos conforme normas e procedimentos técnicos de qualidade segurança e meio ambiente, segundo a instituição de ensino.

Além dos socioeducandos, também concluíram o curso o agente socioeducativo Silvestre Antônio Gomes da Silva e o coordenador operacional do Case/Cenip Garanhuns, João Florêncio. A aula final do curso teve a participação do juiz da Vara Regional da Infância e Juventude de Garanhuns, Maurício Gusmão, de representantes da direção da unidade, de profissionais técnicos e de agentes.

“Os meninos gostaram bastante do curso. A dedicação e o envolvimento foram os diferenciais. Esses momentos serviram de estímulo para que eles possam construir novos projetos”, avaliou o coordenador geral do Case/Cenip Garanhuns, Joaci Laurindo.

Bienal do Barro 2019 oferece curso sobre história da arte. SAIBA COMO PARTICIPAR





A Bienal do Barro II convida a todos para participar do curso “O que é a Bienal do Barro?”, que irá acontecer no próximo dia 01 de outubro, terça-feira, das 14h às 18h, no auditório do Museu do Barro, em Caruaru. O curso irá abordar conteúdos sobre ensino da arte, história da arte, arte contemporânea e apresentar as propostas da Bienal do Barro para esta nova edição. As inscrições são gratuitas através do e-mail abaixo:

Os interessados deverão enviar e-mail com as seguintes informações: nome completo, endereço, telefone, atividades profissionais em que atua e justificar (com texto curto) o motivo de seu interesse no curso. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 25 de setembro.

Conteúdo:
• Introdução à História da Arte (1 hora/aula) • Trajetória do ensino da arte no Brasil (1 hora/aula) • O que é Arte Contemporânea? (1 hora/aula) • O que é a Bienal do Barro? (1 hora/aula)

Sistema de Validação Facial de Condutores é implantando em Pernambuco


Dentro das ações da Semana Nacional do Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, obedecendo Portaria nº1515/18 do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, começou ontem (24), a etapa de validação no processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, objetivando prevenir fraudes e promover maior segurança no processo de emissão da CNH, ou seja, a coleta e armazenamento biométrico (imagens da fotografia, assinatura e impressões digitais) para identificação de candidatos e condutores em processo de habilitação, mudança ou adição de categoria e renovação da CNH, e constituição de banco de imagens do Registro Nacional de Condutores Habilitados – RENACH.

O sistema, que é pioneiro no nordeste, ficará sob a responsabilidade da Diretoria de Operações e conta com armazenamento biométrico, garante maior segurança e impede fraudes no processo da habilitação.

Segundo Nivaldo Carneiro, gerente de Habilitação de Condutores, a iniciativa vai permitir o acesso do Órgão ao banco nacional de imagens de condutores, por meio de parceria com o DENATRAN, e o Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro. Na coleta da foto do condutor, o sistema, imediatamente, realizará a conferência da imagem com índice de 90% de similaridade com a sua imagem já registrada no banco de imagens do sistema nacional de condutores.

Ele informou ainda que, com esse novo procedimento, o usuário só seguirá para as demais etapas de seu processo. Após a validação efetiva de suas imagens coletadas, garantindo sua devida identificação nas etapas seguintes, ou seja, exame médico e avaliação psicológica.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.