sábado, 8 de setembro de 2012

A campanha em Arapiraca e Maceió

Estamos em Maceió, tempo nem aberto, nem chuvoso, mas agradável, principalmente para quem vive no frio de Garanhuns. Por aqui, dentre os candidatos a prefeito, a disputa fica entre o ex-governador Ronaldo Lessa e Rui Palmeira, que tem o apoio de Teotônio Vilela, atual governador. Uma pesquisa na manchete de um jornl local mostra uma dianteira confortável para Palmeira.

Neste sábado, passamos por Arapiraca, e lá a disputa está equilibrada, e embora aparente uma vantagem para a deputada federal Célia Rocha PTB), o seu opositor Rogério Teófilo (PSDB) tem crescido nas pesquisas. Rogério tem o apoio do governador Teo Vilela, que esteve este sábado na cidade. Célia tem o apoio do prefeito Luciano Barbosa, bem avaliado pela população.

A campanha na Terra do Fumo tem sido marcada pela acusações, principalmente no rádio, nas inserções e no guia eleitoral. A propaganda de Célia acusa Rogério de ser responsável pela péssima educação de Alagoas, pois foi secretário de estado, e este, por sua vez, tem veiculado uma música em que trata a opositora por ingrata, pois eleita deputada prometendo trazer recursos para a cidade no Congresso Nacional, está deixando o cargo para concorrer ao executivo municipal. A ingratidão seria com seu eleitor.

FUTSAL: Líder Tigre enfrenta vice Náutico neste sábado

Capoeiras: DEM contesta julgamento do TRE

O jornalista Magno Martins publicou uma nota do presidente do DEM de Capoeiras e candidato a prefeito, Carlos Batata, que contesta a decisão do TRE de deferir a candidatura de Neide Reino, e com isto, o ex-deputado federal colocou em dúvida em recentes decisões do Tribunal. Confira:
.
 
 
O candidato a prefeito de Capoeiras pelo DEM, Carlos Batata, divulgou nota, há pouco, questionando veementemente a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de tornar sem efeito a impugnação da candidata pelo PSB, Neide Reino, sua principal adversária no município.Segue abaixo a n...
ota, na íntegra.

"Esta semana, o TRE proferiu julgamento que, inevitavelmente, coloca sob suspeita a seriedade com que são conduzidos os julgamentos relativos à Lei da Ficha Limpa no contexto das próximas eleições. As primeiras nas quais aquela lei será aplicada.

O fato estranho é que Neide Reino, candidata pelo PSB a prefeita no município de Capoeiras, teve suas contas rejeitadas pelo TCE e pela Câmara de Vereadores, relativas ao exercício de 2004, quando era ordenadora de despesas do Fundo Municipal de Saúde, no governo do seu marido.

Ela teve a sua candidatura impugnada em Primeira Instância, pela juíza Pollyanna Pirauá Cotrim, em virtude de irregularidades insanáveis que configuraram atos de improbidade administrativa. Tanto que fora condenada a restituir os valores aos cofres públicos.

Tal impugnação fora confirmada no TRE, por unanimidade, através da relatoria do Desembargador Eleitoral Virgínio Marques Carneiro Leão, no Recurso Eleitoral interposto pela candidata.

Após, este julgamento unânime fora modificado nos Embargos Declaratórios com Efeitos Infrigentes, onde fora alegado nova matéria de direito quanto sua prestação de contas, contrariando de forma nefasta entendimento expresso do Tribunal Superior Eleitoral.

Ora, como bem fundamentado pela juíza eleitoral e confirmado inicialmente pelo TRE, a decisão do TCE já produziu coisa julgada administrativa, tendo o condão de comprovar a existência material de infração financeira.

As atribuições do TCE não podem sofrer ação inibidora por parte de outros poderes estatais, pois visam permitir o pleno exercício da função fiscalizatória em face da administração da receita e da despesa pública.

O próprio Tribunal Superior Eleitoral já decidiu reiteradamente que não compete à Justiça Eleitoral julgar o mérito da decisão proferida pelos Tribunais de Contas, sob pena de grave e indevida usurpação de competência.

O mérito do julgamento do Tribunal de Contas deve ser questionado em recurso administrativo ou por meio de ação judicial proposta na Justiça Comum. Nesse sentido, a jurisprudência é clara:

“A Justiça Eleitoral é incompetente para analisar o mérito do julgamento dos tribunais de contas e também a ela não compete apreciar alegação de vícios formais em processo administrativo instaurado em tribunais de contas.”

No caso em tela, o recurso administrativo interposto pela impugnada não foi provido e não houve ajuizamento de ação judicial para discutir a decisão proferida pelo TCE.

Não podia a impugnada, portanto, em sede de contestação ou recurso na Ação de Impugnação de Registro de Candidatura, pleitear a desconstituição da decisão do TCE que julgou as contas irregulares - o que só pode ser conseguido através de provimento judicial proferido na Justiça Comum, antes do pedido de registro de candidatura, o que não foi feito.

Como se vê, o TRE, depois de ter, acertadamente, acatado o parecer do Procurador Eleitoral, Antônio Edílio, e julgado improcedente o Recurso Eleitoral da candidata, resolveu, de forma infundada e sem nenhum respaldo legal e jurisprudencial, modificar a sua decisão.

O fato é que nós, cidadãos, temos o direito de vigilância e a obrigação de cobrar a eficiência da aplicação da Lei da Ficha Limpa. Foi com muito esforço e depois de muita luta que a sociedade alcançou a aprovação da lei da Ficha Limpa no Congresso Nacional e que ela fosse aplicada já nas eleições deste ano.

Não podemos aceitar pacificamente que desmandos legais sejam praticados por aqueles que tem como função aplicar a Lei e zelar pela ordem jurídica.

Principalmente, depois de um certo Deputado Federal de reputação duvidosa, chamado por Silvio Costa, ter afirmado categoricamente, em comício, por ocasião da inauguração do comitê da candidata FICHA SUJA, que ia “conversar” pessoalmente com cada desembargador, de forma a rever o julgamento contrário a ela, anteriormente prolatado.

Tendo, ainda, o mesmo ferido a ética parlamentar, dando um péssimo exemplo – para quem se diz EDUCADOR – usando de palavras de baixo calão, ao afirmar que o atual prefeito do município, DUDU, no dia da eleição ia “tomar no lugar que rima com o seu nome”.

Tais fatos além de poderem ser comprovados pelas gravações feitas por expectadores do evento, foram intensamente condenados nas redes sociais da região. Um motivo de vergonha ter um parlamentar dessa categoria representando o povo pernambucano no Parlamento brasileiro.

“A partir de agora, se quisermos que a Lei da Ficha Limpa seja cumprida, nos resta depositar a nossa confiança na atuação do Procurador Eleitoral, Antônio Edílio, que tem até amanhã, sábado, para interpor Recurso Especial para o TSE, no Presidente do TRE, Desembargador Ricardo Paes Barreto e em instituições como a OAB, que tem legitimidade para atuar neste processo.

Invocamos, ainda, a atuação do movimento que criou a Ficha Limpa. E se nada for feito para reparar o erro legal, só nos resta levar o caso ao Conselho Nacional de Justiça”, afirmou o ex-deputado e candidato a prefeito em Capoeiras, Carlos Batata.

Carlos Batata
Presidente do Democratas de Capoeiras-PE'

Escrito por Magno Martins,

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.