sábado, 14 de novembro de 2015

Diocese de Garanhuns convida para Romaria ao Santuário da Mãe Rainha



Ir. M. Eliane Cunha – No próximo dia 15 de novembro acontecerá a Romaria da Diocese de Garanhuns/PE ao Santuário Tabor da Santidade de todos os dias. Nesta ocasião a comunidade celebra os 30 anos da chegada da primeira Imagem Peregrina à Diocese e, como marco desta comemoração, será coroada a Peregrina Auxiliar.

Conheçamos a coroa e seu simbolismo:

A coroa para a Peregrina Auxiliar da Diocese de Garanhuns é única. Seu formato traz simbolizadas as ‘7 Colinas’ de Garanhuns, sendo que o Santuário está localizado em uma delas: a Colina do Triunfo. Quer mostrar o lugar da sede da Diocese e onde está o Santuário da Mãe e Rainha. No centro aparece o Santuário estilizado, tendo em seu cume o Símbolo do Pai que foi o presente para o centenário da Aliança e foi entronizado no Santuário no dia 18 de outubro de 2014. Dentro do Santuário está a ânfora (jarro) que simboliza as contribuições ao Capital de Graças – a oferta diária de nossas alegrias, tristezas, dores, conquistas, orações, etc. – para que a Mãe permaneça no Santuário e seja a grande intercessora e Educadora de nossa vida cristã. Ele também representa a “Santidade de todos os dias” que é o ideal do Santuário de Garanhuns/PE e aquilo que aspiramos segundo as palavras da escritura: “Sede santos como vosso Pai do céu é Santo” (Mt 5,48).

Em torno do Santuário aparecem flores, indicando que ele se encontra na ‘Cidade das flores’ e que junto ao Santuário são cultivadas muitas flores para embelezar o trono da Rainha do céu e da terra.

A base é contornada com as contas do Terço e tem duas alianças entrelaçadas que simbolizam a Aliança de Amor – fonte e carisma do Movimento Apostólico de Schoenstatt.

No Símbolo do Pai há uma pedrinha e, na base, lugares preparados para incrustar mais duas, representando o triênio de preparação para o centenário da Diocese de Garanhuns que acontecerá em 2018. Em cada ano será colocada uma pedrinha, simbolizando o empenho de todos os que fazem parte do Movimento na Diocese para assumir a missão evangelizadora que permeia o Plano de pastoral diocesano.

Nova Lei para o Sistema de Incentivo à Cultura de Pernambuco - SAIBA TUDO!

Produtores culturais e fazedores de cultura compareceram, nesta quinta-feira, ao teatro Arraial Ariano Suassuna, para conhecer as propostas da Secretaria de Cultura e Fundarpe a respeito da reforma do Sistema de Incentivo à Cultura – instituído através da Lei de Incentivo à Cultura nº 11.005, de 1993. Em 2002, a Lei 12.310 de 19.12.2002 alterou a Lei 11.005 e instituiu o Funcultura como único mecanismo do SIC. A proposta da Secult e Fundarpe agora é inserir novas modalidades ao SIC, para atender a objetivos tais como: ampliação e maior democratização dos recursos, desburocratização e mais apoio aos pequenos projetos, autonomia e sustentabilidade econômica, regionalização, cooperação entre estado e municípios, preservação do patrimônio cultural, diversidade das expressões culturais, participação e controle social, etc.

As mudanças chegam para ampliar os recursos destinados à cultura e preveem o acréscimo, no SIC, das modalidades: Mecenato, Microprojeto e Credcultura.

PARA SABER MAIS SOBRE AS MUDANÇAS...

Jornada do Empreendedor Rural acontece em Garanhuns


GARANHUNS: Possível mudança no trânsito da Av. Duque de Caxias incomoda moradores




Olá Ronaldo, boa tarde,

Peço pra que não divulgue meu nome. Queria que vocês soubessem que os moradores das redondezas da Av. Duque de Caxias estão insatisfeitos com a mudança que será feita no trânsito da via: O ônibus deixando de passar na referida avenida, por causa da grande movimentação na avenida.

A movimentação grande existe de fato. Seria mais viável e creio que os moradores ficariam satisfeitos se ao invés de mudar pra ser só mão, ficasse proibido estacionar na avenida, assim a avenida ficaria livre para mão e contra-mão, e ainda houvesse instalação de algum semáforo. Continuando assim a linha de ônibus continuando a passar pela avenida Duque de Caxias pelos dois sentidos, como sempre passou. Vejam quantas pessoas um ônibus beneficia. 

Essa mudança ainda não aconteceu. Mas seria interessante o órgão responsável já ir sabendo da insatisfação dos moradores. E assim antes de haver a mudança eles já irem vendo outras alternativas, pois é importante ouvir a população, e isto não aconteceu.

Fico grata pela atenção. 

Leitora diária do blog

.
AGORA COMIGO: Olha aí uma sugestão inteligente que vem do usuário, do cidadão comum, no caso uma cidadã. Mesmo que hajam mudanças no trânsito da Av. Duque de Caxias, com um novo binário, como está acontecendo na Brasilia, Magano e Boa Vista, pode-se pensar em deixar os ônibus com o itinerário mais próximo do usuário, ou seja, podendo circular nos dois lados da via urbana, como é tão comum em outros municípios. No Recife, é comum a faixa livre para os ônibus. A Av. Duque de Caxias é central para o usuário do ônibus, como se fosse uma espinha dorsal do bairro.

Na sugestão da leitora, uma crítica subliminar: É preciso ouvir a população, e não levar mudanças prontas, mudando decisões de acordo com a repercussão. Isto aconteceu recentemente com o estacionamento na Esplanada Mestre Dominguinhos, e há três dias com as mudanças que seriam colocadas em prática no cruzamento do Bonanza, na Rua XV de Novembro. Neste último caso foi interessante, cancelaram a mudança, mesmo diante uma boa repercussão.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.