domingo, 28 de agosto de 2016

Reitor da UPE participa da Caravana da Inovação em Garanhuns e Caruaru






O Armazém da Criatividade de Caruaru, sediou na última sexta-feira (26/08), a quinta edição dos seminários da Caravana da Inovação, promovida pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que tem como objetivos discutir com a sociedade o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, estimular a construção de Sistemas Territoriais de Inovação e promover workshop de inovação junto aos empresários locais.

A penúltima etapa dos seminários, que já passou por Petrolina, Araripina, Serra Talhada e Garanhuns, contou com a participação do Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, que assinou, com o Diretor de Inovação do Porto Digital, Guilherme Calheiros, um convênio de cooperação técnica.

CONVÊNIO COM O ARMAZÉM DA CRIATIVIDADE

O convênio permite que aos professores e estudantes da UPE desenvolver atividades e projetos no Armazém da Criatividade. "Estamos formalizando o que já vinha acontecendo na prática. Na verdade, nossos estudantes do curso de Sistema de Informação do campus do Agreste já estavam em contato permanente com o Armazém da Criatividade de Caruaru. Agora, ampliamos essa oportunidade", explicou o reitor.

A consolidação de todo esse trabalho será na próxima sexta-feira (02/09), no auditório do Itep, no Recife, última etapa da Caravana.

GARANHUNS – o seminário passou pela cidade polo do Agreste Meridional na quinta-feira (25/08) no auditório do Senai, e contou com a participação de mais de 80 pessoas, dentre empresários e representantes de instituições locais, que tiveram a oportunidade de conhecer as linhas de financiamento para desenvolvimento de pesquisas e soluções tecnológicas, no Workshop da Inovação.

O reitor da UPE esteve acompanhado da Pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e inovação da Universidade, Profa. Tereza Cartaxo, pelo coordenador geral de Pós-graduação, Prof. Sergio Campello, pelo vice-diretor do campus da UPE em Garanhuns, Caruaru, Salgueiro, Arcoverde e Serra Talhada, Prof. Henrique Carneiro, pelo Assessor de gabinete, Renan Albino, e pela professora da Universidade de Illinois, Anu Gokhale, detentora da Cátedra Fulbright-FACEPE 2016-2017, para área de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Computação (STEM+C).

Imprensa da Universidade de Pernambuco
Com informações da Assessoria de Comunicação da Secti.

Governo de Pernambuco e Ministério das Cidades viabilizam a construção de 1.528 unidades habitacionais

As moradias serão construídas através do programa Minha Casa Minha Vida 

Paulo ao lado do Ministro Bruno Araújo e do prefeito de Jaboatão, ambos do PSDB de Pernambuco


O governador Paulo Câmara e o ministro das Cidades, Bruno Araújo, anunciaram, na sexta-feira (26.08), durante uma solenidade no Palácio do Campo das Princesas, a autorização para construção de 1.528 novas unidades habitacionais em terrenos viabilizados pelo Estado, a partir de um aporte de recursos do Governo Federal. 

A conclusão desse projeto só foi possível devido a uma articulação de Paulo com o ministro, para a migração de projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV).

"Essa migração é um pleito antigo do Governo de Pernambuco e que agora vai acelerar o andamento de obras de moradia popular. O Minha Casa Minha Vida tem trâmites burocráticos que dão mais celeridade ao processo", avaliou Paulo. A retomada dessas obras vai impulsionar a economia local. "Isso é um alento para os pernambucanos em um momento de crise, porque vai dar oportunidade de emprego e renda para muitas pessoas", ressaltou.

O ministro Bruno Araújo adiantou que a sua pasta mantém aproximadamente R$ 400 milhões em investimentos no Estado. Ele disse ainda que muitas obras estão sendo retomadas no País. "Em Pernambuco, tivemos mais a liberação de mais de 1,5 mil unidades atendidas, ainda nesse primeiro momento", explicou o ministro, salientando que as demais intervenções relativas à urbanização das áreas envolvidas permanecem no PAC. 

O Governo do Estado disponibilizou os terrenos para a construção das casas nos bairros do Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, e Passarinho e Estrada do Caenga, em Olinda. A expectativa é que esses três empreendimentos sejam iniciados até o fim do ano. 

Fotos: Edmar Melo/Sei

Garanhuns continua perdendo empregos. Só em julho foram 338

Esta é destaque no Blog VeC Garanhuns



338 pessoas empregadas com carteira assinada no mercado de trabalho de Garanhuns foram demitidas em julho. A informação foi divulgada nesta quinta, 25 de agosto, baseada nos dados do do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), uma ferramenta do Ministério do Trabalho e Emprego que monitora os níveis de desemprego no país. 

As contratações em Garanhuns foram 290, o que causou uma redução de 48 postos de trabalho na Cidade das Flores. O comércio e setor de serviços foram os que mais demitiram. Já a construção civil reagiu e registrou um saldo positivo em julho admitindo 38 trabalhadores com carteira assinada. Apesar de preocupante, o desemprego registrado em julho em Garanhuns é bem menor que o mesmo período do ano passado quando 427 pessoas foram demitidas

AGORA COMIGO: Garanhuns precisa rever urgentemente sua política de atração de empresas, que têm tirado recursos da cidade, mais do que têm investido.

Além disso, precisamos saber de que setores estamos tendo tantas demissões, entender o mercado, não podemos ficar só assistindo as pessoas perderem seus empregos, olhando números, que são impiedosos. Somente em um mês 338 famílias perderam fontes de renda, com trabalho e emprego.

Não podemos só aguardar a crise passar, a cidade precisa cuidar da sua população empregada. De onde estão sendo demitidos tantos profissionais, e o que o município pode fazer para estancar estas demissões, que a cada mês mostram números alarmantes?

Se em julho, mês com movimentação maior no comércio e nos serviços ligados ao turismo, que geram bastante empregos, imaginem o que pode acontecer daqui pra frente se não estudarmos e definirmos estratégias para combater estas demissões em massa. Não dá pra ficar colocando a culpa na crise nacional se não sabemos os porquês de tantas demissões, e se há alguma coisa que o Poder Público, em todas as suas instâncias possa fazer, e também as instituições ligadas, de alguma forma, à geração e manutenção de empregos.


Carro desgovernado invade Assembleia de Deus em Garanhuns





Na madrugada deste sábado para domingo, um carro em alta velocidade, invadiu a Assembleia de Deus, no início da Av. Barão do Rio Branco. Provavelmente em alta velocidade, o motorista perdeu o controle do veículo ao fazer a curva e passou direto, entrando no templo pela porta principal. 

O susto s´p não foi maior porque não tinha ninguém na Assembleia, pois se fosse no horário dos cultos, poderia ter acontecido uma tragédia.

O assunto, embora caso de polícia, enseja brincadeiras, como fazem nas redes sociais. Prefiro pensar que Deus puxou o carro para dentro do dentro, pois poderia vir um acidente maior para os três ocupantes do veículo, que iniciaria uma ladeira abaixo desgovernado.

O motorista poderia aproveitar que estava no templo e rezar um Pai Nosso!

As imagens acima catei do Facebook.

Irmão do produtor do Garanhuns Jazz Festival é empossado secretário do Governo do Estado

André de Paula, Paulo Câmara e Francisco Papaléo


Jazz Festival movimentava carnaval em Garanhuns
O governador Paulo Câmara empossou, nesta sexta-feira (26.08), Francisco Papaléo no cargo de secretário estadual das Cidades, durante cerimônia no Palácio do Campo das Princesas. 

Ex-presidente do Grande Recife Consórcio, o novo comandante da pasta substitui André de Paula, que retoma o mandato de deputado federal, em Brasília. Ruy Rocha, que ocupava a secretaria-executiva da pasta, presidirá o Consórcio.

“O secretário Francisco Papaléo tem minha confiança e chega para continuar o trabalho de André de Paula. Temos muitas entregas a fazer e desafios que serão realizados”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

Giovanni Papaléo
Francisco Papaléo é irmão de Giovanni Papaléo, produtor do Garanhuns Jazz Festival, evento que aconteceu por oito anos em nossa cidade, mas que por decisão do prefeito Izaías Régis, acabou este ano. Papaléo foi forçado a procurar outro município para dar continuidade ao evento, e Gravatá, com sua administração municipal e o trade turístico abraçou a causa.

A decisão da prefeitura de Garanhuns de acabar com o Jazz foi bastante criticada, pois fez a cidade perder uma movimentação turística durante o carnaval. e também por se tratar de um evento de alta qualidade, que enobrece qualquer cidade anfitriã.

Há ainda uma expectativa na cidade que o Jazz possa voltar, o próprio Giovanni Papaléo confidenciou a este blogueiro que não riscou Garanhuns do seu caderno, e que tem um carinho especial pelo município. Quem sabe com o apoio do Governo do Estado, e a prefeitura, independente de quem seja o prefeito em 2017, reveja a decisão que atingiu a economia e a cultura do município.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.