segunda-feira, 6 de março de 2017

Romário Dias abre diálogo com servidores do Detran



Estabelecer um canal de diálogo. Esse foi o objetivo da reunião, no fim da manhã desta segunda-feira (06), do deputado estadual Romário Dias (PSD) com representantes do Sindicato dos Servidores do Detran de Pernambuco (Sindetran-PE) e do Sindicato dos Agentes de Transito de Pernambuco (Sindat-PE). Os representantes dos servidores do órgão, que estão em greve desde o dia 13 de fevereiro, levaram ao parlamentar cópias de diversos documentos, entre eles acordos de 2015 e 2016.

“O sindicato demonstrou, com muita ênfase, que quer chegar a um denominador comum e o diálogo é o melhor caminho para todos. Por isso, vou ler essa documentação e vou ver com minha assessoria jurídica o que pode ser feito. Vou andar num caminho para chegarmos a uma solução, pois o Detran é um dos órgãos de extrema importância para Pernambuco e os servidores não querem que ele esteja parado. Esse é o desejo deles, o nosso e, com certeza, o do governador Paulo Câmara”, explicou Romário Dias.

Segundo o presidente do Sindetran-PE, Alexandre Bulhões, a reunião desta segunda representa o primeiro passo para a solução do impasse. “Eu acredito que, agora, as portas do diálogo vão ser abertas com a ajuda do deputado Romário Dias e a conversa vai fluir. O deputado é da base (do governo), então, estamos tendo o ouvido do governo (com essa conversa)”, pontuou.

Na pauta de reivindicação da categoria está a realização de licitação regular para a contratação do plano de saúde para os servidores; cumprimento de uma lei de 2008, que prevê o pagamento de gratificação aos examinadores do pátio de provas práticas; pagamento de 15% de insalubridade para os que fazem vistorias veiculares (segundo o sindicato, esse valor era pago e foi cortado); e extensão da concessão da gratificação de produtividade, já paga a 640 servidores, para os demais 660. Além de Alexandre Bulhões, estiveram presentes na reunião o vice-presidente do Sindetran-PE, Rodrigo Diniz; o diretor do sindicato, Fernando Coelho; o vice-presidente do Sindat-PE, Victor Santos; e o servidor do órgão, Setephan Araújo Vieira.

Da assessoria do deputado

UPE inaugura sede própria do seu Instituto Confúcio




INSTITUTO CONFÚCIO: é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão promover o idioma mandarim e o ensino na língua e da cultura chinesas e tem como objetivo promover o intercâmbio cultural com o Brasil, fomentar o ensino do mandarim e ajudar a compreender a China contemporânea.

Com sede central localizada em Pequim, o Instituto Confúcio é um órgão ligado ao Ministério da Educação, representado pelo Escritório Nacional da China para o Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira e pelo Departamento para Assuntos do Instituto Confúcio, órgão do Conselho Internacional da Língua Chinesa.

Presente em mais de 50 países, nos cinco continentes, a unidade na Unesp é a de número 266, que chegou a São Paulo, em novembro último, como resultado de uma parceria entre a Unesp e a Universidade de Hubei, com a chancela do governo chinês.

Além de incrementar o conhecimento e o diálogo entre os dois países, o projeto possibilita novas formas de cooperação acadêmica e científica, estimulando inclusive a integração econômica, pois o conhecimento mútuo da língua e da cultura cria um ambiente mais favorável para o intercâmbio em todos os campos da atividade humana, inclusive o econômico e empresarial.

Confúcio, ou Kung-Fu-Tze (mestre kong), é uma das figuras históricas chinesas mais conhecidas em todo o mundo. Filósofo moralista e teórico político que viveu entre 551 A.C. - 479 A.C, desenhou uma doutrina - o confucionismo - que ainda hoje exerce forte influência em toda a Ásia oriental.

Seu sistema de governo, criado a partir de uma visão nostálgica das virtudes humanas, busca o bem-estar geral, além de colocar em pauta questões específicas, como o abrandamento das penas. Em sua visão, os critérios para uma vida social harmoniosa estavam ligados a qualidades como o altruísmo, a sabedoria, a cortesia, a integridade, a fidelidade e a justiça.

GARANHUNS: Hospital Dom Moura realiza projeto piloto de Saúde do Idoso



O Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns, vem desenvolvendo, nos últimos seis meses, um projeto de Atenção Integral à Saúde do Idoso que vai servir de piloto para a implantação do serviço nos demais hospitais regionais do Estado. No período, 159 idosos residentes em 13 municípios da Região foram acolhidos no ambulatório da unidade, recebendo atendimento multiprofissional continuado e encaminhamentos necessários no próprio HRDM.

“É uma satisfação enorme perceber que os idosos inseridos nesse projeto tiveram uma melhora muito grande em sua qualidade de vida”, revela o diretor do Hospital Regional Dom Moura, Luiz Melo. O serviço oferta atendimento médico, de enfermagem, de nutrição, de psicologia e serviço social e fisioterapia. Atualmente, 51 pessoas idosas estão sendo acompanhadas.

“Cuidar da saúde é a principal forma de garantir a esses idosos proteção e a inclusão em atividades que, muitas vezes, podem parecer inalcançáveis para eles”, explica Luiz Melo. O próximo passo, segundo o diretor, é a implantação de cuidados odontológicos. O protocolo já está sendo desenvolvido.

O serviço de Atenção Integral à Saúde do Idoso do Hospital Regional Dom Moura atende usuários dos municípios de Águas Belas, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Canhotinho, Garanhuns, Jucati, Jupi, Lajedo, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha.

Previsão de chuva anima Agreste de Pernambuco. Mas chuva não cai!



A previsão da Apac é de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no Grande Recife, Sertão, Agreste e Zona da Mata, nesta segunda-feira.

No Agreste, que tem sofrido com a seca, a chuva vem se armando há várias semanas, mas não cai. Tomara que, conforme as previsões, março seja de chuva, para alegrar a zona rural, que precisa da água para rebanhos e plantações, e a zona urbana, que tem passado dias sem água nas torneiras, devido o racionamento em Garanhuns e outros municípios.

Em algumas cidades da região, a situação é complicada, com várias delas decretando situação de calamidade pública por conta da estiagem, inclusive Garanhuns.

Vamos torcer que a água caia e chegue aos reservatórios, barragens e açudes que abastecem a região!

Apac - Agência Pernambucana de Águas e Clima


Ação da UPAE Garanhuns e HEMOPE consegue doações de sangue








A UPAE Garanhuns realizou mais uma campanha de Ação em Saúde junto aos usuários e funcionários da unidade, desta vez, em parceria com o HEMOPE. Visando aumentar os estoques de sangue no período pré-carnaval, a UPAE recebeu, no início de fevereiro, a assistente social do HEMOPE, Laura Albuquerque, que junto à assistente social da UPAE, Monique Vasconcelos, conversaram com pacientes da unidade e seus acompanhantes, incentivando a doação, tirando dúvidas e distribuindo material informativo.

Na semana pré-carnavalesca foi a vez dos funcionários acompanharem a apresentação do HEMOPE, em conjunto com a Coordenação de Enfermagem da UPAE, Tayana Guerra, que conseguiu 16 doadores para a mesma data, quinta-feira (23/02). Como registrou Laura Albuquerque, cada doação pode salvar até quatro vidas. 

"Sabemos que esta ação vai alcançar mais pessoas, que ouviram as palestras, mas não puderam realizar a doação no dia da campanha. Além disso, quem doou pela primeira vez, quebrando sua resistência, tende a continuar contribuindo com o HEMOPE" - registrou Tayana Guerra.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.