terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Inscrições para voluntários na Copa do Mundo são reabertas!


O Governo Federal reabriu nesta terça-feira as inscrições para o seu programa de voluntários na Copa do Mundo de 2014. 

O Brasil Voluntário é independente do programa de voluntariado da Fifa e tem até 1,5 mil vagas para voluntários em cada uma das 12 sedes do torneio: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

O prazo para inscrições no Brasil Voluntário se encerra no dia 6 de março e os interessados devem se cadastrar através do site:

para saber mais... NE10.com.br

PMDB ameaça deixar governo. Dilma acha que é blefe. Ela e todo mundo!



Irritada com a resistência da presidente Dilma Rousseff em dar mais um ministério para o PMDB, a cúpula do partido resgatou nesta segunda-feira (13) uma ideia antiga: antecipar de junho para abril a convenção nacional que discutirá o caminho da legenda nas eleições presidenciais deste ano.

Na prática, a antecipação do calendário guarda uma ameaça velada: o risco de desembarque do PMDB do governo.

O Palácio do Planalto ainda vê o gesto como blefe e, ao menos por ora, duvida de uma saída drástica como essa. O partido tem cinco ministérios (Minas e Energia, Previdência, Turismo, Agricultura e Secretaria de Aviação Civil) e quer ganhar a Integração Nacional (deixada por Fernando Bezerra Coelho).

Em conversa preliminar na noite da segunda-feira com o vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP), Dilma afirmou que precisa contemplar outros aliados, como PTB, Pros e PSD, e evitar que eles migrem para o campo da oposição.

Para saber mais... FOLHA DE SÃO PAULO

PT pode indicar senador na chapa de Armando

Pelo PT nacional não há dúvida, o partido apoia Armando em Pernambuco. Entretanto, lideranças estaduais ainda estudam a possibilidade de ter candidato próprio. João Paulo foi nesta segunda-feira conversar com o presidente nacional da legenda, Rui Falcão, mas o encontro não teve caráter oficial, pois o partido só começa a debater internamente a questão no próximo sábado, em encontro na capital.

O PT busca reunificar o partido, mas está difícil, como dá pra perceber nas movimentações, já que a executiva não corroborou o encontro de João Paulo.

Enquanto isto, Armando Monteiro busca por cima puxar o partido de Dilma e Lula para seu palanque, e já tem até a oferta pronta: O PT indica o candidato ao senado. Dilma e Lula aprovam, a executiva nacional também.

Como Humberto Costa já é senador, o nome natural seria do próprio João Paulo, ex-prefeito de Recife e pré-candidato a governador. Porém, internamente, JP é visto como grande puxador de votos e seria interessante seu nome como candidato a Deputado Federal, preparando-o para a campanha de prefeito da capital. Uma disputa e derrota ao senado poderia colocar em risco uma futura candidatura. A eleição à Câmara seria dada como certa.

Outros nomes para o senado seriam o também ex-prefeito João da Costa e o deputado Fernando Ferro. A favor destes dois conta o fato de serem aliados da presidente Teresa Leitão, que ganhou a queda de braço com o senador Humberto Costa e João Paulo na disputa da executiva estadual. João da Costa ainda sofre com o desgaste da última campanha e Ferro não fala abertamente na possibilidade, mas não descarta.

O PT tem outros nomes, mas poucos com porte para uma disputa assim. Com o processo que fritou suas principais lideranças em 2012, o partido da estrela vermelha precisa reconstruir suas bases, por isto pensava na candidatura própria. As lideranças locais sabem disso, as nacionais estão mais preocupadas com a reeleição de Dilma, e neste caso, Armando é o porto seguro, sem as invenções do PT estadual.

Começam obras de asfalto e recapeamento de 11 ruas próximas à UPE. Saiba quais são!



Iniciaram, nesta última semana, as obras do binário São José. O projeto, que compreende uma nova concepção de fluidez do trânsito e mobilidade urbana, está sendo executado pela Construtora Ancar LTDA e deverá ficar pronto em seis meses. Onze imediações, entre avenidas e ruas, receberão algum tipo de serviço, que dará um melhor acesso às residências do bairro São José e ao campus da Universidade de Pernambuco (UPE), localizado na área.

As onze localidades, situadas nos bairros Magano e São José, já estão recebendo os serviços. Quatro delas terão trechos de asfalto recapeados. As outras sete, a implantação de pavimentação. Um sistema de drenagem das águas de chuva e das águas servidas está sendo implantado nas obras. O binário fará com que os circuitos sejam divididos em sentidos opostos, com reflexos nos acessos das adjacências – que passarão a ter menos congestionamentos em horários de pico.

PARA CONTINUAR LENDO E SABER QUAIS AS RUAS BENEFICIADAS, CLIQUE ABAIXO.

Sindjud-PE reprova auxílio-moradia e benefícios para magistrados


Diante do projeto de resolução que visa à instituição do auxílio-moradia para magistrados, no valor de 10% do subsídio, bem como do projeto de lei que cria o auxílio-livro, publicados nos Diários de Justiça Eletrônico (DJE) dos últimos dias 06 e 08, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco (Sindjud-PE) expressa reprovação em relação à pretensão dos propositores - 34 desembargadores do TJPE. A decisão tem por objetivo criar artifícios indiretos para ampliar a renda mensal, em detrimento do teto remuneratório constitucional.

SEXTA-FEIRA: Fernando Bezerra Coelho em Garanhuns

No BloggerPE, FBC com blogueiros de Garanhuns


O ex-Ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB) estará em Garanhuns na próxima sexta-feira, dia 17,  a partir das 09:30h, para participar de uma reunião na sede da Codeam, sobre a Adutora do Agreste e investimentos do Ministério da Integração Nacional em Pernambuco.

FBC é um dos nomes de Eduardo Campos para a sua sucessão, entretanto a agenda passada pela Codeam é administrativa. É lógico que a política estará no prato principal.

O convite está sendo feito pela presidente da Codeam, Celina Brito e pelo secretário-executivo, Eudson Catão, que aliás, recorda quão antiga é a briga pela Adutora do Agreste, um marco político de sua atuação enquanto representante regional.

PERNAMBUCO APRESENTA REDUÇÃO DE HOMICÍDIOS PELO SÉTIMO ANO CONSECUTIVO‏




O programa Pacto Pela Vida, implantado pelo Governo de Pernambuco em 2007, registrou, pelo sétimo ano consecutivo, uma redução de 7,6%, em 2013, na comparação com 2012, na taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que mede o número de homicídios e latrocínios por 100 mil habitantes. Desde sua criação, o Pacto Pela Vida reduziu em 39,10% a taxa de CVLI’s, o que significa um total de 7.899 vidas salvas em sete anos. Ao alcançar sete anos consecutivos de queda na criminalidade, o Estado é o único do Nordeste que apresenta declínio nos índices de violência. O mesmo acontecendo com o Recife, única capital nordestina a reduzir os índices de homicídios.

Na análise dos dados por município, apenas em 2013, a capital pernambucana apresentou uma queda de 24,7% na taxa de homicídios e obteve 140 dias sem ocorrência de assassinatos. Na tabulação dos números nos últimos sete anos, Recife atingiu um patamar de redução de 60,88%. Para colaborar na redução da violência, a gestão municipal, após receber sugestões de vários setores da sociedade, lançou, no último mês de julho, o Pacto pela Vida do Recife, primeiro plano municipal de segurança pública do Brasil. Também foram instaladas 40 câmeras de videomonitoramento, em 13 bairros da cidade, reforçando a segurança em praças, parques e nas proximidades de escolas municipais.

Além dos vários municípios que diminuíram seus índices de CVLI, 13 cidades pernambucanas não registraram nenhum homicídio durante todo o ano de 2013. São eles: Salgadinho, Brejinho, Solidão, Buenos Aires, Calumbi, Frei Miguelinho, Granito, Ibirajuba, Ingazeira, Poção, Santa Filomena, Triunfo e Verdejante. O distrito de Fernando de Noronha também não registrou homicídios no ano passado. Pela primeira vez na história, Pernambuco celebrou um dia inteiro sem que fosse registrada uma única morte violenta. O fato aconteceu em 29 de abril, quando os 184 municípios do Estado zeraram os índices contabilizados pelo Pacto Pela Vida.

PARA CONTINUAR LENDO...

ZÉ PULUCA: Carnaval de Bom Conselho faz homenagem a Eduardo Campos e Ariano Suassuna


O Carnaval de Zé Puluca, através da AMABC - Associação dos Músicos Amadores de Bom Conselho, concede Título de Sócio Benemérito ao Governador Eduardo Campos. A referida Comenda é um reconhecimento pela concessão da Aula Espetáculo de Ariano Suassuna a Pernambuco, e pelos investimentos na cultura popular.

Com as aulas de valorização as raízes culturais populares, ministradas por Ariano Suassuna, o povo pernambucano teve acesso a um autêntico espetáculo cultural, regional e nosso!

Esta visão da nossa cultura, gerida pelo governador e tão bem exposta ao mundo por nosso mestre Ariano, identificam Pernambuco e o Nordeste como berço cultural do país. Por isto, O Carnaval de Zé Puluca, faz estas merecidas homenagens.

TV ASA BRANCA: Em Garanhuns, sapateiros esperam construção de novo local de trabalho



Para acessar a reportagem da Tv Asa Branca sobre a espera dos sapateiros de Garanhuns por um novo local de trabalho, clique AQUI.



Os sapateiros que atuam há cerca de 30 anos, na Praça Jardim, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, aguardam da prefeitura a construção de uma estrutura física que garanta melhores condições de trabalho. 

Eles desenvolvem as atividades ao ar livre, com as máquinas de costura na calçada. Além de consertar sapatos, os profissionais também fazem reparos em bolsas. O serviço é bem conhecido pela população. “Se tiver alguma coisa com defeito a gente traz aqui e eles consertam”, garante a empregada doméstica, Silvana Silva.

Antes os sapateiros ficavam numa outra calçada, onde uma marquise os protegia do sol e da chuva. O prédio passou por reforma e se tornou um ponto comercial. Isso fez com que eles precisassem ser relocados para outro ponto da calçada. Os profissionais improvisaram uma coberta, mas reclamam da situação. “A gente aqui está exposto ao sol e a chuva. O freguês não tem como se acomodar. Enfim, a insatisfação é geral”, disse o sapateiro, João Marcos. Eles temem também que sejam retirados da praça, já que a prefeitura está com um projeto para reorganizar o centro da cidade.

O secretário de Obras de Garanhuns, Hélio Faustino, disse que o projeto de reordenamento está finalizado, mas ainda precisa ser aprovado pelo prefeito. “Os sapateiros que trabalham naquele local há décadas não vão ser prejudicados. O nosso projeto está divido em sete módulos e cada módulo tem quatro boxes, ou seja, são 28 boxes. Isso vai contemplar todos os sapateiros e outros profissionais”, explicou Faustino.

Ainda de acordo com o secretário, ainda não há um prazo para início e fim das obras, mas espera que a reforma seja finalizada ainda este ano.

G1 GLOBO / CARUARU

CONFIRA A TABELA: Governo do Estado divulga calendário anual de pagamento dos servidores‏


CALENDÁRIO DE PAGAMENTO 2014
Mês
Aposentados e pensionistas
Servidores da Educação
Administração Direta e Indireta
Janeiro
29
30
31
Fevereiro
26
27
28
Março
27
28
31
Abril
28
29
30
Maio
28
29
30
Junho
26
27
30
Julho
29
30
31
Agosto
27
28
29
Setembro
26
29
30
Outubro
29
30
31
Novembro
26
27
28
Dezembro
26
29
30


O Governo de Pernambuco divulga mais uma vez o calendário anual de pagamento dos servidores do Estado. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Campos e pelo secretário de Administração, Décio Padilha, nesta segunda-feira (13/01), em solenidade realizada na Sede Provisória do Governo, no Centro de Convenções de Pernambuco. O pagamento está previsto para os últimos dias úteis de cada mês, e a folha anual está orçada em R$ 8,2 bilhões.

Para Eduardo, a medida traz mais tranquilidade e poder de planejamento aos 222 mil servidores do Estado. "Faz parte de um esforço que fizemos desde o primeiro ano de Governo em favor do servidor. Quando chegamos, conseguimos colocar o pagamento para dentro do mês e, inicialmente, colocar o calendário para os seis meses seguintes. Desde o ano passado, conseguimos fazer o calendário do ano inteiro, que é o que estamos fazendo agora", disse o governador.

Dos 222 mil servidores, 135 mil são ativos (representando 62% da folha), 59 mil aposentados (27%) e 26 mil pensionistas (12%). Atualmente, o comprometimento da Receita Corrente Líquida com despesas com pessoal é de 44,6%. A meta é que em 2014 esse percentual seja reduzido para 44,4%. "Apesar do cenário macroeconômico adverso, Pernambuco se mantém equilibrado e consegue fazer esse anúncio, demonstrando uma organização nas contas. As famílias vão poder se programar, a margem de risco de erro é zero", garantiu Décio Padilha.

Os aposentados e pensionistas de todos os órgãos estaduais recebem no antepenúltimo dia útil de cada mês. Para os servidores ativos da Secretaria de Educação e do Conservatório Pernambucano de Música, os salários serão pagos no penúltimo dia. No último dia do mês será efetuado o pagamento dos servidores dos demais órgãos e entidades estatais.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.