domingo, 2 de maio de 2021

COVID-19 / Garanhuns amplia vacinação para pessoas com comorbidades

Agendamento e cadastro para o público já está disponível através da plataforma vemvacinagaranhuns.site



O município de Garanhuns recebeu nessa sexta-feira (30), mais 3 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Deste total, 2950 são da Astrazeneca/Fiocruz, sendo 2645 unidades destinadas para as primeiras doses da população de 60 a 64 anos e 305 unidades vão dar início ao grupo de pessoas com comorbidades. O agendamento e cadastro para este público já está disponível na plataforma (vemvacinagaranhuns.site). O quantitativo de 50 unidades da Coronavac/Butantan recebido será utilizado para aplicação das segundas doses dos idosos de 75 a 79 anos.

“Atualmente, Garanhuns é uma das referências em vacinação em Pernambuco. Estamos entre os municípios com mais de 100 mil habitantes que mais vacinam, de acordo com a proporção de doses recebidas e aplicadas. Nossa organização logística permitiu, diante de um cenário de repasse fracionado do imunizante, chegar a 30 mil doses aplicadas; além de garantir as segundas doses para completar o esquema vacinal da população, na data marcada”, ressalta o prefeito Sivaldo Albino.

Nesta primeira fase, serão vacinadas prioritariamente as pessoas de 18 a 59 anos, com as seguintes condições: doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise); obesidade mórbida; Síndrome de Down; transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea; pessoas vivendo com HIV e imunossuprimidos, além de gestantes e puérperas com comorbidades.

A comprovação das comorbidades deve acontecer no ato da vacinação. Para isso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) produziu um modelo de atestado onde um profissional de saúde poderá indicar a doença preexistente do paciente – disponível no Portal da Prefeitura de Garanhuns (garanhuns.pe.gov.br) e plataforma Vem Vacina Garanhuns (vemvacinagaranhuns.site). É obrigatório o carimbo, matrícula e/ou registro do conselho de classe do profissional.

Também estão inclusas nessa fase pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades, de acordo com lista elencada em nota técnica da SES - disponível em: https://tinyurl.com/38fdt7s9 ; e pessoas com deficiência permanente de 55 a 59 anos, cadastradas no programa de benefício de prestação continuada (BPC). Este grupo será vacinado de forma estratificada, de acordo com a faixa etária, em ordem decrescente.

Texto: Aquilles Soares
Arte: Lucas Monteiro

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.