quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Paulo Câmara: “Pernambuco alcançou o 1° lugar no Ideb porque contou com um trabalho integrado e consistente”



Governador recebeu integrantes da Rede Estadual de Educação em ato solene de agradecimento pelos relevantes resultados alcançados pela área



A conquista do primeiro lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Médio pela educação pública de Pernambuco - segundo divulgou o Ministério da Educação - revela o esforço promovido pelos diferentes agentes que compõem a Rede Estadual, na busca por um ensino cada vez mais em sintonia com as demandas apresentadas pela sociedade. Esse empenho foi destacado, nesta quarta-feira (14.09), pelo governador Paulo Câmara durante cerimônia no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual reuniu executivos, gestores, professores, estudantes e demais profissionais ligados à comunidade escolar para um agradecimento formal pelo trabalho "integrado e consistente", que vem transformando a vida de muitos pernambucanos. 

“Fiz questão de receber todos aqui, hoje, para agradecer e parabenizar a todos aqueles que tanto fizeram e fazem pela educação do nosso Estado. Pernambuco só alcançou o 1° lugar no Ideb porque contou com um trabalho integrado e consistente, que se iniciou, lá atrás, na gestão do ex-governador Eduardo Campos. Nós assumimos esse compromisso de priorizar a educação e dar continuidade a esse trabalho porque sabemos que só a educação pode transformar vidas e garantir um futuro mais próspero para todos”, pontuou Paulo Câmara. 

O governador fez questão de destacar ainda que os avanços experimentados até o momento precisam continuar para que o Estado alcance melhores notas no futuro. “O resultado de 3,9 não é a nota que desejamos para os nossos jovens, para os nossos filhos, para as futuras gerações. Temos que continuar avançando e aprimorando esse trabalho que está sendo reconhecido dentro e fora do Brasil, para, quem sabe, chegarmos à nota 10”, completou.

A Rede Estadual vem apresentando uma evolução nos dados do Ideb desde 2007, saindo da 21ª posição até alcançar o primeiro lugar no ranking, em 2015. São registradas também outras conquistas importantes: Pernambuco é o Estado que mais ampliou o resultado para o Ensino Médio desde 2007 e um dos dois que apresentou crescimento no índice em todas as edições do Ideb. É também o Estado que apresenta a menor diferença entre o desempenho da rede privada e estadual. Esta diferença já havia sido de 2,6 pontos Hoje, é de apenas um ponto.

A evolução da educação pública pernambucana também se reflete no fluxo escolar. Pelo terceiro ano consecutivo, Pernambuco é o Estado com o menor índice de abandono escolar no Ensino Médio do Brasil, reduzindo de 3,5, em 2014, para 2,5, em 2015, se tornando a unidade da federação com a escola mais atrativa do Brasil.

Ao destacar os dados e índices conquistados no Ideb, o secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio, admitiu seu orgulho pelas metas atingidas. “Pernambuco é o único Estado do Brasil que avançou todos os anos, nos últimos dez anos, nos resultados em educação. E isso é mais um motivo de muito orgulho para todos nós. Agora somos referência. Todo mundo quer saber como um Estado pobre do Nordeste conseguiu esse feito de ter a melhor educação pública do Brasil. Mostramos a todos a nossa força”, ressaltou.

Gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão Submédio do São Francisco, Dilma Marques, confessou sua alegria em participar desse momento que ela considerou como “histórico”. “Eu tenho orgulho de ser pernambucana e dizer que fiz parte dessa trajetória vitoriosa. Esse resultado não tem visibilidade apenas no Ideb, mas, principalmente, no cotidiano das nossas escolas, dos nossos alunos, que vivenciam e compartilham diariamente das boas práticas desenvolvidas”, frisou. Esse mesmo sentimento de pertencimento e orgulho foi compartilhado pelo estudante Rodrigo da Silva, de 17 anos. “Eu já pensei até em estudar em outro Estado para ter um ensino melhor. Hoje, isso não é mais necessário”, comemorou. Rodrigo é aluno da Escola Senador José Ermírio de Moraes, em Itapissuma.

IDEB - O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é o principal indicador de educação do Brasil. Divulgado a cada dois anos, ele representa um grande panorama da qualidade da educação no País, avaliando as unidades da Federação em: Ensino Fundamental Anos Finais, Anos Iniciais e Ensino Médio; e nos âmbitos da rede pública, privada, estadual e municipal.

Fotos: Aluísio Moreira/SEI

UPE inaugura outro Núcleo de Práticas Jurídicas

Depois de inaugurar um Núcleo de Práticas Jurídicas em Arcoverde, no mês de julho, que vai atender à população mais carente do município e região, ao mesmo tempo que serve de campo de prática para os estudantes do curso de Direito de Universidade de Pernambuco, do campus naquele município, a UPE anuncia mais um novo núcleo, desta vez na capital do estado, Recife.

Será inaugurado amanhã (15/09), às 10h, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do campus Benfica da Universidade de Pernambuco (UPE). O serviço será instalado na Faculdade de Ciências da Administração (Fcap), e ajudará na consolidação do curso de direito da unidade.

As atividades do Núcleo visam integrar os aspectos teóricos e práticos no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão das atividades jurídicas, devendo estimular nos estudantes uma análise crítica destes elementos, bem como propiciar uma formação adequada à sua vida prática profissional.

Fruto de convênio firmado entre a UPE e a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, os estudantes que farão os atendimentos no NPJ serão monitorados pela coordenadora de estágio da Defensoria Pública, Nátalli Brandi, e pela professora do curso de direito e coordenadora do NPJ por parte da UPE, Rogéria Gladys.

A professora da UPE, Rogéria Gladys, esclareceu como funcionará o Núcleo. “Será oferecido atendimento jurídico gratuito, mediação de conflitos e auxilio à população carente que precisar tirar dúvidas sobre processos judiciais”, informou.

Na avaliação da Defensora Pública, Nátalli Brandi, a parceria representa um grande passo para a instituição. "Essa é a primeira vez que a Defensoria Pública cria uma unidade nas dependências de uma Universidade. Estamos muito felizes que essa Universidade é a UPE", destacou.

Os atendimentos do Núcleo serão realizados às sextas-feiras, das 8h às 12h. O agendamento será feito através da Central de Atendimento da Defensoria Pública do Estado, pelo telefone 0800-081-0129.

Prédio da antiga Rádio Difusora de Garanhuns tem processo de tombamento iniciado



O antigo prédio da Rádio Difusora de Garanhuns, pioneira no interior de Pernambuco, depois renomeada para Rádio Jornal, acaba de ter seu pedido de tombamento histórico aceito pelo Secretário de Cultura do estado, Marcelino Granja (PCdoB), e publicado nos jornais de grande circulação.

Com o pedido aceito, inicia o período de estudo para a decisão final, mas o prédio já fica gravado, ou seja, não pode perder suas características originais.

Com a decisão, há um problema a ser resolvido, pois o prédio está abrigando o comitê de campanha de Izaías Régis, que pintou a fachada em vermelho e azul, cores de sua campanha.

Quem sabe agora até o índio possa voltar.

O prédio que pertencia ao sistema Jornal do Commercio, do empresário João Carlos Paes Mendonça, foi comprado há pouco mais de um ano pelos donos da Drogarápida e Farmácia do Trabalhador do Brasil, que se comprometeram a manter a frente histórica do prédio, para o novo projeto em curso de construção de um empresarial na quadra que abriga a antiga Rádio Difusora.



Governador recebe representantes da educação para agradecimento formal pelo resultado do Ideb



O governador Paulo Câmara recebe, nesta quarta-feira (14.09), grupo de executivos, gestores, professores e estudantes ligados à Secretaria Estadual de Educação. 

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual fará um agradecimento formal à equipe que contribuiu para que o ensino público de Pernambuco tenha alcançado o primeiro lugar no ranking do Ensino Médio do País, com a divulgação, na última quinta-feira (08), pelo Ministério da Educação (MEC) do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

GARANHUNS

Uma equipe de nossa cidade estará presente, inclusive da Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra, da Universidade de Pernambuco.

Traremos mais informações.

Morre Amilton Santiago, pai do presidente da Câmara de São João

Amilton e seu filho, Pierre
Faleceu agora a pouco, o senhor Amílton Santiago, capitão aposentado da Polícia Militar, e ex-delegado em várias cidades da região, Capoeiras, Calçado, Quipapá, Lajedo e São João, onde morava. Casado com D. Leda, e pai de três filhos, Patrícia, Amilton Junior e Pierre Santiago, presidente da Câmara de Vereadores de São João.

Seu Amílton tinha 74 anos e estava internado no Hospital Nsa. Sra. do Perpétuo Socorro, em Garanhuns.

O velório acontece em São João, na Câmara Municipal, e o féretro ao Cemitério do município, será na manhã da quinta-feira, às 9h.

Ao nosso amigo Pierre, e sua família, deixamos aqui externados nossos sentimentos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.