terça-feira, 6 de agosto de 2013

Comerciantes do Pop Shop cobram prefeito Izaías Régis por compromisso pré-eleitoral

Na tarde desta terça-feira, 06, houve um manifesto pacífico organizado por comerciantes do Pop Shop, que afirmam terem sido pegos de surpresa com a divulgação de que o prefeito Izaías Régis iria mudá-los de local, retirando-os da Rua Santos Dumont para o antigo Mercado 18 de Agosto, e retirando os açougueiros do famoso mercado de carnes para a CEAGA. 

Os comerciantes afirmam que no dia 04/10/2012, o prefeito, quando candidato, assinou um documento público garantindo aos seus eleitores que não os retiraria do local, bem como faria melhorias no local, conforme documento assinado.

Segundo o e-mail que recebemos, os comerciantes cobram o cumprimento do documento e da palavra do prefeito.
.
Fomos o primeiro blog a noticiar os planos da atual administração, pois o Secretário de Planejamento apresentou a concepção das mudanças na Audiência Pública da Câmara Municipal, em que se debateu mobilidade urbana. Deixamos claro que não havia prazo para estas intervenções, mas acabou acelerando este debate. A população aprovou as mudanças, mas isto mexe com centenas de comerciantes que hoje estão estabilizados no Pop Shop, e por isto é preciso se esclarecer todas as situações destes investimentos, garantindo a estas pessoas que não sofrerão prejuízo e que ao final será bom pra todos.

Conta a favor dos comerciantes o compromisso firmado pelo candidato, mas eles mesmos em seu primeiro ponto já deixam claro que aceitariam ir para um local onde não sofressem prejuízos nas vendas. Então, é conversar, montar comissões, apresentar projetos... Ao menos entendo assim, na leitura do ponto.

Os manifestantes preferem a reforma do próprio Pop Shop, assim como o Mercado Público.

O município tem R$ 15 milhões economizados para investimentos, e o próximo ano vai trabalhar com o orçamento realizado pela atual gestão. Por isto, esperam-se grandes intervenções urbanas. Só esta reforma do Mercado Público está orçada em R$ 2 milhões, com dinheiro municipal.

Governo Municipal apresenta planejamento aos comerciantes do Pop Shop





Na tarde desta segunda-feira (5), o prefeito Izaías Régis, em conjunto com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira e de Planejamento, Fernando Nunes, realizou uma apresentação das sugestões de projetos para adaptações e melhorias de infraestrutura no Mercado 18 de Agosto e nas lojas do Pop Shop, localizados no Centro da cidade. Representantes dos comerciantes do ponto de comércio – Pop Shop – participaram do momento, que aconteceu no Gabinete do Palácio Celso Galvão, sede do Poder Executivo Municipal.

O prefeito Izaías Régis aproveitou a ocasião para esclarecer que o trabalho de sua gestão é pautado no planejamento estratégico, pensado no melhor e maior para o município. “Nós queremos e podemos ter uma Garanhuns melhor. Eu conheço a história desta terra, sei alguns caminhos que podemos trilhar. Vamos sentar juntos, vamos discutir juntos, algo digno para vocês. Tudo que mostramos, hoje, aqui, ainda está sendo construído com muito estudo. Ainda teremos muitas outras reuniões para definir algo”, disse.

Atualmente, o local concentra, em sua estrutura, 150 boxes. Numa detalhada apresentação, os convidados puderam ter a noção dos benefícios socioeconômicos que uma possível relocação traria para a melhoria do espaço de venda dos trabalhadores.

Entre os tópicos apontados por Geandré Nogueira, secretário de Desenvolvimento Econômico está: nova edificação, espaços internos projetados para esse tipo de comércio, serviços de segurança, condições para ações conjuntas e de atração ao público, transportes de fácil acesso ao público consumidor, comunicação visual para lojas, espaço para atividades culturais e manutenção. “O Pop Shop é, sem dúvida, uma potencialidade econômica de Garanhuns. Com um espaço maior, numa melhor infraestrutura de ocupação, os lojistas com certeza terão aumento de público consumidor e poderão concentrar o ponto de venda que proporcione bem-estar físico aos vendedores e compradores”, comentou, ainda.

Quanto à intervenção que pode ser feita no Mercado 18 de Agosto, o secretário de Planejamento, Fernando Nunes, pontuou que a ação seria estratégica, já que, atualmente, o prédio não está adaptado para a demanda e possui problemas estruturais antigos. “São 87 boxes no térreo e 98 no piso superior. Os banheiros estão precários, carnes e cereais são vendidos sem higiene adequada, falta visibilidade, que prejudica o acesso”, detalha.

Potencialidades – No projeto que vem sendo desenvolvido, o novo Mercado 18 de Agosto teria a viabilização para mais um pavimento, uma praça de alimentação, área de convivência, espaço de artesanato e um mirante. Com a capacitação dos profissionais, acesso integrado para deficientes, oferta de banheiros, iluminação, ventilação e vagas para estacionamento no entorno, a intervenção centralizaria um novo polo turístico cultural para o município e para a região do Agreste Meridional.

Ainda de acordo com Fernando Nunes, o plano, após as discussões junto aos trabalhadores e o sinal positivo para as obras, iniciaria com a regularização da titularidade do prédio, seguida da participação popular em discussões com a sociedade na finalização do projeto. “Precisamos estabelecer as estratégias, monitorar o funcionamento para trazer um padrão de qualidade à sociedade. Faremos em conjunto com o prefeito, sociedade e com os comerciantes”, esclarece.

O projeto está orçado em torno de dois milhões de reais, mas os recursos ainda não estão alocados.
.
AGORA COMIGO: Recebemos este material logo após postarmos o que está logo abaixo, creio que complementa e mostra avanços.

Governo do estado trata do caso Joana como prioridade em Garanhuns


A Entrevista Coletiva marcada para esta terça-feira no gabinete do prefeito Izaías Régis, com a Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco, e a Coordenadoria da Mulher em Garanhuns, onde se trataria das diligências feitas no intuito de se elucidar a morte da menina Joana, na prática acabou mais por mostrar a forma prioritária como o estado tem tratado o caso. 

A mãe da menina Joana esteve na reunião, acompanhada de Dra. Claudomira, que organizou com o apoio da Coordenadoria, a passeata do último sábado.

A reunião de hoje contou com a presença de integrantes das polícias civil e militar, além de representantes da Secretaria da Mulher, como a titular da pasta, Cristina Buarque. Antes, aconteceu um debate social, com Izaías Régis apresentando algumas ações que tem desenvolvido à frente da prefeitura para proporcionar alternativas para tirar jovens das ruas. A delegada da Mulher em Garanhuns, Débora Bandeira, pediu esforços para que a delegacia volte a funcionar nos finais de semana e à noite, pois estatisticamente, é quando acontece a maior incidência de agressões à mulher. Eliane Simões também fez algumas considerações, e possibilidades de parcerias entre o estado e o município.

Cristina Buarque fez uma análise criminológica, mostrando que mesmo em maioria na sociedade, a mulher representa uma pequena parcela nos presídios, e muitas delas entraram no mundo da criminalidade induzidas por seus parceiros, geralmente com drogas. A secretária tratou do tema como uma questão de educação social, como o homem está mais propenso à transgressão porque é incentivado pela sociedade.

Quanto às investigações da morte de Joana, pouco foi falado, para não atrapalhar as investigações, mas o delegado Marcos Omena fez questão de enfatizar que uma equipe foi designada desde o dia do crime especificamente para cuidar do caso, e tem conseguido avanços, mas não revelou nada mais. Omena registrou que todos os crimes contra a mulher em 2012 foram elucidados. Foram quatro no total, não deixando a sociedade sem respostas. Em 2013, Joana foi a terceira vítima, e somente este caso ainda não foi concluído, mas espera em breve poder apresentar o inquérito e apresentar o culpado. Não tratou em nenhum momento sobre as investigações. O delegado falou ainda sobre a possibilidade de começar a funcionar em Garanhuns o IML-VIVOS, mas sobre isto a gente fala depois.

Outro crime citado foi o de Júnior (da Polpa), que foi assassinado no mês passado, e que também está sendo investigado pela polícia. A família de Júnior esteve na prefeitura para conversar com as autoridades e mais uma vez pedir por justiça.

Para quem tiver informações sobre estes, ou outros casos, e quiser colaborar, pode ligar para (81) 3719.4545. Sua identidade permanecerá em sigilo. A própria polícia pede que as pessoas massifiquem este número para passar informações que sejam importantes para investigações.

DISQUE-DENÚNCIA: (81) 3719.4545

QUAL É A IDEIA GERAL com as mudanças do PopShop, o Mercado Público e a CEAGA?


Noticiamos aqui, em primeira mão, dos planos do governo municipal de fazer modificações no comércio informal de Garanhuns, com grandes investimentos. Começando pela CEAGA, que passará por uma reforma e o aumento da área para os feirantes em dois mil metros quadrados. Após estas melhorias significativas, os boxes de carnes e estivas vão receber, além dos atuais comerciantes, aqueles que atualmente negociam no Mercado Público 18 de Agosto. O próprio Secretário de Planejamento do município, Fernando Nunes, afirmou que não existem condições de se comercializar carnes no mercado do centro da cidade. 

O segundo passo é a reforma do próprio Mercado Público, que está totalmente sem condições, e já passou de ser interditado, o que seria pior para os comerciantes. O governo municipal vai transformar aquele espaço, até aumentando em mais um andar, para receber, além dos que já estão lá instalados, os comerciantes do PopShop. A ideia, a princípio, a exemplo dos mercados de outros municípios, é receber bem o cliente local e oferecer uma nova opção turística. Um andar inteiro receberá a gastronomia local, além, claro, dos lanches rápidos, uma característica do PopShop atual. Serão, portanto, três andares. As intervenções só devem começar depois que a reforma da CEAGA for entregue à população. Estas mudanças serão acompanhadas por instituições como o SEBRAE, que possam requalificar os comerciantes. 

O terceiro passo é a retirada do PopShop da Rua Santos Dumont, voltando a abrir integralmente a artéria para a passagem dos veículos, desafogando a Av. Santo Antônio. O PopShop nasceu, a exemplo do camelódromo de Recife, como uma tentativa de organizar o comércio que havia no centro da cidade. Entretanto, com o passar dos anos e o aumento da frota de veículos, o tema da mobilidade entrou na lista de prioridades, e a retirada do PopShop foi uma das alternativas pensadas para melhorar o trânsito e requalificar o centro comercial. A Av. Santo Antônio, ainda no governo de Izaías, deve passar por uma ampla reforma também.

O quarto passo, além da abertura da rua é a recondução dos pontos de algumas linhas de ônibus para a Santos Dumont, como eram no passado, tirando a necessidade que cruzem a Av. Santo Antônio. Um terminal será construído oferecendo conforto aos usuários. Haverá, paralelamente, um incremento comercial na área, com a melhoria urbanística. Outras ações vão fazer com que veículos que não objetivem o centro comercial de Garanhuns, não precisem mais cortar a Santo Antônio. Segundo Fernando Nunes, a Av. Santo Antônio voltará a ser embelezada, para que as pessoas voltem a contemplá-la. 

Estas medidas foram apresentadas pelo Secretário na Câmara de Vereadores, em uma audiência pública, mas ainda sem data para o começo das ações. Portanto, tudo ainda está na pasta de planejamento. A repercussão na cidade foi positiva, pois de fato algo precisa ser feito para melhorar as condições de mobilidade e do comércio informal. Há os que defendem que o PopShop, assim como o Mercado Público, poderia ser restaurado. Por isto, muitos comerciantes estão se mobilizando para mostrar a insatisfação. Há, claro, o receio de que com o fim do PopShop, o desemprego tome conta da maioria se o novo Mercado não der certo.

Os comerciantes do shopping popular têm todo o direito de ficar cientes dos planos do governo municipal, principalmente quanto aos prazos e decisões. E o município deve procurar a melhor forma de garantir que esta parcela importante da economia de Garanhuns, somando todos os comerciantes das áreas que passarão por transformações, vão continuar ganhando seus sustentos em suas atividades, e se Deus quiser, até melhorar, com outras condições de trabalho e uma situação melhor para todos, inclusive os clientes do comércio informal de Garanhuns..

Dona da Schin é multada em R$ 700 mil por assédio a vendedores da cervejaria


A Brasil Kirin, dona da Schin, foi condenada em R$ 700 mil por assédio moral contra seus funcionários. Esse valor deverá ser revertido ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). A decisão é da 4ª Vara do Trabalho de Guarulhos.

A empresa foi alvo de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho de Guarulhos, após investigação da procuradoria ter comprovado assédio moral praticado pelos gerentes de vendas da empresa.

De acordo com o Ministério Público do Trabalho, as investigações revelaram que os gerentes tinham uma postura ofensiva ao lidar com seus vendedores e ao cobrá-los o alcance de metas de vendas.

O tratamento abusivo foi identificado tanto em reuniões quanto em conversas particulares entre gerentes e vendedores. "Ameaças de mudança de região também eram usadas para tentar elevar o índice de vendas", diz o ministério.

EXIGÊNCIAS

O ministério também pediu na ação que a Brasil Kirin "se abstenha de submeter, permitir ou tolerar atitudes que manifestem preconceito, assédio ou discriminação, de qualquer espécie, para com seus empregados, aplicando as punições a seus autores previstas na legislação trabalhista."

Além disso, a empresa foi obrigada a adotar medidas destinadas a apreciar as reclamações ou denúncias de empregados, investigando e apurando a eventual procedência destas, referentes à prática de atos discriminatórios ou de assédio contra seus empregados.

Outra exigência é a de que seja levada ao conhecimento de todos os empregados a existência de canais de denúncia.

Haverá multa diária de R$ 1.000, por trabalhador lesado, caso a empresa não cumpra qualquer das obrigações previstas na sentença. O valor da multa também irá ao FAT.

Procurada pela reportagem, a empresa disse que "não se manifesta sobre processos judiciais ou administrativos que estejam em trâmite."

http://www.folha.uol.com.br/

PSB de São Paulo quer entregar cargos federais pela candidatura de Eduardo Campos

O governador pernambucano já andou bastante para voltar para onde estava. Seu nome já está colocado na mídia, dobrou seu percentual de intenção de votos, saindo de 3,7% para 7% nas últimas sondagens, e para quem acha pouco, o próprio Eduardo Campos lembra que em outra pesquisa, apenas 20% da população brasileira o conhece, ou seja, seu potencial de crescimento é o mais alto, comparando com Aécio, Marina, Serra e a té a presidente Dilma. 

Com agenda pernambucana nos últimos dias, onde esteve fazendo inaugurações em todo o estado, Eduardo não descuida da administração, mas está com os olhos voltados para 2014, em nível nacional.

O PSB de São Paulo apresenta a primeira de uma série de sondagens do partido nos estados, sobre o posicionamento dos filiados em relação à candidatura do neto de Arraes. O presidente paulista Márcio França deve mostrar números surpreendentes, em torno de 96%. Por isto, o socialista defende até que os cargos federais ocupados pelo PSB sejam entregues já agora em setembro, um ano antes da eleição. 

Em São Paulo, o PSB participa do governo tucano de Geraldo Alckmin. E provavelmente, por isto, seja mais fácil a entrega dos cargos federais, coisa que Eduardo Campos, como presidente nacional da legenda, precisa analisar com calma, pois são realidades diferentes em todo o país, e na maioria deles o PSB tem alinhamento administrativo com o PT, a exemplo de Pernambuco. Mas vai chegar uma hora em que o choque de candidaturas de Eduardo e Dilma vai precisar afastar, pois não dá para criticar, em um processo eleitoral, um governo que se faz parte. Mas enquanto a candidatura de Eduardo não for consolidada, ele dá tempo ao tempo.

O PSB vai em frente, e se o quadro não mudar, Eduardo é candidato. E briga pelo segundo turno, tranquilamente. Como ele mesmo diz, as coisas no seu tempo, e setembro pode ser tempo de se esclarecer alguns pontos, não todos, mas de concretizar ações em prol do discurso.

Qualquer mudança no quadro, como a entrada de Lula no jogo, já não pode ser vista mais como recuo socialista, mas como nova análise do quadro e novo processo de alinhamento, até agora os passos dados foram exitosos, pois mostraram que existe uma insatisfação com os rumos da administração federal até por quem faz parte dela, e Eduardo apresentou isto antes mesmo das ruas.

Só resta garantir a continuidade do avançar, o país não pode correr o risco de retroceder, principalmente no que concerne à visão social e empreendedora que o Nordeste viveu nos últimos dez anos.

UFRPE convoca candidatos da Lista de Espera Sisu para preenchimento de vagas em 2013.2


A UFRPE realiza processo seletivo para ocupação das vagas remanescentes nos diversos cursos de graduação, da Sede e das Unidades Acadêmicas de Garanhuns (UAG) e Serra Talhada (UAST), para o segundo semestre de 2013. As vagas serão preenchidas por meio da Lista de Espera disponibilizada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu/MEC), e os convocados de cada chamada complementar devem se matricular em dias específicos.

Os selecionados cujos nomes tenham sido divulgados na Primeira Chamada Complementar devem efetuar matrícula, ou fazer reserva de documentos, nos dias 14 e 15 de agosto de 2013, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Centro de Ensino de Graduação (Cegoe) ou nas Unidades Acadêmicas, conforme sua inscrição, levando todos os documentos descritos no edital complementar nº 21/2013 em anexo.

Todas as informações acerca do processo seletivo estão descritas no Edital nº 21/2013, complementar ao Edital nº 27/2012, de 27 de dezembro de 2012, disponível no site www.ufrpe.br, junto com a relação de candidatos da 1ª Chamada Complementar, e as declarações de Renda, Autônomo e Atividade Rural.

Local de Chamadas para Matrícula e Reserva de Documentos, conforme inscrição:

CEGOE/UFRPE, na Rua Dom Manuel de Medeiros, s/nº, Bairro Dois Irmãos, Recife - PE, telefone: (81) 3320 6081.

Unidade Acadêmica de Garanhuns - UAG, situada na Av. Bom Pastor, s/nº, Bairro Boa Vista, CEP: 55.296-901, Garanhuns-PE, telefone: (87) 3764 5510.

Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST, situada na fazenda Saco, CEP: 56.900-000 Serra Talhada-PE, telefone: (87) 3929.2003.

http://www.planetauniversitario.com/

Incêndio destruiu mais de cem casas e barracos no Recife

786d08bc8063d7d04f1d8cab584ecaea.jpg
Muitos moradores tentaram, em vão, resgatar seus móveis e documentos. O fogo levou tudo
Foto: Fábio Jardelino/NE10


O fogo que atingiu casas e barracos da comunidade do Campinho, no Recife, destruiu, em poucos minutos, tudo o que as famílias demoraram anos para conquistar. Restaram apenas destroços dos barracos. Mais de 100 famílias do bairro dos Coelhos estão desabrigadas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas. Porém, alguns animais domésticos teriam morrido.

http://produtos.ne10.uol.com.br/saojoao/wp-content/uploads/2013/08/incendio-coque-fabio-jardel.jpg
Moradores tentam ajudar a apagar as chamas

O incêndio começou por volta das 15h desta segunda-feira (05). Os Bombeiros conseguiram controlar as chamas às 17h e iniciaram a operação de rescaldo. Na esperança de salvar seus pertences, várias pessoas passaram mal devido à inalação de fumaça. Dez moradores receberam atendimento médico do Corpo de Bombeiros.

Moradores reclamam de saques.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.