terça-feira, 6 de agosto de 2013

QUAL É A IDEIA GERAL com as mudanças do PopShop, o Mercado Público e a CEAGA?


Noticiamos aqui, em primeira mão, dos planos do governo municipal de fazer modificações no comércio informal de Garanhuns, com grandes investimentos. Começando pela CEAGA, que passará por uma reforma e o aumento da área para os feirantes em dois mil metros quadrados. Após estas melhorias significativas, os boxes de carnes e estivas vão receber, além dos atuais comerciantes, aqueles que atualmente negociam no Mercado Público 18 de Agosto. O próprio Secretário de Planejamento do município, Fernando Nunes, afirmou que não existem condições de se comercializar carnes no mercado do centro da cidade. 

O segundo passo é a reforma do próprio Mercado Público, que está totalmente sem condições, e já passou de ser interditado, o que seria pior para os comerciantes. O governo municipal vai transformar aquele espaço, até aumentando em mais um andar, para receber, além dos que já estão lá instalados, os comerciantes do PopShop. A ideia, a princípio, a exemplo dos mercados de outros municípios, é receber bem o cliente local e oferecer uma nova opção turística. Um andar inteiro receberá a gastronomia local, além, claro, dos lanches rápidos, uma característica do PopShop atual. Serão, portanto, três andares. As intervenções só devem começar depois que a reforma da CEAGA for entregue à população. Estas mudanças serão acompanhadas por instituições como o SEBRAE, que possam requalificar os comerciantes. 

O terceiro passo é a retirada do PopShop da Rua Santos Dumont, voltando a abrir integralmente a artéria para a passagem dos veículos, desafogando a Av. Santo Antônio. O PopShop nasceu, a exemplo do camelódromo de Recife, como uma tentativa de organizar o comércio que havia no centro da cidade. Entretanto, com o passar dos anos e o aumento da frota de veículos, o tema da mobilidade entrou na lista de prioridades, e a retirada do PopShop foi uma das alternativas pensadas para melhorar o trânsito e requalificar o centro comercial. A Av. Santo Antônio, ainda no governo de Izaías, deve passar por uma ampla reforma também.

O quarto passo, além da abertura da rua é a recondução dos pontos de algumas linhas de ônibus para a Santos Dumont, como eram no passado, tirando a necessidade que cruzem a Av. Santo Antônio. Um terminal será construído oferecendo conforto aos usuários. Haverá, paralelamente, um incremento comercial na área, com a melhoria urbanística. Outras ações vão fazer com que veículos que não objetivem o centro comercial de Garanhuns, não precisem mais cortar a Santo Antônio. Segundo Fernando Nunes, a Av. Santo Antônio voltará a ser embelezada, para que as pessoas voltem a contemplá-la. 

Estas medidas foram apresentadas pelo Secretário na Câmara de Vereadores, em uma audiência pública, mas ainda sem data para o começo das ações. Portanto, tudo ainda está na pasta de planejamento. A repercussão na cidade foi positiva, pois de fato algo precisa ser feito para melhorar as condições de mobilidade e do comércio informal. Há os que defendem que o PopShop, assim como o Mercado Público, poderia ser restaurado. Por isto, muitos comerciantes estão se mobilizando para mostrar a insatisfação. Há, claro, o receio de que com o fim do PopShop, o desemprego tome conta da maioria se o novo Mercado não der certo.

Os comerciantes do shopping popular têm todo o direito de ficar cientes dos planos do governo municipal, principalmente quanto aos prazos e decisões. E o município deve procurar a melhor forma de garantir que esta parcela importante da economia de Garanhuns, somando todos os comerciantes das áreas que passarão por transformações, vão continuar ganhando seus sustentos em suas atividades, e se Deus quiser, até melhorar, com outras condições de trabalho e uma situação melhor para todos, inclusive os clientes do comércio informal de Garanhuns..

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.