Felipe Alapenha, filho da prefeita Judith de Bom Conselho, acaba de utilizar seu blog para responder às críticas do PT de Bom Conselho, e o pré-candidato do partido, Washington Azevedo, que afirmou que a prefeitura estava priorizando o evento Forró Bom em detrimento das medidas cabiveis para amenizar o drama das secas, pois segundo ele a prefeitura não havia decretado estado de emergência, e assim não poderia beneficiar seus agricultores com os programas federais.
Felipe entrou em contato por e-mail com os blogs que divulgaram a informação e foi bastante contundente respondendo às críticas. Transcrevemos:
.
Circulou hoje, não só nos blogs de Bom Conselho,como também nos blogs da região e nas redes sociais, a notícia de que a prefeita de Bom Conselho, Judith Alapenha, não havia ainda decretado o estado de emergência na cidade em virtude da estiagem. Alegavam que a prefeita estava mais preocupada com as festividades juninas e não com o produtor rural, pois, decretando o estado de emergência, o município não estaria apto a receber recursos do governo do estado para a realização do São João na cidade. Estaria assim, prejudicando a nossa gente, ao não permitir a ajuda aos municípios que se encontram nessa condição.
A calúnia foi propagada aos quatro cantos, e eu vi como um ato de extrema covardia, não só com a prefeita, mas também com a nossa gente, tentar explorar um fato desses, politicamente, contando mentiras. Além disso, grandes jornalistas, blogueiros (muitos deles meus amigos) colocaram a sua credibilidade com os seus leitores em risco ao propagar a mensagem que, inicialmente, foi publicada em um blog sem dono, anônimo, em nossa cidade, e em seguida reproduzida, com muito vigor, por uma pessoa que se diz pré candidato a prefeito. Essa situação me deixa especialmente preocupado como bonconselhense, pois pessoas como esta se dizem preparados para administrar o nosso município, mesmo desconhecendo totalmente o que se é feito e o que se ainda vai fazer por aqui.
Meus caros, a vocês, a verdade dos fatos. A prefeita decretou SIM o estado de emergência no município, e foi há muito tempo, no dia 03 de março de 2012, através do decreto 010/2012. Não só fez isso, como também pediu PRORROGAÇÃO do estado de emergência em 08 de maio de 2012 através do decreto 015/2012 por mais 180 dias. Os decretos aguardam homologação da Defesa Civil, e toda a documentação já foi enviada para isso. O que é mais preocupante, e lamentável ao mesmo tempo, é que ambos os decretos (e todos os outros decretos, portarias e leis) sempre estiveram à disposição de todos, no site da prefeitura, através dos seguintes endereços:
http://www.bomconselho.pe.gov.br/Leis_Portarias_Decretos/Decretos/2012/Decreto_n_010_2012.pdf
http://www.bomconselho.pe.gov.br/Leis_Portarias_Decretos/Decretos/2012/Decreto_n_015_2012.pdf
Como eu já havia falado antes, o ano de 2012, infelizmente, vai ficar marcado como uma das campanhas eleitorais mais sujas que a gente vai ver, e é esse tipo de atitude, por parte de alguns oposicionistas, que corroboram o meu pensamento. Primeiro, se espalha a mentira. Depois é que vai se tentar entender a situação. Nesse meio tempo, o nome de gente decente, como o nome Judith Alapenha, é jogado na lama. Ou pelo menos eles pensam que o nome dela é jogado na lama. O povo pensa, meus caros!
A prefeita Judith Alapenha, em todas as suas atitudes à frente do município, sempre tratou a coisa pública e a nossa gente com total seriedade e responsabilidade, e nunca iria beneficiar uma festa, o nosso São João, em detrimento à nossa gente, e a condição que vive hoje o homem do campo, assolado com a seca que vitima tanta gente. Aliás, sobre o Forróbom, eu falo logo mais....
A "barriga" é muito maior do que se imagina.
Falaram ainda que a Forrobom seria prejudicada após o decreto do estado de emergência, pois assim os repasses do governo estadual não seriam feitos para a realização da festa. Na verdade, todos os anos, o governo do estado não repassa um só centavo para os pólos municipais do São João. A contribuição da Fundarpe se dá através da doação de atrações musicais. Dessa forma, o governo evita a figura dos "empresários" de bandas, negociando diretamente os valores das atrações, obtendo melhores preços, economizando recursos públicos e dando mais austeridade ao processo.
Considerando o que já aconteceu de outubro de 2011 pra cá, quando o processo eleitoral, de fato, se iniciou, eu considero essa a maior lambança da oposição em Bom Conselho! Lambança maior está para acontecer amanhã. Segundo eu li, está para acontecer uma grande manifestação amanhã, aqui em Bom Conselho, para pressionar a prefeita a decretar o estado de emergência no município. E a resenha? O decreto já existe há mais de 03 meses. Se de fato a manifestação acontecer, acredito que será motivo de muito estudo por parte dos antropólogos da nossa terra.
Eu só lamento, de verdade, não por aqueles que plantaram e tentaram se beneficiar desta notícia fantasiosa. Lamento mesmo é pelo povão de Bom Conselho, em especial, o povo carente da zona rural, que sofre com a estiagem, e de quebra ainda tem que aguentar gente tentando explorar a sua situação de sofrimento para fins eleitoreiros.
Lamento também que alguns grandes jornalistas e blogueiros de Bom Conselho e região caíram nesta fábula, e dentre eles alguns amigos meus, a exemplo de Kléber Cisneiros, Roberto Almeida, Tiago Padilha, Ronaldo César e, vejam só, o blog mais lido de Pernambuco, o blog do Magno, também já caiu nesta! O único que teve a preocupação de checar a informação, até agora, foi o amigo André Bernardo, que expôs a verdade em seu blog.
O mais impressionante nessa história é que, no dia em que uma mentira dessas aparece, nosso bom Deus, misericordioso como só ele pode ser, joga uma chuva dessas em nosso município. É como se fosse um recado para o povo sertanejo que, apesar de tentarem explorar seu sofrimento, Ele vê para os seus filhos com muita misericórdia e escuta o seu clamor. Também é um recado bem claro de que o mal e a mentira nunca vão triunfar sobre o bem.