quarta-feira, 11 de julho de 2018

Programação do SESC no Festival de Inverno de Garanhuns 2018

Programação conta com teatro, dança, artes visuais, lançamento de livros e ações formativas que serão realizadas no período de 19 a 28 de julho em vários polos da cidade

O Festival de Inverno de Garanhuns, um dos eventos culturais mais importantes de Pernambuco, que atrai milhares de pessoas de várias partes do país e do mundo, chega à sua 28ª edição e, mais uma vez, traz nomes de peso da música e de outras manifestações artísticas para a cidade do Agreste Meridional. E o Sesc entra na programação com uma série de atividades para o público. Serão apresentações de dança, teatro, exposição de artes visuais, ações formativas, e dois grandes projetos: o Palco Giratório e o Arte da Palavra.

Tudo começa na quinta-feira (19/07), às 17h, na Galeria de Artes Ronaldo White, com a vernissage de abertura da exposição “Afluências” e o lançamento do livro “Tabela Poética dos Números Irreversíveis”, de Daniel Santiago. Da sexta (20/07) até a segunda (23/07), serão realizadas ações formativas Sala de Dança do Sesc. No primeiro dia, das 9h às 13h e das 14h às 18h, tem a Oficina Segunda Pele; no segundo, às 10h, o Pensamento Giratório (ambas as atividades fazem parte do Projeto Palco Giratório), e Oficina de Dança Afro Contemporânea, das 13h às 16h, que também acontece na segunda-feira.

O Salão Jaime Pincho, também no Sesc, vai abrigar o Polo da Dança, de 21 a 26 de julho, sempre com apresentações às 17h. O primeiro espetáculo é “Segunda Pele”, do Coletivo Lugar Comum (PE), também do Projeto Palco Giratório. Já o Teatro Luís Souto Dourado será palco do espetáculo teatral “Um Minuto Pra Dizer que Te Amo”, do grupo Matraca Sesc Piedade, no dia 21, às 19h.

O Palco da Cultura Popular, que fica na Avenida Santo Antônio, no Centro de Garanhuns, será o espaço para apresentações das Quadrilhas Juninas, na quarta (25/07), iniciando com o cortejo que sai do Sesc a partir das 13h, com participação de quadrilhas das cidades de Correntes, São João e Lagoa do Ouro.

Nas comunidades quilombolas do Estivas e Castainho, as atividades serão de poesia e literatura. Nos dias 23 e 24 de julho, acontece o “Guarda Poesia” com Alexandre Revoredo, Stephany Metódio, Giovanna Revoredo e Lana Pinheiro, sempre às 10h, em Estivas. O projeto vai a Castainho no dia 25, também às 10h. A literatura estará presente nas comunidades através do BiblioSesc, que chega a Estivas nos dias 23 e 24, com uma roda de histórias para crianças, apresentada por Luciana Almeida, às 15h. Castainho recebe o BiblioSesc nos dias 25 e 26, também às 15h.

O espaço que terá mais atividades do Sesc será a Praça da Palavra, na Praça Souto Filho, no bairro Heliópolis. A programação neste polo vai de 21 a 28 de julho, começando uma ação educativa no dia 21 que tem como tema “Brincando e Cantando com brinquedos Populares”, às 10h. Nos outros dias, serão realizadas rodas de leituras, oficinas culturais e rodas de conversas sobre o Protagonismo Feminino na Literatura. Também na Praça da Palavra, acontece o “Guarda Poesia”, de 23 a 25 de julho, sempre às 15h. O destaque deste polo no FIG 2018 é o Projeto Arte da Palavra – Circuito de Autores, no dia 25, às 19h, que terá como convidados os escritores Cidinha da Silva (BA) e André Sant´anna (SP), com mediação de Helder Herik (PE).


Débitos e multas do DETRAN-PE podem ser pagos com Cartão de Crédito



Seguindo orientação de portaria publicada em outubro pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, Charles Ribeiro, regulamentou a formalização de Termo de Cooperação com entidades privadas interessadas no processamento de operações de pagamento de débitos por meio de cartões de crédito.

O DETRAN-PE implementou o serviço, de forma pioneira, desde janeiro de 2018, onde o cidadão pode pagar seus débitos (IPVA, multas e 1º emplacamento) junto ao DETRAN-PE. Para isso, o usuário deve procurar um quiosque que está em funcionamento no rol da Sede da Autarquia, na Iputinga, parcelando em até 12 vezes nos cartões de crédito. O atendimento acontece das 7h30 às 13h.

Dessa forma, já é possível que empresas interessadas na prestação deste serviço procurem o Órgão a fim de realizar parceria, que não implicará compromissos e nem obrigações financeiras entre o DETRAN-PE e a empresa interessada, e terá ainda vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado a critério do DETRAN-PE.

Além da parceria com o órgão de trânsito de Pernambuco, a 4ª Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran, em Caruaru, já está disponibilizando o serviço, o que possibilitará aos usuários do Agreste a parcelar seus débitos. Já no Sertão, Petrolina estará disponibilizado na 8ª Ciretran no próximo mês.

O serviço também deve chegar a Garanhuns em breve.

Paciente volta à UPAE Garanhuns para agradecer atenção e tratamento


Começou com uma dor nas costas que foi incomodando cada vez mais, até que Luiz Gonzaga Amorim, 72 anos, não aguentava mais realizar tarefas simples, como dirigir seu veículo. Seu Luiz foi levado por familiares para o Posto de Saúde no município de São João, e de lá, após consulta clínica, encaminhado para a UPAE Garanhuns.

Luiz Gonzaga foi atendido na UPAE Garanhuns por duas dermatologistas e um cardiologista que deu o parecer para a cirurgia, na própria UPAE, para a retirada de um cisto sebáceo, procedimento realizado pela equipe do bloco cirúrgico, com a dermatologista Dra. Grace Anne Monteiro. A UPAE também realizou os exames laboratoriais. Horas depois do procedimento, Luiz Gonzaga Amorim já estava de alta. De sua consulta no Posto de Saúde até a cirurgia passaram-se apenas três meses e meio. "Demorou até um pouquinho mais porque estava inflamado e a doutora passou medicação" - Diz ele.

Na última sexta-feira (06/07), Luiz Gonzaga voltou a UPAE para um gesto nobre. Não tinha consulta, exames nem nova cirurgia marcada. "Voltei para agradecer o que fizeram por mim". Acompanhado da coordenadora de enfermagem da UPAE, Tayana Guerra, passeou pela unidade de saúde agradecendo aos colaboradores. "Da recepção, aos faxineiros, até os médicos, todos são simpáticos e atendem bem a gente" - Disse Seu Luiz, que estava acompanhado de seu filho Mycelandyo Amorim.

A UPAE Garanhuns é unidade da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sob a Gestão IMIP e parcerias com as Secretarias de Saúde dos 21 municípios da V Regional de Saúde.

Projeto que beneficia Rádios Comunitárias passa pelo Senado e vai para a Câmara

Com o voto do líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), o plenário da Casa aprovou, nesta terça-feira (10), o projeto de lei que vai ampliar a potência de transmissão das rádios comunitárias e o número de canais destinados à sua operação. O parlamentar afirma que a medida vai contemplar as mais de 4,8 mil rádios existentes no país e possibilitar a criação de muitas outras. A matéria segue, agora, para a Câmara dos Deputados. 

O senador explicou que a proposta redefine os conceitos de “baixa potência”, que passa do máximo de 25 watts para até 150 watts, e de “cobertura restrita”, que deverá abranger o atendimento a determinada comunidade, bairro ou vila. Além disso, o texto prevê que o Estado terá de designar, em nível nacional, dois canais na faixa de frequência das rádios FM, ao invés de um, para o Serviço de Radiodifusão Comunitária. 

A prestação do Serviço de Radiodifusão Comunitária é regulamentada por normas de 1998, caracterizando-se pela transmissão de rádio, em frequência modulada, operada em baixa potência e cobertura restrita, de programação dedicada à comunidade a que se destina. Por isso, apenas fundações ou associações comunitárias, sem fins lucrativos e sediadas na localidade, é que estão aptas a executar o serviço.

Recebemos de representantes de Rádios Comunitárias que o senador Armando Monteiro é contra a expansão destas emissoras.

NOTINHAS POLÍTICAS DO DIA




FORRÓ QUENTE
Caruaru e Campina Grande disputam para ver quem tem o maior São João do Mundo, e por curiosidade, ambas são administradas pelo PSDB. Raquel Lyra na cidade pernambucana e Romero Rodrigues, na paraibana. Este ano, em Campina, a festa pegou fogo, literalmente.

DISPUTA NA ALEPE 
Com a morte de Guilherme Uchoa foi aberta a disputa para o posto de Presidente da Casa Legislativa. Cleiton Collins assumiu até a eleição, e é candidato. Eriberto Medeiros pode desistir do projeto para federal se for para a disputa e vencer. A oposição pode também entrar no jogo. Do Agreste, Romário Dias diz que o presidente deve ser alguém com experiência, e em nota, colocou seu nome à disposição dos pares.

COELHOS DIVIDIDOS
Fernando Bezerra deixou o PSB e foi para o MDB acreditando que teria a hegemonia no partido e seria candidato a governador. Com a batalha na justiça, não deu, mas está lá ainda esperando o desfecho da história. E esta situação provocou a separação da família política. Miguel se elegeu prefeito de Petrolina pelo PSB e só pode deixar o partido na janela de 2020. E Fernando Filho seguiu para o DEM para não arriscar ficar sem legenda para disputar a reeleição de Deputado Federal.

ANDRÉ SEM O SENADO
A Família Ferreira rompeu com a Frente Popular e o governo de Paulo Câmara porque queria a indicação de André Ferreira para uma das vagas ao senado. Foram para a oposição, anunciaram apoio a Armando, mas ainda não tiveram a vaga assegurada, coisa que Armando já fez com Mendonça Filho, e com ele está rodando o estado. Se Bruno Araújo, que teve seu processo arquivado em Brasília, quiser a outra vaga, André terá que se contentar com a vice.

AGRESTE
Quantos prefeitos na região ficarão com Armando? Provavelmente somente Izaías Régis (Garanhuns), Regina (Itaíba) e Felipe Porto (Canhotinho), todo o restante apoia a reeleição de Paulo Câmara.

ARMANDO EM CAETÉS
Ainda filiado ao PTB, o prefeito Armando Duarte ainda não anunciou oficialmente apoio a Paulo, mas parece ser questão de dias, já que o governador está trabalhando muito no município para resolver o problema histórico da água. É nítido o entendimento dos dois.

JOÃO EM BREJÃO
Anotem aí. João Campos, filho e herdeiro político de Eduardo Campos, será muito bem votado na região, e em Brejão deve ter uma das maiores votações percentuais do estado.

INTERNET GRÁTIS EM GARANHUNS
O ex-candidato a vereador e atual gestor da Ciretran em Garanhuns, Johny Albino, trouxe nas redes sociais na noite desta terça-feira (10), uma matéria de 2015 sobre o anúncio da prefeitura de que teria Internet Grátis no município já naquele Festival de Inverno. O projeto já recebeu quase R$ 4 milhões de recursos federais, segundo ele, e até agora nada!

Por hoje é só, pessoal!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.