Aconteceu em Garanhuns a solenidade de abertura do curso de Especialização em Preceptoria Médica no SUS e Preceptoria no SUS promovido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP/HSL). O encontro inaugural foi realizado no auditório da UPE campus Garanhuns, na quinta-feira, 23. O coordenador médico da UPAE Garanhuns, dr. Franco Junqueira, fez parte da mesa diretiva: "Trata-se de um investimento em saúde pública que capacita ainda mais o SUS regional, principalmente pelo conhecimento técnico e reconhecimento internacional da marca Sírio Libanês", afirma Junqueira, que está inscrito como um dos alunos da especialização.
O curso faz parte do conjunto de iniciativas educacionais dos projetos de apoio ao SUS aprovados para o triênio 2015-2017 para execução pelo IEP/HSL, fruto de parceria com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS em acordo com as diretrizes do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). A coordenadora de Planejamento e Regulação da V GERES, Fátima Godoy, representou a gestora regional de saúde, Catarina Tenório.
A UPE campus Garanhuns é a instituição receptora do curso na região de Garanhuns. O prof. Dâmocles Aurélio, coordenador setorial de Graduação, representou a universidade na cerimônia de abertura. “Afirmamos o compromisso da instituição nas parcerias que visam a qualificação profissional, sucesso na integração ensino-serviço na cidade e desenvolvimento do SUS”, disse.
Estiveram presentes os representantes dos serviços de saúde municipais e estaduais da região, além da turma de 40 alunos selecionados para o curso que tem carga horária total de 360 h. As aulas da especialização seguem até dezembro de 2017.
Sobre informações da Universidade de Pernambuco.