sábado, 6 de agosto de 2022

Transmissão do FIG 2022 marca interiorização do sinal digital da TV Pernambuco

TVPE ultrapassou a marca de 330 mil visualizações no YouTube, além de liderar transmissão por um pool de emissoras

O sucesso da 30a edição do Festival de Inverno de Garanhuns entra para história não só por ter acontecido depois da pandemia da Covid 19, mas, por ser o primeiro a ser integralmente transmitido ao vivo por uma emissora pública. Durante os 17 dias do Festival a TV Pernambuco esteve na Praça Mestre Dominguinhos mostrando todas as apresentações. Além da tv aberta, a emissora disponibilizou a programação no seu Canal do Youtube onde alcançou mais de 330 mil visualizações. 

Na internet, a programação da TVPE foi acessada em estados da Região Nordeste e em outros eixos do país, a exemplo do Rio de Janeiro e São Paulo, além, claro, de municípios pernambucanos. Outra novidade foi a disponibilização do sinal ao vivo através de um pool distribuído pela Secult/Fundarpe e Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Comunicação Social, para outros veículos de comunicação. Somando os demais meios de comunicação, a transmissão do FIG 30 Anos deve ter alcançado mais de um milhão de views somente na internet, em projeção da SECOM Garanhuns. É mais um excelente resultado deste que foi o maior FIG da história, resultado do diálogo do prefeito Sivaldo Albino junto ao governador Paulo Câmara.

TV Aberta - Uma parceria com a TVE Bahia possibilitou aos baianos acompanharem toda a produção da TV Pernambuco no Festival. A emissora baiana tem a maior cobertura de sinal digital do estado atingindo 160 municípios e 11 milhões de pessoas. Afiliada às TVs Cultura e Brasil, a emissora pernambucana também gerou conteúdos que foram amplamente divulgados na Rede Nacional.

Ivan Jr coordenou o trabalho da TVPE no FIG
Para isso, foi escalada uma equipe com mais de 20 profissionais que se deslocaram para a cidade do Agreste, entre repórteres, jornalistas, produtores de mídias sociais, editores, técnicos da área de transmissão. Além do ao vivo, a equipe de jornalismo também estava nas ruas de Garanhuns fazendo matérias sobre as diversas atividades culturais realizadas durante o FIG como teatro, artes visuais, circo, dança, cinema, cultura popular, entre outras.

No total foram mais de 100 horas de transmissão de programação, nos 17 dias do maior maior festival de cultura e arte integradas da América Latina. "A retomada da transmissão ao vivo é histórica para a TV Pernambuco", comemorou o diretor-presidente, Ivan Júnior, salientando que a estrutura montada contou com uma unidade móvel e cinco câmeras de alta definição. "Essa transmissão também foi marcada pela inauguração do sinal digital em Garanhuns, lembrando que até o final do ano o sinal digital chegará a 100 municípios pernambucanos", completou.

Frente Popular homologa Danilo candidato a governador na maior de todas as convenções


Um mar de gente lotou o Clube Português, no Recife, e suas redondezas, para a convenção da Frente Popular, a maior e mais representativa entre todas as que foram realizadas nesta eleição. No ato, que reuniu mais de 100 prefeitos e centenas de lideranças de todas as regiões do estado, o conjunto político mais vitorioso da história do estado homologou as candidaturas de Danilo Cabral (PSB) a governador; Luciana Santos (PCdoB), à vice; e Teresa Leitão (PT), ao Senado. Essa chapa é a única apoiada por Lula em Pernambuco.

Ovacionado como futuro governador, Danilo fez um discurso firme, convocando a tropa e dando um recado bem claro aos seus adversários. “Tem gente que fica cantando vitória antes do tempo. Alô, vocês, o jogo está começando agora. Avisa a eles!”, cravou Danilo, que está pronto para liderar o conjunto político que teve tantos nomes grandiosos à frente, como Miguel Arraes e Eduardo Campos. “Eles sabem que não se brinca com a Frente Popular. Formiga sabe a roça que come”, afirmou.

De acordo com Danilo, agora é ganhar as ruas levando a mensagem do time de Lula, o mais preparado para fazer as mudanças em uma nova história. “Eleição é comparação. Eu quero comparar, eu quero discutir. Nós temos o maior e melhor conjunto político. Eu faço projeto político; eu não faço projeto pessoal”, destacou o candidato, ressaltando que “tem gente aí que só sabe fazer arenga”.

A grandiosidade da convenção da Frente Popular foi personificada nos nove partidos que formam a coligação e em caravanas de militantes que vieram dos quatro cantos de Pernambuco. Estavam presentes, além do governador Paulo Câmara, do presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros, e do prefeito do Recife, João Campos, os presidentes estaduais Sileno Guedes (PSB), Marcelino Granja (PCdoB), Doriel Barros (PT), Raul Henry (MDB), Eduardo da Fonte (PP), Silvio Costa Filho (Republicanos), Wolney Queiroz (PDT), Clodoaldo Magalhães (PV) e Bruno Rodrigues (Pros).

“Esta caminhada não começou aqui e não terminará aqui. Eduardo sempre confiou em mim. Vamos apontar um caminho para Pernambuco fazer esse reencontro com o Brasil”, encerrou Danilo.

Foto: Marcus Mendes

Prefeitura de Garanhuns e Grau Técnico oferecem curso de qualificação profissional gratuito


O Grau Técnico Garanhuns, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), irá ofertar mais um curso de qualificação gratuito, dessa vez para os pais atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade. 

As inscrições devem ser realizadas nos próprios Cras, do respectivo bairro de cada interessado, até o dia 10 de agosto.

O curso ofertado será o de Instalação Elétrica Residencial. As aulas acontecerão no sábado, dia 13 de agosto, pela manhã e à tarde de forma presencial na unidade do Grau Técnico em Garanhuns. As vagas são limitadas e todos os alunos receberão certificados.

O Brasil perdeu muito sem Jô Soares no ar


Quantas noites fomos dormir mais tarde por "culpa" do Jô Soares? Em nossa infância devido seus programas de humor, seus personagens caricatos, aparentemente ingênuos, mas que tinham o devido argumento para nos fazer pensar o país.

Depois, Jô peitou a Globo que não deu muita bola para para seu projeto de importar o modelo de talk-show americano. Foi para o SBT, levou o programa de humor, mas brilhou nas entrevistas, nem sempre às 11 e meia.

Voltou por cima para a Globo e se tornou uma referência histórica na TV brasileira quando o assunto é entrevista com credibilidade, bom humor, e música. Do presidente da república ao campeão de torneio de comilança de banana, todos passaram por lá, foram mais de 15 mil entrevistas.

Por sua formação no humor, Jô colocava a graça onde lhe cabia, e tornava ilustres desconhecidos em celebridades por 15 minutos, muito interessantes. Políticos e artistas estavam sempre em seu sofá, e abriam seus corações a alguém que sabia escutar, e opinar com propriedade. O sexteto dava o tom leve e cultural da trama.  

Jô debateu o país com inteligência, e neste momento de tanto ódio e imprensa combalida, atacada, falta a genialidade de Jô para desmontar a farsa com argumento, uma tirada sarcástica ou uma gargalhada, dizendo verdades. Sem Jô Soares no ar, na TV, todos os públicos que ele atingia ficaram sem esta opção de entretenimento popular e inteligente. Jô abriu caminhos, mas nenhum consegue chegar perto do que ele fazia. Que me perdoem os bons. Jô era genial.

Apresentador, humorista, ator, escritor, dramaturgo, diretor, roteirista e pintor. Gênio da TV brasileira, que também teve atuação destacada no teatro e no cinema.

"O medo da morte é um sentimento inútil: você vai morrer mesmo, não adianta ficar com medo. Eu tenho medo de não ser produtivo. Citando meu amigo Chico Anysio, [uma vez] perguntaram para ele: ‘Você tem medo de morrer?’. Ele falou: ‘Não. Eu tenho pena’. Impecável."

É uma pena mesmo, mas como ele mesmo disse, a vida continua. É o caminho natural. É uma pena perder a genialidade no momento em que se venera a ignorância.

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.