quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Sivaldo mostra prestígio no Governo e na ALEPE. Aniversário reúne lideranças do estado! CONFIRA.





O deputado estadual Sivaldo Albino, líder do PSB na Assembleia Legislativa, adquiriu em pouco tempo o respeito e a amizade dos seus colegas na ALEPE. Assumiu o mandato em fevereiro, e de pronto foi escolhido pelo governador Paulo Câmara para a vice-liderança do Governo e logo depois para assumir a liderança do seu partido, maior bancada na Casa Legislativa e legenda que governa o estado há 13 anos. Sua forma de tratar as pessoas, inclusive os funcionários da casa, interagir, buscar o diálogo e oferecer sugestões o fizeram um dos parlamentares mais ativos e queridos, inclusive pela oposição.

Este prestígio foi mais uma vez verificado nesta terça-feira (12), quando Sivaldo reuniu amigos e lideranças políticas em um almoço para comemorar seu aniversário na Assembleia. O encontro contou com mais de 30 deputados, diversos secretários de estado, além de convidados como o reitor da UPE, profº Pedro Falcão, o secretário-executivo do MPPE, Dr. Alexandre Bezerra, Prefeito de Angelim, Douglas Duarte, ex-prefeito de Garanhuns, Ivo Amaral, ex-prefeito de Angelim, Samuel Salgado, Ivo Amaral Jr., Jorge Branco (esposo de Priscila Krause), jornalistas a exemplo de Artur Cunha, Edmar Lira e Robson Ouro Preto, entre muitos outros.

Recebemos muitas fotos e infelizmente não dá para publicar todas, mas selecionamos algumas que estão no formato do blog. Nomes como Gleyde Ângelo, Erick Lessa, Cleiton Collins e até o presidente da ALEPE, Eriberto Medeiros não estão nas fotos publicadas, porque não estavam no formato que precisamos, mas por aí vocês tiram como Sivaldo foi prestigiado. Pedimos desculpas aos que estão nas fotos que não pudemos aproveitar, mas levamos para nossas redes sociais.

No final de semana, Sivaldo comemorou seu aniversário em Garanhuns com amigos e familiares. Na sexta-feira inaugurou seu Escritório Regional, que já está funcionando em horário comercial, e onde o parlamentar irá cumprir agenda dias de sexta e sábado.

Artur Cunha, jornalista, publicou em suas redes sociais que o encontro serviu para mostrar a liderança de Sivaldo, e cravou que viu ali o futuro prefeito de Garanhuns.

Não à toa, o deputado Romário Dias, no primeiro dia de Sivaldo na ALEPE, não se fez de rogado, dando um abraço no parlamentar ao lado de Álvaro Porto e Priscila Krause, afirmou que chegava naquele momento o rapaz que iria ganhar de Izaías em Garanhuns.

É lógico que Izaías não é mais candidato a prefeito, mas as observações de Artur e Romário servem para mostrar o clima favorável para Sivaldo entre os deputados do estado de Pernambuco.

Mutirão de cirurgias oftalmológicas impulsionam novos recordes na UPAE Garanhuns

SAÚDE PÚBLICA
700 pacientes de catarata passam por consultas e procedimentos cirúrgicos entre julho e agosto, além do atendimento regular da Unidade de Saúde


O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Saúde, e o IMIP Hospitalar, possibilitaram a realização de 700 cirurgias de catarata (oftalmológicas), no formato mutirão, na UPAE Garanhuns, durante os meses de julho e agosto. O incremento acabou por alcançar números muito superiores à média mensal de atendimentos na Unidade de Saúde. O recorde anterior de consultas médicas vinha de maio deste ano, quando se chegou à marca 8.288 atendimentos ambulatoriais nas 20 especialidades médicas. Agora em julho foram 8.578 consultas. Parte do aumento se dá pelos retornos dos pacientes que passaram pelas cirurgias aos oftalmologistas da casa.

No bloco cirúrgico, também como consequência do mutirão de catarata, a UPAE Garanhuns realizou 1.043 procedimentos, com as cirurgias oftalmológicas representando quase 70% do total. Dermatologia é outra especialidade com grande demanda de procedimentos cirúrgicos na Unidade de Saúde.

Segundo Gustavo Amorim, o mutirão foi fundamental para os novos recordes: "Trata-se de uma contratação entre o Governo do Estado e o IMIP Hospitalar que propiciou este incremento no atendimento, para isto precisamos gerenciar todo o pessoal de diversos setores, de recepção, ambulatórios, blocos, enfermarias, entre outros, além dos custos operacionais, contudo, o resultado foi muito satisfatório, ao atender tantas pessoas que precisavam desta cirurgia para ter uma qualidade de vida melhor. Imaginem se tivessem que pagar, a maioria não conseguiria". 

Amorim também pondera o investimento do Governo do Estado. "Imaginem somente aqui na região, foram 700 cirurgias, um valor total que sairia das famílias mais carentes, e muitas não teriam condições de pagar. Sabemos do custo elevado de uma cirurgia de catarata, e termos a possibilidade de ofertar à população de nossa região, através do SUS, uma cirurgia sem custo para os pacientes, ajuda nos orçamentos das famílias que poderão utilizar suas reservas para outros objetivos, quer seja consumo ou conforto, e de uma forma geral um recurso que continua no município e na região". Afirma o gestor.

Manoel Evaristo Nepomuceno, 81,
morador do Alto Bonito, zona rural do município de Itaíba
O Mutirão de Catarata iniciou em julho e finaliza neste mês de agosto. Segundo Gustavo Amorim, a iniciativa atende inicialmente os pacientes que se encontravam na fila de espera da SES/PE, nas GERES de Garanhuns e Arcoverde. A ação faz parte de um mutirão estadual onde participam oito equipamentos de saúde, sendo cinco deles no Recife e três, no Interior do Estado, totalizando mais de 2,7 mil procedimentos. 

A catarata é uma doença ocular que deixa a visão opaca, sendo a principal causa de cegueira reversível no mundo. Os pacientes, regulados e triados pelos municípios, passaram pelos procedimentos, que consiste na retirada do cristalino opaco e colocação de uma lente intraocular, é considerado de média complexidade, feito com anestesia local e sem necessidade de internação. O índice de recuperação é satisfatório e em 90% dos casos o paciente volta a enxergar normalmente.”

CUT mostra mobilização pela educação em Garanhuns

A CUT - Central Única dos Trabalhadores, usou suas redes sociais para mostrar a mobilização que aconteceu nesta terça-feira, 13, em Garanhuns:


@CUT_Brasil | 73,851 followers
Em Garanhuns, terra do ex-presidente Lula, a luta por democracia se mistura com a luta por educação e conta a reforma da Previdência. Estudantes junto com movimentos sociais saíram às ruas em caminhada p/ protestar contra os ataques à educação e às aposentadorias #Tsunami13Agosto



ATENÇÃO / Governo lança edital de chamamento público para estudos de gerenciamento, manejo e disposição final de resíduos sólidos




MEIO AMBIENTE

O Governo de Pernambuco, por meio das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), publicou, nesta terça-feira (13), novo Edital de Chamamento Público, vinculado ao Programa de Parcerias Estratégicas do Estado (PPPE – Lei n° 16.573/2019). O objetivo é estimular o setor privado para contribuir com o aperfeiçoamento dos serviços relacionados ao gerenciamento, manejo e disposição final dos resíduos sólidos urbanos dos municípios de Pernambuco.

Os interessados poderão apresentar estudos técnicos, econômico-financeiros e jurídicos para subsidiar futura licitação para a concessão da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). “Os projetos devem estar estruturados com base nas políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto. “Esse é um assunto urgente, que precisa da nossa atenção. Apenas 78 dos 184 municípios de Pernambuco fazem o correto manejo dos seus resíduos. Os demais municípios geram uma média de 3.364 toneladas de resíduos por dia que estão carentes do correto tratamento”, destaca o secretário.

De acordo com o Edital, os estudos devem priorizar a implantação de consórcios públicos intermunicipais, com o intuito de viabilizar soluções conjuntas com ganho de escala. As propostas também podem contemplar a utilização de tecnologias visando à recuperação energética dos RSU.

“As propostas devem possibilitar o avanço na implantação da Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, primando por uma gestão eficiente que abranja as questões socioeconômicas dessa cadeia produtiva, como o reaproveitamento e a reciclagem dos materiais descartados, além dos catadores; traga tecnologias limpas como forma de minimizar impactos e garantir qualidade ambiental; e ainda estimule a economia circular”, pontuou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti.

Poderão inscrever suas Propostas de Manifestação de Interesse (PMI) pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, desde que preencham os requisitos constantes no Edital, além de apresentar Carta de Anuência emitida pelos municípios incluídos no estudo. O prazo para o Credenciamento é de 60 dias contados da data da sua publicação no Diário Oficial do Estado de Pernambuco e deve ser feito na sede da Seduh, localizada no bairro da Iputinga. Todo o material também estará disponível no site da Seduh (www.seduh.pe.gov.br), na área do Programa de Parcerias Estratégicas do Estado.

SERVIÇO
Seduh | Estrada do Barbalho, 889A - Iputinga, Recife - PE, 50690-000

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.