terça-feira, 30 de novembro de 2021

Prefeito Sivaldo Albino reúne secretários em reunião de monitoramento da gestão




O prefeito Sivaldo Albino reuniu, nesta segunda-feira (29), o grupo de secretários municipais para mais uma reunião de monitoramento da gestão, a última de 2021. O encontro aconteceu no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), com o intuito de avaliar as ações realizadas e planejar as metas para os próximos meses.

“Neste momento reunimos todo o secretariado para discutir os avanços e pontuar as áreas que são prioridade na atuação do nosso Governo. O planejamento estratégico é fundamental, para que nossa gestão esteja próxima da população de Garanhuns”, destaca o prefeito Sivaldo Albino.

Além do gestor municipal, também estiveram presentes o vice-prefeito Pedro Velôso; o presidente da Câmara de Vereadores, Johny Albino; e o presidente do Consórcio de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam), Cayo Albino. O encontro reuniu ainda os secretários e presidentes das autarquias municipais, e outros servidores das pastas.

Os gestores e gestoras puderam apresentar as ações desenvolvidas e as propostas para fortalecimento da atuação de cada pasta. Estes indicadores serão fundamentais para nortear a administração pública e o aprimoramento de cada serviço.

Alepe debate a importância do Legislativo no cotidiano dos cidadãos




Com o intuito de trocar experiências, apresentar iniciativas desenvolvidas em favor do cidadão e se aproximar dos legislativos municipais, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realiza nesta quinta-feira (02) o seminário “A importância do Legislativo na vida das pessoas”.

O encontro é direcionado aos presidentes das câmaras municipais e será realizado às 15h no plenário Governador Eduardo Campos.

Como palestrantes do encontro, os chefes dos poderes e de instituições públicas do Estado destacarão o papel do Parlamento do ponto de vista das funções que ocupam. Dentre os participantes estarão o governador Paulo Câmara; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Fernando Cerqueira; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Dirceu Rodolfo; o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público, Paulo Augusto Oliveira e o Defensor Público-Geral, José Fabricio.

Representando a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o coordenador do curso de Ciência Política, professor Adriano Oliveira, fará uma explanação sobre “a função do vereador e os múltiplos papéis que um parlamentar desempenha em favor da população”. O cientista político figurou na lista dos participantes do “Lideralepe”, projeto voltado para a formação de lideranças políticas no estado.

A iniciativa foi vencedora do prêmio “Assembleia Cidadã”, na categoria Projetos Especiais, promovido pela União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros, o seminário será uma grande oportunidade para troca de experiências e aproximação dos vereadores com os demais poderes e instituições de Pernambuco.

“O Legislativo está presente na vida das pessoas através das leis que aprovamos. Esse seminário é de suma importância para que possamos aproximar os vereadores dos demais poderes e instituições de Estado e para trocar experiências e conhecimentos. Nosso objetivo é ampliar os horizontes das câmaras municipais, buscando valorizar o papel dos vereadores como representantes da população", afirmou Eriberto.

Iluminação natalina – Na ocasião do seminário voltado para os vereadores, nesta quinta-feira, a Alepe promoverá a tradicional Cantata Natalina com a apresentação da Orquestra Cidadã do Coque. Também haverá a inauguração da iluminação de Natal do Palácio Joaquim Nabuco.

Orçamento secreto terá teto, mas transparência não é assegurada

 


A Câmara dos Deputados e o Senado aprovaram a fixação de limite para o valor destinados por parlamentares sob a rubrica das emendas de relator — a intenção é dar transparência ao chamado “orçamento secreto”, suspenso por decisão do Supremo Tribunal Federal. A cifra não poderá ultrapassar a soma de emendas de bancada e individuais no momento da formulação de parecer na Comissão de Orçamento. Hoje, o teto representaria R$ 17 bilhões.

Também foi aprovada a divulgação dos políticos e entidades favorecidos daqui para a frente. O projeto de resolução, no entanto, deixa brecha que permite ocultar o nome do parlamentar que patrocinar emendas. E casos do passado continuarão em sigilo. Críticos da medida afirmam que o governo poderá continuar a privilegiar deputados e senadores aliados.

O Globo

Ômicron: ONU alerta para risco global de novos surtos




Enquanto cientistas e autoridades de saúde tentam entender o real impacto da Ômicron, a nova variante do coronavírus se espalha pelo planeta — Portugal, Espanha, Escócia e Suécia confirmaram casos da cepa. Em reação, governos estão aplicando novamente medidas rígidas contra a circulação de pessoas. Israel e Japão anunciaram o fechamento de suas fronteiras para todos os estrangeiros.

Os países do G7 debateram o impacto da emergência da cepa, que tem alto número de mutações. Em paralelo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse hoje que a variante apresenta risco global “muito alto” de surtos de infecção por Covid-19 que podem ter “consequências graves” em algumas áreas. E pediu que os países aceleram a vacinação de grupos prioritários.

Em destaque: a Pfizer informou já ter começado a trabalhar em uma nova versão de sua vacina contra a variante. A expectativa é que o imunizante esteja pronto em 95 dias.

Brasil em foco: o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a Ômicron “não é uma variante de desespero”. Segundo ele, o Brasil está preparado para uma eventual terceira onda de Covid-19.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.