quinta-feira, 25 de julho de 2019

Cia de Artes da Alese lança espetáculo no Festival de Inverno de Garanhuns



Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

A Companhia (Cia) de Artes da Assembleia Legislativa (Alese) foi convidada para participar da 29ª Edição do Festival de Inverno de Garanhuns (PE) e aproveitou a oportunidade para lançar o espetáculo “Balaio de Cantos, Contos e Encantos” com duas apresentações. A Cia de Artes já tem diversos eventos programados para promover este lançamento pelo interior do Estado assim que retornar de Pernambuco.

Segundo a coordenadora da Cia de Artes da Alese, Mônica Moreira, o Festival de Garanhuns é uma grande vitrine para o grupo que vem utilizando o teatro como ferramenta de Educação. “Estamos estreando o espetáculo ‘Balaio de Cantos, Contos e Encantos, com duas apresentações. Ontem (24), nós estivemos no Parque Euclides da Cunha, na Biblioteca Pública Luiz Brasil. Havia uma preocupação por conta da chuva, mas quase na hora do espetáculo a casa estava cheia”.

Mônica Moreira falou também da expectativa para a segunda apresentação neste sábado (27), na Praça da Palavra. “Estamos participando de oficinas e atividades voltadas para as áreas de Educação. Este é um evento maravilhoso, todos os nós nos fazemos presentes e, por conta da chuva, a gente esperava um público até menor, mas nos surpreendeu. A gente sabe que o festival tem os grandes shows musicais, mas este ano a gente percebeu que as pessoas estão ávidas por teatro, dança e circo, pelos espetáculos em geral”.

O “Balaio de Cantos, Contos e Encantos” tem, aproximadamente, 50 minutos de duração e é uma apresentação voltada para a promoção do folclore, da Cultura, de sua importância e sua história. “Assim que a gente chegar em Sergipe, já temos apresentações definidas por todo o Estado. Somos um grupo novo que utiliza o teatro como ferramenta de Educação. Abordamos temas pertinentes e levamos para as comunidades mais carentes, levando uma mensagem sobre cidadania, educação e cultura”, completou Mônica Moreira.

Fotos: Johnatan Rezende

ALCIONE participa de Papo Reto sobre Prevenção à Violência na pauta do FIG 2019



Alcione, Luciana Santos, Sílvia Cordeiro e Gleide Ângelo vão participar de um Papo Reto com jovens mulheres, estudantes e militantes feministas

A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas vai realizar, nesta sexta-feira (dia 26), uma roda de diálogo com a juventude feminina, um Papo Reto sobre Prevenção à Violência. O evento se integra ao 29º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2019) e procura reunir mulheres estudantes, líderes juvenis e demais jovens para conversar com a cantora Alcione, a secretária da Mulher, Sílvia Cordeiro, e a deputada estadual Gleide Ângelo.

Alcione vestiu a camisa do Maranhão para defender o NE
O Papo Reto sobre Prevenção à Violência começa às 15h e segue até as 16h30. Espera a participação de cerca de 200 interessadas. A mediação será feita pela secretária executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência, Mila Aguiar, e pela gerente de Fortalecimento Sociopolítico para as Mulheres, Lucidalva Nascimento.

Mulheres – As convidadas para o Papo Reto têm voz, ação e compromisso com as causas feministas. Todas possuem destaque nas suas áreas de atuação e são exemplos de empoderamento feminino. A cantora maranhense Alcione está entre as grandes vozes da música brasileira. O sucesso potencializou seu engajamento, pois canta uma visão feminina do mundo. Como artista e cidadã, teve posições claras pelas causas sociais e em favor de movimentos reivindicatórios importantes na história do país. 

A vice-governadora Luciana Santos é presidente nacional do PCdoB e era a única mulher deputada federal por Pernambuco, quando foi eleita para o segundo cargo mais importante do Estado. Foi prefeita de Olinda por dois mandatos, deputada estadual e, antes, líder do movimento estudantil. Por toda a sua carreira política, defendeu as mulheres e as populações vulneráveis.

A secretária estadual da Mulher, Sílvia Cordeiro, é médica sanitarista e militante do movimento feminista, tendo atuação destacada, há mais de 30 anos, como voz ativa na defesa e na conquista de direitos. Foi líder do Centro das Mulheres do Cabo, instituição do terceiro setor que trabalha na defesa de mulheres. 

A deputada estadual Gleide Ângelo é um exemplo de coragem e determinação feminina na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Como delegada da polícia civil, ficou conhecida ao solucionar homicídios, muitos deles de repercussão nacional, e também na chefia do departamento de Polícia da Mulher. Na eleição de 2018, foi a deputada estadual mais votada da história de Pernambuco. 

Evento – O Papo Reto é uma das ações do Programa Juventude Presente e tem o objetivo de reforçar as estratégias de prevenção à violência através do diálogo franco e da escuta atenta. É parte das políticas presentes no Pacto Pela Vida, do Governo de Pernambuco. O primeiro evento ocorreu no Cais do Sertão, no Recife, com a participação do rapper MV Bill, do grafiteiro Galo de Souza e do juiz da Infância e Juventude de Caruaru, José Fernando Santos de Souza.

O evento desta sexta-feira (dia 26) faz parte da agenda da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, durante o 29º Festival de Inverno de Garanhuns, FIG 2019. É uma oportunidade para estudantes, jovens mulheres, instituições e grupos militantes do protagonismo feminino de debaterem, com abertura, a questão da violência sobre os diversos recortes e diferentes causas. Será o momento, também, de refletir sobre estratégias de enfrentamento ao crime e à violência em Pernambuco.

Vale lembrar que as medidas implantadas pelo Pacto Pela Vida levaram o Estado a registrar o menor índice de homicídios cometidos contra mulheres, neste primeiro semestre de 2019. Se mantida a tendência, a expectativa é de que o corrente ano seja de reduções históricas nos indicadores de violência.

PAPO RETO SOBRE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA
Alcione, Luciana Santos, Sílvia Cordeiro e Gleide Ângelo
Sexta-feira, dia 26 – das 15h às 16h30
Praça Tavares Correia, 52 - Heliópolis

Bacia Leiteira tem encontro em Garanhuns, nesta sexta-feira


Empresário Nego do Mercado se filia ao PSB de Capoeiras

Filiação ocorreu no último final de semana, em ato realizado na casa da prefeita Neide Reino, com a presença do governador Paulo Câmara e do presidente Sileno Guedes



O empresário de Capoeiras, Nego do Mercado, assinou ficha de filiação ao Partido Socialista Brasileiro ao lado do governador Paulo Câmara e do presidente do PSB de Pernambuco, Sileno Guedes, durante o último final de semana. O ato foi realizado na casa da prefeita da cidade, a socialista Neide Reino, e contou também com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros (PP).

Após o anúncio da chegada de Nego do Mercado, o presidente Sileno Guedes destacou o fortalecimento do grupo na cidade. “Temos, em Capoeiras, uma gestão exitosa, que é encaminhada pela prefeita Neide Reino. Agora, com a filiação de Nego do Mercado, o Partido Socialista Brasileiro segue fortalecido na cidade. Discutir a continuidade desse projeto é uma dos objetivos do PSB para os próximos meses”, avaliou o dirigente estadual.

Nego do Mercado demonstrou satisfação com a nova filiação e disse que está disposto a contribuir com o PSB de Capoeiras. “Sempre fui aliado do governador Paulo Câmara. Estou à disposição do partido para ajudar minha cidade, não necessariamente como candidato em eleições, mas quero contribuir com nosso grupo político”, afirmou.

Karynna Spinelli sobe ao palco do FIG 2019, nesta sexta-feira (26)

O show marca a volta de Karynna aos palcos em terras pernambucanas



Karynna se apresenta nesta sexta-feira (26), a partir das 21h, no Festival de Inverno de Garanhuns.  a cantora fará a apresentação do seu espetáculo ABAYOMI – Encontro Precioso, com um repertório que homenageia grandes mulheres do Samba e da Cultura Popular Brasileiros. O show conta com a participação da sambista Helena Cristina, será o pontapé inicial das comemorações do aniversário de dez anos do clube, que é considerado um dos maiores movimentos de música de rua do Brasil, e um dos poucos liderados por uma mulher.

A noite tem também os sambistas Belo Xis, Carla Rio, Gerlane Lops e Alcione, grande nome da música brasileira.

Festival de Inverno de Garanhuns
Show: Abayomi 
Local: Praça Mestre Dominguinhos
Data: 26/07 (Sexta-feira ) às 21h
Participação: Helena Cristina

FIG É NOTÍCIA NO MÉXICO / Garanhuns, tierra natal de Lula, reúne la esencia del folclore brasileño

La localidad celebra cada año un multitudinario festival donde conviven diferentes culturas




Garanhuns, una recóndita localidad del noreste brasileño y tierra natal del expresidente Luiz Inácio Lula da Silva, celebra cada año un multitudinario festival que reivindica el plural folclore de Brasil, donde conviven la cultura de indios, negros llegados de África e inmigrantes europeos.
Los tambores del maracatu, la literatura de cordel, las empanadas de carne y el olor a vino llenan durante diez días las calles de Garanhuns, convertida en epicentro de la cultura brasileña con la 29 edición de su Festival de Invierno, celebrado entre el 18 y el 27 de julio.
Las tradiciones negras e indígenas, enérgicos conciertos de rock metal, los payasos circenses y el contagioso ritmo del forró, del frevo y del maracatú -danzas típicas de la región- conviven armoniosamente en Garanhuns, que se hizo famosa por ser el lugar de nacimiento de Lula (2003-2010).
Bautizada la "Suiza del noreste brasileño", la tranquila rutina de este municipio, de 130,000 habitantes y situado a unos 230 kilómetros de la capital regional, Recife, se transforma en una intensa experiencia multisensorial a cielo abierto, con más de medio millar de atracciones distribuidas por una veintena de espacios.
En una de las principales avenidas de la ciudad, el público rápidamente se rinde al compás de la percusión del maracatú, una danza folclórica nacida en el Brasil colonial que combina coloridos disfraces con suntuosos adornos y que mezcla elementos de las culturas africana, portuguesa e indígena.
Mientras el pegadizo ritmo convence a hasta los más tímidos a arriesgar algunos pasos, el olor a carne asada, coco quemado, vino caliente y chocolate impregna el sitio.
"A mí me encantan el frevo y el maracatu, es imposible no bailar." La cultura aquí del noreste es muy rica y tenemos que enseñarla al mundo. Hemos venido a hacer una gran fiesta", cuenta a Efe la pedagoga Flaviane Rodrigues, una asidua asistente del festival y quien ha viajado más de tres horas con toda la familia.
"Me parece bien la música y el circo, pero a mí lo que más me gustan son los perritos calientes y los dulces. Mi favorito es la cocada", completa el pequeño Pedro, hijo de Flaviane.
Asimismo, coreografías del frevo -que incorpora a sus pasos de baile llamativos aderezos como máscaras, collares, diademas y sombrillas de colores- se intercalan con espectáculos de música clásica y de bandas de rock en las aceras de la ciudad.
Cuando cae la noche, es la hora del baile, de los conciertos y de mucho forró, la danza típica del noreste que ha conquistado a Brasil y al mundo.

Marcos Campos é o novo superintendente regional do INCRA


O Coronel PM da Reserva, Marcos Campos de Albuquerque, nascido em Bom Conselho, é o novo de Superintendente Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, no Estado de Pernambuco. A publicação está no Diário Oficial da União desta quarta, 24 de julho.

Segundo Magno Martins, a indicação do Coronel Campos para exercer o cargo foi do presidente nacional do PSL, deputado Luciano Bivar.

Campos é tido como um dos pré-candidatos a prefeito que integra o grupo do deputado federal Fernando Rodolfo, por isto, acreditei que fosse indicação do deputado garanhuense, e pode até ser, em comum acordo com Bivar.

Campos já comandou o 9º BPM, e também já tentou a sorte como candidato a deputado federal, em 2014, pelo PSL, não logrando êxito, alcançando cerca de 15 mil votos e ficando longe de uma vaga. Contudo, não deixou a política, e agora conquista um cargo de muita relevância, bom para Garanhuns e o Agreste.

Vamos torcer que a política federal permita que o Incra avance em prol dos que mais precisam.

UPAE convida para celebração de seis anos da inauguração

Momento de benção acontece nesta sexta-feira, 26


A UPAE Garanhuns, pioneira no estado, está comemorando seis anos de funcionamento. Foi em pleno Festival de Inverno que o então governador Eduardo Campos entregou à população do Agreste, em especial dos municípios que fazem parte da V GERES, uma moderna Unidade de Saúde Especializada, que oferece consultas ambulatoriais em 20 especialidades médicas, e também com oito multiprofissionais em saúde, exames latoratoriais e específicos, com equipamentos de última geração, e cirurgias de baixa complexidade em várias especialidades. 

Para marcar a data, o IMIP Hospitalar – convida para um momento de celebração, nesta sexta-feira (26/07), às 15h, na própria unidade de saúde, com a bênção do Padre José Emerson. É um momento de agradecer a Deus por tantas dádivas e serviços prestados à população de nossa região.

O convite é aberto a todos, instituições parceiras, funcionários, fornecedores e usuários, para que possam deste momento tão especial.

ESTRUTURA

A UPAE Garanhuns conta com duas alas com 18 consultórios para atendimentos ambulatoriais, bloco cirúrgico com quatro salas, setor de fisioterapia e atendimentos afins, setor de exames laboratoriais e de patologia clínica, enfermaria com 24 leitos, CME, farmácia, setor administrativo, recepções confortáveis, além de outras estruturas.

Na última semana recebeu a visita do governador Paulo Câmara e sua comitiva, que pôde conferir a excelência no atendimento da unidade aos seus usuários.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.