DESTAQUES DO BLOG

DR. ELENÍLSON LIBERATO

sábado, 19 de janeiro de 2019

Secretaria de Educação e Esportes abre inscrições para o PROGEPE 2019



A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco abriu, na terça-feira (15), as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Escolar, no âmbito do Programa de Formação de Gestor Escolar (PROGEPE). Os interessados em participar do processo seletivo deverão se inscrever, exclusivamente, pelo site https://ead.educacao.pe.gov.br/ até o dia 11 de fevereiro.

O Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Escolar, voltado para professores efetivos do quadro do magistério público do ensino fundamental e médio das unidades escolares da Rede Pública Estadual de Ensino, terá duração de 45 horas, e será disponibilizado na Plataforma de Educação a Distância (EAD), no site da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.

Após a conclusão do curso de aperfeiçoamento, o servidor irá se submeter à avaliação em conhecimento em gestão escolar, de caráter obrigatório e eliminatório para todos os inscritos, exceto os professores efetivos, que ocupam os cargos de gerente regional de educação, coordenador geral de gerência regional de educação, diretor escolar, diretor adjunto e assistente de gestão, pois deverão apenas observar a conclusão do curso.

O certame tem por finalidade aferir competências profissionais relacionadas aos conhecimentos, habilidades e aptidões nas dimensões da gestão escolar, a saber: Gestão do Planejamento; Gestão de Interação Escola-Comunidade; Gestão de Recursos Administrativos e Financeiros; Gestão de Resultados do Processo Ensino-Aprendizagem; e Liderança e Gestão.

O resultado final será divulgado no dia 28 de fevereiro no site da Secretaria. 

Clique aqui para conferir o edital completo.

Número de reeducandos trabalhando em Pernambuco cresce 63%

Atualmente, 827 reeducandos que cumprem pena em liberdade exercem atividade remunerada através de parcerias entre o Patronato Penitenciário e organizações públicas e privadas



Com o objetivo de reduzir a reincidência criminal, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), tem ampliado os convênios com empresas públicas e privadas que empregam reeducandos que cumprem pena em liberdade condicional ou no regime aberto. No comparativo de janeiro a dezembro de 2017 com 2018, o número de ex-detentos que estão trabalhando aumentou de 523 para 827. Um salto de 63%. 

As parcerias são viabilizadas pelo Patronato Penitenciário, órgão ligado à SJDH que faz parte do Pacto Pela Vida, e é responsável por acompanhar os egressos do sistema prisional. Ao sair da prisão, os reeducandos passam por entrevista, cursos de qualificação e acompanhamento jurídico e psicológico.

Atualmente, 23 organizações públicas e privadas são aliadas ao Patronato. Os trabalhadores cumprem carga horária de oito horas e são remunerados com um salário mínimo. Entre as atividades, estão: limpeza, varrição e capinação de vias urbanas em municípios como Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina; ajudantes de produção na Empresa Algo Bom, fabricante de flanelas e panos de chão, e na Pórtico, produtora de esquadrias de alumínio.

BLUENET PROVEDOR DE INTERNET

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.