segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Ministro do TSE acaba de cassar candidatura de Marco Calado, prefeito de Angelim



Surpresa no julgamento do TSE em Brasília na noite desta segunda-feira. Marco Calado, atual prefeito de Angelim e que venceu a eleição, portanto reeleito, acaba de ter seu registro de candidatura cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral, que deu provimento ao recurso da coligação adversária. A decisão monocrática foi do Ministro Arnaldo Versiani, e o prefeito pode levar ainda para o pleno, onde o colegiado pode reverter a decisão do Ministro

O motivo da impugnação foi a rejeição de contas de Marco Calado, o que o inclui na lei da Ficha Limpa.

Devido sua votação, se a decisão não for modificada, Angelim deve ter nova eleição.

Outras duas cidades também estão com um olho na justiça eleitoral. Em São João, Genaldi está envolvido num embróglio. Parece-me que a juíza chegou a indeferir sua candidatura, mesmo depois de eleito. Estão buscando resolver.

Outra expectativa para Brasília está tomando conta de Capoeiras, onde a prefeita eleita Neide Reino ainda espera a decisão em seu favor. Pelo andar da carruagem, a preocupação deve aumentar! Os ministros estãos sendo impiedosos.

Vale lembrar que Silvino Duarte também já havia sido barrado pelo TSE, dias depois de desistir de sua candidatura.

O blog está aberto a explicações de todos os citados neste post.

Izaías participa de seminário com lideranças do PTB


Esta segunda-feira foi marcada por um grande encontro de formação em gestão pública, organizada pelo PTB estadual, presidido por Armando Monteiro. O seminário contou com lideranças políticas em Pernambuco. Ao todo, contaram-se mais de 150 prefeitos, vices e secretários municipais de diversos partidos no seminário "Novos Desafios - um olhar moderno na gestão das cidades".


Da região, vários futuros prefeitos prestigiaram o encontro que acabou por oferecer subsídios para as administrações públicas, e que ficou marcado por uma frase do senador "-Os prefeitos terão que fazer mais com menos" - referindo-se às diminuições de repasses de receitas federais e a situação de endividamento dos municípios.

Ao final, a foto do encontro registrou um pouco dos futuros gestores no estado, ao lado de Armando. Observem bem ao centro Izaías Régis, ao lado de outro Armando, o futuro prefeito de Caetés.

Alexandre Albuquerque

AESGA prorroga inscrições do vestibular

Humberto Costa visita várias cidades, inclusive Garanhuns

Humberto Costa e Pedro Eugênio em Águas Belas, do prefeito Genivaldo

O senador Humberto Costa visitou neste final de semana cinco municípios do Agreste de Pernambuco. Na pauta, encontros com os prefeitos eleitos do PT e a discussão sobre novas ações para o enfrentamento da seca no Estado. Segundo Humberto, além de debater as questões emergenciais, é fundamental discutir como ficarão os pequenos produtores após o período de estiagem.

“Fenômenos naturais, como este da seca no Nordeste, acontecem em todo o mundo. O importante é a gente estar preparado para ele e discutir o que vamos fazer após a seca. Os pequenos produtores vão precisar de ajuda para reconstruir os rebanhos e suas plantações. Precisamos discutir essa questão também com o Governo Federal. Essa pauta não pode ser só emergencial, mas permanente”,disse o senador, que participou junto com a presidente Dilma e os governadores do Nordeste da última reunião da Sudene, onde foi anunciado o PAC Seca.

Além de elogiar as novas medidas, Humberto também lembrou da importância de ações como o Bolsa Família para o Nordeste. “Os programas de distribuição de renda do Governo Federal são importantíssimos na região. A seca gera muitos problemas, mas hoje grande parte das pessoas contam com o Bolsa Família para se ajudar a se manter, principalmente nesse momento de dificuldade para todo o Nordeste”, disse Humberto.

Por onde passou, o senador foi bem recebido por moradores, lideranças e prefeitos. “A vinda de Humberto aqui demonstra o seu compromisso com o povo. Logo depois de ter se reunido com a presidente, o senador veio falar destas ações e discutir outras propostas para o problema”, declarou Manoel Tomé, prefeito de Tupanatinga.

O senador esteve em Itaíba, Águas Belas, Garanhuns, Ibirajuba e Tupanatinga. Além de Humberto, o presidente do PT de Pernambuco, Pedro Eugênio, acompanhou a agenda. Nas próximas semanas, o senador deve visitar cidades da Mata Note.


AINDA HOJE, OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE A VISITA DE HUMBERTO COSTA A GARANHUNS, ONDE ESTEVE COM LIDERANÇAS PETISTAS, COMO O GESTOR DO INSS, FRANCISCO ALENCAR, E O PREFEITO ELEITO IZAÍAS RÉGIS (PTB).

Sete de Setembro divulga nova Diretoria Executiva


O Sete de Setembro acaba de anunciar a nova Diretoria Executiva para o próximo biênio. Em Setembro, Nilton Ayres já havia sido eleito presidente pelo Conselho Deliberativo, e agora o advogado está anunciando o grupo que dirigirá o clube alviverde durante sua gestão. Segue:

Presidente: Nilton Soares Ayres
Vice-presidente executivo: Janaína Lima de Oliveira
Vice-presidente Social e Cultural: Pedro Luiz Albuquerque
Vice-presidente de Organização: Profº Wilson
Vice-presidente Médico: Ulisses Pereira
Vice-presidente Administrativo: Hélio Tadeu
Vice-presidente de Finanças: Messias José da Silva
Vice-presidente de Esportes Amadores: Marcelo Marçal
Vice-presidente de Futebol: Antônio César Brasil
Vice-presidente de Secretaria Geral: Robério Queiroz
Vice-presidente de Relações Públicas: Tiago Valença
Vice-presidente de Juventude e Tocridas Organizadas: Jonathan Juvêncio

Junto com a nova diretoria executiva, tivemos acesso aos nomes do novo Conselho Deliberativo, formado por 26 pessoas, onde destacamos o próprio Nilton Ayres, Manoel Vicente, César Brasil, Paulo Gomes, Pedro Leite, Cláudio Gonçalves, Givaldo Calado, Carlos Eugênio, Hélio Tadeu, Inaldo Vilela, entre outros.

Os futuros prefeitos terão que fazer mais com menos


fotos: Alexandre Albuquerque/divulgação

Ao abrir o seminário Novos Desafios – um olhar moderno na gestão das cidades, o presidente do PTB de Pernambuco, senador Armando Monteiro, alertou que os prefeitos eleitos ou reeleitos têm a missão de “fazer mais com menos”, a partir de 1º de janeiro de 2013. Para isto, enfatiza, precisarão se apoiar em ferramentas modernas de gestão, “que podem ajudar extraordinariamente os municípios, sobretudo neste contexto de dificuldades”.

Na presença de mais de 150 gestores do PTB e de partidos aliados, entre prefeitos, vices e secretários municipais, Armando Monteiro também apoiou os movimentos de mobilização realizados para reclamar da União algum tipo de compensação pelas perdas da arrecadação de receita, ocasionados pelas medidas econômicas do Governo Federal. Ele também defendeu a redefinição do Pacto Federativo – tema que vem merecendo a preocupação do governador Eduardo Campos – e elogiou o modelo de gestão adotado pelo Governo de Pernambuco, que tem promovido transformações estruturais, o que permitirá ao Estado “um salto maior nas próximas décadas”.

Mário Rodrigues lança novo romance - Brazil, 2014

Rosa de Saron, sexta, 16, em Garanhuns


Ingressos à venda da Agreste Musical e na Livraria Cristo Rei, no Matriz Center.

Izaías Régis: A nova cara da cidade

Lago da Perucaba em Arapiraca

Estivemos recentemente em Arapiraca e Arcoverde, am ambas as mesmas constatações. As cidades estão bem cuidadas, limpas e com opções de lazer além de bares e restaurantes. Ontem, com a nossa banda, fomos a Arcoverde. O clima seco, com a estiagem, já se constata desde a saída daqui. A partir de Caetés, e mais precisamente depois do trevo de Capoeiras, a impressão que dá é que o Sertão está vindo para o Agreste. Muito seco, sem verde e com muitos animais mortos na beira da pista. Neste trecho de 90 km, devemos ter encontrado uns oito bois mortos no caminho. Não sabemos se morreram de fome, atropelados (creio que não) ou se foram deixados mortos pelos muitos caminhões que estão levando nosso rebanho para outros estados fugindo da seca.

Pois bem, Arapiraca criou uma espécie de orla no entorno do lago da Perucaba. Urbanizou um espaço que era pobre, poluído e de certa forma, sofria com o preconceito da cidade. Pra lá eram jogados dejetos de galerias. Parece que até o matadouro público corre pra lá. Mas tudo mudou com um excelente projeto urbano.

A Perucaba mudou. Recebeu vias de acesso que melhoraram o tráfego urbano, academia das cidades, biblioteca, bares e restaurantes, iluminação especial, espaço para grandes eventos, e cidade mudou junto com o lago. A cidade, embora tenha um trânsito complexo, flui, e parece estar bem cuidada, ao menos aos olhos de alguém de fora. O prefeito fez o sucessor, ou melhor, sucessora, e dizem por lá, que são namorados. Não são casados, pois assim Célia Rocha não poderia ser candidata. Ela é deputada federal. A promessa é a cidade continuar como está. Bem!

Em Arcoverde, Zeca Barbosa também fez o sucessor, ou melhor, também sucessora. Madalena é sua vice, e se elegeu com facilidade. Quem vê a cidade entende facilmente, a Porta do Sertão está bem cuidada. Ruas limpíssimas, povo nas ruas brincando e se divertindo, inclusive neste final de semana que tinha evento no meio de uma praça, encontravam-se facilmente pessoas que fazem a administração misturadas com as pessoas, numa interação que, logicamente, melhora o governo.

Traduzo isto numa simples opinião. A cidade fica com a cara do seu prefeito. Em Arapiraca e Arcoverde, os prefeitos gostam de eventos, são sociais, e deixaram as cidades extrovertidas. Tem sempre alguma coisa para se fazer.

Não é uma crítica a Luiz Carlos, prefeito de Garanhuns, é uma observação. Não é característica de Luiz Carlos estar em eventos. Mais caseiro, esta "missão" poderia ser cumprida por seus auxiliares diretos, mas também não temos um secretariado municipal que se encontre facilmente na vida cotidiana da cidade.

Como não gostam, não incentivam, não participam, e a cidade vai vivendo sem investir no lazer social.

O prefeito dá a cara da cidade. Vejamos, Ivo Amaral sempre esteve em todos os eventos sociais, e incentivou suas realizações, era uma época de muitas festas, tanto de rua quanto nos clubes. Antes já existiam diversas atividades nos bairros, festas tradicionais e grandes bailes, com José Inácio Inácio Rodrigues.

Bartolomeu também investiu nos eventos. Participava. Silvino, mesmo mais carrancudo, também cuidou dos eventos. A coisa diminuiu aos poucos até quase parar com Luiz Carlos. Os eventos sociais, salvo as exceções de Kitty Lopes, desapareceram. Bailes, estes não existem mais. Os bairros não têm nenhuma atividade sócio-cultural.

Mas parece que vai mudar. Izaías gosta de atividade, de ver movimento no município, e tem mostrado isso ao longo dos anos. Muitas vezes tira dinheiro do bolso para patrocinar todo tipo de evento, dos esportes às festas, feiras, encontros, etc. Ele mesmo foi realizador de festas e festivais. Izaías também investe bem na comunicação, e é figura fácil de se encontrar nos eventos.

Parece que a cara da cidade vai mudar, e promete trazer mais alegria! Como constatamos em Arcoverde Arapiraca.

Interessante: Arapiraca, Arcoverde e Garanhuns terão administrações do PTB a partir de janeiro.


Um teste: Quando foi o último evento sócio-cultural realizado pela atual administração. Culturalmente, depois do FIG, a cidade parou. Tivemos a Bienal. Mas em ambos magnifícos eventos, a prefeitura é apenas parceira de projetos que chegam prontos! E são muito grandes. Falamos aqui da cultura cotidiana. Dos pequenos encontros culturais que movimentam a cidade, ao passar das semanas.

Somente o argumento de não ter dinheiro não explica, pois o evento de Arcoverde foi simples, barato, participativo, e de grande impacto cultural.

Criatividade e apoio aos realizadores. Muitas vezes basta isso.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.