quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Emocionante, Momento Cultural do Colégio Santa Joana D'Arc em Garanhuns. VEJAM AS FOTOS!









A quadra poliesportiva do SESC Garanhuns ficou pequena para receber os alunos, pais, convidados, e equipe do Colégio Santa Joana D'Arc no último domingo, 22, no 15º Momento Cultural da história do educandário. Este ano muito mais especial, pois a professora Maria Almeida comemora 30 Anos do CSJD, junto à sociedade do Agreste Meridional.

Os jovens entenderam o recado da diversão com criatividade, e deram verdadeiros shows. retratando de diversas formas os valores que permeiam o Colégio Santa Joana D´Arc. As apresentações artísticas iluminaram a quadra poliesportiva do SESC, e encantaram a todos os presentes.

Parabéns aos alunos, familiares e toda a equipe pelo empenho e dedicação na realização desse grandioso evento. 

Colégio Santa Joana D´Arc, há 3 décadas somos uma grande família.

Para ver mais fotos: http://colegiosantajoanadarc.blogspot.com.br/

Pernambuco já tem quase 500 notificações de casos de microcefalia



O governador Paulo Câmara enviou, nesta quarta-feira (25.11), ofício à presidente Dilma Rousseff solicitando uma audiência “em caráter de urgência” para discutir o aumento no número de casos de microcefalia no Estado, “doença que tem acometido bebês nascidos em Pernambuco – já com 487 notificações entre os dias 27 de outubro e 22 de novembro”, explicou o governador no texto que foi encaminhado ao Palácio do Planalto na manhã de hoje. O gestor classificou a questão como uma “gravíssima situação”. 

Paulo Câmara relatou para a presidente da República o aumento das notificações de dengue em 580% este ano, em comparação como o mesmo período de 2014, resultando em 117.250 notificações em 2015, com 61 municípios pernambucanos em situação de risco de epidemia de dengue e 78 em situação de alerta para a epidemia. 

“Preocupa-nos, ainda, senhora presidente, o fato de que, tendo isolado o vírus chikungunya no Estado de Pernambuco, em agosto de 2015, já temos – hoje – 785 casos notificados, fato que nos aponta a urgente necessidade de discutirmos as bases de um Plano Estadual de Enfrentamento às Arboviroses, para cuja implantação é imprescindível o apoio de Vossa Excelência”, defendeu o governador de Pernambuco. Arbovírus é um vírus transmitido por artrópodes, como os mosquitos, caso da dengue, chikungunya e zika. 

Ao final do ofício, Paulo Câmara diz que está certo de contar com o “costumeiro apoio” da presidente da República, “na expectativa de que logo possamos dar consequência às soluções de que tanto necessita o povo pernambucano, neste momento”.

Anita, filha de Luiz Carlos Prestes, lança livro em Garanhuns



A filha de Luiz Carlos Prestes, Anita Leocádia Prestes e Olga Benário, estará em Garanhuns nesta quinta-feira, dia 26, quando ministrará a palestra "Os 80 Anos da Inssurreição de 1935", no auditório do Garanhuns Palace Hotel, às 19:30h

O Convite está sendo feito pelo novo diretório do PCB Garanhuns, que tem Paulo Camelo como Secretário Político.

Anita Prestes é historiadora e professora de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Na ocasião estará lançando seu livro "Luiz Carlos Prestes: Um Comunista Brasileiro".

Imperdível.

Audálio solicita instalação de companhias de operações especiais do BEPI (Antiga CIOSAC) e CIPOMA da PMPE em Garanhuns




Com o objetivo de combater o aumento da criminalidade em Garanhuns e região o vereador Audálio solicitou ao Governo do Estado a instalação de companhias independentes de operações especiais do BEPI (Antiga CIOSAC) e CIPOMA da PMPE no município de Garanhuns (Requerimento 229/15). 

Cel. Maranhão e Audálio Filho
A proposta do parlamentar garanhuense é que com a instalação dessas companhias o efetivo da PM no município e na região seja ampliado, aumentando o combate ao tráfico de drogas, armas e crimes violentos com o trabalho do BEPI (antiga CIOSAC) e na redução dos crimes ambientais com o CIPOMA. 

Criado pelo Governo do Estado, o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior – BEPI assumiu as atribuições da CIOSAC, sendo composto por três companhias desmembradas nas macrorregiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão. Já a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente – CIPOMA realiza policiamento ostensivo que visa à preservação do meio ambiente. 

O vereador Audálio encaminhou o documento para o Governo do Estado através do secretário-executivo da SDS, Rodrigo Bastos, para o comandante da PMPE e para o diretor da Diretoria Integrada do Interior I – DINTER I, Cel. Maranhão.

A privatização dos parques de Garanhuns

Uma entrevista do prefeito Izaías Régis à Revista Movimentto, no mês de julho, está repercutindo nas redes sociais, principalmente no Facebook, pois nela o chefe do executivo garanhuense afirma que estaria pensando em privatizar os parques da cidade. Lógico, Pau-Pombo e Euclides Dourado.

De imediato lembrei que o SESC, há algum tempo, tinha demonstrado interesse em assumir o Pau-Pombo (Parque Ruber Van der Linden), abrindo passagens de sua Colônia de Férias diretamente para o parque, que seria uma espécie de anexo e seria cuidado pela instituição. A proposta não chegou a ser esclarecida, e parece ter esfriado. Aliás, SESC e prefeitura parecem que estão com um probleminha devido ao terreno de frente ao novo Centro de Convenções. Izaías estaria propenso a não doar a área para o SESC, inclusive fazer estacionamento. Silvino, na época, teria se comprometido, mas não deixou no papel.

Voltando aos parques, fui ler detalhadamente a entrevista, e acho que o prefeito falou uma coisa pensando em outra.

A palavra "privatização", usada por ele, pressupõe a venda de algo público para uma instituição privada, logicamente. Entretanto, Izaías diz que sua ideia não é se desfazer dos parques, que continuariam sob o domínio da administração municipal.

Em Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, alguns parques cobram entrada, para suas manutenções e novos investimentos, inclusive com o teleférico, trenzinhos, pedalinhos, etc. (a grande maioria paga por fora para ter acesso). É o que pensa Izaías com uma pista de gelo para o Parque dos Eucaliptos.

Mas pagar entrada nos parques não é o caso de Garanhuns.

Pelo que falou na entrevista, Izaías pensa em restaurantes, cafés e outros estabelecimentos de perfil turístico, e de qualidade, dentro dos parques.

Seria portanto uma concessão, estabelecida através de concorrência pública, e que seria muito bom para geração de emprego e renda, como existe em muitos outros municípios. Pois seriam atrativos que ajudam na circulação de dinheiro. Na forma que estão, os parques podem ser visitados sem que o turista se sinta motivado a gastar um real.

Se for isto mesmo, é só esclarecer, que acredito terá o apoio da população, mas se de fato, se for a Privatização dos Parques, não tem lógica nem sentido se desfazer do patrimônio histórico e ambiental de Garanhuns, pensando somente em aumentar arrecadação.

Santa Cruz visita o tricolor Paulo Câmara e aposta em vaga na SulAmericana



O clima de comemoração pelo acesso do Santa Cruz à Série A do Campeonato Brasileiro marcou o encontro do governador Paulo Câmara com integrantes da diretoria e parte do elenco do clube pernambucano, na manhã desta terça-feira (24), no Palácio do Campo das Princesas. Na comitiva, o presidente Alírio Moraes; o vice, Constantino Jr.; o técnico do time, Marcelo Martelotte, além do goleiro Tiago Cardoso e dos atacantes Grafite e Bruno Morais. Em maio deste ano, o governador também recebeu a visita dos tricolores, após a conquista do Campeonato Pernambucano.

Torcedor do Santa Cruz, o chefe do Executivo estadual enalteceu o acesso do time à elite do futebol brasileiro e reiterou sua torcida pelo clubes pernambucanos. “É um time com tradição no futebol brasileiro, que tem um patrimônio, uma torcida maravilhosa e que, merecidamente volta à Série A, depois de uma campanha muito bonita. O Santa Cruz com certeza vai fazer bonito no próximo ano e, junto com o Sport, vai representar bem Pernambuco. Se Deus quiser, vamos ter a oportunidade, em breve, do Náutico também subir e termos os três grandes clubes pernambucanos disputando a Série A”, previu, otimista.

Presidente tricolor, Alírio Moraes
COPA SULAMERICANA

O Santa Cruz foi ao gramado, fez sua parte e conquistou um acesso memorável. Mas a Série B ainda não acabou. A partida contra o Vitória, no próximo sábado, não servirá apenas para que a torcida tricolor comemore a subida de divisão. Existem circunstâncias que transformam este confronto em algo importante para a temporada 2016. Pode valer, por exemplo, a classificação para uma competição internacional, a Copa Sul-americana. Até por conta disto, o torcedor coral precisa comparecer no Arruda, às 16h30 do sábado. 

Há toda uma matemática por trás da partida diante do Vitória. Caso conquiste o resultado positivo sobre os baianos, o Santa Cruz terminaria na segunda posição da Série B. Desde que o novo sistema de classificação para a Sul-americana foi estabelecido, todos os times que foram vice-campeões da Segundona garantiram vaga no torneio continental. Esta é uma base fundamental para entender as probabilidades do Mais Querido.

Oito equipes brasileiras têm o direito de disputar na Copa Sul-americana. O campeão da Copa do Nordeste, o time que levanta o troféu da Copa Verde e os seis melhores classificados em campeonatos brasileiros, de acordo com os critérios vigentes. Em 2014, por exemplo, a Ponte Preta ficou com o segundo lugar da Série B e conquistou o último espaço na Sul-americana. 

Em 2013, o ponto de corte foi o Sport, terceiro colocado da Segunda Divisão. O que significa que o Santa Cruz pode garantir a classificação mesmo não vencendo a Vitória. Basta as equipes acima do Mais Querido passarem até a quarta fase da Copa do Brasil. Mas as possibilidades de participar da Sul-americana aumentam consideravelmente caso o Tricolor termine na vice-liderança. 

RANKING

Com a segunda posição, o Santa Cruz soma 320 pontos no ranking da CBF. Em terceiro lugar, seria 280. Atualmente, o Mais Querido ocupa a 36ª posição desta lista e um bom resultado contra o Vitória tornaria mais viável um retorno ao top30. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.