quarta-feira, 26 de junho de 2013

Morre Zé dos Caibo

Quem é do forró vai saber logo de quem se trata. Nem me perguntem agora o nome verdadeiro dele, pois para todos nós era Zé dos Caibo. A notícia acabei de ver no facebook do Nando Azevedo.

Zé era o dono do barzinho ao lado do posto menor da Av. Caruaru, onde todo domingo os forrozeiros se reuniam para tocar e se divertir, só pela alegria de fazer forró. O encontro era sempre organizado por seu Clóvis do Trio Asa Branca. Gena de Altinho também organizava por lá.

No próximo domingo o encontro acontece no Pau Pombo, em homenagem a Zé dos Caibo. Segundo Nando, provavelmente Zé tenha sido vítima de um AVC.

Garanhuns perde um homem simples, de coração bom. Uma pessoa que deu espaço para que artistas, profissionais e amadores pudessem brincar de música, ou seja, proporcionou a felicidade de muita gente! O forró e a arte popular de Garanhuns agradece! Vai com Deus, Zé!

O encontro sempre mereceu mais apoio, pois é um verdadeiro celeiro de artistas populares, violeiros, poetas e principalmente forrozeiros. Seu Clóvis e Zé dos Caibo sempre deram o exemplo de perseverança e amor à causa popular.

Coordenadoria da Mulher firma pactos que beneficiam as mulheres de Garanhuns



Trabalhando em prol dos direitos e na viabilização de políticas públicas que beneficiem as mulheres de Garanhuns e região, a Coordenadoria da Mulher, órgão ligado ao Gabinete do Prefeito Izaías Régis, firmou recentemente alguns pactos a fim de fortalecer a execução das suas ações.

Dentre eles, o Pacto de Cooperação Técnica, firmado junto à Secretaria de Saúde, que autoriza o Município a ser sede regional na área da saúde, educação e empreendedorismo. Já o pacto de Cooperação Técnica entre Garanhuns e o Estado, direciona os programas de geração de renda para a mulher, incluindo as quilombolas e aquelas fixadas no espaço rural. “Nossa meta é fortalecer a cidadania, respeitando a diversidade das relações humanas, garantindo, desta maneira, a igualdade entre homens e mulheres”, destacou Eliane Simões, coordenadora do órgão no Município.

Eliane Simões ainda ressaltou toda a preocupação que a Coordenadoria tem em atender a mulher negra. “Daremos uma atenção especial às mulheres quilombolas, muitas vezes esquecidas e que agora terão os seus direitos asseguradas, para tanto, já conseguimos dar o primeiro passo e firmamos um pacto também junto a secretaria estadual de saúde que irá atendê-las na questão da doença falciforme, que é hereditária e prevalente na população afrodescendente”, argumentou.

Ações no FIG – Durante a realização do Festival de Inverno, entre os dias 18 a 27 de julho, a Coordenadoria promoverá uma Campanha em parceria com as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, 71º BIMtz, CDL e AMTT para que os homens possam posar com cartazes e faixas, exibindo a frase: “Não seja agressor, seja protetor”, no intuito de conscientizar a população quanto aos diversos tipos de violência que acometem as mulheres diariamente.

Outro pacto firmado junto a Polícia Militar será promovido nas Escolas municipais a fim de esclarecer os estudantes sobre a violência, bem como a respeito da Lei Maria da Penha. O programa, que já é desenvolvido nas instituições estaduais de ensino aborda através de uma cartilha a violência doméstica no núcleo familiar e será intitulado de Maria da Penha nas Escolas.

Texto: Ilana Dias

Secretaria de Turismo realiza cadastro de barraqueiros e gasoseiros

Com o objetivo de manter o banco de dados atualizado e proporcionar celeridade nos preparativos de eventos locais, a Secretaria Municipal de Turismo está realizando a 2ª chamada, até a sexta-feira (28), um cadastro específico para barraqueiros e gasoseiros de alimentos e bebidas.

O cadastro serve para quem for trabalhar durante a 23ª edição do Festival de Inverno e também para os demais eventos que acontecem no município. Os trabalhadores devem ir à sede da secretaria, localizada no Centro Administrativo, na Avenida Caruaru, Bairro Heliópolis, de 8h às 14h.

Documentação necessária para titulares e acompanhantes: Comprovante de Residência; CPF; RG e 1 foto 3x4.

Meu Manifesto é por Direitos, e não para Direita!!



Vi o título deste post no facebook, de onde trouxe a imagem também, e mostra o receio de muita gente da massa ser manipulada pela mídia e por aqueles que querem chegar ao poder, incentivando as manifestações como forma de abalar o governo. Entendi o movimento desde o início como apolítico e apartidário, onde todos podem reivindicar seus direitos. 

Vi Haddad e Alckmin, lado a lado, assinarem a lei que baixou a passagem em São Paulo. Uma bela vitória da pressão popular. Vi cartazes #foraAlckmin, #foraDilma, #foraCabral. Vi também manifestos contra Eduardo Campos e até contra Izaías Régis e suas cobranças de taxas.

Mas vejo também sinais de manipulação, de que há o sentido eleitoral em parte destas manifestações de uma forma não clara, embutida, de bastidores, colocando a ideia que o movimento é por direitos e por ao amor ao Brasil, levando os jovens para as ruas, e lá mudando a conotação, dando um sentido único, que é contra Dilma e o Governo Federal. 

Tenho receio que voltemos de novo à concentração do poder e das riquezas no sul-sudeste do país! O Brasil avançou, não como queríamos, mas muito mais do que em outras épocas. Hoje, com programas como PROUNI, as classes menos favorecidas têm mais acesso às Universidades Públicas, inclusive ouve  o investimento trazendo-as ao interior do país. Tem menos gente na miséria e mais nas classes de consumo. 

Temos um governo que tem buscado investir no Nordeste para diminuir as diferenças regionais e claramente temos mais empregos, embora, reconheçamos, poderia ser realmente melhor. O país é travado pela corrupção em suas estruturas de poder. Então o que precisamos é avançar, e não regredir. É para isto que o povo está nas ruas, cobrar das autoridades, em todas as instâncias... Cobrar um país, estado e município melhores!

Precisamos cobrar para seguir em frente, ter mais e melhor, menos impostos e melhores serviços públicos, defenestrando da vida pública aqueles que entravam o desenvolvimento. Precisamos melhorar nossa representação no Congresso Nacional, que engessa o governo com chantagens político-econômicas. Precisamos impor a agenda administrativa nacional, mas isto passa pela eleição, principalmente a do próximo ano. Não adianta gritar na rua e votar errado na urna.

O desenvolvimento do Brasil, elogiado no mundo todo, não tem mais espaço para a corrupção.

Seria de bom alvitre uma grande campanha pelo voto limpo, e a própria população poderia criar mecanismos que impedissem a venda de votos e outros costumes que acabam levando de volta ao congresso a ralé da política brasileira, aqueles que não representam ninguém, a não ser aqueles que bancam suas candidaturas. E não dá pra continuar misturando religião com administração pública, esta tem que ser para todos, inclusive de credos, e as pessoas têm o direito até de não terem religião, então não podem ser doutrinadas por elas.

Precisamos renovar os partidos políticos, não há democracia representativa sem os partidos, então seria interessante que aquela multidão nas ruas participassem ativamente das legendas, mudando os velhos caciques que são verdadeiros donos dos partidos e fazem as negociatas do poder.

Por fim, o que precisamos é forçar a reforma política, mas precisamos também ter mais participação onde as coisas podem mudar, no Congresso Nacional, e não tem outra forma se não tivermos novas bundas nas velhas cadeiras.

Integração Nacional intensifica ações de acompanhamento do Projeto São Francisco - Saiba mais

Para dar cada vez mais agilidade às obras da Integração do São Francisco, além de reforçar as frentes de trabalho, o Ministério da Integração Nacional tem fortalecido as ações de monitoramento dos trabalhos. São quase 600 colaboradores atuando na fiscalização, supervisão e gerenciamento das obras civis, eletromecânicas e ações ambientais do empreendimento. Ao longo da última semana, as equipes gerenciais do Departamento de Projetos Estratégicos, da Secretaria de Infraestrutura Hídrica, responsável pelo projeto, reuniram-se mais uma vez com as empresas construtoras e supervisoras nos canteiros de obra para acompanhar e fiscalizar as atividades.

Além desses encontros mensais, o Ministério da Integração Nacional mantém equipes lotadas nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará para acompanhar o dia a dia dos trabalhos executados pelas construtoras, ao longo dos 17 municípios por onde passam as obras do Projeto São Francisco. Para o secretário de Infraestrutura Hídrica, Francisco Teixeira, essas reuniões de trabalho com todos os atores envolvidos no empreendimento são fundamentais. “Estamos aqui para trabalhar com integração e de forma comprometida para cumprirmos nossos cronogramas”, afirmou Teixeira durante a reunião em Cajazeiras (PB).

Dos 5.300 trabalhadores atualmente empregados na Integração do São Francisco, mais de 4.400 estão diretamente ligados às atividades de construção de canais, túneis, aquedutos e barragens que vão beneficiar mais de 12 milhões de pessoas no Nordeste. Nos últimos seis meses, 1.300 pessoas foram contratadas para atuar nas obras do São Francisco. As novas contrações são resultado das sete ordens de serviço emitidas no período. Até o final de julho, todos os contratos das obras complementares do projeto estarão firmados.

Para aperfeiçoar o gerenciamento dos contratos do Projeto São Francisco (43 no total), o Ministério da Integração Nacional implantou, a partir de 2011, novo planejamento e modificou a forma de licitação e contratação com seis trechos de obras (Metas 1N, 2N, 3N, 1L, 2L e 3L).

Etapas da obra – As obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão em atividade em doze trechos que passam pelos municípios pernambucanos de Salgueiro, Cabrobó, Floresta, Verdejante, Custódia e Sertânia; em Jati e Mauriti, no Ceará; e em São José de Piranhas, na Paraíba. Ao todo, das 16 etapas de construção do empreendimento, duas (Canais de Aproximação Norte e Leste) já estão concluídas. São 1,5 mil equipamentos em operação.

O Projeto São Francisco também possui três trechos que funcionam 24 horas por dia entre Salgueiro e Cabrobó (PE), em Jati (CE), e em São José de Piranhas (PB). Os serviços em Mauriti (Lote 6), no Ceará, e em São José de Piranhas (Lote 7) serão retomados com a conclusão do processo licitatório já em curso.

Considerada a maior obra de infraestrutura hídrica do país, a Integração do Rio São Francisco é um empreendimento do Governo Federal que vai levar água para mais de 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, além de gerar emprego e inclusão social.

Casas Bahia será no antigo Cinema Jardim


Conforme já foi divulgado, as Casas Bahia que deve se instalar em Garanhuns ainda este ano, e será mesmo no antigo Cine Jardim, no Coração da cidade, onde até o ano passado funcionava o SEBRAE. Em Arcoverde que tem um prédio semelhante na Praça do Bandeirante, funciona hoje a Americanas Express, no mesmo modelo da de Garanhuns. Antes, lá funcionou uma espécie de galeria de artes.



Segundo o radialista Marcos Cardoso, a prefeitura vai autorizar a quebra dos canteiros da Praça Jardim, para que seja construído o estacionamento da nova loja nos dois lados da praça. Segundo Marcos, não se sabe se as árvores serão poupadas.

PREFEITURA INTENSIFICA AÇÕES NO DISTRITO DE SÃO PEDRO



Nos últimos meses o Governo Municipal, através da Sub Prefeitura local e a Secretaria de Obras, vem realizando ações que estão contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos são pedrenses.

A reforma e pintura do mercado de farinha (foto), recuperação das estradas com a máquina patrol, limpeza do rio, instalação e pintura de quebra molas, reparos e pinturas em prédios públicos, são algumas atividades que foram realizadas e agradaram a comunidade do Distrito de São Pedro.

Para o Sub Prefeito Artur Acioli, o que o Governo Municipal vem fazendo em São Pedro é apenas o começo, pois, o trabalho será intensificado para que as mudanças anunciadas em campanha sejam todas concretizadas e a população seja atendida, tornando o Distrito de São Pedro um local melhor de se viver.

FIG 2013: Manifestação dos Blocos Líricos é suspensa no Recife


ATENÇÃO: Foi suspenso o Ato de protesto desta quarta-feirados Blocos Líricos e organizações de FREVO em favor de um maior espaço no FIG/2013 (conforme noticiamos logo abaixo).

Na manhã da terça-feira, 25, a Fundarpe entrou em contato com Seronildo Guerra (Presidente da Liga dos Blocos Líricos) e o convocou para rever a posição inicial numa reunião que será marcada.

Ricardo Andrade (pelo facebook)

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS: Blocos líricos se manifestam contra a Fundarpe e denunciam queda de R$ 5 milhões do orçamento do evento

Seronildo Guerra, Presidente da Liga dos Blocos de PE e do Bloco Flor da Lira está organizando uma manifestação para mostrar ao Governo do Estado o descontentamento pela retirada dos blocos do Festival de Inverno de Garanhuns. O texto abaixo está publicado no blog do professor Augusto Souto, que retirou. do Facebook de Ricardo Andrade compositor e Presidente do Bloco Lírico Flabelo Encantado.



Nesta quarta às 9h, em frente ao Centro de Convenção (ao lado da Agamenon), sede do Governo do Estado, acontece um grande ato dos blocos líricos de Pernambuco para garantir suas participações no Festival de Inverno de Garanhuns. 

O Governo retirou 5 milhões do orçamento do FIG 2013, com isso, deixou de cumprir com a promessa, anunciada no FIG do ano passado, a criação do POLO DO FREVO. O Festival de Garanhuns tem em sua programação todos os polos que possamos imaginar: Polo do Forró; do hip hop; Mangue; circo; infantil; grandes atrações, etc. Não tem o Polo do Frevo, há mais de cinco anos que nós, dos Blocos Líricos, reivindicamos este Polo, com a fundação da Liga dos Blocos Líricos, o seguimento tomou força e conquistamos nosso espaço e nosso respeito no FIG. Quando pensávamos que estávamos contemplados e tinha acabado a luta, por ter sido anunciado, no palco da cultura popular, pelo Secretário Beto Silva (Executivo da Cultura), a criação do "Polo Lírico", que nós dos Blocos Líricos, abrimos mão do referido Polo, para expandir as outras leituras do Frevo, dando o nome de "POLO DO FREVO", fomos surpreendidos, este ano, pela notícia, que sequer, o 5º FLABELOS CANTANTES, iríamos realizar e que apenas dois Blocos estariam contemplados para Garanhuns: o Flor da Lira de Olinda (Presidente desta Liga) e o Bonde. 

Um total desrespeito ao FREVO, contemplado pela UNESCO, como PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE em 2012 (para? se aqui no Estado de sua origem não se respeita), estamos entristecidos, mas, vamos lutar com a garra dos jovens, que deram um grande exemplo de democracia, dias atrás. Nesta quarta- feira convocamos todo pessoal do FREVO e vamos juntos, ao Centro de Convenções, pacificamente e com a elegância que nos é peculiar, reivindicar do Governo mais recursos para o FIG, de forma que venha contemplar o FREVO de forma respeitosa. 

Anunciei em reunião extraordinária da LBL, sábado passado, que o Flor da Lira de Olinda, renunciaria ao convite da FUNDARPE, em respeito aos Blocos irmãos. 

Desta forma, criamos frases de impacto para imprimir faixas e banners, que possam sensibilizar nossos governantes e reverter essa situação, anexamos as referidas frases/faixas. 

Nesta quarte-feira, 26 de junho, queremos levar centenas de pessoas dos Blocos neste manifesto, em comissão de 5 tentaremos conversar com o Secretário de Articulação e da Casa Civil do Governo. 

Contamos com o apoio de todos os Blocos filiados ou não, com os clubes e troças e Bonecos, se fazendo presentes com seu pessoal, que possam levar (mínimo de 10 pessoas), não precisa ser fantasiados, devendo vestir a camiseta de seu Bloco, levar também o Flabelo e 2 músicos de corda, quem puder.  A concentração será as 9 horas da manhã enfrente ao Centro de Convenções, pela Agamenon Magalhães (antes do Chevrolet Hall), na entrada do Fair do C. Convenções. 

A LBL levará o naipe de sopros e Amantes das Flores de Camaragibe o de percussão e os outros deverão levar músicos de cordas, desta forma teremos uma grande orquestra para chamar mais ainda a atenção de todos. 

A imprensa televisiva e escrita também estará presente. 
Esperamos conquistar o respeito e o espaço devido ao FREVO.

O texto é do Seronildo Guerra, Presidente da Liga dos Blocos de PE e do Bloco Flor da Lira. Retirei do Facebook de Ricardo Andrade compositor e Presidente do Bloco Lírico Flabelo Encantado.

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Vereadores convocam sociedade para debater Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns‏


Já há algum tempo, os serviços prestados pelo Hospital Regional Dom Moura vêm sofrendo críticas por parte da população, e por isto tem despertado nos vereadores, na Casa Raimundo de Moraes, a necessidade de aprofundar o debate sobre a instituição de saúde do Governo Estadual, que atende a praticamente todo o Agreste Meridional e ainda municípios de outras regiões.

Falta de médicos, materiais e medicamentos têm sido motivo de exposição na imprensa e o próprio CREMEPE chegou a interditar de forma ética alguns serviços do HRDM. 

Atendendo um pedido da vereadora Luzia Cordeiro (Luzia da Saúde), a mesa diretora da Câmara de Vereadores resolveu agendar uma Audiência Pública para debater com a sociedade a situação do hospital. O encontro no plenário Álvaro Brasileiro Vila Nova acontece nesta quarta-feira, 26, às 9h, e para isto foram convidadas diversas autoridades, inclusive os responsáveis pela gestão da de saúde no estado, em Garanhuns representados pelo próprio hospital e pela V GERES - Gerência Regional de Saúde, que atende 21 municípios no Agreste.

Órgãos como o Ministério Público já confirmaram presença, através do Promotor de Justiça Alexandre Bezerra.

"O Hospital Dom Moura é um dos maiores hospitais do estado, e precisa prestar um serviço digno à nossa população. Não podemos ficar omissos enquanto a população reclama. Por isto, vamos juntos, ouvir atentamente seus gestores e cobrar as melhorias necessárias e urgentes que atendam os anseios daqueles que dele precisam, principalmente as pessoas mais humildes" - afirmou Audálio Ramos Filho, presidente da Casa Legislativa.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.