quarta-feira, 26 de junho de 2013

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS: Blocos líricos se manifestam contra a Fundarpe e denunciam queda de R$ 5 milhões do orçamento do evento

Seronildo Guerra, Presidente da Liga dos Blocos de PE e do Bloco Flor da Lira está organizando uma manifestação para mostrar ao Governo do Estado o descontentamento pela retirada dos blocos do Festival de Inverno de Garanhuns. O texto abaixo está publicado no blog do professor Augusto Souto, que retirou. do Facebook de Ricardo Andrade compositor e Presidente do Bloco Lírico Flabelo Encantado.



Nesta quarta às 9h, em frente ao Centro de Convenção (ao lado da Agamenon), sede do Governo do Estado, acontece um grande ato dos blocos líricos de Pernambuco para garantir suas participações no Festival de Inverno de Garanhuns. 

O Governo retirou 5 milhões do orçamento do FIG 2013, com isso, deixou de cumprir com a promessa, anunciada no FIG do ano passado, a criação do POLO DO FREVO. O Festival de Garanhuns tem em sua programação todos os polos que possamos imaginar: Polo do Forró; do hip hop; Mangue; circo; infantil; grandes atrações, etc. Não tem o Polo do Frevo, há mais de cinco anos que nós, dos Blocos Líricos, reivindicamos este Polo, com a fundação da Liga dos Blocos Líricos, o seguimento tomou força e conquistamos nosso espaço e nosso respeito no FIG. Quando pensávamos que estávamos contemplados e tinha acabado a luta, por ter sido anunciado, no palco da cultura popular, pelo Secretário Beto Silva (Executivo da Cultura), a criação do "Polo Lírico", que nós dos Blocos Líricos, abrimos mão do referido Polo, para expandir as outras leituras do Frevo, dando o nome de "POLO DO FREVO", fomos surpreendidos, este ano, pela notícia, que sequer, o 5º FLABELOS CANTANTES, iríamos realizar e que apenas dois Blocos estariam contemplados para Garanhuns: o Flor da Lira de Olinda (Presidente desta Liga) e o Bonde. 

Um total desrespeito ao FREVO, contemplado pela UNESCO, como PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE em 2012 (para? se aqui no Estado de sua origem não se respeita), estamos entristecidos, mas, vamos lutar com a garra dos jovens, que deram um grande exemplo de democracia, dias atrás. Nesta quarta- feira convocamos todo pessoal do FREVO e vamos juntos, ao Centro de Convenções, pacificamente e com a elegância que nos é peculiar, reivindicar do Governo mais recursos para o FIG, de forma que venha contemplar o FREVO de forma respeitosa. 

Anunciei em reunião extraordinária da LBL, sábado passado, que o Flor da Lira de Olinda, renunciaria ao convite da FUNDARPE, em respeito aos Blocos irmãos. 

Desta forma, criamos frases de impacto para imprimir faixas e banners, que possam sensibilizar nossos governantes e reverter essa situação, anexamos as referidas frases/faixas. 

Nesta quarte-feira, 26 de junho, queremos levar centenas de pessoas dos Blocos neste manifesto, em comissão de 5 tentaremos conversar com o Secretário de Articulação e da Casa Civil do Governo. 

Contamos com o apoio de todos os Blocos filiados ou não, com os clubes e troças e Bonecos, se fazendo presentes com seu pessoal, que possam levar (mínimo de 10 pessoas), não precisa ser fantasiados, devendo vestir a camiseta de seu Bloco, levar também o Flabelo e 2 músicos de corda, quem puder.  A concentração será as 9 horas da manhã enfrente ao Centro de Convenções, pela Agamenon Magalhães (antes do Chevrolet Hall), na entrada do Fair do C. Convenções. 

A LBL levará o naipe de sopros e Amantes das Flores de Camaragibe o de percussão e os outros deverão levar músicos de cordas, desta forma teremos uma grande orquestra para chamar mais ainda a atenção de todos. 

A imprensa televisiva e escrita também estará presente. 
Esperamos conquistar o respeito e o espaço devido ao FREVO.

O texto é do Seronildo Guerra, Presidente da Liga dos Blocos de PE e do Bloco Flor da Lira. Retirei do Facebook de Ricardo Andrade compositor e Presidente do Bloco Lírico Flabelo Encantado.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.