sexta-feira, 26 de março de 2021

Prefeito Sivaldo Albino ativa leitos de UTI para atendimento à Covid-19 nesta sexta (26)

Seis leitos foram entregues hoje, e mais quatro vagas serão ativadas na próxima semana, na Unidade de Tratamento Covid-19





A população de Garanhuns conta, a partir desta sexta-feira (26), com mais seis leitos de terapia intensiva para atender os pacientes do município diagnosticados com a Covid-19. As vagas foram instaladas na Unidade de Tratamento Covid-19 (UTC), e entregues hoje pelo prefeito Sivaldo Albino, ao lado da secretária municipal de Saúde, Catarina Tenório.

A ativação dos leitos acontece com o apoio do Governo do Estado, em um trabalho para ampliar as vagas de UTI no município, e desafogar o sistema de saúde no Agreste Meridional de Pernambuco. Durante a entrega, também estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns, Johny Albino; o vereador líder do Governo, Luizinho Roldão; a vereadora Nelma Carvalho; e o secretário executivo de Saúde do município, Paulo Mendonça.

“Estamos vivendo um momento difícil da pandemia, com uma alta nos níveis de contágio. Porém montamos uma equipe capaz de salvar vidas e cuidar da população de Garanhuns, e esse é nosso principal objetivo. Vamos também ajudar todo o Agreste Meridional, desafogando a demanda nos leitos do Hospital Regional Dom Moura e hospitais da rede particular”, destacou o prefeito Sivaldo Albino.

Até então, a unidade funcionava como retaguarda à rede pública de assistência à saúde, dispondo de 32 leitos clínicos de enfermaria. Com a reestruturação, serão ativados 10 leitos para tratamento intensivo de pacientes graves, 22 leitos clínicos para casos leves da Covid-19, e instalação de uma sala de estabilização com três leitos.

A Prefeitura instalou no local um tanque criogênico, com capacidade de armazenamento de 5700 mil metros cúbicos de oxigênio, além de uma bomba de vácuo e um compressor. A aplicação total de recursos é de cerca de um milhão de reais, além dos investimentos para manutenção do quadro de servidores, medicamentos e estrutura, que será de aproximadamente 600 mil reais por mês.

“Hoje já recebemos o primeiro paciente e iniciamos com seis leitos exclusivamente para a população de Garanhuns. Até a próxima semana, vamos ampliar o número de vagas, até os dez leitos. É importante que as pessoas continuem se cuidando, mas se precisarem de atendimento, nós reforçamos a estrutura para fortalecer o tratamento de casos graves da Covid-19”, pontuou a secretária de Saúde, Catarina Tenório.

Fotos: Thomas Ravelly

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.