segunda-feira, 18 de novembro de 2013

CÂNCER DE PRÓSTATA: Garanhuns adere ao Novembro Azul



A Coordenação de Saúde do Homem da Secretaria de Saúde de Garanhuns realiza uma Mesa Redonda multiprofissional, nesta terça-feira (19) quando se comemora o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Próstata. O evento será realizado às 19h, no auditório da AESGA e será marcado por temáticas como: doenças prevalentes no sexo masculino, incluindo câncer de próstata; ginecomastia (neoplasia benigna ou maligna que leva ao crescimento das mamas no homem); diagnóstico confirmado: enfrentamento do homem ao câncer de próstata. As temáticas serão abordadas pelo urologista Dr. Domingos Sávio Bezerra, pelo mastologista Dr. Paulo Batista e pela psicóloga Ingrid Pires, respectivamente.

Este evento destina-se ao público masculino, bem como a todos os profissionais e estudantes da área da saúde e pretende sensibilizar a população masculina quanto à prevenção precoce do câncer de próstata, na intenção de combater o preconceito referente ao assunto.

Governo do Estado divulga Nota Oficial sobre Mudanças nas Secretarias

O Governo do Estado de Pernambuco informa que um grupo técnico formado por vários secretários formulou e apresentou três propostas ao governador Eduardo Campos, sobre a reformulação que deverá ocorrer nas Secretarias de Estado. A decisão final será tomada pelo governador até esta quarta-feira (20/11), data em que o Projeto de Lei deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa de Pernambuco, e neste mesmo dia, será anunciado oficialmente o detalhamento da reformulação.

Vereador Gil PM quer ampliação da Escola Padre Agobar Valença em Garanhuns‏

O Vereador Gil PM (PRB) solicitou ao Governo Municipal de Garanhuns a ampliação da Escola Padre Agobar Valença. Justificando seu pedido, o parlamentar esclareceu que a escola sempre foi um referencial de ensino, e uma das mais tradicionais de nossa cidade que no seu auge abrigou mais de 3.000 alunos.

Fundado pelo prefeito Amilcar da Mota Valença em 30 de Novembro de 1963, teve como turma fundadora a de ginasiandos de 1967 homenageando como Paraninfo - Amilcar da Mota Valença, Patrono - Arlinda da Mota Valença e tendo como 1º Diretor - Antônio Gonçalves Dias que tinha como lema: "Fé e Saber".

“A ampliação da escola Padre Agobar Valença, é uma reivindicação da população e representa melhorias que beneficiarão os alunos da nossa cidade”, destacou Gil PM.

Haroldo pede Posto de Saúde para a comunidade da Massaranduba‏

Para atender uma necessidade imediata de comunidade da Massaranduba, o vereador Haroldo Vicente (PROS) apresentou requerimento na Câmara Municipal solicitando a Prefeitura de Garanhuns a construção ou implantação de um Posto de Saúde (Unidade Básica de Saúde - UBS), naquela localidade.

Haroldo Vicente explica a importância do seu pedido, ressaltando que haverá uma descentralização dos pacientes que hoje precisam recorrer a outras unidades mais distantes e um menor deslocamento para aqueles que precisam de atendimento médico com urgência.

O Parlamentar afirma que essa é também uma solicitação dos próprios moradores. Ele destaca que esse pedido aconteceu durante uma de suas visitas a comunidade. “ Tenho visitado a Massaranduba e em conversa com os moradores, uma das principais preocupações é na área da saúde, eles sempre reivindicam a construção de um posto de saúde”.

Com a implantação da Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Posto de Saúde serão oferecidos os serviços de consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

FOTO: AESGA conclui mais uma Turma de Pós-Graduação



A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) finalizou no último sábado, dia 9 de novembro, os trabalhos de mais uma turma de Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Pessoas, sendo este um dos cursos mais procurados da Instituição.

Os participantes da Pós aproveitaram da melhor forma a oportunidade de especialização através do contato com Professores, Mestres e Doutores na área da gestão. Uma grande festa, envolvendo todos os concluintes da turma, está sendo programada para o dia 22 de novembro, a fim de comemorar mais uma etapa vencida.

Segundo informações da coordenadora de Pós-graduação e Extensão da AESGA, professora Virgínia Spinassé, os cursos de pós-graduação, nível especialização da Autarquia são reconhecidos pela qualidade no processo ensino-aprendizagem.

Atualmente encontram-se abertas as inscrições para o curso de GESTÃO PÚBLICA e de DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. Os interessados devem procurar o Setor de Protocolo da AESGA no horário das 9h às 21h. Para 2014 muitas novidades estão sendo preparadas.

SEBRAE/GARANHUNS promove na Cidade a Semana Global do Empreendedorismo



Desta segunda-feira, 18, até a sexta, 22 de novembro, o SEBRAE/Garanhuns em parceria com a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA, por meio da Coordenação de Estágio e Empresa Júnior, promoverá no Espaço Colunata, no centro da cidade, a Semana Global do Empreendedorismo.

O evento contará com diversas atividades, a exemplo de cursos gratuitos, palestras e consultorias. Estão sendo aguardados para participar do Evento, empreendedores, acadêmicos, professores e demais interessados nas temáticas. 

A Semana Global do Empreendedorismo é um movimento que busca fortalecer a Cultura Empreendedora: conectando, capacitando e inspirando as pessoas para construir um mundo mais empreendedor. Neste movimento participam mais de 130 países, milhares de organizações e milhões de pessoas. Apenas em 2012, a Semana mobilizou no Brasil mais de 1,6 milhão de pessoas, com quase 4.000 atividades e 550 parceiros - o que faz da semana brasileira a maior do mundo, com três premiações internacionais.

DHPP e GPCA: Vereador Audálio Filho solicita instalação de delegacias especializadas em Garanhuns‏


Através do Requerimento Nº 208/2013, o vereador Audálio Ramos Filho solicitou ao Governo do Estado a implantação do DHPP (Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa) e da GPCA (Gerência de Proteção da Criança e do Adolescente) em Garanhuns, contribuindo assim, com os investimentos em segurança para região do Agreste Meridional.

Com a implantação da DHPP e da GPCA as mesmas irão trabalhar de forma integrada com as delegacias da região, o que trará um enorme ganho para a população, já que as referidas divisões de segurança são formadas por especialistas no assunto.

“Garanhuns apresenta um amplo desenvolvimento com fortalecimento econômico e social, porém, paralelamente registra-se um crescente aumento nos índices de homicídios e violações dos direitos da criança e do adolescente. Com a vinda dessas delegacias especializadas, ofereceremos mais segurança à população, principalmente no que diz respeito à defesa das crianças e proteção a vida.” Ressaltou o presidente da Câmara de Garanhuns, vereador Audálio Filho.

Essas delegacias especializadas vão agilizar as investigações otimizando a conclusão de inquéritos e contribuindo, no caso do DHPP, com a diminuição de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), já em relação à GPCA, teremos um divisão que se dedicará somente a proteção das crianças e adolescentes em situação de risco e que tenha seus direitos violados.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.