quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Formação Continuada do Colégio Santa Joana D’Arc


A equipe docente do Colégio Santa Joana D'Arc esteve reunida na segunda-feira, 31, para Formação Continuada, preparando-se para receber os alunos que retornaram a Casa de Ensino neste 01 de agosto.

Para a Formação Continuada,  a Professora Mestra e Assessora da Editora LeYa, Renata Holanda, veio diretamente de Recife para trabalhar os temas solicitados pela equipe gestora do colégio, sendo eles:

- A importância do planejamento;

- Competências na didática a favor de uma aprendizagem significativa;

Ainda no encontro foram debatidas práticas sobre o novo desafio de trabalhar conteúdos e as diversidades inovando com as multimídias, e a educação escolar com as novas perspectivas de ensino.

Bom Conselho festeja 120 anos da emancipação política

Na próxima sexta-feira, 03, os bomconselhenses vão comemorar o aniversário de 120 anos de emancipação política do município.

Ao longo do dia, a cidade terá uma programação voltada para a data, preparada pela Prefeitura Municipal. Logo pela manhã, a partir das seis horas, a população será acordada com uma salva de fogos. Logo em seguida, às oito horas, um ato oficial marcará a programação com a presença de autoridades do município, como a Prefeita Judith Alapenha, vereadores e convidados. No evento terá o hasteamento da bandeira ao som da orquestra do município na sede da Prefeitura.

À tarde, por volta das quatro horas, haverá também uma programação religiosa com uma missa de ação de graças pela chegada do 120º aniversário será realizada na Igreja de São Fidelis (Franciscanos).

Dentro da programação festiva, a população dançará muito forró à noite, a partir das dez horas, na Praça Dom Pedro II. Pelo palco da festa passarão as bandas Internautas do Forró e Nação Forrozeira.

Prefeitura de Calçado e SENAC ofertam cursos para pessoas de baixa renda

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com o Governo Municipal de Calçado, oferta à população o curso de Auxiliar Administrativo. Estão disponíveis 25 vagas exclusivas paras pessoas que tenham o Ensino Fundamental e que sejam de baixa renda.

Até o dia 05 de agosto, as inscrições estão abertas no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), localizado na Rua Pedro Cesário, de 8h até 17h. Para realizar o cadastro, os interessados devem levar uma foto 3x4 e originais e cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante escolar.

As aulas serão ministradas na Escola Municipal Sebastião Tiago, de segunda à sexta, de 15 de agosto a 12 de novembro.

Por Jael Soares

Sobre o Concurso Ambiental do CODEMA

Prezado Ronaldo Cesar, em nome do CODEMA agradeço a disposição que você sempre apresenta em divulgar as ações do CODEMA e aproveito para lembrar aos seus leitores que as inscrições são gratuitas. Solicito que, por favor, os que lerem divulguem entre professores e estudantes de Garanhuns.

Marcos Renato Franzosi Mattos
Membro do CODEMA
Coordenador do V CEEA

Novas oportunidades de cursos profissionalizantes gratuitos


A Prefeitura de Garanhuns, através das secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico, firmou acordo com o PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego e vai ofertar cursos técnicos gratuitos à população local. Auxiliar Administrativo, Promotor de Vendas, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Costura Industrial e Pedreiro são os cursos oferecidos, que juntos totalizam 192 vagas disponíveis.

Previstos para iniciar na próxima segunda-feira, dia 6 de agosto, os cursos de Auxiliar Administrativo, Promotor de Vendas e de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão serão ministrados nas novas instalações do Instituto Federal de Pernambuco – IFPE, localizado às margens da BR – 424, nas imediações da comunidade do Indiano. Já o curso de Costura Industrial, será realizado na Facção de Costura Municipal, localizada na Rua Júlia Brasileiro Vilanova e o curso de Pedreiro, acontecerá na Escola Técnica Municipal, localizada na secretaria de Desenvolvimento Econômico, situada no bairro José Maria Dourado, a popular Brahma.

O curso de Costura Industrial acontecerá nos horários da manhã e tarde, e o de Pedreiro, tarde e noite. Ambos serão realizados de segunda a sexta-feira. O Curso de Auxiliar Administrativo acontecerá pela manhã, de 7h45min as 11h45min, e terá carga horária de 160 horas. O de Promotor de Vendas acontece no mesmo horário e tem a mesma carga horária. Já o curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão acontecerá no período noturno de 18 as 22 horas e tem uma carga horária de 200 horas.

Segundo a secretária de Assistência Social, Zélia Herculano a intenção é “elevar a autoestima dos participantes, por meio da valorização profissional, favorecida pela qualidade do certificado o qual recebem ao final dos cursos; melhorar a renda e garantir uma profissão no mercado de trabalho” finaliza. Lanche e fardamento serão disponibilizados aos alunos, que também receberão o Certificado do SENAI no encerramento de cada curso.

A cada eleição, muda tudo!


Um dos motivos de muita gente se afastar da política é a falta de critérios ideológicos nas composições partidárias a cada eleição. Com raras, raríssimas exceções, os políticos mudam de lado, juntam-se a adversários e se afastam de aliados.

Garanhuns tem sido um exemplo.

Como explicar que depois de quase oito anos apoiando o governo Luís Carlos, tendo sido seu deputado estadual, Izaías Régis é o principal candidato da oposição? E que Silvino, depois de quase os mesmos oito anos brigado, é o seu candidato do coração.

Relembrando, há apenas dois anos, Izaías foi o principal candidato a deputado do prefeito Luís Carlos, e na última eleição, Izaías apoiou Luís, pois este já não teve os aliados de quatro anos antes em seu palanque.

Silvino e Sivaldo estavam com Zé da Luz na última campanha de prefeito. Agora não mais.

Bartolomeu lançou Silvino para prefeito, e hoje são adversários históricos.

Aí fica sempre uma dúvida cruel. Como garantir que Izaías não vai romper com Rosa, ou com Bartolomeu, com o PT ou outros aliados? E que Silvino no primeiro minuto de governo não vai devolver o rompimento a Luís Carlos?

Quantos que estão dizendo que um ou outro não serve para Garanhuns estarão com ele na próxima eleição?

É a política de Garanhuns que a cada eleição embaralha tudo.

Isto retrata a falta de grupos políticos fortes, consistentes e unidos por ideias e projetos, pois o que há é apenas por conveniência eleitoral.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.