sexta-feira, 22 de novembro de 2013

PALMEIRINA: Presidente da Câmara faz desabafo contra o prefeito

 
Vim morar em Palmeirina ainda jovem, constituí família e amo esta cidade. Já fui vereadora de 2000 a 2004 com o prefeito de oposição Carlos Timóteo, exerci dois mandatos com o governo que mais gerou emprego e renda e cuidou desse povo honrado de Palmeirina o ex-prefeito e meu filho Eudson Catão. Hoje estou exercendo o quarto e último mandato, se Deus quiser. 

Sou eternamente agradecida ao povo de Palmeirina pela eleição do meu amado esposo Severino Ferreira, do meu filho Eudson Catão e meus quatro mandatos consecutivos. Sou grata a todos vereadores que nas quatros legislaturas me confiaram o voto para primeira secretária e presidente desta honrada casa Antonio Pinto de Melo. Quero parabenizar aos meus colegas guerreiros e lutadores que não se dobram por pressões de qualquer natureza, permanecendo firme ao lado do nosso povo que são: Davi Freitas, Bruno Monteiro, José Célio (Mizé), José Marcelino e Toinho Santana. 

Desde que vim morar em Palmeirina nunca vi um governo novo tão envelhecido, e a cada dia demonstra a falta de zelo com a causa pública, que seja por atraso de salários ou falta de apoio de todas as naturezas com a população sofrida e humilhada com a falta de respeito desse governo. 

Estou hoje na presidência, amanhã na bancada e depois como ex-vereadora, mas continuarei lutando como aposentada que sou, como professora, pelos inativos e efetivos por uma Palmeirina mais justa e que todos sejam tratados com igualdade. 

Recebemos hoje a visita do Secretário da Casa Militar, Coronel Mário Cavalcanti, para vistoriar as obras ainda remanescentes da operação "reconstrução", referente a tromba d`agua de 18/06/2010, conseguida pelo então prefeito Eudson Catão junto ao governo Eduardo Campos, que está gerando algo em torno de 50 empregos diretos.

Torço para que a atual gestão acerte no rumo da geração de empregos, dos pagamentos em dia e do tratamento digno e respeitoso que a nossa querida Palmeirina merece.

Vereadora Maria Natália Catão Ferreira
Marili Catão

VOTE: Estudante de Saloá participa de premiação nacional


O site do MEC publicou ontem que dez vídeos foram selecionados para concorrer ao prêmio Curtas Histórias, no qual o público poderá votar pela internet, até o próximo dia 27 através desse link

Os três melhores vídeos, criados por equipes de estudantes e professores, serão premiados em Brasília em dezembro. Sendo um escolhido pelo júri popular, pela internet, e dois pela comissão julgadora. 

O tema dessa primeira edição do concurso é "Africanidades Brasileiras", e o concurso recebeu 233 inscrições de equipes de escolas públicas das 27 unidades da Federação. 

O concurso de vídeos foi dirigido a estudantes vinculados a programas do Ministério da Educação, como o Mais Educação, Ensino Médio Inovador e Projovem Urbano, trabalhando assuntos atrelados à: educomunicação, comunicação e uso de mídias, cultura digital e cinema. 

Cada equipe é composta no máximo por 5 integrantes e os estudantes e o professor da equipe vencedora do concurso ganharão: participação de oficina de cinema e empreendedorismo; um tablet e um smartphone. E a escola na qual estudam, receberá um aparelho datashow, um DVD, uma filmadora digital e uma câmera fotográfica semiprofissional.

Dentre as 10 equipes finalistas em todo Brasil, existem 3 de Pernambuco, das quais uma delas é formada pelos estudantes do Projovem Urbano de Saloá (orientada pelo professor Álvaro Deangelles), como mostra a tabela abaixo dos finalistas.

OAB Garanhuns e FDG/AESGA realizam seminário sobre Direito Ambiental


A Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco/Subseccional Garanhuns em parceria com a Faculdade de Direito de Garanhuns (FDG), realizará no dia 22 de novembro, nas dependências do Auditório Manoel Elpídio Melo, fixado no prédio da AESGA, o primeiro Encontro de Direito Ambiental da Comissão de Meio Ambiente/OAB-PE.

O Evento será dividido em dois momentos: à tarde, a partir das 14 às 17 horas, e a noite das 19 às 21 horas e apresentará palestras direcionadas ao tema proposto. Os interessados em realizar inscrição para o período integral (tarde e noite) ganharão 15 (quinze) horas de atividades complementares. Já aqueles que se inscreverem apenas para o período noturno terão direito a 10 (dez) horas de atividades complementares.

As inscrições já estão abertas, sendo realizadas na Coordenação de Direito, mediante a entrega de 03 (três) itens de higiene pessoal (sabonete, creme dental, escova de dente, escova de cabelos e desodorante), dentre outros artigos. Todo o material arrecadado será doado ao Abrigo São Vicente de Paulo.

Driver realiza Curso de Pilotagem Gratuito no Motofest ‏em Garanhuns 2013


A exemplo do que foi feito no ano passado, a Driver irá repetir este ano o mini curso de segurança no trânsito com os instrutores que são também formados pela escola Honda de pilotagem, durante o MOTOFEST 2013.

O curso é uma parceria das duas empresas e a novidade é que esse ano haverá aula prática com algumas técnicas de pilotagem defensiva pra quem se inscrever com antecedência. 

A quantidade de vagas é limitada e haverá inclusive algumas motos da Driver disponíveis pra alunos que não possuam moto. O requisito é ter carteira de habilitação classificada pra moto(A). Esse não é um curso para não habilitados.

A inscrição pode ser feita pelo link: http://j.mp/minicurso-motofest

Depois da inscrição, a Driver entrará em contato pra confirmar os participantes e informar os horários.

Vereadora Carla de Zé de Vilaço solicita escola para o Bairro Dom Helder Câmara em Garanhuns



Através do requerimento Nº 582 / 2013, a Vereador Carla de Zé de Vilaço solicitou ao Governo de Pernambuco a implantação de uma escola estadual que atenda as comunidades dos Conjuntos Residenciais Lula I e Lula II, no bairro Dom Hélder Câmara em Garanhuns.

Segundo a vereadora, a construção de uma escola estadual seria um importante passo para proporcionarmos a inclusão educacional dos jovens daquela localidade. Através dos estudos nós convivemos com pessoas diferentes e recebemos uma educação diferente das quais recebemos em casa. Na sala de aula ampliamos o nosso mundo através de livros e conhecimentos adquiridos, através dos professores, viajamos sem sair do lugar com as leituras e a internet, viajamos também na nossa imaginação.

“Países de primeiro mundo têm como princípio uma boa educação, para manter o seu futuro próspero e assim manter e até elevar sua riqueza material e cultural. Um país se constrói com educação escolar e para isso temos que preservar e investir em nossa maior riqueza que são as escolas, e para facilitar este acesso, esta inclusão, é necessário que a escola esteja próxima da comunidade, integrada, fazendo parte do cotidiano do bairro”, afirmou Carla de Zé de Vilaço.

PSB de Garanhuns pode ter candidatos. Saiba quem são!

Dr. Ivan Rodrigues liderando grupo socialista em Garanhuns

Setores do PSB em Garanhuns não assimilaram bem o evento que lançou as pré-candidaturas de Geovani Oliveira para estadual e Marinaldo Rosendo para federal, há cerca de quinze dias. Mesmo sendo do mesmo partido, a dupla não contactou a comissão local, e buscou lideranças de outros partidos. "O ex-prefeito Luís Carlos não é uma liderança socialista em Garanhuns, e foi ele quem organizou o evento, sem a anuência do partido em nossa cidade" - afirmou um influente filiado. O PSB depois do projeto equivocado da candidatura de Antônio João Dourado, voltou ao controle do grupo liderado por Dr. Ivan Rodrigues.

Além de Luís Carlos de Oliveira, do PDT,. o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa, também esteve presente. "No momento oportuno o PSB de Garanhuns definirá seus candidatos. A executiva estadual já sabe da força da nossa legenda e dos nomes que temos" - afirmou nosso contato.

Por falar em nomes, Calvino Brasil adiantou alguns deles, que podem compor inclusive uma dobradinha socialista em Garanhuns: Dr. Nivaldo Azevedo, Dorgival Figueiredo, Ivo Amaral Jr., José Maria da Milk, Marco Notaro, Antonio Vaz Coelho, e os médicos Antônio Coelho (pai de Toinho Coelho), Eduardo Miranda e Pedro Henrique Veloso. Nomes como Givaldo Calado e Pedro Falcão não constariam por decisões particulares. Outros nomes ainda podem fazer parte desta lista.

Dr. Ivan Rodrigues também seria uma opção dentre os possíveis candidatos em Garanhuns, como uma forma de afirmação municipal da legenda e em acordo com a Executiva Estadual para que o município volte a ter representatividade de pessoas que vivem na cidade. 

Dos nomes na relação, a maioria poderia disputar para a ALEPE, e uns dois ou três têm potencial para disputar para a Câmara Federal.

Workshop de bateria movimenta Capoeiras


Acontece nesta sexta-feira, 22, em Capoeiras, um workshop ministrado pelo Bruno Fonseca sobre técnicas, conceitos, postura musical, experiências musicais, influências na bateria, a importância de um bom equipamento, um pouco sobre os pratos Orion, sonoridade, construção, controle de qualidade, respeito aos músicos, entre outros assuntos do mundo da percussão e mais especificamente a bateria.

O workshop será realizado na escola de música de capoeiras.
Praça João do Rego, 87 - Centro
Capoeiras – PE

No dia 22 de novembro às 19:30

GARANHUNS E REGIÃO: Ministérios Públicos Federal e Estadual cobram transparência de municípios.



Os Ministérios Públicos Federal e Estadual promovem uma audiência pública no próximo dia 9 de dezembro para tratar sobre a transparência nas gestões municipais. Os órgãos abriram o prazo para o cadastramento dos interessados em participar do evento, que terá como tema Portal da Transparência: Fiscalizar é direito.

A audiência pública tem como objetivo expor a situação atual do cumprimento da Lei Complementar nº131/2009 e da Lei 12527/2011, no que diz respeito à implementação do Portal da Transparência por diversos municípios do Agreste e do Sertão pernambucano, além de esclarecer os cidadãos sobre o tema, ouvindo dúvidas, sugestões, questionamentos e reivindicações. Representantes do Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco também irão participar do evento. 

Conforme consta no edital da audiência, os prazos estabelecidos por lei para que os municípios regulamentassem as obrigações impostas já se encerraram. Levantamento concluído em outubro pela Controladoria Geral da União apontou que os municípios em questão (ver lista abaixo) ainda não se adequaram.

Será discutida a criação do Portal da Transparência dos seguintes municípios: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Ibirajuba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Quipapá, Saloá, São Bento do Una, São João, Terezinha, Alagoinha, Arcoverde, Buíque, Ibimirim, Iguaraci, Inajá, Ingazeira, Itaíba, Manari, Pedra, Pesqueira, Poção, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Tuparetama e Venturosa.

Os interessados em participar da audiência pública podem obter mais informações pelo site do MPF.
O edital do evento está disponível aqui.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (87) 3761.1266 e (87) 9109.5155.

Do Ministério Público Federal / Diário de Pernambuco


DOCUMENTO HISTÓRICO: Carta Régia manuscrita de Garanhuns


Descoberta Histórica. A Carta Régia de 1811, manuscrita pelo Príncipe Regente, é o primeiro registro oficial de Garanhuns . Já havíamos postado aqui a Carta Régia transcrita desta original, e agora o registro é impressionante, pela importância histórica, que resgata o município como um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do interior do estado. 

Garanhuns, portanto, volta a se inscrever historicamente no tempo e no espaço. Tendo sua idade corrigida, volta a ser mais antiga que muitos dos municípios da região que pertenceram a Garanhuns.

A Carta do Arquivo do Tombo de Portugal veio para o Professor Cláudio Gonçalves de Lima, presidente do Instituto Histórico de Garanhuns. 

Nossa história começa em 10 de março de 1811.

É HOJEEE: Programação do Luau Quatro Estações IX em Garanhuns


O Luau Quatro Estações IX, irá homenagear Mestre Benoni e festeja os 100 anos do Reisado Os três Reis do Oriente, dia 23 de Novembro, às 20h, no Espaço Cultural Luis Jardim.

Além da homenagem que contará com as participações especiais de Gonzaga de Garanhuns, Sandoval Ferreira e a apresentação de um documentário sob direção de Genaldo Barros, também terá a participação da Orquestra Sanfônica Garanhuns Dominguinhos, show de Lucas Notaro e os Corajosos, as intervenções de Valdir Ferreira e Alefe Albuquerque, apresentando "Se pudesse ser", e para finalizar estremecendo o evento, o Heavy Metal da banda Trust!

Muita Música, cultura e conhecimento para todos os gostos. Você não pode perder essa manifestação da cultura viva!!!

Luau Quatro Estações, o maior evento independente do interior de pernambuco!!!

Curtam a pagina do Luau Quatro estações e fique por dentro de tudo!!

Viva ao Movimento Alternativo!!!
#compartilhaCultura

Visitem o nosso site:

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.