sexta-feira, 10 de julho de 2015

Projeto Moto Amiga realiza curso de Pilotagem Defensiva em Garanhuns‏

A Alves Motos Honda e o CFC Driver, em convênio com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), realizam nestes sábado e domingo, dias 11 e 12 de julho, um curso de Pilotagem Defensiva para motociclistas aqui em Garanhuns. O curso, que faz parte do Projeto Moto Amiga, será ministrado pela equipe de instrutores da Associação Brasileira de Distribuidores Honda (Assohonda), por meio do Núcleo Operacional Assohonda (NOA - II), sob a supervisão da Gerência de Ensino da Escola Pública de Trânsito, acontece das 8h às 17h, no CFC Driver e no Pátio do Estacionamento da UFRPE. No dia 13, será realizado um fórum com palestras e debates sobre as ações de combate à epidemia dos acidentes com motocicletas em Pernambuco, no auditório da UPE, a partir das 19h30.

A carga horária do curso conta com 16 horas/aula, divididas em dois módulos de oito horas por dia cada, sendo oito horas de fundamentos teóricos e outras oito horas de aula prática. A aula teórica será no CFC Driver, localizado na Av. Agamenon Magalhães, 237, no Bairro Heliópolis. Já a parte prática acontece no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na Av. Bom Pastor, S/N, Bairro Boa Vista. Entre os temas, serão abordadas: Definição e elementos da pilotagem defensiva; Condução em condições adversas; Condução em situações de risco; Ultrapassagens; Derrapagem; Ondulações e buracos; Cruzamentos e curvas.

O curso de Pilotagem Defensiva é destinado a motociclistas e busca aprimorar suas competências quanto à condução segura de motocicletas. "O objetivo é aprofundar os conhecimentos sobre o manejo eficaz da motocicleta, em função da legislação de trânsito, bem como incrementar as habilidades de condução adequada por meio de técnicas de pilotagem segura", diz Guto Alves, coordenador do NOA II.

O curso vai abordar questões técnicas de como pilotar uma motocicleta, sempre buscando a condução correta e segura, minimizando as possibilidades de acidentes de trânsito, que são tão frequentes. "Principalmente pela falta de conhecimento ou pela imprudência ao conduzir uma motocicleta", completa o coordenador da NOA-II.

Para o gerente da Escola de Trânsito do Detran-PE, Ivson Correia, os cursos e programas que trabalham na prevenção de acidentes são uma grande oportunidade para que os motociclistas reflitam sobre as vitimas do trânsito. "Além da teoria, a experiência prática vai ajudar a evitar muitos acidentes. No momento da frenagem, por exemplo, o motociclista deve acionar os dois freios", ensina Ivson. "E também não esquecer de usar o capacete, que pode reduzir em 40% o risco de morte, e em 70% o risco de lesão corporal grave", expõe.

Estatísticas
De acordo com dados do Detran-PE, em 2014 foram 45.916 acidentes de trânsito, desses 75% foram ocorrências com motos, num total de 34.288. A falta de conhecimento, imperícia e a imprudência são a causa desses números.

A frota de motocicletas em Pernambuco triplicou nos últimos dez anos e atualmente beira a cifra de um milhão de veículos. Em Garanhuns, a frota mais do que dobrou no mesmo período, sendo hoje de 47 mil veículos. Os 26 municípios do Agreste Meridional, juntos, possuem uma frota de quase 80 mil motocicletas.

Moto Amiga
Criada pela Honda há pouco mais de dois anos, o projeto Moto Amiga trabalha para reduzir o alto índice de acidentes com motos no Brasil. Os instrutores do Centro de Treinamento Honda procuram fazer palestras educativas e mostrar que o alto índice de acidentes se deve à falta de instrução sobre a pilotagem correta.

Inscrições para o Vestibular 2015.2 do IFPE terminam nesta sexta para os campi Afogados e Garanhuns





Termina nessa sexta-feira (10) o prazo para quem desejar se inscrever no Vestibular 2015.2 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), nos campi de Afogados da Ingazeira e Garanhuns. Amanhã também será oferecida uma nova oportunidade para quem perdeu a matrícula nas unidades de Belo Jardim, Igarassu e Olinda. Os retardatários que não fizerem a matrícula perdem a vaga. O procedimento começa a ser realizado na próxima segunda-feira (13) no campus de Recife e Palmares.

A data da matrícula muda de acordo com a vaga oferecida e o campus. Para saber o dia exato de realizar o procedimento, o candidato deve consultar o Manual do Vestibular 2015.2, disponível no site da Comissão do Vestibular (CVEST). Os campi de Caruaru e Cabo, por exemplo, só abrem matrículas em agosto. As unidades de Jaboatão, Pesqueira e Paulista já matricularam.

Fernando Ferro diz que PT errou e pretende não disputar mais eleições

Ex-deputado federal, o petista Fernando Ferro declarou que o Governo Federal cometeu deslizes em vários aspectos de sua articulação política e agora está pagando o preço disso. Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, nesta quinta-feira (9), o ex-parlamentar também relatou que o PT precisa fazer uma autocrítica e reconhecer os seus erros.

“É preciso dizer para a população onde errou e dizer que pode reverter isso. Em média, a vida do brasileiro mudou e melhorou sim. Como a gente perde esse saldo político, econômico e social e passamos a ser o partido dos corruptos, da crise que está afundando o brasil. Isso não é verdade. Acho que temos tido timidez na defesa desse patrimônio, mas ao mesmo tempo a gente é insuficiente na autocrítica”, disse Ferro.

“A presidente disse que não iria mexer em direito trabalhista, mas mexeu. Ela teria que dizer isso e explicar que teve que mexer por causa da crise. Isso não diminui ninguém, pelo contrário dá legitimidade ao reconhecer o erro”, completou.

O petista também confessou que não pretende participar novamente de um processo de disputa eleitoral. Ele foi deputado federal por cinco mandatos, mas acabou não obtendo sucesso no pleito de 2014.

“Eu precisaria ser convencido e ter ânimo e vontade para isso. Eu não acho que fazer disputa eleitoral agora iria me ajudar muito. Posso participar como militante. Vou caminhar o Estado, participar de reuniões do PT”, relatou.

Folha de Pernambuco

Frente Parlamentar em Defesa do Artesão é lançada na Fenearte‏. SAIBA MAIS!

Mestre Vitalino
Os senadores Douglas Cintra (PTB-PE) e Fátima Bezerra (PT-RN) e a deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), entre vários outros parlamentares, participam amanhã, sexta-feira (10), às 10h, durante a 16ª Fenearte, do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Artesão. O evento ocorre na Sala Petrolina do Centro de Convenções, em Olinda.

Com 207 parlamentares, a Frente tem como principal objetivo agilizar a aprovação do projeto de lei que regulamenta a profissão de artesão, o PLS 7755/2010. O projeto, originário do Senado e em tramitação na Câmara dos Deputados, permitirá eliminar a alta informalidade no setor.

Estimativas do Sebrae indicam que o artesanato dá ocupação a 10 milhões de brasileiros e gera um faturamento bruto anual ao redor de R$ 60 bilhões.

A última plateia de Ariano



Era sexta-feira, 18, julho de 2014, e o Festival de Inverno se preparava para abrir sua programação de teatro. No Centro Cultural de Garanhuns, antiga estação ferroviária, o público conversava enquanto se acomodava nos antigos bancos dos trens desaparecidos. Uma foto, que ainda não sei registrar de quem, postada no facebook por Kitty Lopes. Tivemos a honra de dividir o espetáculo com Zé Mário Correia e o casal Marcos Cardoso e Ana Onofra.

Era o Tributo a Capiba, apresentado por Ariano Suassuna, numa produção do Grupo Arraial. Foram mais de duas horas incansáveis e puro deleite. Histórias contadas pelo Mestre que nos faziam sentir orgulho de sermos do Nordeste, do povo simples das feiras, dos cantadores de viola, repentistas, cordelistas.. Orgulho da nossa língua, da nossa região, do nosso país. Orgulho de Ariano!

Um homem que sempre valorizou a boa música e a prosa com os amigos, com um respeito à tradição familiar e uma paixão avalassadora por sua esposa, namorada desde 1947.

Aquela plateia foi presenteada com o melhor Ariano, como um vinho, vestido em seu vermelho, parece que sabia que se despedia, foi magnifíco, mostrando a excelência da simplicidade.

Garanhuns foi a única cidade a receber todos os seus espetáculos, e esta plateia viu o seu adeus.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.