segunda-feira, 12 de março de 2018

TCE e Secretaria de Educação promovem capacitação regional em Garanhuns sobre Transporte Escolar



 FONTE: http://gre-garanhuns.blogspot.com.br/

Numa parceria entre Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e Secretaria Estadual de Educação, a GRE do Agreste Meridional sediou, entre os dias 07 e 09 de março, capacitação sobre Transporte Escolar voltada para dirigentes municipais e técnicos das Secretarias Municipais de Educação . 

Com o tema “Transporte Escolar: Análise de Projeto e Gestão”, instrutores do Tribunal de Contas apresentaram o panorama atual da oferta deste serviço na região. Durante a capacitação, realizaram resgate sobre a importância do transporte na facilidade do acesso dos estudantes, permanência nas escolas e impacto na aprendizagem. 

Como forma de garantir regularidade, conforto e segurança no transporte dos estudantes, o encontro focou nos principais problemas encontrados e nas possibilidades de melhoria, com ênfase nos recursos e ferramentas que estão à disposição dos gestores municipais para planejamento, execução e monitoramento do serviço.


CSJD, há 33 anos criando novas possibilidades na arte de educar



 
Os alunos do colégio Santa Joana D'Arc estão muito felizes com a nova aquisição pedagógica para 2018, uma mesa pedagógica educacional.

A mesa pedagógica apresenta recursos exclusivos priorizando o ensino de forma lúdica e interativa, os alunos aprendem através de animações, vídeos, recursos sonoros e realidade aumentada em 3D. 

Através da mesa pedagógica os professores vêm conquistando cada vez mais a atenção dos alunos e tornando assim o aprendizado significativo e interessante.

Seja Joana D'Arc e participe de um educação atuante, interativa e fascinante.

No Ministério Público, Prefeitura de Garanhuns e moradores firmam TAC para garantir direito à moradia


Com o objetivo de garantir o direito à moradia das 37 famílias que ocupam imóveis no bairro Francisco Figueira/Cohab II, o município de Garanhuns e os moradores celebraram termo de ajustamento de conduta (TAC) perante Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O TAC tem por finalidade a apresentação, no prazo de 90 dias, de um plano de ação na área das ruas Ione Tenório e Polidoro Alves Wanderley (antiga Ivaldo de Almeida), localizadas no bairro.

Conforme os termos do TAC, o município de Garanhuns deverá apresentar a relação nominal dos moradores que serão contemplados com a transferência de propriedade das casas, considerando levantamento realizado pela Secretaria de Assistência Social. Além de garantir o direito às casas, o poder público deverá adotar ações integradas de obras e serviços públicos, educação, direitos humanos, assistência social e segurança em prol das famílias que vivem na área.

Outra situação que deve ser resolvida é a apresentação de alternativa para os moradores que ocupam área de encosta e demais pontos de risco na comunidade. Para tal, o município se comprometeu a disponibilizar moradia em áreas adequadas ou incluir os moradores em programa de conjunto habitacional ou aluguel social, de acordo com a avaliação do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

A última obrigação assumida pelo município foi indicar medidas objetivas, no âmbito de suas competências e possibilidades, para a suprir o deficit habitacional de Garanhuns, que é estimado em cerca de oito mil moradias.

A comunidade se compromete a se mobilizar para contribuir com a regularização da área conforme plano de ação da Prefeitura, inclusive promovendo, em 90 dias, a criação de associação de moradores para melhor interlocução com o poder público, assim como interagir com outros órgãos e instituições (Poder Legislativo, clubes de serviço, Estado, igrejas, etc.) que queiram contribuir para garantir do direito à moradia e a ações cidadãs na comunidade.

O descumprimento das obrigações assumidas pelos compromissários implicará no pagamento de multa diária no valor de R$ 1.000,00 para o município e de R$ 100,00 para o noticiante sem o prejuízo da responsabilização nos termos da Lei de Improbidade Administrativa.

Justiça Eleitoral suspende por alguns dias atendimento aos eleitores de Jupi, Jucati, Brejão e Paranatama


Governo de Pernambuco inaugura biblioteca com quase 500 livros na Penitenciária de Caruaru

O Agente Penitenciário Paulo Araújo recebeu as autoridades para inauguração da Biblioteca na Penitenciária de Caruaru

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, abriu mais uma porta para a ressocialização, na manhã da sexta-feira (09/03). Desta vez, a leitura - uma das principais alternativas utilizadas pela Executiva de Ressocialização (Seres) no processo de reinserção social do detento – está ao alcance da população carcerária da Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, Agreste do Estado.

O espaço de 24 metros quadrados foi entregue com quase 500 títulos na estante, dois reeducandos no atendimento e na presença de autoridades do Judiciário, Educação e do Sistema Penitenciário. “Precisamos recuperar o preso, um bem para ele e para o Estado de Pernambuco e não há outra forma a não ser pela educação e pelo trabalho”, afirmou o secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues. O diretor da unidade prisional, Paulo Araújo, foi o responsável por monitorar a execução da obra.

Um dos atendentes da biblioteca, Samuel Cintra de Farias, 25 anos, há um ano e cinco meses na penitenciária, foi enfático ao responder se era a primeira vez que tinha dado entrada no Sistema: “A primeira e a última. É através dos livros que podemos sair do presídio, é uma forma da gente estar atualizado, aprendendo e passando o tempo”.

A obra, realizada com a mão de obra de seis detentos, contou com o apoio do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCS/Unita), de Caruaru, e do Conselho Nacional de Justiça que doou os exemplares. Toda a organização da biblioteca (tombamento, catalogação) foi realizada pela ASCS/Unita que destinou um funcionário da instituição para o desenvolvimento da atividade.  

O promotor de Execução Penal de Caruaru, Ronaldo Lira, prestigiou a inauguração. “A punição se dá com a privação da liberdade e nada mais do que ressocializar se não pela educação que é primordial e transformadora do homem”, opinou. Estiveram presentes no evento o professor-orientador da ASCS/Unita, Daniel Paixão; o gestor da Gerência Regional de Educação, Flávio Carlos da Silva; a defensora pública, Marianna Granja; além de gerentes da Seres (sede) e de unidades prisionais.

Padre Marcelo Rossi participa de especial de TV da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém


O padre Marcelo Rossi estará na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, Pernambuco, no próximo dia 20 para participar das gravações do especial de TV da Paixão de Cristo, que vai ao ar na Rede Globo na manhã do sábado de Aleluia, dia 31 de março. No programa, que será transmitido por todas as emissoras afiliadas no Nordeste e Norte, ele fará comentários sobre cenas do espetáculo, explicando o significado de cada passagem para a fé cristã.

Em Nova Jerusalém, o padre Marcelo Rossi ficará hospedado na Pousada da Paixão, que funciona dentro da cidade-teatro, até o dia 22. Paralelo às gravações do especial, o elenco de artistas da Paixão de Cristo estará finalizando os ensaios para a estreia da temporada 2018 do espetáculo que começa no dia 24.

A encenação conta a vida de Jesus, começando com o Sermão da Montanha e terminando com a espetacular ascensão de Cristo aos céus.

A cidade-teatro possui nove palcos-plateia com uma arrojada cenografia que reproduz lugarejos, ambientes e prédios da Jerusalém dos tempos de Jesus, como o Templo, Fórum Romano, o Palácio de Herodes e o Monte do Calvário. Além disso, um rico figurino e efeitos especiais de última geração completam a grandiosidade do espetáculo

Este ano estão no elenco de convidados os artistas Renato Góes, interpretando o papel de Jesus, Kadu Moliterno (Pilatos), Victor Fasano (Herodes), Tonico Pereira (Anás), Nicole Bahls (Herodíades) e Rita Guedes (Madalena). O papel de Maria, mãe de Jesus, será interpretado pela atriz pernambucana Fabiana Pirro.

As entradas para o espetáculo podem ser adquiridas no site oficial. Nas compras feitas pelo site, o valor do ingresso poderá ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de créditos. Mais informações podem ser obtidas pelo número (81) 3732.1129.

Zé da Luz conversa com Marília Arraes e "ajuda" Armando a anunciar apoio a Paulo




Ex-prefeito de Caetés e candidato derrotado duas vezes em Garanhuns, José Luiz Sampaio, o popular Zé da Luz (PHS, ex-PT e ex-PSB), esteve conversando com a candidata ao Governo do Estado, Marília Arraes (PT), este final de semana, acompanhado do amigo William Taveira. O grupo do ex-prefeito também perdeu as duas últimas campanhas em Caetés.

Zé da Luz sempre teve uma relação de amizade e política com a família Arraes, o que leva a crer estar analisando o apoio à vereadora da capital. O encontro aconteceu no Garanhuns Palace Hotel, de Givaldo Calado.

Em Caetés, na última visita do Governador Paulo Câmara, quando anunciou a Adutora Capoeiras/Caetés, que chamamos de Capoetés, ficou clara a boa relação entre o prefeito Armando Duarte (PTB) com o governo do estado, e houve a sinalização do apoio do grupo do prefeito à reeleição do governador, faltando somente o anúncio.

Em muitos municípios do estado, Paulo tem o apoio dos prefeitos e também das oposições. Em Caetés, isto pode não acontecer, e a visita de Zé da Luz a Marília pode até acelerar a adesão de Armando ao palanque governista.

É claro que a Frente Popular vai buscar segurar Zé da Luz em sua base, pois esta visita demonstra, no mínimo, o descontentamento do ex-prefeito. Resta ver se pode ainda haver diálogo ou se o ex-prefeito está decidido a seguir com Marília.

Quem também esteve com Marília Arraes foi o prefeito de São João, Genaldi Zumba, mas sobre isto ainda fala ainda hoje.

Johny Albino é o novo gestor da CIRETRAN em Garanhuns

Sivaldo se fortalece junto ao governo com mais uma indicação para órgãos do estado em Garanhuns


Foi publicado no Diário Oficial do Estado, neste sábado (10/03) a nomeação de Senivaldo Rodrigues Albino, conhecido como Johny Albino, para a coordenação da CIRETRAN, em Garanhuns, em substituição ao advogado Flávio Rodrigues, que já esperava a mudança.

A indicação de Johny Albino é do ex-vereador Sivaldo Albino (PPS), irmão de Johny, e atual gerente da Casa Civil do Governo do Estado.

Johny é Bacharel em Direito e ex-gestor da Funase, também em Garanhuns. Nos últimos tempos tem se notabilizado por fazer oposição ao prefeito Izaías Régis e acompanhar de perto as decisões que envolvem a gestão pública municipal, produzindo informações para a imprensa e a sociedade.

DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.