quarta-feira, 20 de abril de 2016

Ganhe o Mundo Musical seleciona primeiro grupo de Estudantes pernambucanos para o Canadá‏




Os dez primeiros alunos selecionados pelo Programa Ganhe o Mundo (PGM) Musical foram recebidos pelo governador Paulo Câmara, nesta quarta-feira (20.04), no Palácio do Campo das Princesas. Os jovens músicos, que têm entre 15 e 17 anos, vão passar um semestre no Canadá com as despesas pagas pelo Governo do Estado. A expectativa para o embarque, que acontece em agosto, e a chance de desenvolver ainda mais as suas habilidades musicais em um outro país foram destacadas pelos estudantes no encontro com o gestor estadual. Além das aulas de música e canto, eles terão aulas regulares como acontece na modalidade tradicional do intercâmbio. 

"Eles vão ter a oportunidade de aprimorar suas habilidades musicais e alcançar os seus sonhos. É isso que nós queremos para a nossa juventude. Ele têm que aprender logo cedo que com mérito e estudo é possível avançar mais", disse Paulo. "Será um período para juntar o mérito do estudo com a habilidade musical", completou. O governador explicou que o Ganhe o Mundo Musical surgiu em resposta à demanda existente na rede estadual. "O Conservatório Pernambucano de Música tem recebido essa pedido de seus alunos, além disso temos bandas musicais em nossas escolas públicas e muita gente participa de corais", disse Paulo.

Essa modalidade do Programa Ganhe o Mundo foi lançada em dezembro do ano passado e contou com mais de 100 inscritos. Os estudantes foram submetidos a três etapas na seleção: atender aos critérios gerais do PGM, análise da gravação de um vídeo de até três minutos (formato AVI ou MP4) e postado no site YouTube (youtube.com), e uma avaliação escrita com dez questões sobre pentagrama, notação musical, claves, compassos e alterações. Nesta fase, 40 candidatos participaram de uma audição, com a execução de uma peça de livre escolha. Todo o processo foi realizado em parceria com o Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e o resultado foi divulgado em 12 de fevereiro deste ano.

Para a diretora do Conservatório Pernambucano de Música, Roze Hazin, o Ganhe o Mundo Musical é uma forma eficaz de identificar jovens talentos. Ela destacou que o nível dos alunos inscritos é alto e que Pernambuco terá formado em breve grandes profissionais. "A gente sabe que Pernambuco tem grandes talentos e nós vamos poder identificá-los, a partir dessas seleções", assegurou a gestora. "Essa é uma oportunidade que quase nenhum professor do conservatório teve na vida", reforçou.

No Canadá, os alunos irão passar um semestre letivo custeados pelo Governo do Estado. Além disso, eles também vão receber uma bolsa mensal no valor de R$ 719,00. Para o secretário de Educação, Frederico Amâncio, o incentivo é bom para o aluno, que amplia suas habilidades, e para o Estado, que forma cidadãos com um amplo conhecimento do mundo. "Esse primeiro grupo será o nosso piloto. Após essa experiência, vamos avaliar uma possível ampliação e os devidos ajustes na modalidade", afirmou Amâncio, reiterando que os jovens vão servir de inspiração para os demais e também fora da comunidade escolar.

EXPECTATIVAS - Por trás de toda a expectativa de uma experiência única em sua vida, Everson Aguiar, de 15 anos, tem a certeza de que foi recompensado por seu esforço. Natural de São José do Egito, no Sertão do Estado, o jovem é filho de agricultores e morador da Zona Rural do município. "Eu sempre dou um jeitinho para poder ir à escola. Mesmo com as dificuldades, eu nunca deixo a rotina de praticar um pouco no violão", disse o estudante, frisando que o gosto pela música foi adquirido através do irmão mais velho.

A trajetória de Layssa Santos, de 16 anos, foi um pouco diferente da vivenciada por Everson. Nascida em Cortês, na Mata Sul, a jovem sempre foi incentivada pelos pais a permanecer no universo musical. "Eu cresci em um lar musical. Minha primeira apresentação foi aos três anos na igreja. De lá para cá, eu não parei mais de cantar e estudar música. E essa oportunidade será fundamental para a minha trajetória profissional", afirmou a estudante, pontuando que o pai é professor de música e a mãe é cantora.

"Esse primeiro grupo vai nos ajudar a aperfeiçoar e avançar em nossas ações. A modalidade tradicional do Ganhe o Mundo já mandou quatro mil jovens para o exterior, e nós só queremos expandir esse trabalho. Tenho certeza que isso vai gerar bons frutos para os estudantes e para os alunos", afirmou o governador Paulo Câmara. 

Fotos: Aluisio Moreira/Sei

Presidente do TCE visita Inspetoria de Garanhuns



A Inspetoria Regional de Garanhuns foi a quarta do interior a receber a visita do presidente do TCE, conselheiro Carlos Porto, para explicar as diretrizes da nova gestão e as medidas de contenção de gastos que estão sendo tomadas para manter o equilíbrio fiscal da Instituição. O corte de gratificações e a redução de outras despesas deverão resultar numa economia de aproximadamente R$ 19 milhões, disse ele.

O inspetor regional Hermógenes Melo deu as boas vindas ao presidente e agradeceu a presença dele na IRGA para discutir com os servidores os problemas da unidade. “Aqui não vai qualquer crítica às gestões anteriores, mas uma das prioridades desta gestão é aproximar a sede das Inspetorias, que deverão ser fortalecidas pelo atual presidente, e não esvaziadas como alguns erroneamente supõem”, emendou Glória Galiza, diretora do Departamento de Controle Municipal (DCM) e uma das expositoras no evento.

As palavras dela foram endossadas pelo presidente, para quem não há intenção de fechar inspetorias e sim fortalecê-las, dada a importância da interiorização do TCE para ficar mais próximo dos municípios e, consequentemente, inibir o desvio dos recursos públicos.

CRISE NACIONAL - A exemplo do que fez nas visitas anteriores – Inspetorias de Palmares, Bezerros e Arcoverde – Carlos Porto abordou em breve palavras a situação crítica em que vive o Brasil sob o ponto de vista da macroeconomia, situando o TCE nesse contexto.

Dizendo-se preocupado com a queda de receita da União, e consequentemente dos estados, ele disse que o Tribunal de Contas tem procurado fazer o “dever de casa” tomando todas as medidas que estão ao seu alcance para não ultrapassar o limite de gastos com a folha que é estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, sem, no entanto, prejudicar financeiramente os servidores. 

Declarou, por outro lado, que foi positivo para a Instituição que essa crise coincidisse com a quarta passagem dele pela presidência do órgão, pois, além de ser o decano da Casa (conselheiro mais antigo), reúne a experiência necessária para, junto a equipe diretiva do órgão, buscar saídas para o enfrentamento da situação.

“Lógico que não vou resolver a crise sozinho. Vou precisar da ajuda de todos. Nós não criamos a crise, estamos sofrendo as suas consequências. Mas já que temos que conviver com ela, temos que ser o mais criativo possível para tentar superá-la”, afirmou o presidente.

Ele destacou dois projetos importantes da gestão do conselheiro Valdecir Pascoal que precisam ser preservados e aperfeiçoados – o Processo Eletrônico e o Portal Tome Conta – até para a melhoria da qualidade dos trabalhos de auditoria. Essa é uma das prioridades da gestão, conforme foi explicado na parte técnica da reunião por João Eudes Bezerra Filho (chefe de gabinete, que substituiu o diretor geral Gustavo Pimentel), Breno Spíndola, Elza Galiza e Teresa Moura.

ENTREVISTA – Como fez nas visitas anteriores, o presidente deslocou-se em seguida para uma entrevista ao vivo à Rádio Correio Sete Colinas.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 20/04/2016

App Garanhuns: Programação do Viva Dominguinhos‏

App Garanhuns está atualizado com todas as informações do evento



A 3ª edição do Festival Viva Dominguinhos já começa nesta quinta (21/04) e pra você não perder nenhuma atração e informações sobre o evento e a cidade o App Garanhuns preparou uma aba especial no aplicativo.

Saiba mais, baixe agora mesmo no seu celular.
Para Android: procure por App - Garanhuns na Google Play Store
Para iPhone: acesse www.appgaranhuns.com.br do Safari no iOS


Armando Monteiro volta ao senado para reforçar apoio a Dilma



O ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto (PTB), poderá se afastar do cargo para reassumir o mandato no Senado. A saída dele ainda está sendo avaliada, mas, ontem, Armando revelou o desejo de reforçar o time da presidente Dilma Rousseff (PT) na Casa, onde o processo de impeachment da petista terá prosseguimento a partir da aprovação na Câmara, no último domingo.

“Não tenho a menor dúvida de que o senador Douglas Cintra (suplente de Armando no Senado) vai se posicionar da mesma forma (em favor de Dilma). Agora, sou um ator político. O momento é extremamente difícil, e é nessa hora de dificuldade que precisamos ficar por perto”, observou. 

Armando afirmou que a saída dele depende dos compromissos que existem na agenda do ministério para os próximos dias, inclusive viagens internacionais. “Quero ver se dá para conciliar com o cronograma do impeachment já no período de votação da admissibilidade do processo”, observou. Mesmo com o resultado adverso na Câmara, o petebista deixou transparecer a expectativa de uma possibilidade de vitória no Senado. 

“Temos que trabalhar, nos articular. Mantenho a esperança de reverter esse processo. Até porque não existe crime de responsabilidade fiscal”, ponderou. Sobre a postura de deputados do PTB que votaram contra Dilma, o ministro disse que foi uma incoerência por parte de quem até pouco tempo atrás estava na base e ocupando cargos no governo.

Já o senador Fernando Bezerra (PSB) projetou um placar de 50 votos contra a presidente na Casa. “Hoje, no nosso partido temos cinco votos contra e dois a favor”, afirmou, referindo-se a Lídice da Mata (BA) e João Capiberibe (AP). Para o senador, que foi ministro da Integração Nacional no primeiro governo Dilma, os governistas devem começar as articulações a partir da instalação da comissão, “para que o procedimento seja o mais longo possível

Comissão começa a trabalhar para formatar Centenário da Hecatombe de Garanhuns



A Comissão do Memorial da Hecatombe de Garanhuns foi instalada em 10 de março de 2016, considerando o Decreto Municipal 095/2015 de dezembro de 2015 e Portaria Nº 472/2016 GP. O objetivo da Comissão é organizar exposições, palestras, estudos e debates com a sociedade garanhuense no transcorrer de 2016, em virtude da Hecatombe de Garanhuns ter ao longo dos anos provocado o surgimento de várias versões, concomitante despertando a curiosidade de muitos pesquisadores e estudantes,. 

A Hecatombe de Garanhuns foi um dos maiores fatos históricos ocorridos no período da República Velha, e não se resume a sua passagem truculenta, mas remete a conhecer uma Garanhuns de progresso e exuberância, que tem nos principais políticos, personagens da Hecatombe de Garanhuns, uma parcela para o seu desenvolvimento político, econômico e Cultural.

A Comissão do Memorial da Hecatombe de Garanhuns ficou composta pelos seguintes membros: Wilza Alexandra de Carvalho, representante da Prefeitura Municipal de Garanhuns; Ten. PM Moab Teles Rocha, representante da Polícia Militar de Pernambuco; Audálio Ramos Machado Filho, representante da Diocese de Garanhuns; Ivanice Rodrigues Leite, representante da Igreja Presbiteriana Central, Glauco Brasileiro de Lima, representante da família Brasileiro; Luís Afonso de Oliveira Jardim, representante da família Jardim; Alba Regina de Medeiros Duarte, representante da família Ivo; escritor Antônio Vilela de Souza, representante da Câmara de Vereadores de Garanhuns; Anselmo Fábio Barbosa Batista, representante da Câmara de Diretores Lojistas e José Cláudio Gonçalves de Lima, representante do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns.

Texto: Prof. Cláudio Gonçalves

Sebrae de Pernambuco realiza encontro com empresários de Garanhuns



Com o intuito de debater assuntos pertinentes à instituição, com foco em práticas para auxílio ao crescimento de Garanhuns e região, o Sebrae em Pernambuco realiza Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo, nesta quarta (20), a partir das 10h, no Auditório do Centro de Turismo e Lazer do Sesc do município.

O evento conta com a participação da economista da Ceplan Consultoria Econômica e Planejamento, Tânia Bacelar, que ministrará a palestra “Conjuntura econômica nacional, estadual e impactos nos pequenos negócios”, com foco na região. Ainda no encontro, a diretora técnica do Sebrae em Pernambuco, Ana Cláudia Dias, apresentará as ações desenvolvidas pela Unidade Agreste Meridional do Sebrae. Também consta na programação a apresentação de relatos de clientes sobre os projetos do Sebrae.

“Essa nova gestão tem como uma de suas prioridades a interiorização das ações do Sebrae. Para conhecer melhor a realidade das regiões do Estado, temos realizado reuniões do Conselho Deliberativo nas cidades onde o Sebrae possui escritório. O objetivo é não só prestar conta das ações, mas também ouvir da comunidade sugestões de projetos e de melhorias da atuação do Sebrae”, disse o presidente do Sebrae em Pernambuco, Josias Albuquerque.

Podem participar, de forma gratuita, empresários da região e o público em geral. Em caso de dúvidas, o telefone para contato é (87) 3221-3333. 



Serviço

Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo do Sebrae Pernambuco

Data: quarta-feira (20), 10h.

Local: Auditório do Centro de Turismo e Lazer do Sesc em Garanhuns. Rua Manoel Clemente, 185, Santo Antônio, Garanhuns-PE.



Informações: (87) 3221-3333

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.