GOVERNO DO ESTADO

terça-feira, 19 de maio de 2020

Garanhuns recebe mais respiradores do Governo do Estado

Aparelhos adquiridos pelo Governo do Estado a uma empresa de São Paulo seguem para as cidades do Recife, Vitória de Santo Antão, Goiana, Garanhuns e Serra Talhada



O Governo de Pernambuco recebeu, na tarde desta terça-feira (19), mais 35 respiradores comprados à empresa Intermed. Os equipamentos fazem parte de um lote de 100 aparelhos adquiridos no mês de março. Os primeiros 35 foram entregues graças a uma decisão da Justiça, que determinou a busca e apreensão na empresa, localizada no Estado de São Paulo, que não entregou na data correta. Já os de hoje chegaram ao Estado dentro do prazo. Nos próximos dias a empresa deverá realizar a entrega dos 30 equipamentos restantes.

Dez dos 35 respiradores recebidos hoje serão enviados ao Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Outros dez vão para o Hospital Referência Covid-19 Recife, em Boa Viagem (antigo Alfa). Seis aparelhos seguirão para a UPAE de Goiana, município da Mata Norte; cinco irão para o Hospam de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú; e quatro vão para a UPAE de Garanhuns, no Agreste Meridional.

MAIS ISOLAMENTO – Um balanço dos resultados diários das pesquisas publicadas pelo instituto Inloco, feito hoje, indica que as medidas restritivas começam a apresentar resultados positivos na questão do isolamento social. Essa taxa, em Pernambuco chegou aos 49,5%, na última segunda-feira (18), um aumento de 2,5% em relação ao dia 11. No Recife esse percentual foi ainda maior, chegando aos 55,5%. Olinda vem logo depois, com 55,4%, seguida de Jaboatão dos Guararapes, com 52,2% de taxa de isolamento. Camaragibe registrou 52,5% e São Lourenço da Mata marcou 51,8%. A média de Pernambuco foi a mais alta do Brasil, de acordo com a Inloco.

A Operação Quarentena contabilizou, até o momento, um total de 11.368 veículos abordados e 13.200 pessoas orientadas nas ruas dos cinco municípios da Região Metropolitana desde seu início, no sábado passado (16). As blitzes continuarão diariamente até 31 de maio, quando termina a validade das medidas restritivas de circulação de pessoas. Nesta terça (19), foram ativados 43 pontos de bloqueio montados no Recife e em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata.


Somente na segunda (18), o efetivo realizou abordagens a 4.675 veículos, a fim de conferir a obediência ao rodízio e o deslocamento comprovado para exercer uma atividade essencial. As equipes deram orientações a 4.286 pedestres, reforçando que podem sair de casa apenas as pessoas que justifiquem o trabalho ou acesso a uma necessidade essencial. Ninguém precisou ser conduzido coercitivamente por desobediência às normas do decreto.

Estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes têm sido igualmente alvo de fiscalizações, nas quais o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar atuam em conjunto com equipes de controle urbano e vigilância sanitária das cidades abrangidas pelos decretos. Nos três dias de operação, 4.308 locais foram fiscalizados. Desses, 1.517 estavam abertos regularmente, 2.555 já se encontravam fechados e 236 tiveram de fechar as portas após a fiscalização.

AÇÃO SOCIAL – A Ação Integrada de Quarentena levou para a população de Vera Cruz, em Aldeia, município de Camaragibe, a necessidade de todos obedecerem ao isolamento social como medida de proteção e prevenção contra os riscos de contágio pelo novo coronavírus. Também foi realizada a higienização de ruas, sendo utilizados dois mil litros de produtos.

Equipes formadas por servidores do Estado, da Prefeitura de Camaragibe e voluntários da Central Única das Favelas em Pernambuco (Cufa-PE) distribuíram duas mil máscaras de tecido compradas ao polo têxtil do Agreste e doadas pelo Governo de Pernambuco; foram realizados testes de temperatura corporal em 350 pessoas e instalado provisoriamente um lavatório com água, sabão e toalha descartável à disposição da população. Técnicos em enfermagem fizeram 150 testes rápidos do nível de glicose no sangue e aferiram a pressão de 199 pessoas. Os voluntários entregaram 400 kits de higiene pessoal e limpeza, na Comunidade de Casinhas.

TRANSPORTE – O Grande Recife Consórcio registrou uma redução de 24,95% no volume de passageiros da segunda-feira (18) em relação ao dia 11 de maio. Foram 253.658 passageiros contra 338.005 registrados na segunda feira anterior.


Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Secretário de Saúde de Pernambuco e chefe de gabinete de Paulo Câmara testam positivo para coronavírus

Paulo Câmara e André Longo cumpriram agendas juntos todos os dias durante a pandemia


O secretário estadual de Saúde, André Longo, 48 anos, e o chefe de Gabinete do Governador, Milton Coelho, 55, testaram positivo para a Covid-19. Os dois se submeteram ao exame na segunda-feira (18), depois que o resultado positivo do teste feito pelo governador Paulo Câmara foi divulgado. 

André Longo apresenta apenas sintomas leves e Milton Coelho está assintomático. Segundo o Governo de Pernambuco, ambos permanecerão em isolamento domiciliar e comandando suas pastas de maneira remota.

Não causa espanto os secretários e o governador Paulo Câmara testarem positivo para Covid-19, todos viram diariamente os três expostos, na linha de frente, cumprindo seus papeis de gestores públicos, assumindo o risco, mas enfrentando o vírus, tomando decisões e passando as informações necessárias à população. Tudo isso, com  a participação de instituições de diversos setores da atividade pública, como MPPE, TJ, TCE, prefeituras, imprensa, etc.

De nossa parte, confiamos que as ações continuam sendo tocadas de forma remota, e oramos pela plena e rápida recuperação de todos.

ARTIGO: Se sou subversivo é porque penso. E você, pensa?! - Por Rodrigo Freitas



Prof. Rodrigo Freitas
VOCÊ PENSA?! 

"Se sou subversivo é porque penso. E você..........pensa?!

Nos dias de hoje, onde a ignorância, a falta de cultura, a preguiça mental, a má educação e a ausência de civilidade parecem ser a moda do momento para quem governa o País - e há quem chame isso de “jeito espontâneo”- torna-se fundamental, como parâmetro de exemplo, trabalhar conceitos básicos das palavras, pois, é preciso promover a reversão deste modelo perverso que aí se encontra.

Neste sentido, ser subversivo, de acordo com o dicionário Aurélio – estreitando os conceitos para a finalidade deste texto – pode significar: como adjetivo, uma característica daquilo que destrói; como substantivo, aquele que é revolucionário.

Assim, percebe-se imediatamente que aquele que – nestes termos – é subversivo, tem em sua alma uma inquietude que é incompatível com a omissão e em especial com o silêncio eloquente que permite que barbaridades sejam cometidas em nome de Deus, da Pátria e do governante.

O que o Brasil enfrenta hoje não é só o maior desafio de sua existência no que diz respeito a saúde da população e à preservação de sua vida, mas também algo que apenas em sonhos imorais de um autoritário de botequim seria possível imaginar que aconteceria, que é um governo que age, conscientemente – acredite, há um plano por trás dessa loucura – e irresponsavelmente contra a saúde e a vida daqueles que deveria proteger.

Aqueles que ignoram essa realidade e que começaram a ler este texto, provavelmente já nem devem ter chegado a este ponto, até porque, para alguns, pensar faz doer a cabeça. Entretanto, no caso dos subversivos, tem-se a compreensão de que a ciência, segundo o Aurélio, é uma forma de conhecimento ou saber excessivo conseguido pela prática, raciocínio ou reflexão e que não pode ser negado, omitido ou simplesmente abandonado por um achismo baseado em comentários de redes sociais, notícias falsas ou manifestações de um governante em frente a um cercadinho, para saciar a sanha de seguidores não subversivos.

Hoje em dia, o ato de raciocinar, refletir e dizer coisas razoáveis, equilibradas e sensatas, como por exemplo afirmar que o uso de uma determinada medicação, de acordo com estudos, ainda não tem comprovação científica de sua eficácia, se tornou um ato de subversão e logo uma ofensa a todos que promovem e apoiam este governo e que por meio agressões e ameaças verbais e físicas tentam intimidar qualquer pessoa que tenha o mau hábito de falar depois de pensar.

Esse comportamento não subversivo execrável, tem como objetivo fazer com que a sociedade em que vivemos – onde todos tem uma voz graças e especialmente as redes sociais – se transforme em um tipo de sociedade do silêncio, uma sociedade do não dito, do não falado, do não discutido, do que tudo que for da vontade do governante tem que ser aceito pela força, pela truculência, pela ignorância e pela violência.

Em João, capítulo 8, versículo 32 tem-se a seguinte passagem: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Não há nada mais direto e profundo do que esta afirmação porque a verdade liberta o indivíduo da mentira, do engodo, da dissimulação, da perseguição, das notícias falsas, da violência e de tudo aquilo que nunca foi e nunca será o reflexo do amor de Deus por nós.

Num passado não muito distante aqueles que governaram o Brasil chamaram de subversivos quem lutou por liberdade contra a repressão, sequestro, tortura e morte. Hoje, ser subversivo significa tanto continuar lutando pela liberdade e pela democracia, contra o autoritarismo pretensioso e inescrupuloso do governo e seus apoiadores quanto adquirir conhecimento e alimentar o fogo do espírito com a reflexão necessária e indispensável para a tomada das melhores decisões.

O filósofo grego Sócrates ao dizer “Só sei que nada sei” alertou para a necessidade da busca contínua do conhecimento como forma de melhorar constantemente o ser humano e conhecimento conquistado liberta o indivíduo, sendo a única coisa no universo que quando dividida aumenta ao invés de diminuir.


A arma do subversivo é buscar sempre conhecimento, e conhecimento é poder. Eu sou subversivo. E você, também é?! 

Rodrigo Freitas
Professor Universitário"

IMPEACHMENT DE BOLSONARO / Cinco partidos se únem no ato Janelas pela Democracia



O Cidadania anunciou adesão ao ato “Janelas pela democracia: impechmant já”, que mobilizará a partir das 18h30 desta terça-feira (19) artistas, intelectuais e lideranças políticas de todo o país para defender a democracia e o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira pelo presidente nacional do partido, Roberto Freire. 

Já integravam o ato os partidos PSB, PDT, Rede e PV. Haverá transmissão ao vivo pela página oficial do PSB no Facebook.

Segundo o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, o movimento pelo afastamento de Bolsonaro cresce na medida em que o chefe do Executivo demonstra dia após dia sua incapacidade de administrar o país e aptidão em provocar graves e sucessivas crises que afrontam a Constituição, os Poderes da República, a Federação e as instituições. “Estamos satisfeitos em ter o Cidadania junto conosco neste ato que deve mobilizar todos aqueles que prezam a democracia e, neste momento crítico do nosso país, não irão faltar”, afirmou

Até o momento, mais de 30 pedidos de impedimento apresentados por entidades da sociedade civil e e por partidos políticos contra o atual presidente foram protocolados na Câmara dos Deputados. Uma deles é assinado por parlamentares do PSB.

No pedido de impeachemnt apresentado pelos deputados do PSB, são 11 os crimes de responsabilidade apontados: os que foram denunciados pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro; os crimes de responsabilidade contra a democracia e as instituições; e os crimes de responsabilidade relacionados à pandemia da covid-19.

Assessoria de Imprensa/PSB nacional

CLOROQUINA AVANÇA


Mesmo sem comprovação científica sobre a eficácia da cloroquina contra a Covid-19, Jair Bolsonaro deve anunciar nesta terça-feira um novo protocolo do Ministério da Saúde para o uso de doses baixas da droga em pacientes em estágios iniciais da infecção. A recusa em assinar a diretriz foi um dos fatores para a saída de Nelson Teich da pasta. 

No fim de semana, o nome do psiquiatra Ítalo Marsili foi ventilado para a vaga. Devoto de Olavo de Carvalho, ele tem 34 anos e conta com o apoio de Eduardo Bolsonaro. Marsili viajou a Brasília para conversar com o presidente. 

Enquanto isso, Donald Trump surpreendeu o mundo ao revelar que toma o remédio para prevenir a doença: "Uma pílula todos os dias".

NO BRASIL
254.220
CONFIRMADOS
16.792
MORTOS
NO MUNDO
4.782.539
CONFIRMADOS
317.566
MORTOS


PAULO CÂMARA TESTA POSITIVO PARA COVID, MOSTRA EXAMES MAS JÁ ESTÁ TRABALHANDO DE CASA

NOTA OFICIAL

O governador Paulo Câmara testou positivo para a Covid-19, na noite desta segunda-feira. O governador apresentou apenas sintomas leves e vai ficar em isolamento em casa, seguindo as recomendações médicas. As atividades do Gabinete de Enfrentamento ao Novo Coronavírus permanecem, e o governador Paulo Câmara coordenará o trabalho de forma remota.



SEGUNDA-FEIRA, 18: Ranking diário do Isolamento Social. Calçado de novo na frente



Confira o índice de isolamento social dos 10 melhores municípios que fazem parte da V Regional de Saúde, referentes ao sábado, 16 de maio. Os números estão sendo divulgados pela parceria do Ministério Público de Pernambuco com a InLoco Georreferenciamento, que utiliza dados de localização por telefonia celular, método usado em todo o país.

As medidas restritivas na região metropolitana surtiram efeito e Recife voltou a liderar no estado com 55,5%, Olinda esteve pertinho com 55,4%. Vale salientar que foi a primeira segunda-feira das novas medidas.

Garanhuns liderou regionalmente no domingo, e criamos uma expectativa para esta segunda-feira. Teve 51,7% no domingo, sendo o 44° no estado, mas caiu para 74º, sendo o 9º regional com apenas 44,0%, só um pouquinho acima da média que vinha conseguindo de 42º. 

No acumulado desde que iniciamos esta conferência diária, Caetés está na frente de Brejão por apenas um pontinho. Capoeiras é terceiro na região.

Índice médio em PE nesta segunda-feira: 49,8%. 

Vamos ao nosso resultado regional. Estes números são atualizados diariamente. Confira mais abaixo os dias anteriores.

SEGUNDA-FEIRA (18/05/2020)
1. Calçado 50,4% (12° colocado no estado)
2. Angelim 47,7% (25°)
3. Capoeiras 47,6% (26°)
4. Itaíba 46,5% (37°)
5. Águas Belas 46,1% (45°)
6. Jucati 46,0% (46°)
7. Iati 45,7% (49º)
8. São João 44,6% (60°)
9. Garanhuns 44,0% (74°)
10. Caetés 43,8% (77°)

DOMINGO (17/05/2020)
1. Garanhuns 51,7% (44° colocado no estado)
2. Angelim 51,5% (48°)
3. Saloá 50,7% (61°)
4. Iati 49,4% (87°)
5. Itaíba 48,1% (101°)
6. Calçado 47,8% (106°)
7. Bom Conselho 47,7% (109º)
8. Correntes 47,0% (120°)
9. Caetés 46,7% (125°)
10. Canhotinho 46,6% (127°)

SÁBADO (16/05/2020)
1. Brejão 50,9% (14° colocado no estado)
2. Palmeirina 48,4% (33°)
3. São João 47,2% (42°)
4. Angelim 46,3% (48°)
5. Caetés 45,6% (55°)
6. Iati 44,5% (64°)
7. Itaíba 42,9% (93°)
8. Garanhuns 42,9% (95°)
9. Saloá 41,4% (121°)
10. Águas Belas 40,5% (130°)

Sexta-feira (15/05/2020)
1. Calçado 47,2% (29° colocado no estado)
2. Brejão 46,5% (33°)
3. Iati 46,2% (36°)
4. Águas Belas 45,4% (48°)
5. São João 46,1% (69°)
6. Caetés 44,1% (70°)
7. Itaíba 43,0% (89°)
8. Canhotinho 42,8% (94°)
9. Palmeirina 42,4% (96°)
10. Correntes 41,7% (110°)
12. Garanhuns 41% (126º)

CONFIRA OS DIAS ANTERIORES

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.