sexta-feira, 27 de setembro de 2019

UPE divulga concorrência do Processo de Ingresso 2020 da instituição

Resultado de imagem para upe

Nesta sexta-feira (27/09), a Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (CPCA/UPE) divulgou a concorrência do seu Processo de Ingresso 2020 da instituição.

Os números referem-se a procura de candidatos por vaga entre cotistas e não-cotistas (universal). Para esse ano, 28.963 candidatos se inscreveram para a terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), concorrendo a 1.740 vagas, de 54 cursos de graduação distribuídas em 11 campi, distribuídos nas regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão.

O curso de medicina, ofertado no campus da UPE em Serra Talhada, é o mais concorrido do SSA 3 da UPE, no sistema universal, com 34,38 candidatos na disputa de uma vaga. Em segundo lugar vem direito no campus Benfica, com 29,75 candidatos por vaga e, em terceiro, medicina, no campus de Garanhuns, com 25,38.

No sistema de cotas do sistema o mais disputado foi o curso de fisioterapia em Petrolina com 34 feras concorrendo a uma vaga, seguido do curso de medicina no campus de Serra Talhada com 29 candidatos por vaga e, em terceiro, o de medicina no campus de Garanhuns com 25,50.

O presidente da CPCA/UPE, professor Ernani Martins, lembrou que os candidatos devem ficar atentos ao período de divulgação do cartão informativo contendo os locais de prova, que serão liberados a partir do dia 05/11. O documento poderá ser emitido através do endereço: 

As provas da 3a fase do SSA serão realizadas nos dias 17 e 18/11 pela manhã. Já as provas da 1a e 2a fases da seleção acontecem nos dias 01 e 02/12, pela manhã e a tarde, respectivamente. O resultado da 3a fase do SSA/UPE pode ser divulgado até o dia 17/01/2020.

Outras informações através dos telefones: (81) 3183-3660 e 3183-3791, no e-mail: processodeingresso@upe.br ou ainda no endereço eletrônico: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.

Confira em anexo a concorrência de todos os cursos.

Deputados visitam centro de pesquisas e debatem construção de usina nuclear no Estado



O debate sobre a possível construção de uma usina nuclear em Pernambuco foi aprofundado pelos parlamentares da Alepe nesta quarta (25). Pela manhã, um grupo visitou o Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE) para conversar com cientistas que trabalham na área e são a favor da instalação do equipamento. À tarde, o assunto foi tema de pronunciamentos dos deputados Antonio Fernando (PSC) e João Paulo (PCdoB) durante a Reunião Plenária.

Na visita ao CRCN, localizado na Cidade Universitária, no Recife, o presidente da instituição, Carlos Brayner, recebeu os deputados Alberto Feitosa (SD), Wanderson Florêncio (PSC), Antonio Fernando e João Paulo. Os parlamentares também visitaram o Museu de Ciências Nucleares da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), coordenado pela professora Helen Khoury.

A especialista defendeu a segurança do uso de fontes nucleares para geração de energia. “Os temores ocorrem pela falta de conhecimento, pois todo o processo de uma planta nuclear tem requisitos de segurança totalmente controlados, com regras e monitoramento segundo normas nacionais e internacionais. A instalação de uma usina em nossa região só vai trazer benefícios, gerando desenvolvimento econômico e social”, considerou Khoury. Ela registrou, como exemplo, que a França possui usinas nucleares dentro das cidades.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS

CIRURGIAS DE CATARATA / O pedido de D. Neusa ao governador Paulo Câmara

Paciente que passou pelo procedimento cirúrgico na UPAE Garanhuns pede continuidade da ação de saúde 






No início deste mês (05/09) o Governo do Estado realizou em Garanhuns o Seminário Todos por Pernambuco. Lideranças regionais e estaduais, representantes de instituições e a população em geral puderam contribuir com sugestões para a gestão do governador Paulo Câmara, que esteve presente junto com todo seu secretariado, além de presidentes e representantes de órgãos ligados à administração pública, deputados, prefeitos, vereadores, etc. Foi um momento de integração e participação.

Dentre as pessoas que usaram da fala na tribuna, uma delas chamou a atenção: D. Neusa Vieira foi uma das quase 700 beneficiadas no Mutirão de Cirurgias Oftalmológicas, realizado em conjunto pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a UPAE Garanhuns/Gestão IMIP, através da regulação regional da V Gerência Regional de Saúde (GERES). A paciente passou por cirurgia de catarata, após triagem regional.

D. Neusa, ao lado das lideranças políticas no Todos por Pernambuco, elogiou o atendimento da UPAE Garanhuns, falou de como se deu sua cirurgia, todos os setores, e principalmente, como sua vida mudou. "Está com apenas quinze dias que fiz a cirurgia, mas já melhorou muito. Eu estava quase cega, sem prazer nem de sair de casa. Agora é alegria, posso abraçar as pessoas, conversar, ver as coisas". E ao final de sua participação, aquela senhora, que registrava emocionada o procedimento que lhe deu novo ânimo, pensou nas pessoas que precisam do mesmo tratamento, por isto aproveitou o momento e pediu ao governador a continuidade do mutirão: "Assim como eu, muita gente precisa dessa cirurgia, e não tem condições de pagar. Sei que foram muitas, parece que 700, mas tem mais gente que precisa, e queria pedir ao governador Paulo Câmara que continue com essa ação tão importante, principalmente para pessoas como eu" - Finalizou, sendo uma das mais aplaudidas do encontro.

Antes de sair do palco, D. Neusa foi abraçada por várias lideranças, e foi recebida pelo próprio governador. O gestor da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, e a gerente da V GERES, Catarina Tenório, que participavam do seminário, aproveitaram para registrar o momento e parabenizar D. Neusa pelo seu carisma e espírito de solidariedade.

A UPAE Garanhuns realizou durante os meses de julho e agosto o Mutirão de Cirurgias Oftalmológicas, com mais de 700 procedimentos, sendo que a grande maioria de pacientes de cataratas.

Um presente muito especial para relembrar o Centenário de Gonzagão



Olhem o que acabamos de ganhar: O material produzido com apoio da ALEPE em 2012 em homenagem ao Centenário de Gonzagão.

Agradecemos ao deputado Claudiano Martins Filho e a Saulo Malta.

Este presente nos toca muito por vários aspectos.

Além de cantar as músicas de Gonzaga e Dominguinhos, estivemos em Exu, naqueles dias.

Vimos as duas últimas apresentações do nosso conterrâneo Dominguinhos, já bastante debilitado. Vimos também João Danado de Bom Silva, Gilberto Gil, Mestrinho, Elba Ramalho...

Assistimos a Sessão Solene da ALEPE no Parque Aza Branca, debaixo do Juazeiro.

Já contamos esta história, mas vamos contar de novo, em breve.

Dias inesquecíveis, que este presente nos faz recordar.

Foi muita aventura, cultura e emoção vivida, inclusive compartilhada na época aqui no blog, em companhia do pessoal da Rádio Educativa de Alagoas, com o amigo Marcos Antônio.

Obrigado Saulo e Claudiano, pela consideração em lembrar da gente.

COMDICA apresenta em reunião os candidatos a Conselheiros Tutelares de Garanhuns

Resultado de imagem para eleição conselho tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), por meio da Comissão Especial do Processo de Escolha dos Membros do Conselho Tutelar do Município de Garanhuns, convida toda a população de Garanhuns para participar de uma reunião de apresentação dos candidatos que vão concorrer às vagas do Processo de Escolha Unificada para o Quadriênio 2020/2024 do Conselho Tutelar.

Durante a ocasião também serão apresentadas as regras do processo de escolha, além das normas e condutas que deverão ser seguidas pelos candidatos no dia da eleição (06 de outubro).

A reunião acontecerá no dia 02 de outubro (quarta-feira), na Câmara de Municipal de Vereadores, às 19h.

Projeto de Álvaro Porto garante a cliente usar créditos de telefone pré-pago além do prazo

Resultado de imagem para alvaro porto
Projeto de Lei apresentado pelo deputado estadual Álvaro Porto (PTB) na Assembleia Legislativa propõe que as operadoras de telefonia sejam obrigadas a assegurar aos clientes do sistema pré-pago a vigência dos créditos além do prazo fixado para utilização. O objetivo é impedir que o consumidor seja lesado e possa usar 100% do serviço pelo qual pagou.

A justificativa do projeto ressalta que a invalidação dos créditos não utilizados é usual no mercado e gera para a operadora um “verdadeiro enriquecimento ilícito, uma vez recebe os valores relativos ficando, contudo, desobrigada da prestação do serviço após o transcurso do prazo estipulado”.

A justificativa apresenta segmentos do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para respaldar a proposta do projeto. Lembra que "é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva". 

O projeto está na Secretaria Geral de Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de onde sairá para tramitação nas comissões da Casa. De acordo com Álvaro Porto, pela enorme relevância social da matéria, a expectativa é que o texto seja aprovado pela Assembleia Legislativa.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.