segunda-feira, 2 de setembro de 2019

PARTIU CHILE > Estudantes egressos da AESGA realizam Bazar de Livros para angariar fundos para apresentação de artigo acadêmico em congresso internacional

 
No último dia 31 de agosto, sábado, os estudantes Isadora Tavares e Rariel Almeida, ex-alunos de Direito da AESGA realizaram um Bazar de Livros no espaço cedido pelo Dr. Gilvaldo Calado de Freitas: o centro de convenções do Garanhuns Palace Hotel.

O objetivo desse Bazar foi conseguir ajuda financeira para apresentação de um artigo acadêmico aprovado no VII Coloquio Latino-Americano y Caribeño de Educacion en Derechos Humanos, a ser realizado no período de 23 a 25 de outubro de 2019, na cidade de Antofagasta, no Chile.

O artigo aprovado tem como autores os estudantes Rariel Torres de Almeida, Isadora Vasconcelos Lopes Tavares e o Professor Reinaldo Alves. Este trabalho trata sobre as Discussões acerca da (In)constitucionalidade do Homeschooling sob a ótica dos Direitos Humanos, e será apresentado na mesa temática de Educación en Derechos Humanos: Democracia y Ciudadania.

A iniciativa teve influência da Faculdade de Direito da AESGA, onde os alunos são incentivados desde sua graduação à produções acadêmicas e projetos científicos, demonstrando a preocupação com o aperfeiçoamento intelectual de seus alunos.

O evento do Bazar foi amplamente divulgado pelos alunos e professores, que se engajaram nessa causa. Além dos livros doados que foram vendidos, o dia foi recheado de música ao vivo, com o cantor Fernando Valença, sorteios de brindes e recitação de cordel de Eduardo Libório. Neste dia, os estudantes também contaram com a ajuda de alguns patrocinadores como Agranel: alimentos saudáveis, La Boutique: MakeUp, Restaurante Dom Pedro Empório, Chalé Restarante, Kitchen Lanches, Vitória Buffet, Laryssa Magalhães MakeUp, Study Room: sala de estudo, Baixinho Lanches, Chocolate Sete Colinas e República Coffee e Beer.


Paulo Câmara apresenta em Garanhuns o 13º Salário do Programa Bolsa Família

Resultado de imagem para 13º salário bolsa família paulo câmara

"A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, em uma iniciativa do Governo do Estado, convoca todos os beneficiários do Programa Bolsa Família, para participar, nesta quinta-feira (05), de uma apresentação do 13° do Programa Bolsa Família em Garanhuns.

A ação acontece às 15h, na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Jerônimo Gueiros, conhecida como ‘Estadual’, localizada na rua Coronel Antônio Vitor, n° 359, no bairro São José. Durante a apresentação, serão repassadas informações sobre o benefício, e a população também poderá tirar dúvidas relacionadas ao pagamento da parcela adicional do programa."

O convite acima veio da administração municipal.

Pela manhã da quinta-feira o governador comanda o Seminário Todos Por Pernambuco, na Escola Técnica Estadual, com a presença de secretários de estado, prefeitos, deputados, lideranças políticas e comunitárias e população em geral, em debate para apresentação de propostas à gestão estadual.

CEPE REALIZA EM CARUARU A 4ª FENAGRESTE - Feira Nacional do Livro do Agreste

Resultado de imagem para FENAGRESTE

A maior feira literária do interior de Pernambuco se instala na cidade de Caruaru, a partir da próxima quarta-feira (4), levando mais de 60 atrações culturais, entre lançamentos literários, debates, palestras, apresentações musicais, teatro, oficinas de escrita criativa, rádio e produção audiovisual mobile, em extensa programação que é totalmente gratuita. A 4ª Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste) contará com estandes de 50 editoras e distribuidoras de livros, ocupando cinco mil metros quadrados no Espaço Cultural Tancredo Neves até o dia 8 de setembro. A feira é uma realização da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) com apoio da Prefeitura de Caruaru e da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros).

A abertura oficial da Fenagreste acontecerá às 19h da próxima quarta-feira, momento em que os repentistas João Lídio, Luciano Leonel, o poeta Jeferson Moisés e o escritor Sidney Rocha prestarão homenagens a Fernando Lyra (In memoriam) e Mestre Sebá, patronos da Fenagreste 2019. A solenidade contará com a presença da prefeita Raquel Lyra, do presidente da Cepe, Ricardo Leitão, autoridades e convidados.

Tendo como tema principal Palavra: do impresso ao digital, a Fenagreste tem entre os muitos destaques de sua programação a jornalista Eliane Cantanhêde (colunista política do jornal O Estado de São Paulo e comentarista da GloboNews), o escritor e dramaturgo Ronaldo Correia de Brito, a poeta Bell Puã (vencedora do Slam BR- Campeonato Brasileiro de Poesia Falada), a também poeta declamadora Luna Vitrolira, a youtuber Sofia Santino, o cantor e compositor Maciel Melo, o cantor Josildo Sá e o Maestro Spok – que além de apresentar o show Pernambuco pra você(uma viagem musical pelos ritmos e danças populares) fará o lançamento do seu primeiro livro (Sementes) durante a feira literária.

Além da programação literária e musical, a Fenagreste também assegura espaço para oficinas gratuitas voltadas para os mais diversos públicos, com a de Escrita Criativa ministrada pelo escritor Sidney Rocha - vencedor do Prêmio Jabuti (2012) e do Prêmio Osman Lins (1985) – e a oficina de produção de texto voltada para crianças letradas, entre 6 e 9 anos de idade, que será dada pelos educadores Hélder Caran e Larissa Vieira, entre as mais de sete opções oferecidas pela feira literária. Interessados em aprender a produzir e editar víde

Os professores do Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), também estão totalmente inseridos na Fenagreste com lançamentos de livros, palestras, rodas de conversa, entre outras iniciativas.

A Prefeitura de Caruaru, parceira na realização da Fenagreste, está investindo R$ 850 mil em bônus para que os professores da rede municipal possam adquirir livros. Em seu estande montado na feira também acontecerão lançamentos de livros de escritores caruaruenses.

O público infantil e adolescente também tem programação especial durante a Fenagreste. Entr os destaques, o bate-papo com a youtuber Sofia Santino, fenômeno das redes sociais;o show de Alexandre Revoredo, que há mais de dez anos desenvolve um trabalho mesclando música e poesia para a criançada, além do Tio Bruninho (Bruno César), um grande pesquisador do universo da educação musical infantil.

PROTEGEPNEUS em Garanhuns é na JR AutoCentro. Viaje tranquilo!






SIGA VIAGEM! Pneu furado Nunca Mais!

O selante da ProtegePneus tapa o furo automaticamente na mesma hora, sem que haja perda de pressão. Em muitos casos o motorista nem percebe que o pneu furou. 

Conheça o produto e aplique na JR AutoCentro, em Garanhuns, e garanta este benefício para você e sua família com um preço especial de lançamento para automóveis, motocicletas e bicicletas, afinal um pneu furado não pode acabar com sua trilha ou sua viagem!

Vá conhecer ProtegePneus agora mesmo! O produto é ecologicamente correto, além de preventivo e corretivo. E de baixo custo!!

A imagem pode conter: câmera

ELEIÇÃO PARA PREFEITO / Garanhuns não pode voltar ao passado, diz Haroldo



A disputa pela indicação de candidato da situação em Garanhuns está interessante. O prefeito já disse reiteradas vezes que quem disputa a eleição é Haroldo, seu atual vice. O trabalho de consolidação de seu nome já tem uns dois anos, participando de todos os eventos, vídeos, e agenda da prefeitura, mas em nenhum momento liderou as pesquisas, vendo seu possível principal adversário, deputado Sivaldo Albino, sempre à frente. 

Silvino Duarte, apostando que tem mais potencial que Haroldo para a campanha, espera o apoio de Izaías. Faz movimentações de pré-candidato oficial, e busca apoios de aliados do prefeito, inclusive deixa claro que teria a preferência do ex-senador Armando Monteiro.

Dentro da prefeitura, Haroldo tem maioria, e Silvino tem seus adeptos. Mas a verdade é que a maioria vai para onde Izaías mandar.

A disputa pela indicação chegou agora a outro patamar. Haroldo enviou um recado indireto ao ex-prefeito nos últimos dias: "Garanhuns não pode voltar ao passado". Como o vice é voz de Izaías, muita gente acredita que o novo discurso nasceu no gabinete do prefeito. Assim, Izaías demonstraria uma vez mais não querer mesmo Silvino, pois não alimentaria o debate com expressões que depois poderiam atrapalhar a própria campanha da situação.

A união de Silvino com Fernando Rodolfo fortaleceu o ex-prefeito, mas o afastou mais de Izaías. Contudo, transformou-se em uma possível interseção entre os grupos, se estes se unirem para a campanha de prefeito.

Dentro da prefeitura, muito dificilmente não aconteçam rachas quando houver a definição de um ou outro. Fica a impressão que Silvino não entraria de cabeça em uma campanha de Haroldo, e este também não teria toda a vontade de defender um nome que o tirou do processo.

Silvino não concorreria mais como terceira via, como fez em 2012, saiu enfraquecido politicamente daquele processo.

Sivaldo Albino observa sem maiores obstáculos no momento, mas campanha é campanha, e promete ser muito difícil para todos. Não surpreenderá se Sivaldo receber apoios de descontentes do processo de escolha do candidato da prefeitura.

E a impressão é que muitas surpresas podem acontecer até outubro do próximo ano.

Garanhuns fora do Mapa do Turismo do Governo Federal. Saiba porquê!

Sobre informações da Agência Brasil

Acabou o prazo de adesão ao Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021, que relaciona os municípios com vocação turística e subsidia as decisões do governo federal quanto à distribuição de verbas para fomento de atividades na área. As informações foram lançadas no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo.

E Garanhuns ficou fora por não cumprir requisitos, dentre eles, a criação de um Conselho de Turismo, órgão colegiado com parte de representantes do governo municipal e parte de instituições da iniciativa privada para debater políticas públicas para o setor e fiscalizar ações referentes a investimentos na área, no caso de Garanhuns, eventos como o Festival Viva Dominguinhos e a Magia do Natal. 

Sem estar no Mapa será praticamente inviável investimentos federais para o Turismo em Garanhuns, ficando na dependência de emendas parlamentares. O Secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes já antecipou que a retirada do município do Mapa não interfere no investimento estadual em Garanhuns, a exemplo do que é feito no Festival de Inverno. Logicamente, também não impede os investimentos dos próprios cofres da prefeitura. 

Garanhuns ficar fora do Mapa, além do prejuízo econômico, tem ainda a questão da Gestão Pública, passa uma má imagem do município, um dos mais turísticos do estado não ter a competência para se integrar ao Plano Federal de investimentos.

De acordo com o ministro interino do Turismo, Daniel Nepomuceno, o mapa identifica as políticas públicas de acordo com "as necessidades e talentos" de cada localidade. O cadastro começou em abril indo até final de julho, e o Ministério do Turismo publicou agora, final em agosto, a portaria com o total de municípios e regiões turísticas do Mapa. Existente desde 2013, a plataforma abrange 3.285 municípios, divididos em 328 regiões turísticas.

Os gestores precisavam comprovar que têm Conselho Municipal de Turismo Ativo e prestadores de serviços turísticos, que devem ter registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur). É necessário também que o município disponha de órgão ou entidade responsável pela pasta de turismo, que podem estar constituídos na forma de secretaria, fundação, setor, departamento, diretoria ou gerência. 

Os municípios de Jataúba, Paudalho e Ibimirim passam a fazer parte da lista, sendo 76 no total no estado. Na edição atual do Mapa é possível observar a riqueza cultural de cada estado. Pernambuco, por exemplo, ostenta 16 regiões turísticas.

Vamos falar mais sobre estas regiões.


COMPARTILHE

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.