domingo, 15 de abril de 2018

ELEIÇÕES 2018, Quem são os pré-candidatos a Presidente do Brasil



Com a janela partidária, ficou mais claro o quadro de candidatos a Presidência da República. Alguns nomes mudaram de partido e outros se filiaram, todos almejando a corrida eleitoral de outubro para o cargo maior do executivo do país.

Faltam pouco menos de seis meses para a eleição, e neste momento, muitos nomes já foram anunciados por seus partidos para concorrerem e outros ainda se apresentam como opções, amadurecendo politicamente suas pré-candidaturas.

O grande imbróglio ainda é o fator Lula, que lidera as pesquisas, e neste momento está preso, contudo o PT mantém a esperança de que o ex-presidente seja o candidato do partido em outubro. O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, são vistos por muitos como Planos B.

O fator surpresa, ou o outside, no jargão político, é o ex-Ministro do STF, Joaquim Barbosa, que se torna o mais forte "Não-Político" da campanha. Foi um grande acerto do PSB conquistar um postulante sem a rejeição da atual classe política brasileira.

O presidente Michel Temer, com rejeição estratosférica, pensa na reeleição. Seus aliados Rodrigo Maia e Henrique Meirelles também estão trabalhando para serem candidatos.

É provável ainda que tenhamos o Zé Maria, Levy Fidélix, e outros que usam o horário do guia eleitoral como tribuna para suas ideias. 

Depois de muitas campanhas polarizadas entre PT e PSDB, de certeza teremos uma eleição pluralizada, com muitos candidatos e sem favoritismo explícito, caso Lula não esteja na urna eletrônica.

Vamos conferir quem são os pré-candidatos que disputarão a preferência do eleitor brasileiro:

1. Álvaro Dias, 73 - Podemos
Senador

2. Cabo Daciolo, 42 - Patriota
Deputado Federal desde 2015

3. Ciro Gomes, 60 - PDT
Ex-governador do Ceará e ex-ministro de Itamar e Lula

4. Fernando Collor, 68 - PTC
Senador e ex-presidente do Brasil (sofreu impeachment)

5. Flávio Rocha, 60 - PRB
Ex-deputado federal, de 1987 a 1995

6. Geraldo Alckmin, 65 - PSDB
Ex-governador de São Paulo

7. Guilherme Boulos, 36 - PSOL
Sindicalista, liderança do MST

8. Henrique Meirelles, 73 - MDB
Ex-ministro da Fazenda de Michel Temer

9. Jair Bolsonaro, 62 - PSL
Militar da reserva e deputado federal desde 1991

10. João Amoêdo, 55 - Novo
Empresário

11. José Maria Eymael, 78 - PSDC
Ex-deputado federal

12. Joaquim Barbosa, 63 - PSB
Ex-Ministro do STF

13. Luiz Inácio Lula da Silva, 72 - PT
Ex-Presidente da República

14. Manuela D'Ávila, 36 - PCdoB
Deputada Estadual do Rio Grande do Sul

15. Marina Silva, 60 - Rede
Ex-senadora e ex-ministra de Lula

16. Michel Temer, 77 - MDB
Atual Presidente do Brasil

17. Rodrigo Maia, 47 - DEM
Presidente da Câmara dos Deputados

Para saber mais, clique no link abaixo

Seminário da Codevasf apresenta ações para o fortalecimento dos municípios em Garanhuns



A Comissão para o Desenvolvimento do Vale do São Francisco - CODEVASF - realiza em parceira com a CODEAM, na próxima terça-feira (17), um seminário para a mesorregião do Agreste Meridional, onde apresentará aos Prefeitos e Presidentes de Câmaras de Vereadores os objetivos da Codevasf e as ações desenvolvidas que contribuem para o fortalecimento dos municípios. 

Data: 17/04/2018 
Local: Sede da CODEAM

Participação: - Superintendente Regional da Codevasf em Pernambuco
- Prefeitos dos 29 municípios do Agreste Meridional
- Presidentes das Cãmaras de Vereadores dos 29 municípios 
do Agreste Meridional
- Gerentes Regionais da 3ª SR Codevasf

Programação

17/04/2018 - terça-feira
08h30 – Abertura – Lucineide Almeida Reino / Prefeita de Capoeiras - Presidente da CODEAM
09h00 – Apresentação Institucional da Codevasf – Aurivalter Cordeiro -Superintendente Regional da Codevasf em Pernambuco
09h30 – Ações de Revitalização – Maxwell Tavares (Gerente Regional de Revitalização das Bacias Hidrográficas da 3ª 
Superintendência Regional da Codevasf)
10h30 – Intervalo
10h45 – Obras Estruturadoras e Execução de Emendas Parlamentares – Alexinaldo Souza (Gerente Regional de Infraestrutura da 3ª Superintendência Regional da Codevasf)
12h00 – Intervalo para almoço
13h30 – Gestão Orçamentária – Jaques Souza (Gerente Regional
de Gestão Estratégica da 3ª Superintendência Regional da 
Codevasf) 
14h30 – A irrigação no polo Petrolina/Juazeiro - José Costa (Gerente
Regional de Empreendimentos de Irrigação da 3ª Supeinten-
dência Regional da Codevasf)
15h30 – Intervalo
15h45 - Espaço para esclarecimentos - palavra franqueada
17h30 – Encerramento / Encaminhamentos - Aurivalter Cordeiro - Superintendente Regional da Codevasf em Pernambuco

71º BI Mtz realiza atividades alusivas ao Dia do Exército em Garanhuns



No próximo dia 19 de abril será celebrado, com amor patriótico, o Dia do Exército em todo Brasil. Em Garanhuns, o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz) realizará, no período de 16 a 19 de abril, uma série de atividades alusivas à data com a realização de palestras em escolas do município, visita de estudantes ao quartel com exposição de material de emprego militar e apresentação da banda de música 

As atividades alusivas ao Dia do Exército será corada com uma cerimônia cívico-militar, no dia 19 de abril, às 10h, no quartel 71º BI Mtz, a qual contará com a presença de autoridades e personalidades da cidade de Garanhuns, além de familiares dos militares e convidados. Na oportunidade, autoridades e integrantes do Batalhão serão condecorados por se tornarem credores de homenagem especial do Exército Brasileiro.

As escolas que desejarem vistar o 71º BI Mtz deverão agendar a visita através do e-mail comsoc71@yahoo.com.br ou pelo telefone 3762-2000 ramal 5278.

O Comandante do 71º BI Mtz, Tenente-Coronel Alexandre de Castro Goyana, convida a todos para prestigiar as atividades alusivas ao Dia do Exército, na cidade de Garanhuns.

Programação:
- Dias 16, 17 e 18 de abril: Palestra em Escolas de Garanhuns sobre as formas de ingresso no Exército.

- Dia 18 de abril: Visitação de estudantes ao Quartel do 71º BI Mtz, com exposição de material de emprego militar, atividades lúdicas e apresentação da banda de música - das 9h às 11h e das 14h às 16h; 

- Dia 19 de abril: Formatura Cívico-Militar: Local - Quartel do 71º BI Mtz, às 10h.

EMOCIONANTE, Ivan e Família Rodrigues tombam casa na tradicional Praça Souto Filho em Garanhuns


"PRAÇA SOUTO FILHO Nº 71 - GARANHUNS

No dia do nosso casamento, em 07/07/1949, ao terminar a cerimônia, fomos morar neste endereço, na cidade de Garanhuns – eu e Dulce!

A praça era apenas um arremedo, tinha apenas três casas e a rua não era sequer calçada. Vizinhos, de um lado, o Prof. Uzzae Canuto, na casa que pertencera ao Reverendo William Thompson, que considero “o mais garanhuense dos missionários americanos que aqui aportaram”, e do outro, o meu querido primo e compadre Zito Branco. 

Do outro lado da rua, o longo muro que cercava o Colégio 15 de Novembro e – à esquerda – a sede bonita do Sport Clube de Garanhuns, hoje desfigurada.

A casinha ainda está lá fincada e continua a oferecer a mesma paisagem: Casa simples, pequena, murinho baixo vasado por uma grade de ferro bem fininha que não perturba a visão da paisagem que oferece; o ineditismo de um inusitado juazeiro junto às flores do jardim em frente da casa; um quintal grande com pitangas, acerolas, abacates, bananas, goiabas, carambolas, seriguelas, (objetos de cobiça de um bando de perambulantes saguins que não dão sossego), e - para garantir boas saladas - nunca faltam couves, coentros, salsas, espinafres, e vai por aí afora.

Até a conta de luz emitida pela Celpe traz, em seus detalhes, um endereço inconfundível e de autor desconhecido (juro que não fui eu ...): “Praça Souto Filho, 71. Em frente à Fonte Luminosa” !. Usei a 
Fonte, durante muitos anos, para criar um belo repuxo artificial de “NEVE”, adicionando às suas águas, belos pacotes de sabão em pó cheiroso que lhe dava novas características e proporcionava belas fotografias – ostentando a “neve de Garanhuns” - aos turistas que aqui aportavam durante o ano inteiro.

Grupos de rapazes e moças que, curiosamente, paravam em frente para admirar a casa com todas as portas e janelas escancaradas, e de forma curiosa, surpreendidos com as prateleiras da parede fronteiriça da sala, entulhada de livros, que davam à casa uma impressão de algum órgão cartorário, puxavam e curtiam uma boa conversa, sentavam no terraço comigo, bebiam meu vinho e só saíam tarde da noite.

Ivan e D. Dulce
A minha longa vida profissional obrigou-me a uma segunda residência no Recife, mas nunca afastei-me dessa “casinha” charmosa, simpática e fascinante, em que criei filhos e netos, alguns ali nasceram, inclusive sobrinhos e, mesmo sem que se apercebesse, criou-se uma verdadeira mística na família em torno de sua existência. 

Parece existir um certo fascínio, uma sedução e uma aura que a circunda e atrai a atenção das pessoas que por lá transitam. Não é referência de fatos históricos, não possui qualquer componente invulgar, nunca foi palco de atrações retumbantes nem ocorrências excepcionais. É apenas uma casa como as 
outras...

A última pintura nela realizada conjugou uma variedade de cores surpreendente que lhe emprestou uma imagem (na opinião da família) que atrai a admiração de quem passa, dos estudantes que frequentam regularmente a praça e até dos turistas que aqui aportam durante o ano inteiro.

Levei muito tempo, procurando entender os motivos dessa atração que contaminava, inclusive, os estranhos que passavam por ela e no que diz respeito à família, é impressionante o apego, o carinho e a afeição que todos dedicam à modesta casa.

Meu filho falecido, José Ivan, foi procurado certa vez por um seu amigo que lhe interpelou: “Zé Ivan, Dr. Ivan não vende aquela casa da Praça Souto Filho, não?”, ao que meu filho respondeu de pronto: “Dr. Ivan não tem casa, não ! Aquela casa é da família e não se vende, não se aluga, nem se troca!”.

Zé Ivan (In Memoriam)
Noutra ocasião, uma moça bateu na porta e quando atendida por Dulce, foi logo perguntando se ela era a dona da casa. Com a confirmação, ela pediu para que a casa lhe fosse mostrada, pois era apaixonada por ela e não cansava de “namorá-la” toda vez que passava na sua frente. Dulce mostrou-lhe a casa, advertindo, desde logo, que ela iria se decepcionar, pois a casa era modesta e não tinha qualquer atração especial; mostrou-lhe a simplicidade da casa, percorrendo com ela todos os seus cômodos. Encerrada a “visita”, a moça agradeceu o que considerou uma gentileza e lhe fez uma singela e espantosa pergunta: “A senhora não tem um filho, pra eu casar com ele e vir morar aqui ?, ao que Dulce lhe respondeu com toda a sinceridade que lhe era peculiar: “Nem invente, que você sai perdendo!”

A força da singularidade dos casos que a casa, recalcitrante, oferece; a história de quase 70 anos de convivência regular do casal e dos descendentes (filhos, netos e bisnetos), inclusive aderentes; o apego e carinho que todos sempre lhe dedicaram; a exultante alegria que revestiu a compreensão de todos os netos (filhos de Zé Ivan) que transformaram o fato em festa; a generosidade e desprendimento de meu filho Pedro Leonardo que, junto com minha querida nora Malú, demonstraram ao aceitar todas as restrições impostas pela doação, como a reserva de usufruto, antecipação da legítima parte, e o encargo de preservá-la em sua forma atual, etc.; firmaram minha disposição de criar uma regular permanência da “CASINHA DE DR. IVAN”, preservando sua inteireza física, arquitetônica, estrutural, perante algumas gerações atuais e vindouras.

Os sonhos despertos; as visões idealizadas; os desejos imaginados; as soluções arquitetadas; as decisões tomadas na busca incessante pela preservação das coisas boas da vida que nos fazem bem e alegria, e nos induz a repelir o conformismo da aceitação das esquisitices de uma falsa modernidade; e a constatação do manifesto inconformismo da população de Garanhuns, pela destruição de alguns imóveis referenciais de nossa terra.

Ivan e seu filho, Pedro Leonardo
Porque deveremos aceitar, como inexorável, a destruição das coisas bonitas, singelas e simples do nosso quotidiano, através da inútil intenção de uma falsa modernidade? Não encontro bem estar nos espigões, nas escadas rolantes sem fim, nem adereços modernosos; considero uma maravilha as facilidades da tecnologia, mas não me escravizo aos seus condicionamentos; não me sensibilizo com comidas enfeitadas “de capa de revista”, impostas pelos “chefs” famosos; já vivi 90 anos com opções 
definidas por uma vida clara, despojada e de poucas ambições materiais; uma vigilância atenta para descobrir e assegurar a beleza das simplicidades que fazem a VIDA BELA e me conferem a situação de ser um HOMEM FELIZ, como diria meu velho pai Zé Batatinha, a despeito de todas as agruras e dissabores que enfrentamos no dia a dia.
Por todas essas razões é que queremos avisar aos parentes, amigos e a todos que nos conhecem: Já firmamos a necessária escritura pública estabelecendo uma decisão da família, agora consolidada: a “CASINHA DE DR. IVAN”, NA PRAÇA SOUTO FILHO Nº 71, GARANHUNS,” doravante não poderá ser alterada, nem modificada, e, muito menos derrubada, para garantir - como concretas e permanentes - as imagens do sonho de um velho maluco e de sua abençoada família (Ivan, Dulce, os filhos Pedro Leonardo e José Ivan (aonde estiver!), os netos Felipe, Marcelo, Cesar, Maria Laura, Ivan Neto, Danilo, Érika, Sofia, Clara e os bisnetos Maria Alice, Caio, Lara, Marina, Maria Clara e Hugo).

A casinha da Praça Souto Filho foi tombada pela família e todos nós esperamos que, durante muitos e muitos anos além, a imagem acima seja mantida incólume.

Aos amigos, aos familiares e a Garanhuns, em 12 de abril de 2018

Ivan Rodrigues"

ENQUETE: A Justiça protege o PSDB? - Vote agora no blog





ENQUETE: A Justiça protege o PSDB? - Vote agora no blog

SIM
NÃO


Com Lula na cadeia por corrupção e lavagem de dinheiro, muita gente cobra rigor também nas investigações aos seus principais adversários. Magistrados reclamam do Foro Privilegiado dos políticos, mas parte da população, e não somente os petistas, veem indisposição da Justiça Brasileira em investigar e prender os caciques do PSDB.

Você acha que existe esta imparcialidade? Ou as investigações esbarram na impunidade causada pelo Foro Privilegiado e outras artimanhas que impedem punições a políticos de diversos partidos, e entre eles os Tucanos?

Pedro Falcão e Sivaldo Albino apresentam sugestões sobre o Festival de Inverno ao Secretário de Cultura do Estado



Amigos de longas datas, o Secretário de Cultura do Estado, Marcelino Granja, aceitou o convite do reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão, para uma conversa, a qual também esteve presente o gerente da Casa Civil, Sivaldo Albino. No encontro, nesta quarta-feira (11), dentre outros assuntos, o Festival de Inverno de Garanhuns.

Pedro Falcão e Sivaldo apresentaram algumas sugestões a Marcelino, que fez anotações, e deve, em breve, trazer boas notícias para Garanhuns.

Pedro e Sivaldo têm buscado ouvir algumas lideranças e pessoas ligadas ao Festival, a exemplo de amigos da imprensa, para sugerir melhorias para o FIG 2018. "É importante entendermos a grandiosidade do Festival e como ele tem impacto cultural e econômico regional, e algumas iniciativas podem dar um incremento ao evento. Conversamos com Marcelino, que nos apresentou dados e absorveu sugestões. Acreditamos que teremos grandes novidades em breve." - afirmou profº. Pedro Falcão. 

Sivaldo Albino, em contato com o blog, afirmou que tem visitado as diversas secretarias do estado em busca de investimentos para o município, e que tem recebido apoio de Pedro Falcão, como aconteceu no encontro desta quarta-feira.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.