segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PT de Garanhuns se prepara para o PED - Processo de Eleições Diretas

No dia 10 de novembro deste ano, o Partido dos Trabalhadores realizará o Processo de Eleições Diretas (PED), no qual se escolhe democraticamente a nova direção nacional, estaduais e municipais do Partido.

O Presidente da Comissão Executiva em Garanhuns, Pedro Passos, ressalta a importância da ampla participação dos filiados no PED deste ano, principalmente para assegurar a validação do pleito interno do Partido dos Trabalhadores. “Quero fazer o chamado a toda militância do PT para ser engajar cada vez mais no processo de eleições direta do nosso Partido para que nós possamos cumprir com as diretrizes políticas do nosso Partido” destaca Pedro.

As eleições diretas serão realizadas em todo o país no dia 10 de novembro de 2013, das 9 às 17 horas, de acordo com o horário de cada região do país. De acordo com o regimento interno do PED as urnas deverão ser instaladas em locais conhecidos, previamente designados e de fácil acesso. Aqui em Garanhuns o processo eleitoral será realizado na FETAPE - Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco, sito a Rua Duque de Caxias, nº 145, bairro Heliópolis, CEP 55.300-999, Garanhuns/PE.

PT Garanhuns

Zé da Luz poderia ser deputado, mas não vai!

Filiado ao PHS e majoritário em Garanhuns na última eleição de deputado estadual, ficando na primeira suplência, Zé da Luz resolveu não pedir o mandato de Adalberto Cavalcanti, que está deixando o partido para se filiar ao PTB de Armando Monteiro e disputar uma cadeira na Câmara Federal. O pedido seria pela infidelidade partidária do sertanejo.

A informação foi trazida pelo jornalista Inaldo Sampaio em sua coluna Fogo Cruzado. Curiosamente, Zé da Luz é ligado a Eduardo Campos e Adalberto está indo defender o provável opositor ao projeto socialista. Por isto, teria todo sentido o pedido na justiça. 

Outra coisa, ainda há um ano e três meses de mandato para os deputados estaduais, tempo suficiente para marcar posição em favor da região que votou no ex-prefeito de Caetés para que pudesse representar na Assembleia Legislativa.

Zé da Luz afirmou que continua no partido e deseja que Adalberto Cavalcante seja feliz.

OUTUBRO ROSA: Regional de saúde programa atividades para alertar a necessidade da prevenção ao Câncer‏


A V Gerência Regional de Saúde - V GERES, convida a todos para fazer parte do movimento popularmente conhecido como OUTUBRO ROSA, marcado pelo laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer, principalmente de mama e do colo do útero. O movimento visa estimular a participação da população, empresas e entidades. A abertura oficial das atividades na regional será no dia 1º de outubro, na sede da V GERES.

O "Outubro Rosa" tem como foco principal a prevenção do câncer, destacando a importância da mobilização social e conscientização da prevenção da doença. O movimento teve seu início nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas fazendo referência ao câncer de mama no mês de Outubro.

"Uma série de atividades, algumas em parceria com os municípios da nossa regional, marcarão este mês de conscientização da população, trabalhando sempre a prevenção das nossas mulheres" - afirma a gestora da V GERES, Dra. Ricarda Samara.

O desafio é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce e o tratamento correto, mais de 90% dos cânceres
tem cura.

Coordenação OUTUBRO ROSA - V GERES

Izaías sanciona lei: PRAÇA CULTURAL MESTRE DOMINGUINHOS



De autoria do vereador Sivaldo Albino, o projeto de lei nº 60/2013, que denomina a atual Praça Guadalajara como Praça Cultural Mestre José Domingos de Moraes – Praça Cultural Mestre Dominguinhos, localizada no bairro Santo Antônio, foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Garanhuns, hoje (30). O requerimento foi feito logo após a morte do artista garanhuense, que faleceu em 23 de julho deste ano, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP).

A Praça Guadalajara recebeu este nome na gestão do prefeito Amílcar Valença, quando a seleção brasileira ganhou o tricampeonato na cidade mexicana de Guadalajara. O prefeito Izaías Régis, já expressava o desejo de homenagear o sanfoneiro antes mesmo de sua morte. Então, partilhou da ideia. “A homenagem é, sem dúvidas, extremamente justa. O nosso mestre Dominguinhos continuará sendo lembrado na nossa história regional e nacional também. O vereador Sivaldo está de parabéns em ser o autor do projeto e por ter compartilhado com os demais colegas do Poder Legislativo a vontade de aprovar”, enfatiza o gestor.

SECOM GARANHUNS
.
AGORA COMIGO: É claro que sabemos a importância dos agentes públicos nesta grande homenagem. A proposição do vereador, a aprovação por seus pares e depois a sanção do prefeito. Mas gostaria de repassar esta homenagem a nossa população. Os vereadores e o prefeito foram atores deste processo, refletindo a vontade da maioria da nossa gente, que queria ver uma grande e justa homenagem ao seu nome maior da cultura nacional. Portanto, são os conterrâneos de Dominguinhos que estão demonstrando o reconhecimento ao grande artista.

A Praça Guadalajara ficará na memória, e durante muitos anos ainda será chamada assim, marcada muito mais pelos eventos que abrigou, que pela cidade que deu nome por 40 anos ao logradouro público. Era outra época, em que a Seleção Brasileira ganhava o tricampeonato em terras mexicanas. De lá pra cá não houve um só momento em que a a homenagem se mostrasse necessária de sua permanência. São outros tempos em que a praça abriga agora um esplendoroso Festival de Inverno, dentre outros eventos. Onde os artistas e a população se encontram, e ter o nome do Mestre é quase torná-lo presente.

Portanto, agora, surge imponente, a Praça Mestre Dominguinhos, embora ainda acredite que o nome Esplanada soe mais forte e sigficativo.

Fico feliz em saber que também pude dar uma contribuição.

Em tempo:
Significado de Esplanada
s.f. Terreno plano, liso e descoberto, na frente de uma fortificação ou diante de um edifício. 
(Em nosso caso, o Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante)

Significado de Praça
s.f. Largo espaço descoberto para onde convergem várias ruas.

Pronatec oferta 300 vagas em cursos no município de Garanhuns

http://ne10.uol.com.br/

Em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, estão abertas as inscrições para 300 vagas em 10 cursos profissionalizantes oferecidos pelo Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ao todo, são oferecidas oportunidades em 30 áreas para os níveis fundamental I e II. As inscrições seguem até a sexta-feira (4) de outubro e as aulas devem começar na segunda-feira (7).

Os interessados em participar das aulas devem procurar a Secretaria de Assistência Social, localizada no Centro Administrativo Municipal, na avenida Caruaru, s/nº, no bairro Heliópolis. O horário de atendimento é 8h às 12h e das 14h às 17h.

No ato de inscrição, é exigida xerox do CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, certidão de nascimento e comprovante de escolaridade. É obrigatório, ainda, que o usuário esteja devidamente cadastrado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do seu bairro ou território mais próximo.

A áreas oferecidas são para agente de alimentação escolar, jardineiro, produtor de queijo, produtor de licores, agricultor orgânico, preparador de doces e conservas, recreador, operador de máquinas e implementos agrícolas, viveristas de plantas e flores, além de monitor de recreação. A carga horária das aulas variam entre 160h e 200h.

Do NE10Núcleo SJCC/Caruaru

INSS já está funcionando no Expresso Cidadão Garanhuns

Já está funcionando o posto de atendimento do INSS no Expresso Cidadão, oferecendo diversos serviços. É bom registrar que diversos outros órgãos estão trabalhando regularmente no Expresso, como Detran, Lafepe, SDS, Compesa, Procon, Prefeitura de Garanhuns, Jucepe, entre outros.

Confiram alguns dos serviços que o posto do INSS do Expresso disponibiliza aos cidadãos:

Solicitação de Agendamento;
Atualização de endereço de Pessoa Física;
Cálculo de Recolhimentos Contribuinte Individual;
Carta de Concessão de Benefício;
Certidão de Saque;
Extrato de Pagamento de Benefício;
Consulta de Certidão de Tempo de Contribuição;
Consulta Revisão de Benefício;
Extrato para Imposto de Renda;
Declaração de Regularidade de Contribuição Individual;
Extrato de Contribuição Previdenciárias;
Extrato de Empréstimos;
Informação de andamento de Benefícios;
Informações de Processos de RecursoConsultar Perícia Agendada;
Atualização de Endereço de Aposentado e Pensionista.

Educação no Trânsito envolve estudantes em Garanhuns





Os alunos do Colégio Santa Joana D'Arc, da Educação Infantil até o Ensino Fundamental, comemoram o dia do trânsito, desenvolvendo projetos sobre a conscientização dessa data.

Estudar sobre o trânsito é de extrema importância para todo cidadão, pois a educação poupa muitas vidas e organiza toda uma cidade, isso é algo que depende do poder público, mas principalmente de todos nós, cidadãos.

Eduardo Campos entrega mais uma unidade do Samu no interior do estado



 


Mais um passo na direção da universalização do Samu e de um atendimento de qualidade. Este foi o saldo da passagem do governador Eduardo Campos por Lagoa de Itaenga, Mata Norte de Pernambuco, na tarde deste domingo (29/09). Acompanhado do secretário de Saúde, Antônio Figueira, e do prefeito da cidade, Lamartine Mendes, o governador entregou uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), além da Sala Vermelha da Unidade Mista do Municipal, equipada para receber os casos com risco de morte. 

Atualmente, Pernambuco conta com 186 ambulâncias do Samu, sendo 160 básicas e 26 avançadas. Este ano foram entregues 82 veículos, até o final de 2013 serão entregues outras 65 ambulâncias. "Pernambuco será o primeiro estado do Norte/Nordeste a ter 100% das cidades com Samu", destacou Eduardo em palco montado no centro da cidade. Para cada ambulância básica - que fica responsável pelo atendimento apenas do município de origem -, o Estado repassa R$ 6,2 mil para o custeio. Já no caso da avançada, serão R$ 19,2 mil. 

A entrega da unidade do Samu aconteceu no dia em que Lagoa de Itaenga também festejava a tradicional Corrida de Jericos. Idealizada pelo itaenguense Elias Francisco Barbosa, em 1º de setembro de 1990, na Vila Boa Esperança, a festa está na edição 23. São três dias de evento, que atrai um público de cerca 100 mil pessoas, entre moradores de municípios vizinhos e turistas.

O governador participou ainda da inauguração da sala do empreendedor instalada no Centro de Artesanato de Lagoa de Itaenga, que recebeu o nome de seu pai, o escritor Maximiano Campos. "Daqui vão sair políticas públicas para fortalecer a agricultura familiar, além das micros e pequenas empresas. E são essas políticas que tem atraído as grandes empresas que estão chegando a Pernambuco", pontuou Eduardo.

Presidente do PRB estadual entra na luta pela FAMEG

Vereadores do PRB promovem encontro entre presidente estadual e Comissão FAMEG JÁ!


Esteve em Garanhuns na última sexta-feira, 26, o presidente do PRB, Carlos Geraldo de Oliveira, e a convite do vereador Alcindo Correia, visitou as dependências da FAMEG, ficando surpreso, como acontece com todos que visitam a entidade, não entendendo o porquê da Faculdade de Medicina de Garanhuns tem sofrido tamanha perseguição. Carlos Geraldo, que já trabalhou na Rede Record  em São Paulo, prometeu se engajar na luta pela entidade, já que o Programa “Mais Médicos” tem a intenção de aumentar o número de vagas para 11.500 profissionais de Saúde no ramo da medicina.

Antes da visita à FAMEG, a comissão esteve reunida com os representantes do PRB e os vereadores Gil PM e Alcindo Correia, na Câmara Municipal.

A cada dia, novas autoridades têm tomado conhecimento da causa da FAMEG e terminam se indignando com a injustiça que essa entidade vem sofrendo, e se prontificam ajudar nessa luta desigual.

A Comissão “FAMEG JÁ” esteve presente e o Dr. Márcio Quirino foi o anfitrião, mostrando com maestria toda a estrutura da instituição, que está pronta para abrir as portas a qualquer momento. O prédio continua conservado e bem cuidado somente esperando a autorização do MEC.

Calvino Brasil

Ninguém fica indiferente a Izaías Régis

Registro da posse.

Izaías Régis criou seu próprio estilo no comando da prefeitura de Garanhuns, poderíamos dizer que está até mais despojado que na época de deputado. É certo que não é uma figura simples. Com algumas extravagâncias, Izaías tem exagerado na casualidade em eventos formais, tem gosto pelo entusiasmo em seus discursos, quase sempre de improviso, e gosta de andar pelas ruas conversando com as pessoas, às vezes até fazendo exigências que extrapolam seu direito de prefeito, mas na maioria das vezes é em busca de uma cidade melhor. Tem se sentido responsável pela cidade, assumindo um papel que gera questionamentos. 

Com sua ampla presença e destaque, acaba monopolizando a mídia, enfraquecendo seus auxiliares, que nem sempre conseguem espaço, pois a exposição do prefeito tem sido quase única. Isto acaba gerando dividendos positivos e negativos, pois se expõe demais.

Izaías também tem buscado uma vitrine em eventos nunca antes visto em Garanhuns. No carnaval, em cima do trio elétrico, empunhou o microfone para discutir com um dono de um automóvel que tocava música alta. Quem viu diz que ficou feio. Não era pra ter sido ele, mas como ele mesmo disse: A cidade tem homem!! E ele assumiu este papel de dono, de responsável geral! Imagina-se então sua presença no Festival da Jovem Guarda, um evento praticamente seu. Resta saber se conseguirão controlar o prefeito para não subir todos os dias no palco.

Agora no enterro de Dominguinhos, usou um chapéu de couro, nunca antes visto em sua cabeça. Não se tem notícia de um Izaías forrozeiro, embora tenha criado eventos que moldaram a cidade como Terra dos Festivais. Não se sabia desta paixão pelo Mestre Dominguinhos, pelo menos não desta forma, a ponto de chorar em público. Não lembro de Dominguinhos ter vindo tocar em nenhum dos eventos produzidos pelo deputado e agora prefeito, nem mesmo daqueles que ajudou a realizar em cidades da região, muitos deles em pleno São João. Já que gostava tanto, poderia ter indicado, já que custava mais barato que muitas dessas bandas de forró estilizado, que o próprio músico criticava.

Mas Izaías com esta exposição e seu jeito aberto vai agradando a quem queria um prefeito brigador, diferente da imagem deixada por Luís Carlos, de uma pessoa cansada com a vida pública e sem sangue na veia pra lutar contra o sistema. Izaías é justamente o contrário, é um entusiasta, e isto reflete no cotidiano da cidade. A forma como empunhou a luta para trazer o corpo de Dominguinhos. Mesmo tendo sido uma decisão judicial, deve ter pesado para a juíza a forma como a prefeitura se empenhou para dar a recepção digna do mestre. 

Izaías aproveita cada evento, seja público ou privado, com a presença de quem quer que seja, para pedir investimentos para Garanhuns, ao contrário de Luís Carlos que ficou com a fama de ter "perdido" os oito anos de Lula. Silvino, embora tenha feito uma gestão aprovada pela população, não passa este entusiamo em público. Bartolomeu era mais festivo, profissionalizou o Festival de Inverno, que antes dele, Ivo Amaral criou, e por isto será o homenageado em 2014. Somando todos, não dá a exposição conseguida por Izaías em pouco menos de um ano, em eventos e polêmicas.

Este estilo de Izaías, que já era assim, recebeu um upgrade na cadeira de prefeito, e acaba agradando ao chamado povão, mas o afasta do formador de opinião e classe média, mais conservadora, que muitas vezes não aprova o exagero. Izaías prometeu fazer um governo com a participação de todos e se isolou em um estilo centralizador das decisões e da exposição na mídia. Em suas caminhadas tem recebido a aprovação das pessoas nos bairros, mas nas redes sociais e nas rodas de conversas, críticas são feitas, mostrando que está perdendo parte do seu espólio eleitoral.

É praticamente uma mudança no eleitorado, mas sobre isto a gente escreve depois.

Cada um faz sua análise, e sob suas próprias convicções, aprova ou desaprova, pois de fato, é difícil, muito difícil, ficar indiferente a Izaías.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.