sábado, 20 de julho de 2019

RESPONDA A PESQUISA OFICIAL SOBRE O FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS

O aplicativo apresenta um formulário para que o público contribua com o aprimoramento do FIG


O 29° Festival de Inverno de Garanhuns traz uma novidade neste ano para quem estiver circulando pela cidade neste. Durante os próximos 10 dias – em que comemoramos o centenário do nascimento do Mestre Jackson do Pandeiro, em mais 21 polos distribuídos pela cidade –, damos também o pontapé para a organização da próxima edição, em 2020, em que celebraremos os 30 anos do Festival. Em parceria inédita com a startup Colab, o Governo de Pernambuco – por meio da Secretaria de Cultura, da Fundarpe, e com apoio da Secretaria de Turismo – se une à ferramenta colaborativa para realizar uma avaliação do evento.

Com o intuito de fazer o FIG cada vez mais inclusivo, garanhuenses e visitantes poderão contribuir com o festival deste ano, respondendo ao formulário “Pesquisa do perfil do Visitante do Festival de Inverno de Garanhuns”, disponibilizado para quem estiver na cidade e baixar o aplicativo Colab, no AppStore e PlayStore.

Em outras palavras: até o próximo dia 27 de Julho, mais do que um canal ativo de comunicação, essa será mais uma forma de democratização do acesso à cultura, no Agreste Setentrional.

Para quem tiver baixado o aplicativo, mas, em meio aos 10 dias de shows, concertos, espetáculos, exposições, cursos, seminários e encontros diversos, não encontrar tempo para responder; não tem problema. O questionário ainda estará disponível por uma semana após o término do FIG. Basta ter realizado o download do Colab durante o evento para ter acesso à pesquisa e concorrer a ingressos do Cine São Luiz do Teatro Arraial.

Os dados coletados ajudarão o poder público a entender as demandas da população, medir e planejar melhor todas as ações do FIG, assim como resolver problemas apontados pela população de forma mais rápida, transparente, estruturada, responsiva e econômica, tornando o trabalho para a realização dessa festa mais eficiente.

Sobre o Colab – Um aplicativo criado em 2013 para servir aos cidadãos e ao poder público. Com cara de rede social, por meio do qual o usuário pode publicar propostas ou reclamações sobre sua cidade, que serão encaminhadas sem burocracia para gestores municipais e governamentais. O Colab é também um modelo que se baseia no triângulo da gestão pública participativa: gestão eficiente, participação popular e engajamento para a cidadania. Essa metodologia vem sendo desenvolvida pelo Colab desde sua fundação, em 2013, e está em constante aperfeiçoamento. Esse conhecimento foi construído com base no relacionamento com mais de 100 prefeituras desde o lançamento do Colab, com a colaboração de mais de 2 mil gestores públicos e a participação de mais de 250.000 cidadãos que já utilizaram o aplicativo.”


Em Garanhuns, Paulo Câmara entrega equipamentos na área de tecnologia à UPE

As obras foram realizadas no Campus municipal da Universidade de Pernambuco e beneficiarão alunos e docentes




GARANHUNS - Apoiar a inovação e a geração de tecnologia no Agreste Meridional. Foi com esse objetivo que o governador Paulo Câmara inaugurou, neste sábado (20/07), o Laboratório de Práticas em Engenharia de Software (Laps) e o Laboratório de Pesquisa de Software e Computação Aplicada, ambos no Campus Garanhuns da Universidade de Pernambuco (UPE). O chefe do Executivo estadual aproveitou para percorrer a cidade, visitando ações governamentais que oferecem serviços à população em áreas como saúde, cidadania e segurança durante o 29° Festival de Inverno de Garanhuns.

“Ciência, tecnologia e inovação se fazem com pesquisas dentro da graduação, já incentivando o olhar para o futuro nesse mundo da economia do conhecimento. A UPE está contribuindo para o desenvolvimento do Agreste Meridional com esses novos laboratórios, e outros virão, porque o intuito é que a pesquisa e a ciência estejam muito presentes na formação dos nossos alunos”, afirmou o governador.

Em 2018, a UPE aprovou a criação do primeiro curso de bacharelado em Engenharia de Software do Estado. Para dar suporte às aulas práticas do curso, foi criado o Laboratório de Práticas em Engenharia de Software (Laps). Com investimento de mais de R$ 81 mil, o espaço conta com 29 computadores, mobiliário, três lousas e um projetor. A iniciativa beneficia diretamente os 30 alunos matriculados na primeira turma do curso.

Já o Laboratório de Pesquisa de Software e Computação Aplicada servirá de estrutura para um grupo de pesquisas composto por oito professores da área de tecnologia que lecionam no campus. Além dos docentes envolvidos, o espaço beneficiará indiretamente os cerca de 150 alunos matriculados nos cursos de bacharelado em Engenharia de Software e de licenciatura em Computação. A estrutura do local é composta por mobiliário, impressora e oito computadores. O investimento total foi de mais de R$ 15 mil.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, destacou que o campus da UPE de Garanhuns é o primeiro em Pernambuco a ter o curso de bacharelado em Engenharia de Software, uma iniciativa para criar um meio ambiente de inovação e para gerar tecnologia no Agreste Meridional. “Esses laboratórios vieram para dar suporte às aulas práticas. Os equipamentos vão beneficiar diretamente os alunos matriculados no curso e, indiretamente, cerca de dois mil alunos do campus de Garanhuns que precisam de laboratórios de informática”, disse.

Após a inauguração, o governador visitou mais ações governamentais que estão prestando serviços a visitantes e turistas durante o Festival de Inverno de Garanhuns. Hoje, foi a vez de percorrer o Governo Presente e as ações da Secretaria de Defesa Social. São serviços voltados para a cidadania, como cursos profissionalizantes, ouvidoria da mulher, aferição de pressão e de glicose, informações sobre o 13° do Bolsa Família e os ônibus itinerantes do Detran e da Secretaria de Saúde. Na sequência, Paulo Câmara esteve no Polo de Cultura Popular Ariano Suassuna, no Centro da Cidade, onde assistiu a uma apresentação de caboclinhos.

LATICÍNIOS – Em seguida, o governador foi conhecer a fábrica de laticínios Polilac, primeira a produzir leite tipo A em Pernambuco e terceira no Nordeste. O tipo A é a classificação de excelente qualidade microbiológica do leite. A produção do estabelecimento será de 3 mil litros ao dia, entre pasteurizados integrais, desnatados, semidesnatados e sem lactose. No local, há também uma queijaria artesanal que produzirá vários tipos de queijo coalho e queijo manteiga.

Fotos: Heudes Regis/SEI


CULTURA, ALEGRIA E PAZ / Paulo Câmara está muito à vontade no Festival de Garanhuns

Ações governamentais estão espalhadas por Garanhuns e região e a repercussão positiva chega no governador, que transita pelos polos com descontração e muitas companhias

Governador tem tirado muitas fotos e conversado com as pessoas

Ambiente de harmonia mais os investimentos no FIG mostram o acerto do evento em 2019

Não seria errado dizer que o Governo de Pernambuco se mudou para Garanhuns neste Festival de Inverno. Nos últimos três dias praticamente todos os secretários estão ou estiveram no município, e mais, trazendo iniciativas em cada área de atuação. A repercussão tem sido muito positiva. Conta ainda a favor a excelente aceitação da programação do festival, que atende todos os públicos e gostos.

O resultado é visto claramente na recepção que o governador tem recebido da população, e ele tem estado em todos os lugares, visitando polos, praças, além das ações do governo que acontecem em várias áreas. Sempre acompanhado de secretários, prefeitos e deputados, a exemplo do próprio presidente da ALEPE, Eriberto Medeiros, e Sivaldo Albino, que tem servido de anfitrião para a comitiva governista. Sivaldo, inclusive, recebeu o governador em sua casa na noite de ontem.

FIG - Paulo prestigiou, na noite desta sexta-feira (19.07), o segundo dia do FIG. Acompanhado da primeira dama Ana Luiza Câmara, do prefeito Izaías Régis e de secretários do governo, o chefe do Executivo estadual assistiu aos shows que aconteceram no polo Esplanada Cultural Dominguinhos, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos. O FIG acontece até o próximo dia 27 de julho e conta com mais de 20 polos de animação distribuídos pela cidade.

Antes da praça, o governador jantou na casa de Sivaldo, acompanhado de secretários e lideranças regionais. O deputado convidou amigos e correligionários. Estavam lá Douglas Duarte e Neide Reino, prefeitos de Angelim e Capoeiras, respectivamente. Anotamos ex-prefeitos também como Samuel Salgado (Angelim), Eudson Catão (Palmeirina), Sandoval Cadengue (Brejão), Neném (Capoeiras), José Teixeira (Paranamata) e Ivo Amaral (Garanhuns). Empresários a exemplo de Jeová Barros, Luciano Oliveira, Elison e Erlan da FTB. Secretários Aloizio Lessa, Rodrigo Novaes, Marcelo Canuto, Antônio Figueira, entre outros assessores. Quem também esteve lá foi o Reitor da UPE, Pedro Falcão, que tem acompanhado a comitiva do governador. Participamos do encontro, ao lado dos jornalistas Roberto Almeida e Kitty Lopes.

Uma ação visitada por Paulo Câmara no FIG, nesta sexta-feira, foi o espaço Bora Pernambucar, realizado pela secretaria de Turismo e Lazer do Estado, localizado no Parque Euclides Dourado. A ação conta com cenário para fotos, instrumentos musicais, quiz sobre pontos turísticos pernambucanos, pufes e totens de carregamento de celulares. Durante o evento, serão distribuídas capinhas de chuva com a logo da campanha “Bora Pernambucar”.

Paulo vai sair de Garanhuns com a certeza de um trabalho bem feito, é só olhar suas fotos e ver como seu semblante está leve. Sem dúvidas, a melhor visita e recepção na história recente.

Fotos: Heudes Regis/SEI

Amigos da imprensa com o deputado Sivaldo Albino

LINDO / Teatro infantil em cena no Festival de Inverno de Garanhuns





As atividades teatrais para a criançada começaram na manhã chuvosa deste sábado (20), no Teatro Luiz Souto Dourado, dentro da grade de atrações do 29° FIG. A ideia é colocar a garotada em contato, cada vez mais cedo, com produções artísticas e culturais.

O Espetáculo Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos, da Cia do Abração (PR), trouxe para os pequenos espectadores a temática da relação entre pais e filhos, ressaltando o respeito pelas diferenças individuais de cada ser humano, seja ele pai ou filho. A sessão que iniciou às 11h, recebeu grande público infantil.

Os ingressos para assistir as montagens são distribuídos gratuitamente no local, das 10h às 11h. Segue a programação do polo:

Domingo (21)
11h - Estórias Brincantes de Muitas Mainhas (PR) | Teatro Luiz Souto Dourado (FIGUINHO)

Sexta (26)
11h - O Espelho da Lua (PE) | Teatro Luiz Souto Dourado (FIGUINHO)

Sábado (27)
11h - Tagarelando (RJ) | Teatro Luiz Souto Dourado (FIGUINHO)

FIGUINHO – Esta edição do FIG traz uma novidade voltada para o público infanto-juvenil: O Figuinho. Uma série de atividades que contam com um selo indicando quais atrações são direcionadas para a criançada. Além do teatro infantil, circo e do espaço Outras Palavrinhas, pela tarde uma programação inédita acontece no Palco Instrumental (Parque Ruber Van Der Linden | O Pau Pombo) nos dois sábados do festival, dias 20 e 27 de julho, com atrações musicais, apresentações de teatro e brincadeiras infantis.


BORA PERNAMBUCAR NO FIG?


Ei, meu fi, tu sabe o que é PERNAMBUCAR?! 
Pernambuco é tão arretado que virou verbo! 
Êta Estado arretado danado! 
É beleza natural, é cultura, é comida boa pra todo lado, em todas as regiões do Estado.
Então vem com a gente descobrir tudo isso , pois o Festival de Inverno de Garanhuns já começou. Venha simbora.
Bora Pernambucar!



Começou na quinta-feira (18/07) a programação da 29ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). O evento, realizado entre os dias 18 e 27 de julho, é organizado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) com a colaboração de outras secretarias e órgãos estaduais envolvidos, como as Secretarias de Defesa Social, Saúde, Educação e Desenvolvimento.

Seguindo a tradição, o festival elege um grande homenageado e, em sua 29ª edição, a vez é do Rei do Ritmo, o cantor, compositor e instrumentista paraibano Jackson do Pandeiro, cujo centenário de nascimento é celebrado este ano. A obra de Jackson é uma influência definitiva para a música brasileira, nos mais variados gêneros e estilos.

O festival possuirá mais de 500 atrações em 21 polos de todas as linguagens artísticas durante dez dias. A grade terá nomes como Alcione, Elba Ramalho, Lenine, João Bosco, Roberta Miranda, Fafá de Belém, Eddie, Tony Garrido, Zélia Duncan, Céu, Otto, Jards Macalé e Ave Sangria. Nele o público poderá conferir a programação nos palcos, nas praças, nos parques, nos pavilhões, no teatro, no cinema e na catedral, pelas ruas e em diversos outros espaços da cidade, totalmente lotada de turistas e visitantes que vêm curtir, além do frio, sua programação imperdível.

Uma das linguagens artísticas que terão um público cativo durante os 10 dias do festival é artes cênicas. A programação para quem acompanha teatro, dança e circo movimenta a cidade. Logo na abertura, nesta quinta-feira (18), tivemos das sessões do espetáculo O Som e A Sílaba, do consagrado diretor Miguel Falabella. 

No polo de circo, uma novidade que deve agradar é a duplicação das sessões durante os fins de semana. Ampliando a única sessão, que antes atraia diariamente duas mil pessoas, a organização pretende atender a demanda de quem não consegue espaço na lona.

A força do FIG está não apenas no entretenimento que promove – shows, concertos, espetáculos, exposições, cursos, seminários e encontros diversos -, mas também no fato de ser uma vitrine do que de mais atual está sendo produzido pelos artistas nacionais, das mais variadas linguagens da arte.
.
Para mais informações, acesse:

Paulo Câmara inaugura laboratórios de pesquisa na UPE de Garanhuns



O governador Paulo Câmara inaugura, neste sábado (20.07), o Laboratório de Pesquisa de Software e Computação e Aplicada e o Laboratório de Práticas em Engenharia de Software, ambos da Universidade de Pernambuco (UPE) em Garanhuns, no Agreste Meridional do Estado. 


O governador será recepcionado pela diretora da UPE Campus Garanhuns, Rosângela Falcão e pelo Reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Henrique Falcão.

 O objetivo dos laboratórios é dar suporte às aulas do curso de Engenharia de Software e Computação. Serão diretamente beneficiados 30 alunos e oito professores dos cursos, mas outros dois mil alunos matriculados em outras turmas também poderão utilizar os serviços do laboratório.

Em seguida, o governador visitará o Polo de Cultura Popular Ariano Suassuna, dentro da programação do Festival de Inverno, e assistirá a apresentações das escolas de Garanhuns. Ao final da manhã, Paulo Câmara vai conhecer a fábrica de laticínios Polilac. O estabelecimento será o primeiro a produzir leite tipo A em Pernambuco, e o terceiro no Nordeste, com produção de três mil litros de leite por dia.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.