quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Deputado apoia criação de Secretaria executiva dos Direitos dos Animais


Visando o direito dos animais e o bem-estar da população, o Deputado José Queiroz (PDT) apoia a criação da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais, proposta pelo vereador de Caruaru, Fagner Fernandes (Avante), na estrutura da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMAS,

A criação de uma secretaria executiva voltada para o direito dos animais no estado de Pernambuco surge de um anseio social. Foi sugerido que a Sede Estadual atuasse em quatro pilares: castração de cães e gatos para controle reprodutivo, fiscalização de maus tratos, adoção e educação, auxiliando o bom criador de forma geral e proporcionando campanhas educativas permanente nas escolas estaduais para que as crianças sejam agentes multiplicadores quanto aos cuidados, vacinação em dia, e os demais deveres do criador quanto aos direitos do animal.

Outra sugestão importante será de estabelecer parcerias e firmar convênios com entidades de proteção animal e outras organizações e empresas públicas, ou privadas, para a consecução de seus objetivos. “Outra atribuição da possível secretaria será de auxiliar os municípios na identificação e cadastramento dos animais domésticos, a capacitação de recursos humanos para as ações de educação ambiental na defesa dos animais domésticos e da fauna silvestre, além da prevenção e punição de maus tratos”, frisou Queiroz.

Ainda, o vereador de Caruaru, Fagner Fernandes solicitou a José Queiroz uma Delegacia de Crimes ambientais para o município e destacou a necessidade de implantar o órgão para solucionar problemas não só municipais, mas também da região agreste. “Temos presenciado todo tipo de agressão. Diariamente, animais domésticos são vítimas de todo tipo de maus tratos. O caso mais recente foi o envenenamento em massa de grande parte dos gatos que viviam no Cemitério Dom Bosco”, ressaltou o vereador.

CRÉDITOS DA FOTO: Fagner Fernandes / Assessoria

Adagro faz alerta sobre foco de peste suína em Alagoas



A Agência de Defesa e fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco faz alerta aos produtores do estado para o novo foco de peste suína no estado de Alagoas. A fiscalização do trânsito de animais na divisa com Pernambuco será intensificada e entrada de suínos será proibida. 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou o foco no município de Traipu-AL, numa propriedade com 32 suínos e que fica a 7km da divisa com Sergipe. O foco em Alagoas preocupa ainda mais a Adagro, visto que, já são três estados confirmados com a doença. No total são 65 focos, sendo 48 no Ceará, 16 no Piauí e um em Alagoas, totalizando 1.397 animais doentes. 

Só em 2019 Pernambuco recebeu 484 suínos do estado de Alagoas, nenhum deles veio do município do foco, mas como a peste suína é viral e contagiosa o trânsito de suínos, seus produtos e subprodutos de Alagoas, Ceará e Piauí para Pernambuco estão proibidos até que os focos sejam completamente sanados. 

A peste suína clássica é uma doença viral contagiosa, com mortalidade elevada, que afeta suínos domésticos e selvagens. Não oferece riscos à saúde humana e nem afeta outras espécies. Os principais sintomas da doença são: lesões hemorrágicas (manchas avermelhadas) na pele e extremidades (membros, orelhas, focinho e cauda), febre alta, constipação intestinal seguida de diarreia, vômito, sinais nervosos (tremores nas patas), conjuntivite, problemas reprodutivos (aborto, natimorto e repetição de cio), falta de apetite e fraqueza. 

A Adagro alerta que o trânsito de suídeos, independente do destino e da finalidade, depende da Guia de Trânsito Animal (GTA). O produtor pernambucano deve ficar atento e qualquer suspeita deve ser comunicada na Adagro mais próxima. Pernambuco tem mais de 730 mil suínos cadastrados.

ESCOLAS TÉCNICAS / Estado abre inscrições para cursos integrados ao ensino médio



A Secretaria de Educação e Esportes do Estado, através da Secretaria Executiva de Educação Integral e Profissional (SEIPE), abre nesta quarta-feira (16), as inscrições para cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os candidatos podem se inscrever até o dia sete de novembro exclusivamente pelo site www.educacao.pe.gov.br

Para participar da seleção, os interessados devem ter concluído o ensino fundamental, possuir CPF próprio e e-mail válido. Vale ressaltar que essas vagas são destinadas aos estudantes que irão ingressar no Ensino Médio. Os cursos estão disponíveis para Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana. 

Cronograma:
Período de inscrição dos candidatos: 16/10 a 07/11/2019
Realização das provas objetivas: 12/11/2019 a 28/11/2019
Período de matricula da 1ª classificação: 02/01 a 16/01/2020
Início das Aulas: 03/02/2020

PSB filia 60 novos quadros no Sertão do Araripe

Prefeito de Exu, Raimundinho Saraiva, assinou ficha de filiação nesta segunda-feira, além de diversos nomes de Bodocó, Moreilândia e Cedro 





Dando continuidade à agenda de fortalecimento partidário, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) promoveu uma série de filiações nesta segunda-feira (14). Durante passagem pelo Sertão do Araripe, o presidente Estadual Sileno Guedes filiou cerca de 60 novos quadros, muitos pré-candidatos proporcionais, majoritários, além do prefeito Raimundinho Saraiva (Exu). As atividades foram realizadas nos municípios de Bodocó, Moreilândia, Exu e Cedro e contaram com a presença do deputado federal Tadeu Alencar, líder do PSB na Câmara Federal. 

Uma das principais filiações foi a do prefeito de Exu, Raimundinho Saraiva, que chega para deixar o PSB mais forte na cidade. “Tivemos um dia importante para o PSB no Sertão do Araripe. Seguindo com a nossa agenda de filiações, promovemos grande atos, como a chegada do prefeito Raimundinho Saraiva, que vai nos ajudar em Exu. Além disso, estamos fortalecendo o PSB em diversas cidades, como foi o caso de Bodocó, com a filiação do pré-candidato Otávio Pedrosa, de Cedro, com a empresária Riva Bezerra, e Moreilândia, onde filiamos dezenas de candidatos proporcionais na liderança do prefeito Eri”, destacou o presidente Sileno Guedes. 

As atividades tiveram início na cidade de Bodocó, com a filiação do pré-candidato a prefeito Dr. Otávio Pedrosa e mais 16 pré-candidatos a vereadores. 

Em seguida, o presidente estadual seguiu para Moreilândia onde, ao lado do prefeito Eri, o PSB filiou 18 pré-candidatos proporcionais. 

A agenda de filiações se encerrou no município de Cedro, com a chegada da pré-candidata Riva Bezerra. O ato contou com a presença da deputada estadual Roberta Arraes (PP).

FESTIVAL MACUCA DAS ARTES ANUNCIA PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Resultado de imagem para FESTIVAL MACUCA DAS ARTES

Música, cinema, artes plásticas, cultura popular. Marcando o retorno da Macuca ao mundo dos festivais, após vários eventos de destaque, o Macuca das Artes, que promete movimentar Pernambuco durante os dias 25 e 26 de outubro, anuncia nesta quarta-feira (11), a programação completa de música do festival que acontece no Sítio Macuca, zona rural de Correntes. Ave SangriaGabi da Pele PretaReverboChico CésarLuedji LunaArnaldo AntunesDJ 440 (Terça do Vinil) DJ Paulo Pezão são alguns dos nomes confirmados na grade do festival que é considerado o “Woodstock do Agreste Pernambucano”. 

Cultuada banda da década de 70, Ave Sangria é referência para diversas gerações e novíssimos fãs que descobriram a banda via internet, os integrantes originais Marco Polo (voz, composições), Almir de Oliveira (voz, guitarra base, composições) e Paulo Rafael (guitarra solo e viola) se reuniram em 2014 para traçar novos planos de voo. De volta aos palcos, o trio revirou o baú do tempo e de lá saíram diversas canções inéditas, compostas no período de 1969-1974As novas canções e os clássicos da banda farão o público do Macuca das Artes viver uma experiência inesquecível.

Outra atração emblemática do Festival é o multi-artista Arnaldo Antunes, que vem com show inédito que expande o conceito do diálogo entre rock e samba, alternando no repertório, além das canções do álbum seu novo albúm, resgates de rocks “Fora de Si”, “Televisão”, “Essa Mulher”e sambas “Alegria”, “Talismã”, “Só Solidão”, clássicos da sua carreira. O show conta ainda com canções tradicionais de outros autores, traduzidas de um gênero para o outro, como “A Razão Dá-se a Quem Tem”“Exagerado”, além de novas releituras.

A força e o frescor da voz baiana de Luedji Luna também marcam esta edição do festival, que apresenta “Um Corpo no Mundo”, show dançante e construído para se pensar identidade. A apresentação remete a travessia e o deslocamento em um espetáculo fluído, com canções que transitam, com referências onde nada é estanque, em uma dissolução de diversas sonoridades.

Natural de Caruaru-PE, Gabi da Pele Preta teve seu primeiro contato com a música e o canto ainda criança. Iniciou oficialmente sua vida artística como atriz de musicais. Após alguns anos como uma das vocalistas do grupo Samba de Tamanca, decidiu seguir carreira solo, desbravando novos estilos, e estreitando seu diálogo com a MPB e o Pop.

De Catolé do Rocha, Paraíba-PE, Chico César é considerado um dos mais importantes poetas, compositores e músicos da cultura Brasileira. O artista sobe no palco do Macuca das Artes pela primeira vez, misturando a riqueza dos ritmos brasileiros do Nordeste à sonoridades universais, em um show que traz canções que marcaram a sua carreira.

A programação do festival ainda conta com a Mostra Musical do Coletivo Reverbo, que em seu show coletivo, reúne diversos nomes do atual momento musical de Pernambuco, em uma movimentação inquieta, crescente e dançante, onde a música autoral contemporânea é evidenciada e celebrada pelos artistas e pelo público. Para o palco do Macuca, o Coletivo traz compositores e intérpretes do calibre de Juliano HolandaFlaira FerroMartinsIsabela Moraes,Marcello RangelLuiza FitipaldiLucas Torres

Ponto alto do evento, o Cortejo da Macuca, que expressa toda a linguagem da cultura popular, será realizado com a Orquestra Maestro Oséas, patrimônio carnavalesco de Pernambuco.

Nas carrapetas, os DJs 440 (Terça do Vinil) e Paulo Pezão prometem uma verdadeira viagem no mundo do vinil, com discotecagens que reúnem o melhor da música brasileira e mundial.

Este ano, o festival também contempla exposições, intervenções artísticas e oficinas gratuitas de música, reisado e figurinos, em escolas públicas dos municípios vizinhos de Correntes e Palmeirina. 

Com o seu ativismo espontâneo, e ao mesmo tempo consciente, o Macuca das Artes é uma abrangente confraternização cultural, que cria pontos de intercâmbio entre as culturas do interior e do litoral, em um passeio que mescla tradição e vanguarda. 

Ponto de Cultura do estado, foi contemplado nacionalmente pelo Prêmio Culturas Populares, pelo Ministério da Cultura, por buscar o beneficiamento sociocultural da região através do fortalecimento da economia, empregos diretos e indiretos e promoção de atividades culturais gratuitas. 

Sob o céu estrelado, luz de candeeiro e ausência de luz elétrica, o Macuca das Artes é uma verdadeira imersão para quem busca contato com a arte, música e a natureza.

Além de uma aconchegante área de camping, piscina de água corrente e uma estrutura de banheiros que inclui opção de banho quente, o Festival também dispõe de restaurantes onde serão servidos café da manhã, almoço, jantar, petiscos e lanches. Incluindo opções veganas, vegetarianas e sem glúten.

Os ingressos para o Festival Macuca das Artes custam de R$ 50,00 a R$ 150,00. Todos os valores dos bilhetes para shows, camping e transfer, estão disponíveis no site da  Sympla: www.sympla.com.br/macucadasartes2019


PROGRAMAÇÃO

Macuca das Artes | Música

Sexta 25/10
23h Reverbo
0h20 Luedji Luna
1h50 Arnaldo Antunes
3h50 DJ Paulo Pezão

Sábado 26/10
14h Cortejo Boi da Macuca (Poço Comprido)
20h30 Gabi da Pele Preta
22h Ave Sangria
0h Chico César
2h Terça do Vinil com DJ 440

SERVIÇO

Dias 25 e 26 de outubro, no Sítio da Macuca, Agreste de Pernambuco
Ingressos, Acampamento Transfer partindo de Recife e Garanhuns: de R$ 50,00 a R$ 150,00. Disponíveis no site da  Sympla: www.sympla.com.br/macucadasartes2019

Bispo de Garanhuns: “É o espírito santo de Deus que guia a Igreja”


Publicação original, Paraíba On Line

O bispo diocesano da Diocese de Garanhuns, Dom Paulo Jackson, comentou, em entrevista à Rádio Caturité FM, que a Assembleia Pastoral Regional que ocorre em Lagoa Seca reúne 21 Dioceses de quatro estados. Ele destacou que a Igreja Católica possui uma missão no caminho de sinodalidade, sendo guiada pela palavra de Deus.

Segundo Dom Paulo, é preciso viver a identidade católica e a missão evangelizadora a partir da liderança do papa Francisco.

– A Igreja é um mistério de comunhão, não é uma simples organização, uma sociedade. É o espírito santo de Deus que guia a Igreja. Embora haja peculiaridades, temos elementos fundamentais que nos unem – disse.

OUTUBRO ROSA / Funcionárias da UPAE Garanhuns têm semana especial

Atividades iniciaram na segunda-feira e seguem até a sexta, 18






Teve início na segunda-feira (14) a Semana da Prevenção na UPAE Garanhuns, como parte da Campanha Mundial conhecida como Outubro Rosa, que alerta para a importância da prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero.

A coordenadora de enfermagem da unidade de saúde, Tayana Guerra, tem acompanhado as atividades, que iniciaram com palestra da enfermeira Evelliny Metódio, da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns, que trouxe para cerca de 50 funcionárias da unidade informações básicas sobre prevenção. A profissional é bastante solicitada pela experiência na área.

"Oferecemos exames para mulheres da região cotidianamente, e por isso resolvemos priorizar nossas funcionárias na Semana da Prevenção este ano, com palestras, dicas de alimentação saudável, exames citológicos e mamografias" - Afirma Tayana Guerra. As atividades são coordenadas pela responsável pela Educação Permanente da unidade, Michelle Torres, e foi idealizada pela nutricionista da UPAE Garanhuns, Laila Brasil.

Na terça-feira (15), funcionárias com mais de 40 anos fizeram mamografias, e nesta quarta-feira (16), Dia Mundial da Alimentação, aconteceu um café da manhã para funcionárias, com cardápio de alimentos que ajudam a prevenir os cânceres, e com profissionais que vão explicar a importância para a prevenção do câncer através de alimentação saudável. A semana de atividades segue pela quinta-feira e encerra na próxima sexta-feira (18).

A reportagem da Rádio Jornal Garanhuns, com o repórter Aurimar Ferreira, esteve na UPAE cobrindo as atividades realizadas, conversando com Laila Brasil, e também com as funcionárias Magda Ferreira (Aux.farmácia) e Simony Farias (Enfermeira), que passaram pela mamografia.

A UPAE Garanhuns é unidade de atendimento especializado da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sob Gestão IMIP e parcerias com a V GERES e Secretarias Municipais de Saúde.

PROMOÇÕES DA WHISKY HOUSE >> A Casa das Bebidas em Garanhuns

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.