sexta-feira, 21 de setembro de 2012

RESUMO DO GUIA ELEITORAL DE GARANHUNS - 21/09/2012


PAULO CAMELO - PSOL 50

A abertura do programa de Paulo Camelo é sempre a mesma, fala que o candidato não compra votos nem troca por cachaça, e além disso repete o provérbio chinês sobre educação para ao final pedir votos para o candidato.
Paulo falou hoje sobre o plano diretor de Garanhuns, em vigência desde 2008, que tem impedido a cidade de crescer e se desenvolver. O plano define regras sobre loteamentos, ruas, indústrias e limita a construção de prédios, que devem ter no máximo três andares. Além disso a burocracia da prefeitura em conceder uma licença tem dificultado o crescimento da cidade e inviabilizando seu desenvolvimento.
Paulo afirmou que Garanhuns está com complexo de Peter Pan, com receio de querer crescer, referindo-se ao personagel infantil.

ZÉ DA LUZ - PHS 31

O programa de Zé da Luz começou em alto-astral, anunciando que agora a vitória está mais cristalizada, pois ficou claro a liderança do candidato já que seus principais adversários se juntaram, em uma união de última hora. Perguntam: Cadê as pesquisas que mostravam o candidato crescendo? E Izaías, que brigou na justiça para tirar Silvino da disputa afirmando que ele era ficha suja. Segundo a locução, Zé da Luz tem caráter, tem palavra, e pedem para aqueles que iam votar em Silvino fazerem agora um 31.
Foi afirmado que após a renúncia de Silvino muita gente procurou Zé da Luz para declarar seu apoio. Depois, o programa apresentou depoimentos de populares que afirmaram serem eleitores de Silvino, mas que ficaram decepcionados, que o candidato não fez papel de homem. Outro disse que a família inteira que iria votar em Silvino agora está com Zé da Luz, e que vai pedir a todos os amigos e vizinhos para votar no ex-prefeito de Caetés.
Os locutores disseram que Zé da Luz está preocupado com os rumos da campanha, pois segundo ele, estão faltando com a verdade. Um ex-vereador teria se passado por um morador de Caetés para falar mal da adminsitração do ex-prefeito da cidade vizinha, no guia de Izaías.
Por falar em Izaías, uma gravação feita de uma entrevista sua na Rádio Jornal, mostra o deputado nervoso dizendo a alguém que estaria preparado para a briga, na tapa, tiro ou do jeito que a pessoa quisesse, chegou a chamar na época o desafeto de cabra-safado.
Esta gravação foi repetida no programa, e afirmado que Garanhuns não pode viver um bang-bang ou uma ditadura.

IZAÍAS RÉGIS - PTB 14

A locução do programa começa fazendo referência à retirada da candidatura do ex-prefeito Silvino Duarte em favor de Izaías Régis, afirmando que seu gesto mostra sua preocupação e amor por Garanhuns, e convoca os homens e mulheres de bem para se unirem à campanha do deputado, que se torna a grande união pela cidade.
Foi veiculada a gravação feita da Entrevista Coletiva concedida por Silvino Duarte, onde afirmou:
"Acho que as coisas de Garanhuns têm que ser resolvidas em Garanhuns.Fui prefeito duas vezes, vereador, vice-prefeito. Minha esposa foi deputada. Garanhuns me deu tudo que tenho, sempre com simplicidade. Estamos fazendo um gesto por amor a esta cidade. Nossa propaganda, nossos adesivos estampam "Eu amo Garanhuns" e esta frase não é de fantasia. Estamos fazendo isso por esta cidade maravilhosa. Izaías ainda não sabe disso, trata-se de um gesto de livre e espontânea vontade. Garanhuns não pode importar a política feita em Caetés. Garanhuns não pode ser quintal de Caetés. Estou sendo claro, vou pedir votos para Izaías, as pessoas que estiveram conosco, que caminharam, nos defenderam, nossos amigos e candidatos a vereadores que estejam juntos com Izaías. Espero que este ato sirva para despertar Garanhuns que parece está inebriada, talvez pelos traços etílicos de alguém. Fui tratado com respeito e consideração, e agradeço a todos. Estou votando em Izaías porque ele mora aqui, conhece as pessoas e nossos problemas, fez sua vida aqui, é casado aqui, tem seus filhos, e seus filhos casados também em Garanhuns, são empresários, portanto não se trata de um forasteiro, um oportunista. As questões pessoais estão acima disto, meu gesto é pela cidade que precisa ser bem cuidada por quem vive em Garanhuns. Por isto vou votar em Izaías Régis que vive aqui e tem serviços prestados, inegavelmente, enquanto que o outro nunca fez nada pelo município" - finalizou o ex-prefeito Silvino.
Izaías Régis agradeceu, reconhecendo a importância e a grandeza do gesto de Silvino Duarte que abriu mão de sua campanha, mostrando o compromisso e a responsabilidade com a cidade. Izaías convocou os homens e as mulheres de bem e disse que receberá todos de braços abertos (referindo-se às pessoas que estavam com Silvino), para juntos mudar Garanhuns. "Vamos fazer as UPAs, creches, escolas de tempo integral, ampliar o bolsa escola, capacitar os jovens e dar assistência aos idosos.
Izaías disse que Zé da Luz não o tem respeitado porque tem o diploma de engenheiro, mas que Lula também não tem formação na escola e foi o maior presidente da história do Brasil. Izaías disse que Zé da Luz nunca fez nada por Garanhuns e que quebrou Caetés em sua administração. Segundo o candidato do PTB, em Caetés não tem merenda, não tem creches nem indústrias, não tem emprego e que Zé da Luz arrasou o município.
Populares em depoimentos afirmaram que a união de Silvino e Izaías é certeza de ganhar a eleição, e que agora tem tudo para se tirar a cidade do atraso e da decadência, pois soma a experiência do ex-prefeito com a força e a vontade do deputado.
O senador Armando Monteiro afirmou que a decisão de Silvino Duarte de retirar sua candidatura mostra a sua dimensão de homem público e seu elevado senso de responsabilidade com a cidade. Foi um gesto nobre, pois o que está em jogo é o destino de Garanhuns que precisa reencontrar o caminho do desenvolvimento e reconquistar o lugar de destaque em Pernambuco. Segundo Armando, com o apoio de Lula, Dilma e Eduardo Campos, Izaías pode fazer as transformações que Garanhuns precisa, promovendo a verdadeira mudança.

SILVINO DUARTE - PSDB 45

O programa de hoje reproduziu as declarações e explicações do ex-prefeito na Entrevista Coletiva. Todo o texto já foi colocado no guia de Izaías e na postagem que fizemos sobre a renúncia, onde estivemos presentes e anotamos todas as declarações importantes.
Silvino explicou sua decisão de renunciar sua candidatura e apoiar Izaías Régis.
Provalvemente foi o último programa da coligação que apoia sua candidatura. Neste sábado explicaremos como ficará agora o guia eleitoral em Garanhuns.

PARA LER OS GUIAS ANTERIORES, CLIQUE NO MARCADOR "GUIA ELEITORAL" ABAIXO.

Acontecerá em Garanhuns reunião de preparação da SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

O Espaço Ciência, órgão de educação e divulgação científica da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, está coordenando a realização SNCT - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco.

Durante o período de 15 a 21 de outubro estão programadas atividades em diversos municípios do Estado com o tema central: Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza.

Garanhuns foi contemplada para sediar o encerramento deste importante evento, e o prof. Antônio Carlos Pavão, está convidando representantes de Universidades, Escolas de todos os níveis, Secretarias Municipais, ONGs, Empresas e todos os interessados na SNCT para participarem da Reunião de Preparação do Encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Garanhuns no dia 25/09/2012, às 10h, no Auditório da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns – AESGA com representantes do Espaço Ciência.

Alunos do COLÉGIO XV realizam baile em comemoração ao Dia internacional do Idoso

A professroa Bernadete Lima, junto com os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio XV, vão realizar um projeto Benficente e Comemorativo em prol do abrigo São Vicente de Paula.

No próximo dia 01º, sábado, acontece um baile voltado para o público da terceira idade, com a participação do Radiola de Ficha de Marcos Cardoso, será o Baile da Melhor idade.

Local: Salão da AGA
Data: 01/10 (Dia internacional da Terceira idade)
Horário: 17h
Ingresso: 1 Pacote de fraldas geriátricas tam M ou G.
Ou Kit leite (2 latas ou pacotes de leite desnatado + 1 de leite integral)
Ou ainda Kit pessoal (1 Shampoo + creme de pentear + 1 hidratante)

Grupo de dança: Espaço Dança - Andréa Correia.

O projeto do evento visa transdisciplinar e conscientizar os alunos da importância da participação social e da valorização do idoso. Após a realização do baile, os alunos farão visitas períodicas ao abrigo São Vicente de Paulo e organizarão o natal de todos os moradores da casa.

A Escola precisa ultrapassar os muros e intervir na sociedade, colaborando para melhoria dela, eis um projeto que tenta materializar esta ideia.
.
Profª. Klébia Sampaio

TÁ NO JORNAL DO COMMÉRCIO: O homem que virou salada

A jornalista Flávia de Gusmão assinou um artigo muito arretado sobre o Guga Pessoas, do Kefi Saladas, que me sinto na obrigação de transcrever! Tá em meia página do Jornal do Commercio de hoje!
.

GARANHUNS – Ao bater a marca dos 100 quilos, com dificuldade para amarrar o sapato, caminhar, respirar, viver, Gustavo Pessoas procurou um médico. “Ele perguntou se eu iria me internar naquele momento ou queria ir em casa avisar”, lembra.

Além das queixas relatadas na consulta, exames de sangue com taxas nas alturas motivaram a ameaça. Um filho recém-nascido lhe fez pensar se era melhor insistir na alimentação calórica ou tomar jeito na vida. Venceu a segunda opção: “Não queria que meu filho crescesse sem pai”, pontua.

Guga, como lhe chamam os amigos, chegou a cantar parabéns para um botijão de gás que passou um ano e oito meses intacto devido à total falta de aptidão do seu proprietário para as coisas de cozinha. Águas passadas. O que era para ser apenas uma dieta (que já lhe fez perder 14 quilos ao longo de um ano) virou negócio.

No mesmo período, ele inaugurou o Kefi Saladas, um delivery que funciona de segunda a sexta nesta cidade agrestina, apenas para almoço, e tem na comida magra e saudável o seu foco.

O nome escolhido para batizar o empreendimento é recheado de significados. Kefi, em grego, traduz o espírito da alegria, paixão e entusiasmo, que, segundo ele, foi encontrado na gastronomia. “Comecei a fazer saladas porque precisava emagrecer, mas, por não ser um grande fã, tinha a necessidade de, primeiro, comer com os olhos.

Assim, passei a fotografar cada salada e a postar no Facebook. Com os comentários dos amigos, percebi que Garanhuns precisava desse serviço”, explica.

A primeira prova foi ultrapassar a barreira cultural, pois saladas não figuram como primeira opção ou prato principal na mesa do Agreste e Sertão. “No primeiro dia de funcionamento, tive apenas um pedido, e ele apareceu já no fim do expediente, lá pelas 13h”, lembra.

Hoje em movimento ascendente, o Kefi, que ainda se vale da cozinha da residência do seu proprietário, já se prepara para ocupar uma nova casa, que passará a atender o público como restaurante, e não apenas em sistema de entrega.

O Facebook continua sendo o principal meio de comunicação com os consumidores. Nele, Gustavo posta não apenas as criações do seu menu – que hoje conta com 16 saladas fixas e sugestões a cada mês, além de opções vegetarianas como estrogonofe de soja e omelete de vegetais ao forno – como não se furta a mostrar as aventuras do pequeno Daniel, seu filho e responsável pela guinada pessoal e profissional de sua vida, no mundo verde e saudável dos hortifrúti.

Prefeitura de Garanhuns se une a mobilização de outros municípios e paraliza atividades em protesto à redução do repasse do FPM

A Prefeitura Municipal de Garanhuns informa a população em geral, que aderiu a mobilização de paralisação em protesto as grandes reduções nos repasses mensais do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, proposto pela Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (CODEAM), e que em virtude disso, não haverá expediente na Prefeitura, nem nos diversos Órgãos desta Administração Municipal, inclusive nas Escolas Municipais, nos dias 24 (segunda-feira), 25 (terça-feira) e 26 (quarta-feira) de setembro do corrente ano.

A Prefeitura de Garanhuns informa ainda que, apenas, os serviços disponibilizados pelo Hospital Municipal, Postos de Saúde em atendimento a pacientes com consultas previamente marcadas e Transporte de Pacientes fora do Domicilio (TFD) funcionarão normalmente.

Curso para atendimento a vítimas de violência é promovido no interior



“Fenômeno da Violência e Direitos Humanos”. Esse é o tema de um curso que tem como objetivo capacitar profissionais nas áreas de educação, saúde e segurança pública, para atendimento das vítimas de violência em todo o estado. As aulas acontecem nos municípios de Caruaru e Garanhuns, no Agreste do estado, Goiana, na Mata Norte, Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, Arcoverde, Petrolina e Salgueiro, no Sertão.

Inscrições pode ser feitas pelo site www.sds.pe.gov.br até o dia 30 de setembro

fonte: Rádio Jornal

Pesquisa não será divulgada, pois Izaías continuaria na frente



A semana passou com o suspense de uma pesquisa que seria divulgada, devidamente registrada no TRE, mas que de última hora a empresa que contratou resolveu não mais tornar pública, segundo algumas fontes, simplesmente porque ela não mostraria os números que foram divulgados extra-oficialmente. Falava-se que daria uma diferença pró-Zé da Luz na faixa de oito pontos, mas que na verdade esta diferença seria pró-Izaías, que continuaria na frente, conforme as pesquisas anteriores. E a estratégia foi então criar uma sensação de liderança que a pesquisa não teria mostrado.

Embora Zé da Luz tenha se aproximado, ela refleteria mais a queda das intenções de voto de Silvino Duarte, com alguns de seus candidatos a vereador pedindo votos para Zé da Luz, e que por isso estagnou na faixa dos 20%, quando desistiu para apoiar Izaías.

Mas esta aproximação não teria sido suficiente para encostar na liderança de Izaías, segundo outras pesquisas extra-oficiais.

Se de fato a pesquisa que mostraria uma alteração no quadro não for divulgada vai voltar a ficar a questão no ar, e todas as anteriores mostravam a liderança de Izaías.

A pesquisa registrada no domingo, legalmente deve esperar 5 dias para ser veiculada publicamente, e foi neste espaço de tempo que se noticiou de forma extra-oficial que Zé da Luz teria aberto uma diferença em torno de oito pontos. Porém, segundo nossa fonte, os números da pesquisa na verdade não modificavam o cenário, estaria Izaías na frente, com Zé da Luz em segundo e Silvino atrás, mais afastado.

Se a pesquisa tem o registro, pode ser divulgada e não vai ser, dá margem mesmo para este tipo de interpretação, conforme recebemos a informação.

Se de fato Izaías mantinha esta frente, mesmo antes da desistência de Silvino, e recebe a maioria dos eleitores do ex-candidato, pode estar abrindo uma diferença maior.

Seria bom a divulgação da pesquisa.

Semana Nacional de Trânsito: Estudantes da regional da V GERES participam de campanha educativa‏


Reunião da CRPAM definindo ações de acampanhas educativas

A V GERES - Gerência Regional de Saúde e o Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto - CRPAM - preparou uma programação especial para marcar a Semana Nacional de Trânsito em Garanhuns e demais municípios que fazem parte da V GERES - Gerência Regional de Saúde.

Desde a segunda-feira, 17, várias atividades foram realizadas em escolas municipais e estaduais, com palestras e trabalhos elaborados pelas crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, voltados a Educação no Trânsito.

No encerramento, nesta sexta-feira, dia 21, acontecerá um grande encontro com cerca de 800 crianças e adolescentes, no Centro de Convenções do Hotel Tavares Correia, que contará com palestra aos estudantes, proferida pela equipe da Operação Lei Seca no Estado de Pernambuco. Na ocasião, serão mostrados os trabalhos feitos ao longo da semana e os alunos receberão camisetas pela participação no grande evento.

Trata-se da primeira vez que um evento desta magnitude é realizado na regional, levando a mensagem da prevenção a acidentes a milhares de jovens, primeiro nas escolas, e depois no evento de encerramento.

Várias empresas parceiras do CRPAM estão programando atividades, como a Alves Motos Honda, que estará distribuindo brindes educativos com os participantes.

"A Semana Nacional de Trânsito será vivenciada ativamente em nossa regional, buscando gerar principalmente nas crianças e adolescentes o senso de responsabilidade. Acreditamos que ações assim acabam influenciando até seus pais e demais parentes, quando eles levam esta mensagem para dentro de suas casas." - Afirma Dr. Elenílson Liberato, gestor da V GERES e presidente do Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto.

A Semana Nacional de Trânsito promove justamente a conscientização, e o Governo do Estado, através da V GERES, e das instituições que fazem parte do CRPAM fazem deste evento mais uma forma de alertar a população sobre o alto índice de acidentes em nossa região, desta vez, focando na educação às crianças matriculadas em nossas escolas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.