segunda-feira, 15 de abril de 2019

AGRICULTURA DE PERNAMBUCO / Governo distribui 435 toneladas de sementes no Agreste

Crédito da foto: Edilson Júnior/SDA



Em solenidade realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agriculturas Familiares de Águas Belas, os produtores rurais do município receberam, no sábado (13), as sementes do programa Campo Novo, lançado pelo Governo do Estado. Ao todo, estão sendo distribuídas 435 toneladas de milho, feijão e sorgo forrageiro, beneficiando 45 mil famílias dos municípios do Agreste Meridional, Central e Setentrional.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares, Tavares Leite, as chuvas que têm caído na região e a chegada das sementes renovam a esperança de novos tempos na zona rural do município. “Vivemos tempos difíceis com a seca e agora estamos na esperança de ver as sementes germinando e as lavouras crescendo novamente”, disse.

Junto com o secretário Dilson Peixoto, estiveram presentes no evento o secretário Executivo de Agricultura Familiar, Gleybson Neves; o presidente do Iterpe, Altair Correia; o diretor de pesquisa do IPA, Gabriel Maciel, além de lideranças locais.

TEREZINHA

A agenda no Agreste Meridional incluiu ainda visita à cidade de Terezinha, onde o secretário Dilson Peixoto formalizou, ao lado do prefeito Matheus Martins, a entrega de dez barragens e de uma adutora construídas com recursos do Governo do Estado, além da assinatura da ordem de serviço para a perfuração de dois poços artesianos. Ao todo, foram beneficiadas 11 comunidades. 

A cerimônia, que fez parte das comemorações do 55º aniversário de emancipação do município, contou ainda com a presença do deputado federal Pastor Eurico e dos estaduais Claudiano Martins e Sivaldo Albino, e dos prefeitos de Palmeirina, Marcelo Neves; Alagoinha, Uilas Leal; e Brejão, Beta Cadengue.

Atletas da Associação Carlos Tevano conquistam pódio no Pernambucano de Judô



A 1° Fase do Campeonato Pernambucano de Judô foi realizada neste último final de semana em Recife, na Ilha do retiro, onde a ACT - ASSOCIAÇÃO CARLOS TEVANO se fez presente com 26 atletas de Garanhuns e região, e trouxe 18 medalhas na bagagem.

Resultado dos atletas de Garanhuns:

CAMPEÕES:
Carlos Tevano Filho 
Marcus Vinicius Freitas Costa

VICE CAMPEÕES:
Rafael D'Lucca Amaral
Júlio César Vilela
José Maria Neto
Ingrid Souto

BRONZE:
Miguel Arcanjo Amaral
Marcílio Emanuel Alves
Emerson Eduardo Vila Nova
Gislânio dos Santos

5° colocados:
Herbert Antony
Giudicelli Elias
Carlos Tevano
Charles Gabriel Carvalho

Com esse Resultado, a ACT conquistou a 6° colocação geral no evento, dentre 44 associações inscritas no estado de Pernambuco.

Renato Siqueira vai comandar a União Brasileira de Escritores

Resultado de imagem para renato siqueira alexandre santos ube
PASSAGEM DE BASTÃO: Alexandre Santos e Renato Siqueira

A UBE - União Brasileira de Escritores, realizou em janeiro sua eleição para a diretoria referente ao biênio 2019/2020, onde saiu eleito presidente o escritor garanhuense Renato Siqueira, com o apoio da atual gestão, que tem à frente o elogiado Alexandre Santos, por sua dedicação á entidade cultural. Contudo, a chapa de oposição levou o caso à esfera jurídica, conseguindo uma liminar impedindo a posse da nova diretoria. Agora, uma turma do TJ, tendo à frente o desembargador Bartolomeu Bueno, reconheceu a validade da eleição, revogou a liminar e determinou a posse da nova diretoria.

Renato Siqueira é fundador do Núcleo Garanhuns da UBE, um dos mais atuantes do país. Tem participado de diversos eventos literários Brasil à fora, e um dos grandes parceiros de Alexandre na condução da UBE nos últimos anos. Conta com uma grande rede de articulação e amizades. A nova gestão tem tudo para ser de sucesso.

Nascido no interior de Pernambuco, desde muito cedo despontava o talento para literatura. Renato Siqueira se torna presidente da UBE mais jovem da associação de escritores mais antiga do Brasil, fundada em 17 de janeiro de 1958. 

O novo presidente afirma que irá buscar novas parcerias, que vai incentivar a prática da leitura e a valorização dos escritores brasileiros, além de expandir a UBE com a abertura de núcleos e secções em todos estados da federação.

Secretaria de Justiça reinaugura Cadeia Pública de Garanhuns



A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) reinaugura, nesta terça-feira (16 de abril), às 10h, a Cadeia Pública de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, gerida pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres). O estabelecimento passou por reforma e teve toda a estrutura física, elétrica e hidráulica recuperada, possibilitando o aumento de vagas de 96 para 200. 

A cadeia também recebeu reforço na passarela, além de revestimento e pintura nas celas, pátio e setor de alimentação. Há no Estado 53 cadeias públicas em funcionamento gerenciadas por seis núcleos prisionais. A de Garanhuns funciona como um dos núcleos para os estabelecimentos de Bom Conselho, Salóá, Cachoeirinha e Lajedo, onde são recolhidos presos provisórios do regime fechado.

“A inauguração de mais esse espaço compõe o projeto de criação de 6.600 novas vagas do Governo de Pernambuco. Quase três mil já foram criadas nos últimos quatro anos e as demais já estão em andamento”, informou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, que participará da inauguração, juntamente o secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues.

Reeducandos do Centro de Ressocialização do Agreste, em Canhotinho, trabalharam na reforma da cadeia de Garanhuns.

Serviço: Inauguração da Cadeia Pública de Garanhuns
Data/hora: 16/04 - 10h
Local: Rua da Sementeira, s/n - Garanhuns

Fotos: Márcia Galindo/Seres

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.