terça-feira, 11 de setembro de 2018

Sivaldo Albino pode ser deputado com cerca de 25 mil votos



O blogueiro político Edmar Lyra traz na sua coluna desta terça-feira (11) uma análise da chapa do PSB/PSD e MDB. Em sua ótica a chapa pode eleger 14 deputados estaduais. Outros analistas já apontam que a chapa pode eleger até 16 deputados devido o voto de legenda do PSB e o crescimento de Paulo na reta final da campanha, fortalecendo seus candidatos ao senado e ao legislativo. Há 15 deputados candidatos à reeleição na coligação.

Diante deste cenário, estando uma ou duas vagas ainda em disputa na coligação, o candidato de Garanhuns tem chance. Disputariam as últimas vagas: Sivaldo Albino, Ana Callou, João Suassuna, Creuza Pereira, Paulo Dutra e um ou outro deputado atual que decepcione nas urnas.

Na análise de Edmar Lyra, se o Governador Paulo Câmara ganhar a eleição deverá chamar pelo menos dois deputados para ocuparem a vaga de Secretário abrindo vagas para quem ficar na suplência.

É notório que a candidatura de Sivaldo está crescendo, segundo informações estaria até liderando pesquisas no município. Quem sabe seja a hora de Garanhuns retomar a vaga na Assembleia Legislativa.

Passando dos 30 mil votos briga diretamente pela vaga, entre 20 e 25 mil tem grande chance de assumir o mandato com Paulo (sendo reeleito) convocando deputados da coligação para seu time de secretários, como fez nesta atual gestão.

REITOR DA UFPE SERÁ HOMENAGEADO PELA CÂMARA MUNICIPAL DE GARANHUNS

A Câmara Municipal de Garanhuns homenageará o professor garanhuense Anísio Brasileiro Reitor da UFPE, nesta quarta-feira 12 de setembro às 10h, com a Medalha Luiz Tenório de Carvalho (Mérito Educacional), a comenda é de autoria do vereador Audálio através da Resolução N° 1298/16 que reconhece os esforços do docente garanhuense pela educação. 

Na mesma Sessão Ordinária em Caráter Solene, será discutido o Requerimento do vereador Audálio que solicita a criação de parceria entre a UFPE e a recém-criada UFAPE/UAG para implantação de uma Unidade do Colégio de Aplicação da UFPE em Garanhuns, com objetivo de atender alunos com uma educação básica de qualidade, bem como ofertar estágios aos alunos dessas duas instituições de ensino superior.

SOLIDARIEDADE: UPAE Garanhuns renova parceria com Desafio Jovem para Natal Solidário

Samuel, Robervando, Tayana e Gustavo visitaram Pastor Miguel (de vermelho) no Desafio Jovem


Os coordenadores da UPAE Garanhuns estiveram na sede do Desafio Jovem Trindade, onde foram recebidos pelo pastor Miguel Arambarri, principal responsável pela instituição que trabalha na recuperação de dependentes químicos (álcool e outras drogas). A visita serviu para renovar a parceria para o "Natal Solidário", campanha de doações de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza que a UPAE realiza ao final do ano com a participação dos seus colaboradores. A visita aconteceu na última terça-feira (04).

Segundo o coordenador geral da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, esta será a quarta edição da ação de natal na unidade. Em 2014, por iniciativa dos funcionários, os donativos arrecadados foram destinados ao Abrigo São Vicente de Paulo. Em 2015, já integrada à campanha estadual do IMIP, o Natal Solidário fez a primeira parceria com o Desafio Jovem Trindade. Em 2016 atendeu ao CEAC, abrigo de crianças, do Governo do Estado. Em 2017 O Natal Solidário chegou à Creche Lar Eterna Aliança, em Garanhuns. 

"O nosso Natal faz parte da Rede de Solidariedade do IMIP Gestão, que promove diversas campanhas em suas unidades no estado para arrecadar donativos para instituições carentes." - Informa o gestor.

DESAFIO JOVEM TRINDADE

O Desafio Jovem é uma comunidade terapêutica, sem fins lucrativos, existe há 25 anos, e abriga atualmente 28 pessoas, internadas voluntariamente, que precisam do apoio da sociedade para superarem esses momentos difíceis e poderem retornar para suas famílias. - O período de internação voluntária é de seis meses, com atendimento de psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras, e outros profissionais, da Rede Sus e voluntários. Os homens também têm laborterapia e de reflexão religiosa.

Acompanharam Gustavo Amorim, os coordenadores Samuel Feitosa (médico), Tayana Guerra (enfermagem) e Robervando Alencar (administrativo).

Romário Dias visita mais municípios onde tem apoio

Romário conversa com Marquidoves e Douglas




“O Brasil vive, hoje, a maior crise econômica, política e moral de sua história. Por isso, temos uma responsabilidade muito grande, nestas eleições, porque decidimos quem fica e quem sai. Vamos escolher bem os candidatos, pesquisar a história de cada um. Eu, por exemplo, tenho mais de 40 anos de vida pública e sou ficha limpa com orgulho”.

Com este pensamento, o deputado estadual Romário Dias (PSD) cumpriu extensa agenda no Agreste de Pernambuco. Ao longo do feriado prolongado, Romário, que é candidato à reeleição, foi aos municípios de Angelim, Palmeirina e João Alfredo para reunir lideranças e conversar com a população.

Em Angelim, no último sábado (8), Romário foi recebido pelo prefeito da cidade, Douglas Duarte, em um encontro que reuniu o prefeito de Lagoa do Ouro, Marquidoves Vieira Marques, e vereadores da região. Na sequência, a visita foi em Palmeirina, onde Romário reuniu seu grupo político e centenas de pessoas em uma caminhada, que finalizou em uma grande comício.

Participaram do evento a vice-prefeita de Palmeirina, Verônica de Carlinhos, os vereadores Antônio Carlos Vicente (Galego), Manoel Vicente, Mano de Bebé e Carlos César; os ex-prefeitos Carlos Timóteo e Tanta; o candidato a deputado federal Renildo Calheiros, com quem Romário faz parceria em Palmeirina; o prefeito de Correntes, Edimilson da Bahia; a filha dele, Thamires da Bahia; além de diversos vereadores de Correntes e demais lideranças políticas.

No domingo (9), Romário inaugurou o comitê da Frente Popular em João Alfredo. “Temos muitos problemas e vivemos uma época de muitas dificuldades, mas João Alfredo está avançando e deve continuar a avançar. Assim como Pernambuco deve continuar avançando. Por isso, vamos eleger os candidatos da prefeita da cidade, Maria Sebastiana”, afirmou Romário, que, durante o discurso, ainda enalteceu a gestão do governador e candidato à reeleição, Paulo Câmara.

Participaram do evento em João Alfredo, além da prefeita, o senador e candidato à reeleição, Humberto Costa; o deputado federal André de Paula, também candidato à reeleição e com quem Romário faz dobradinha na cidade; o vice-prefeito Zeca Falcão; os vereadores Davi Santos (presidente da Câmara municipal), Leide da Melancia, Walque do Celular, Júnior de Dezinho e Adriano Santos; o ex-vice-prefeito Dimas Santos, além de ex-vereadores e lideranças políticas.

Nesta semana, Romário ainda segue pelo Agreste. Na terça (11), participa da festa de emancipação política de Orobó. Já no sábado (15), fará comício em Lagoa do Ouro. Na próxima semana, será a vez de cumprir agenda no Sertão do Estado.

CORRENTES
A passagem de Romário pelo Agreste iniciou ainda no começo deste mês, em Correntes, com comício da chapa majoritária da Frente Popular. O evento, realizado no último dia 1º, reuniu aproximadamente cinco mil pessoas. Estiveram presentes, além de Romário, o governador Paulo Câmara, a deputada federal e candidata a vice-governadora, Luciana Santos; o candidato a deputado federal Renildo Calheiros, parceiro de Romário também em Correntes; o prefeito da cidade, Edimilson da Bahia; entre outras lideranças.

Durante o discurso, Romário ressaltou sua ligação com Correntes, pois é filho da terra, e sua atuação em prol da cidade e de toda a região. Já Paulo Câmara lembrou que o Agreste Meridional recebeu um grande conjunto de investimentos do seu Governo nos últimos três anos e oito meses, com destaque para as ações em recursos hídricos.

MST oficializa apoio a Paulo Câmara em Pernambuco



Em um ato carregado de simbolismo, o Movimento Sem Terra (MST) oficializou, nesta segunda-feira (10/09), apoio ao governador e candidato à reeleição, Paulo Câmara (PSB), e ao postulante ao Senado Humberto Costa (PT). O alinhamento, celebrado na emblemática Fazenda Normandia, em Caruaru, reforça a reconfiguração das forças de esquerda em torno do projeto encabeçado por Paulo, em Pernambuco, e pelo ex-presidente Lula (PT) e Fernando Haddad (PT), nacionalmente.

"Esse apoio não é apenas para ganhar as eleições. É para governarmos juntos, pensando e atuando com firmeza em políticas para o desenvolvimento rural. Estamos aqui hoje por Pernambuco, para seguir avançando em nosso Estado, e pelo País, com Lula e Haddad, para o Brasil voltar a ser feliz", bradou Paulo Câmara, sendo aplaudido pelas mais de cinco mil pessoas presentes."Pensamos e trabalhos pelo melhor para o nosso Estado. Bem diferente da Turma do Temer", emendou.

A reunião na Fazenda Normandia contou com as presenças de Luciana Santos (PCdoB) - candidata a vice, do deputado federal Wolney Queiroz (PDT), do postulante a deputado estadual Doriel Barros (PT) e do coordenador do MST em Pernambuco, Jaime Amorim. O integrante da direção do movimento, inclusive, destacou o engajamento que será mostrado por cada "companheiro de luta" até o dia 7 de outubro. "Vamos realizar 32 plenárias como essa. Aqui não tem apoio só formal, só com fala. Aqui, a gente tem movimento de massa", garantiu. "Não vamos deixar essa direita conservadora chegar ao Poder em Pernambuco", completou.

Representante da Federação dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco (FETAPE) no atual pleito, Doriel Barros aproveitou a oportunidade para apostar nos bons frutos que serão colhidos com a parceria do Governo do Estado com os movimentos populares. "Sou candidato para somar ao senhor, governador, a Luciana, para que o seu segundo governo possa ser o melhor governo da história para os trabalhadores rurais", afirmou.

O senador Humberto Costa realçou que o apoio do MST é fundamental para ele e para o governador. "Além de ser de extrema importância para resgatarmos o Brasil para os brasileiros. Com a ajuda de vocês, é Paulo Câmara aqui e Lula e Haddad em Brasília", assinalou. No mesmo sentido, o deputado Wolney Queiroz completou: "O senhor, governador, vai ver que esse apoio aqui vai lhe ajudar muito a avançar ainda mais nas políticas que vem desempenhando, com muita sensibilidade e compromisso, à frente do Estado".

Fotos: Hélia Scheppa/PSB

Pernambuco realiza primeiro júri popular por videoaudiência no Complexo do Curado



A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através da Executiva de Ressocialização (Seres), realizou, pela primeira vez, um júri popular por vídeoaudiência. A comunicação foi feita, nesta segunda (10 de setembro), do Presídio Juiz Antonio Luiz Lins de Barros (Pjallb), no Complexo do Curado, com a 1ª Vara do Júri do Rio de Janeiro.

O detento José Nunes da Silva, 52, recolhido no Presídio Rorinildo da Rocha Leão (PRRL), em Palmares, foi conduzido por agentes penitenciários ao Pjallb, onde fica a Sala de Videoconferência. Por convocação do Juiz Carlos Gustavo Viana, a sessão iniciou no plenário às 13h e seguiu até as 22h encerrando com a condenação do réu a sete anos de reclusão por homicídio. Após o julgamento, o reeducando retornou à unidade de origem. "Entre as vantagens desse tipo de audiência está a redução de custos já que não é necessário o deslocamento do detento e de efetivos para outros estados", destaca o secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues. 

Em Pernambuco, as videoconferências judiciárias, com réus e testemunhas do regime fechado, iniciaram em 2016, sendo o Pjallb o local projetado para o sistema de transmissão online, no entanto, a realização no formato de júri popular é pioneira no estado. A sala de videoconferência do Pjallb foi inaugurada em outubro de 2016 composta de dois ambientes onde fica o reeducando de um lado e do outro o técnico do sistema online. 

Fotos: Divulgação/Seres

PIB de Pernambuco cresce duas vezes mais que o do Brasil no 2º trimestre do ano

Gráfico mostra como Pernambuco conseguiu superar a crise econômica nacional
Gráfico G1/Globo

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) divulgou, nesta segunda-feira (10), os números do levantamento do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco. Os dados mostram que PIB pernambucano cresceu 2,3% no segundo trimestre de 2018 e aponta um acumulado de 2,2% no primeiro semestre do ano, impulsionados principalmente pela agropecuária e indústria. Já em valores correntes, o PIB de Pernambuco alcançou R$ 44 bilhões no segundo trimestre e, R$ 89,6 bilhões no primeiro semestre. Os números (taxas de crescimento) são o dobro do País, que foram de 1,0% para o segundo trimestre e 1,1% para o primeiro semestre.
O setor da Agropecuária foi responsável por impulsionar os índices positivos do PIB pernambucano, com um aumento de 19,5% em relação ao mesmo período do ano passado e de 17,3% no acumulado do semestre. “O setor se recuperou com o aumento na produção de grãos no Agreste e Sertão, que se deu com volta das chuvas depois de sete anos de seca no Nordeste”, comentou o presidente da Agência Condepe/Fidem, Gustavo Carneiro Leão.
Gustavo Carneiro Leão registrou que a economia pernambucana prossegue em processo de recuperação e se destaca entre as do País. “O Estado colhe os louros dos investimentos em infraestrutura e capital humano, além da diversificação da economia. Por isto, a perspectiva é a de que a economia continue crescendo e se destacando diante dos outros Estados”, salienta o gestor.
Setores – A análise desenvolvida pela diretoria de Estudos e Pesquisas da Agência Condepe/Fidem mostra que os resultados da Agropecuária de Pernambuco continuam em recuperação, tanto após os efeitos climáticos devastadores nos últimos anos, quanto aos reflexos da crise que afetou a economia nacional. A produção de milho mandioca e feijão são destaque deste setor. Na pecuária salienta-se a produção de ovos, decorrente do aumento no alojamento do ano passado para o atual, o que provocou incremento na oferta deste produto e, consequentemente, declínio de preços, elevando assim, o consumo de ovos.
A indústria também se destacou no bom desempenho da economia. O aumento foi de 5,4%, para o trimestre e para o semestre os números são de 3,1%. Os estaleiros e a fábrica da Jeep, em Goiana, puxaram o crescimento do segmento. As atividades da Indústria de Transformação pernambucana, e seus respectivos produtos, que mais contribuíram positivamente para esse comportamento no primeiro semestre de 2018, foram: produtos de metal (42,7%), produtos alimentícios (2,9%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (12,1%), bebidas (3,6%) e outros equipamentos de transporte (7,4%).
Já a Construção Civil, depois de acumular quatro anos de resultados negativos, começa a dar sinais de recuperação, mesmo leve, quando apresentou crescimento de 0,3%. Segundo Gustavo Carneiro Leão, esta recuperação decorreu primeiramente por uma leve recuperação no Setor Imobiliário (Minha Casa Minha Vida). “Três pilares são responsáveis por este crescimento: início dos Investimentos, reabertura do crédito e melhoria nas negociações em geral”, disse o presidente.
O setor de Serviços também apresentou crescimento: 0,8% para o 2º trimestre e 1,2% para o semestre. O setor foi impactado pelas atividades imobiliárias e alugueis (3,0%,), intermediação financeira, seguros, previdência complementar e serviços relacionados (1,5%), entre outros. Apenas o comércio apresentou comportamento negativo (-1,5%), por conta dos efeitos da paralisação do transporte rodoviário de cargas, ocorrida em meados ao final de maio. 

Rejeição a Bolsonaro cresce para 43% em setembro, mostra Datafolha

A resistência é maior entre mulheres (49%), os mais jovens (55%) e no Nordeste (51%)

Estadão Conteúdo / Jornal do Commercio

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, lidera a rejeição entre os concorrentes ao Palácio do Planalto, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada na noite desta segunda-feira (10). O total de eleitores que não votam de jeito nenhum no militar subiu de 39% em agosto para 43% hoje. A resistência é maior entre mulheres (49%), os mais jovens (55%) e no Nordeste (51%).

A rejeição ao nome de Marina Silva (Rede) também subiu na comparação das duas pesquisas - passou de 25% para 29%. Terceiro mais rejeitado, Geraldo Alckmin (PSDB) oscilou de 26% para 24%.
Fernando Haddad (PT) viu a rejeição ao nome dele passar de 21% para 22%, enquanto a de Ciro Gomes (PDT) caiu de 23% para 20%.

Haddad deve ser anunciado candidato de Lula nesta terça
Cabo Daciolo (Patriota) e Vera Lúcia (PSTU) têm ambos 19% de rejeição; José Maria Eymael (DC), 18%; Guilherme Boulos (PSOL) e Henrique Meirelles (MDB) têm ambos 17% cada; João Amoêdo (Novo) e João Goulart Filho (PPL), 15% cada; e Alvaro Dias (Podemos), 14%.

Os que disseram rejeitar todos ou que não votariam de jeito nenhum são 5%, enquanto os que votariam em qualquer um ou não rejeitam nenhum, 2%. Os que não souberam ou não opinaram são 6%

Neste levantamento, portanto, os entrevistados podem citar mais de um candidato. Por isso, os resultados somam mais de 100%.
A pesquisa

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos porcentuais e nível de confiança de 95%. Foram ouvidos 2.804 eleitores nesta segunda-feira, 10, em 197 municípios de todas as regiões do País A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo BR-02376/2018. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo.

BOLSONARO LIDERA, E SUA REJEIÇÃO AUMENTA - Jornal do Commercio


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.