O blogueiro político Edmar Lyra traz na sua coluna desta terça-feira (11) uma análise da chapa do PSB/PSD e MDB. Em sua ótica a chapa pode eleger 14 deputados estaduais. Outros analistas já apontam que a chapa pode eleger até 16 deputados devido o voto de legenda do PSB e o crescimento de Paulo na reta final da campanha, fortalecendo seus candidatos ao senado e ao legislativo. Há 15 deputados candidatos à reeleição na coligação.
Diante deste cenário, estando uma ou duas vagas ainda em disputa na coligação, o candidato de Garanhuns tem chance. Disputariam as últimas vagas: Sivaldo Albino, Ana Callou, João Suassuna, Creuza Pereira, Paulo Dutra e um ou outro deputado atual que decepcione nas urnas.
Na análise de Edmar Lyra, se o Governador Paulo Câmara ganhar a eleição deverá chamar pelo menos dois deputados para ocuparem a vaga de Secretário abrindo vagas para quem ficar na suplência.
É notório que a candidatura de Sivaldo está crescendo, segundo informações estaria até liderando pesquisas no município. Quem sabe seja a hora de Garanhuns retomar a vaga na Assembleia Legislativa.
Passando dos 30 mil votos briga diretamente pela vaga, entre 20 e 25 mil tem grande chance de assumir o mandato com Paulo (sendo reeleito) convocando deputados da coligação para seu time de secretários, como fez nesta atual gestão.