terça-feira, 23 de julho de 2019

TEM PROMOÇÃO DE HONDA BIZ NA COLINAS MOTOS HONDA


POLO IHGCG: MOSTRA SOBRE CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE GARANHUNS FAZ SUCESSO NO FIG





Polo oficial do 29° FIG, o Instituto Histórico Geográfico e Cultural de Garanhuns vem apresentando uma excelente programação voltada à preservação da memória local, que conta com a mostra "A Criação do Município de Garanhuns", que vem atraindo um grande público, inclusive recebendo a visita do secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, que em visita ao polo prestigiou a exposição que tem o foco na criação do município em 10 de Março de 1811. 

Crianças, adolescentes e adultos de todas as idades se encantam com a belíssima história da bicentenária Garanhuns, onde fotos, personagens históricos e documentos raros levam o visitante a uma viagem no tempo com muita informação e troca de conhecimentos com os historiadores do IHGCG. A presidente do instituto, Ivonete Batista Xavier, vai ampliar a mostra para visitação do público mesmo depois de encerrado o FIG. 

O Polo ainda apresenta a mostra "Cantos & Recantos de Garanhuns" que traz fotos antigas do município. Os visitantes podem circular pelos espaços do casarão e apreciar obras de arte de artistas locais, bem como palestras, gastronomia e feirinha de livros e souvenirs. 

HORÁRIO DAS EXPOSIÇÕES: 
Todos os dias do FIG, das 09:30h às 18h, PALESTRAS dias 23, 25 e 26 às 19h e GASTRONOMIA das 14h às 18h 

LOCAL: Polo IHGCG - Instituto Histórico Geográfico e Cultural de Garanhuns

SUCESSO / Noite do Brega lota e fecha praça no FIG2019




Era uma segunda-feira, noite e madrugada de chuva, contudo mais de 40 mil pessoas foram conferir a noite do Brega na Esplanada Mestre Dominguinhos no 29º Festival de Inverno de Garanhuns. Foi o maior público até agora, e as bandas não decepcionaram, foram superproduções, com tudo que o público queria. A noite foi tratada como histórica para o movimento bregueiro das bandas de Pernambuco, que disseram ser a primeira vez que o FIG abre espaço para o estilo. O brega tradicional está sempre na programação, mas as bandas que fazem este novo estilo, de fato, nunca tinham vindo, e na primeira oportunidade foram logo três, do primeiro time. Foi um acerto da Fundarpe escalar Amigas do Brega, Kitara e Priscylla Senna (Musa), pois o estilo chegou para arrebatar e ficar.

Coube ao garanhuense Cafuringa e sua Banda abrir a ‘Noite do Brega’. O grupo trouxe clássicos do gênero musical, como “Mon Amour, Meu Bem, Ma Femme”, de Reginaldo Rossi, "Verônica", de Maurício Reis e "Kelly", da banda Labaredas.

A Banda Kitara foi a segunda atração da segunda-feira (22). E por volta das 22h a praça já estava lotada, chegando a informação que a PM resolveu encerrar a entrada por questões de segurança.  Chovia e fazia frio. Termômetros baixaram a 18º. As Amigas do Brega, chegaram com tudo. Aliás, as aberturas dessas bandas já tem um impacto de som, iluminação, fumaça, etc. E na primeira música as quatro cantoras vieram com repertório do Rei Reginaldo Rossi, aquela da traição na Lua de Mel. O público cantou junto todas as músicas do repertório das Amigas, e confesso que eu não conhecia.

Priscylla Senna, a Musa, cantou seus maiores sucessos, como “Mexeu Comigo”, “Podem Até Nos Separar” e “Não Sou a Única”. Imaginem, praça lotada, povo dançando, cantando, chovendo...

Não é meu estilo, mas é inegável a força deste brega, impactou o FIG, ganhou espaço, e deve integrar a grade todo ano agora. E não adianta tratar com preconceito, pois vi gente de todas as classes sociais, tribos, idades, curtindo o repertório das bandas. 

O texto aqui foi levemente inspirado no material divulgado pela prefeitura, inserindo minhas impressões, com fotos da Camila Queiroz.

Sabe quantos veículos tem em Garanhuns? Esta e outras informações do DETRAN-PE no FIG 2019





Garanhuns conta com uma frota de 56.753 veículos, desses 16.255 são motos, sede do Festival de Inverno – FIG, considerado o maior evento multicultural do País, recebeu técnicos e agentes do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, que levaram serviços de emissão de nada consta; renovação e 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação – CNH; captura de imagem; emissão de taxas, multas e agendamentos. Isso só foi possível graças ao Detran Itinerante, equipamento climatizado, conta com três guinches, onde técnicos atenderam a população, na Praça Mestre Dominguinhos, e também, no Governo Presente, que aconteceu na Escola de Referência de Ensino Médio Francisco Madeiros.

O governador Paulo Câmara foi conferir a ação, ao lado de secretários e do presidente da ALEPE, Eriberto Medeiros, e do diretor da V Ciretran em Garanhuns, Johny Albino.

Além dos serviços disponibilizados, agentes de trânsito apresentaram aos presentes a Operação Prevenção “Segundos que salvam vidas”, disponibilizando o etilômetro para quem quisesse fazer o teste de alcoolemia e demonstração do uso correto da cadeirinha.

Paralelo a isso, Coordenadoria de Educação esteve durante o final de semana nos locais onde estava acontecendo eventos, entregando material educativo contendo dicas de segurança no trânsito. Além disso, técnicos da educação, com o apoio de agentes da fiscalização de trânsito do DETRAN-PE e a Guarda Municipal de Garanhuns, realizaram blitz educativa, quando abordaram mais de quinhentos motociclistas, onde foram entregues material educativo e bafômetros descartáveis, além orientação quanto ao uso dos equipamentos de segurança, sob o título “Motociclista Consciente” e entrega de Chaveiro “Cordão”. Também foi realizada blitz pela Operação Trânsito Seguro – OTS, garantindo a fluidez no trânsito.

Oitenta agentes de trânsito, 5 viaturas, 1 guincho e 5 motos foram designadas para desenvolverem ações em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Operação Lei Seca), os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (Batalhão de Policiamento de Trânsito - BPTran, Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRV, Polícia Militar – PM e Guarda Municipal de Garanhuns).

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.