terça-feira, 23 de julho de 2019

SUCESSO / Noite do Brega lota e fecha praça no FIG2019




Era uma segunda-feira, noite e madrugada de chuva, contudo mais de 40 mil pessoas foram conferir a noite do Brega na Esplanada Mestre Dominguinhos no 29º Festival de Inverno de Garanhuns. Foi o maior público até agora, e as bandas não decepcionaram, foram superproduções, com tudo que o público queria. A noite foi tratada como histórica para o movimento bregueiro das bandas de Pernambuco, que disseram ser a primeira vez que o FIG abre espaço para o estilo. O brega tradicional está sempre na programação, mas as bandas que fazem este novo estilo, de fato, nunca tinham vindo, e na primeira oportunidade foram logo três, do primeiro time. Foi um acerto da Fundarpe escalar Amigas do Brega, Kitara e Priscylla Senna (Musa), pois o estilo chegou para arrebatar e ficar.

Coube ao garanhuense Cafuringa e sua Banda abrir a ‘Noite do Brega’. O grupo trouxe clássicos do gênero musical, como “Mon Amour, Meu Bem, Ma Femme”, de Reginaldo Rossi, "Verônica", de Maurício Reis e "Kelly", da banda Labaredas.

A Banda Kitara foi a segunda atração da segunda-feira (22). E por volta das 22h a praça já estava lotada, chegando a informação que a PM resolveu encerrar a entrada por questões de segurança.  Chovia e fazia frio. Termômetros baixaram a 18º. As Amigas do Brega, chegaram com tudo. Aliás, as aberturas dessas bandas já tem um impacto de som, iluminação, fumaça, etc. E na primeira música as quatro cantoras vieram com repertório do Rei Reginaldo Rossi, aquela da traição na Lua de Mel. O público cantou junto todas as músicas do repertório das Amigas, e confesso que eu não conhecia.

Priscylla Senna, a Musa, cantou seus maiores sucessos, como “Mexeu Comigo”, “Podem Até Nos Separar” e “Não Sou a Única”. Imaginem, praça lotada, povo dançando, cantando, chovendo...

Não é meu estilo, mas é inegável a força deste brega, impactou o FIG, ganhou espaço, e deve integrar a grade todo ano agora. E não adianta tratar com preconceito, pois vi gente de todas as classes sociais, tribos, idades, curtindo o repertório das bandas. 

O texto aqui foi levemente inspirado no material divulgado pela prefeitura, inserindo minhas impressões, com fotos da Camila Queiroz.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.