sábado, 19 de julho de 2014

Emissoras de Rádio de Maceió estão transmitindo o FIG 2014



Nicollas Serafim

As emissoras do Instituto Zumbi dos Palmares estão presentes em mais uma edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que acontece de 17 a 26 de julho, com a Rádio Educativa FM transmitindo os principais shows, além de flashes também pela Difusora AM. Grandes nomes da música brasileira como Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Vanessa da Mata, Luiz Caldas, Zé Ramalho, Ângela Maria, Titãs e muitos outros irão se apresentar nos palcos do festival, e o ouvinte da 107,7 poderá acompanhar tudo ao vivo.

As emissoras integrantes do IZP farão uma intensa cobertura sobre o evento, transmitindo ao vivo todos os shows do palco principal. Com os trabalhos técnicos de Albérico Monteiro, reportagens de Marcos Antônio e apresentação de Ricardo Teles, as transmissões começam todos os dias às 20 horas, trazendo sempre o panorama do festival, as atrações da noite, entrevistas com artistas e músicos e todas as informações do FIG. “O festival é realmente um grande acontecimento cultural, com muitas atrações de qualidade, para todos os gostos e de graça. É, sem dúvida, um dos maiores eventos culturais da América Latina”, disse o diretor da Rádio Educativa, Ricardo Teles.

O Festival de Inverno está na sua 24ª edição e já se tornou referência cultural no Brasil. Durante o mês de julho, todos os anos, a aconchegante cidade de Garanhuns recebe cerca de 500 mil pessoas durante os 10 dias de festival, que engloba além da música, o cinema, a cultura popular, o teatro, e muitas outras manifestações artísticas.

Governador João Lyra prestigia Festival de Inverno de Garanhuns


A segunda noite do Festival de Inverno de Garanhuns ficará na memória dos pernambucanos. Grandes nomes da música brasileira realizaram uma homenagem especial, na noite da sexta-feira (18/07), a José Domingo de Moraes, o Mestre Dominguinhos, na antiga Esplanada Guadalajara, hoje a praça tem o nome do cantor falecido ano passado. 

Para o governador João Lyra Neto, que acompanhado de diversas autoridades, prestigiou o encontro, Dominguinhos foi um "competente representante da música brasileira e suas composições vão ficar para sempre nos corações dos que o acompanhavam". 

João Lyra conversou bastante e deu atenção especial ao homenageado pelo FIG 2014, o ex-prefeito Ivo Amaral, criador do evento que mudou a história cultural de Garanhuns e do estado.

Falando sobre o show para Dominguinhos, o governador afirmou: "Essa homenagem é extremamente justa e eu fico muito feliz em participar deste momento", enfatizando a importância do Festival de Inverno de Garanhuns para a divulgação da cultura pernambucana e movimentação da economia local. 

"Temos um evento diverso no aspecto cultural e também responsável por promover um ânimo no comércio e no turismo da região", disse o governador.

Garanhuns pode ganhar Concha Acústica e Plano Municipal de Cultura e Artes




Autor do projeto que Instituiu o Sistema de Incentivo a Cultura – SIC em Garanhuns, o vereador Audálio Filho solicitou ao Executivo Municipal a implantação do Plano Municipal de Cultura e Artes para os bairros e área rural do município.

Segundo o parlamentar o referido plano consiste num conjunto de estratégias e diretrizes para a execução de políticas públicas para a área cultural no âmbito do município, ação essa que vai enquadrar Garanhuns nos moldes do Plano Nacional de Cultura, habilitando-o para receber os repasses de verbas públicas específicas tanto estadual como federal.

O plano deve conter eixos temáticos e propostas que visem valorizar a classe artística bem como fomentar a cultura incentivando e resgatando a diversidade cultural de cada localidade a exemplo das festas de bairros, padroeiros de comunidades entre outros.

“A iniciativa visa promover o trabalho de produtores culturais, músicos, arte-educadores, profissionais de artes cênicas, artesãos, literários, artistas plásticos entre outros profissionais da área, para que Garanhuns tenha sempre um produto cultural para oferecer aos munícipes” ressaltou o autor da proposta vereador Audálio Filho.

CONCHA ACÚSTICA: Também de autoria do vereador Audálio Filho, a Câmara Municipal aprovou o requerimento enderaço ao Poder Executivo para a construção de uma Concha Acústica no Parque Ruber Van der Linden, popularmente conhecido como Pau-Pombo, que é um dos principais polos do Festival de Inverno, marcado pela música instrumental de qualidade.

A Concha Acústica teria o formato de semi-arena ao ar livre, criando um espaço cultural alternativo para artistas e público, destinado a apresentações em diversos segmentos artísticos, principalmente musicais, mas abrindo espaço para o teatro, inclusive popular, dança, orquestras, etc.

O projeto tem grande apelo sócio-cultural, e impacto direto no turismo e na economia criativa do município.

COMENTÁRIOS NO FACEBOOK 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA dos filmes da Mostra de Cinema do Festival de Inverno de Garanhuns



Ao todo, 11 filmes fazem parte da 10ª Mostra de Cinema do Festival de Inverno de Garanhuns. Tem para todos os gostos, desde desenhos infanto-juvenis até filmes mais densos, inclusive com indicação 18 anos.

Neste sábado, o premiado filme Pernambucano TATUAGEM, com debate ao final da exibição.

Destaques para o filme-documentário Dominguinhos e o filme Getúlio, que recria os últimos dias do ex-presidente, com grande interpretação de Tony Ramos, no papel título.

Programem-se.

DUNGA É O NOVO TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA. Novo??



O jornalista Wanderley Nogueira da Rádio Jovem Pan de São Paulo, informa que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) assinou contrato com Dunga na tarde deste sábado e o treinador voltará ao cargo que deixou há quatro anos.

A emissora noticia desde a última quinta-feira, quando Gilmar Rinaldi foi anunciado coordenador de Seleções, a conversa para o retorno do técnico para substituir Luiz Felipe Scolari.

A CBF marcou para a próxima terça-feira a apresentação do novo treinador, mas cria suspense com o nome. Até o momento nenhum dirigente da entidade se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

AGORA COMIGO: Pera aí. José Maria Marín é o presidente com Marco Polo Del Nero eleito para assumir em 2015. O empresário de futebol Gilmar Rinaldi é o novo homem forte de seleções da CBF e Dunga é o novo técnico? 

Tá difícil Brasil! Muito difícil. Dunga nunca deu certo como técnico. Gilmar não tem perfil para a missão, pois nunca fez isso e os presidentes da CBF são eleitos por colegiados das federações que se eternizam no poder.

Depois o povo torce ufanistamente por seu país, quando nos bastidores, nos subterfúgios do poder na CBF o que vale é o cofre cheio e a panelinha intacta.

Enquanto outros países avançam no trato com o futebol profissional, principalmente suas seleções, no Brasil continuamos retrocedendo. Estamos enterrando os clubes verdadeiramente formadores de jogadores na periferia do Brasil, investindo recursos públicos nos grandes clubes de massa, fazendo a festa particular dos cartolas que sugam nosso patrimônio maior.

Não dá, Brasil!

PARA SABER MAIS: DUNGA ASSINA O CONTRATO COM A CBF

COMENTÁRIOS NO FACEBOOK
.

Ex-presidente da Codeam afirma que Paulo Câmara vira o jogo

O ex-presidente da CODEAM, Eudson Catão, teve o comentário abaixo publicado pelo jornalista Magno Martins em seu blog, com repercussão estadual. Nele, Catão, liderança regional da Frente Popular, reafirma a confiança na vitória de Paulo Câmara e Fernando Bezerra, assim como em Eduardo Campos em nível nacional. Transcrevo, o título da postagem foi usada pelo jornalista.


Caro Magno Martins,

Esta pesquisa reflete o momento inicial de campanha, e nós que estamos visitando os municípios e conversando com amigos, lideranças e ouvindo o povo, estamos tranqüilos e confiamos que durante a campanha, os pernambucanos, conhecendo os candidatos a Governador, Paulo Câmara e a Senador, Fernando Bezerra Coelho, e o conjunto de forças que compõem a Frente Popular, logo despontaremos nas pesquisas, conforme mostram os números de indecisos e de eleitores que ainda desconhecem que nossos candidatos representam a continuidade do Governo Eduardo Campos, futuro Presidente da República.

Torcemos para que o espírito de solidariedade, respeito, atenção, paciência, união, humildade e trabalho cheguem a todos que fazem a campanha e aos candidatos a deputados estaduais e federais, como ocorreu em 2006 para a grande vitória, e Pernambuco continuar avançando.

Eudson Catão
 Ex-Prefeito de Palmeirina

Ex-Presidente da Codeam

INGRESSOS PARA TEATRO E DANÇA NO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS 2014



Teatro Luiz Souto Dourado: Ao lado da Praça Mestre Dominguinhos (antiga Esplanada Guadalajara) –Apresentações às 19h.
Ingressos serão distribuídos gratuitamente das 10h às 11h e das 15h às 16h.
Cada pessoa pode receber até 2 ingressos.
Lotação máxima: 600 pessoas.

Espaço da Dança e do Teatro para Infância: Parque Euclides Dourado, Heliópolis
Apresentações às 16h.
Ingressos serão distribuídos gratuitamente das 14h às 15h30.
Cada pessoa pode receber até 2 ingressos.
Lotação máxima: 400 pessoas

Com informações do Álvaro Lucard, direto do facebook.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.