terça-feira, 20 de maio de 2014

Universidade Federal Rural para nesta quarta



A Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe) anunciou, na tarde desta terça (20), que vai aderir à paralisação nacional marcada para esta quarta-feira (21). O movimento é organizado pelo sindicato nacional da categoria e deve afetar as atividades nos campi Recife, Garanhuns (Agreste) e Serra Talhada (Sertão).

O corpo docente da Rural tem cerca de 1.200 professores, com 700 associados à entidade. Já os professores da UFPE decidiram não aderir ao ato. No entanto, a Associação dos Docentes da Federal diz que a categoria permanece em estado de alerta.

Além dos docentes da Rural, técnicos-administrativos das duas universidades, que estão em greve desde março passado, vão aderir ao movimento nacional. A paralisação desses servidores vem afetando o funcionamento de diversos setores, como o Hospital Universitário da UFRPE.

Durante o dia de paralisação, a Aduferpe promove um seminário, das 9h às 17h, no campus Recife, em Dois Irmãos, Zona Norte da capital, para debater as condições de trabalho e carreira. Os docentes reivindicam reposição das perdas salariais e autonomia universitária.

http://g1.globo.com/pernambuco

Blog de Garanhuns - Notícias


Convocatória local do FIG termina nesta quarta, 21
- A convocatória para selecionar propostas de artistas e grupos culturais para compor a grade de programação da 24ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) se encerra nesta quarta-feira (21). Os interessados devem procurar a sede da Secretaria Municipal de Cultura. Serão aceitas inscrições na área de formação cultural e nos seguintes segmentos: artes visuais, audiovisual, cultura popular, dança, design e moda, fotografia, literatura, música, patrimônio cultural e teatro.

Pernambuco 14 convida para encontro em Garanhuns
- Recebemos o convite do PTB municipal para o encontro Pernambuco 14, uma espécie de Agenda 40 Trabalhista, onde os pré-candidatos apresentam e recebem propostas de correligionários da região para a formatação de um Programa de Governo. Na próxima sexta-feira, no Hotel Tavares Correia, com Armando Monteiro e João Paulo, e claro, as lideranças políticas da região que apoiam o senador para o Governo do Estado. Confirmada a presença do deputado federal Fernando Ferro.

Judocas de Garanhuns participam de treinamento nacional da Confederação Brasileira 
- Os atletas Raquel Ingrid Carvalho de Sousa e Gislanio dos Santos Melo, ambos treinados pelo técnico Carlos Tevano Amaral, estão em Campo Grande (MS) participando do maior treinamento de Campo Sub 21 promovido pela Confederação Brasileira de Judô. Os treinamentos – destinados apenas para os atletas classificados para o Brasileiro Nacional Sub 21 - seguem até amanhã (21). Além dos atletas brasileiros de 26 Estados, participam das atividades de treinamento, judocas do Japão, França, Itália, Estados Unidos e Porto Rico. 

Marcos Antônio conquista terceiro lugar na 31ª Maratona Internacional de Porto Alegre
- O atleta garanhuense Marcos Antônio, da equipe Cruzeiro Esporte Clube, participou, no último domingo (18), da 31ª Maratona Internacional de Porto Alegre. Na prova, considerada a mais tradicional do sul do país, Marcos competiu junto a outros grandes atletas brasileiros, e conseguiu chegar em terceiro lugar, com uma pequena diferença no tempo entre o primeiro e segundo colocados. O primeiro lugar foi do atleta Ubiratan José dos Santos, da equipe Usina São José, e o segundo lugar foi de Valdir Sérgio de Oliveira, da equipe Mizuno.

Dia Amarelo deverá distribuir mais de 5 mil laços amarelos em Garanhuns
- Será realizado, nesta quinta-feira (22), o dia D da campanha internacional “Maio Amarelo”. A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) e da Secretaria de Educação, irá promover ações nas zonas rural e urbana com o objetivo de conscientizar a população quanto aos cuidados no trânsito e a atenção pela vida. Mais de cinco mil laços amarelos devem ser distribuídos, simbolicamente, em escolas da Rede Municipal de Ensino e nas principais avenidas e ruas da cidade durante abordagens nos semáforos e blitzes educativas.Uma equipe de mais de 10 agentes de trânsito estará atuando durante todo o dia juntamente com servidores ligados à AMSTT, tendo o reforço de guardas em viaturas.

PARA MAIS NOTÍCIAS... Clique Blog do Ronaldo Cesar
.
.

Mutirão de Cirurgias da UPAE Garanhuns repercute na saúde da região‏‎‏


Igor e a mamãe Maria de Lourdes antes da cirurgia

A UPAE Garanhuns deu início às cirurgias do Mutirão de Oftalmologia e de Otorrinolaringologia, atendendo pacientes encaminhados pelas Secretarias de Saúde dos 21 municípios da V Regional de Saúde. O primeiro mutirão aconteceu nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, e ofereceu cirurgias gerais, mais especificamente de hérnias. Desta vez, estão agendadas mais de 800 cirurgias, até o final de junho.

Igor Alves Correia, de apenas 6 anos de idade, foi um dos primeiros atendidos no mutirão. Sua mãe, Maria de Lourdes Alves, moradora do Bairro do Indiano em Garanhuns, acompanhou todo o procedimento na UPAE, que começaram com as consultas aos especialistas e os exames necessários para a cirurgia, todos dentro da própria unidade.

"Tinha tentado em outros lugares e graças a Deus, agora ele vai fazer a cirurgia" contou Maria de Lourdes, antes do procedimento cirúrgico, e também sobre o problema de saúde de seu filho: "Qualquer coisa ele inflama a garganta, tem febre e fica de cama". Igor Alves foi acompanhado por um otorrinolaringologista e fez uma adenoamigdalectomia com o Dr. Hélio Creder, recebendo alta no mesmo dia. A técnica em enfermagem Janaína Xavier fez os preparativos para a cirurgia, oferecendo os cuidados necessários ao pequeno paciente e a tranquilidade à mãe da criança.

PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO DE ARCOVERDE - BANNER

Salve a imagem, imprima e acompanhe a programação do São João de Arcoverde 2014

PROJOVEM URBANO REGIONAL: Arraiá e Rojão, motive sua ação no ano da Copa - Faça parte desta Ação!



A festa junina denominada “Arraiá e Rojão, motive sua ação no ano da Copa” organizada pelo Projovem Urbano do Agreste Meridional Pernambucano tem como público-alvo estudantes e professores do Projovem Urbano (PJU) dos municípios (Águas Belas, Bom Conselho, Caetés, Capoeiras,Garanhuns, Jurema, Jupi, Lajedo, Palmerina e São João); convidados,;autoridades e toda comunidade escolar se realizará na Escola Estadual Jerônimo Gueiros localizada em Garanhuns.

A data do evento neste segundo ano de evento será no dia 11 de junho, que é véspera do início da Copa do Mundo da FIFA 2014.

Além do momento festivo de integração de apresentações culturais, quadrilha junina e inclusão entre comunidade escolar entre os núcleos envolvidos, também tem o cunho social, uma vez que o rei e a rainha do milho (estudante PJU) serão escolhidos pela maior quantidade de alimentos não perecíveis arrecadados pelo município no qual os alunos estudam e o destino da doação desses alimentos à instituições assistenciais será escolhido pelos próprios estudantes. Dentro desta mesma proposta, o ingresso é 1 kg de alimento.

Você é nosso convidado, venha fazer parte desta ação!

TEXTO: Amanda Maciel – Comunicação Coordenação PJU/AM

Dr. Eduardo Miranda convida para lançamento de seu livro em Garanhuns


O médico cirurgião oncologista e professor da Universidade de Pernambuco - UPE, Eduardo Miranda Brandão estará lançando no próximo sábado, dia 24 de maio, às 17h, no Clube de Dirigentes Lojistas de Garanhuns – CDL, o seu livro “Brasil: Reflexões Sobre um Futuro Adiado”. Essa iniciativa faz parte de um esforço, que é de todos os brasileiros, de refletir e discutir sobre o momento em que nosso país atravessa e projetar essa discussão para a construção do nosso futuro.

O evento tem como patrocinadores a Clínica Unionco e a Organização não Governamental (Oscipe) - CORE (Centro de Oncologia do Recife). O Dr. Eduardo Miranda é de tradicional família de Garanhuns e edita em nossa cidade, o jornal cultural “A Palavra”.

SERVIÇO:
Coquetel de Lançamento
Livro: Brasil: Reflexões Sobre Um Futuro Adiado
Quando: Sábado, 24 de maio de 2014
Hora: 17h
Onde: Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns – CDL
Praça João Pessoa, Centro, Garanhuns/PE.

*Parte da renda do lançamento do livro será revertida para o Abrigo São Vicente de Paula.

Mais informações: Saullo Paes – Jornalista (87) 9993 3107

IVAN RODRIGUES: Alvíssaras. Temos um Povo!‏ - REAÇÃO DO CDL RECIFE À GREVE DA POLÍCIA

O CDL Recife precisa descobrir que estamos no planeta Terra, na cidade do Recife do Estado de Pernambuco e, sobretudo, que o centro do sistema planetário não é o umbigo dos comerciantes. Essa nota dirigida ao Governo do Estado que acabam de divulgar é uma vergonha e uma exaltação ao egoísmo que comanda a violência que tomou conta do nosso mundo. 

Saibam que POVO, mesmo como concepção abstrata, é muito mais que os seus clientes que eventualmente estão se afastando de suas lojas e, por consequência, diminuindo os seus apurados; é muito mais que a possibilidade de redução dos seus lucros. 

Quando se lida com gente, meu caro Catão, é DIFERENTE como disse o poeta. Prioritariamente, temos que atentar para a segurança física de todo cidadão; para a locomoção dos maltratados usuários dos transportes coletivos que penam duas horas pra chegar aos seus locais de trabalho usando ônibus infectos, imundos, quentes, com metade da lotação em pé (cinto de segurança é exigência para os afortunados); e se atrasarem, vocês os patrões os demitem sem contemplação; para os pedestres que, sem a proteção dos carros blindados, são alvos fáceis dos “tiros perdidos”; enfim, como toda COISA DE POBRE, ninguém se preocupa com uma população submetida à uma desigualdade que nos envergonha como sociedade dita civilizada. Pelo menos, até para salvar as aparências, num momento aflitivo como esse, esqueçam seus próprios interesses e pensem mais na humanidade inteira e na população que está sofrendo. 

Vejam o exemplo admirável que a população pobre (pretensamente autora dos saques (?) que tomaram conta de algumas cidades da região Metropolitana) está dando ao nosso povo. Mostra sentimentos natos como decência, honradez, dignidade, solidariedade e, sobretudo, um profundo respeito a princípios imprescindíveis à convivência humana. 

Vejam na primeira página do Jornal do Comércio (17.05) a lição que um homem do povo, simples e humilde chamado Severino Barreto da Silva, trabalhador de salário mínimo que, ao devolver os objetos saqueados por um filho, nos ensina: “ESSA AMBIÇÃO DE TER AS COISAS NÃO SE JUSTIFICA. EU TRABALHO TANTO PARA DAR TUDO QUE POSSO A ELE. NÃO MERECIA ISSO, PASSAR POR TANTA VERGONHA”. 

Uma lição à essa maldita e sedutora sociedade de consumo; à uma classe empresarial precisada de uma Lei de Responsabilidade Social que os comprometa com alguma coisa mais que os seus lucros; aos líderes religiosos que esquecem as lições de Cristo para transformar as igrejas em balcão de negócios; aos afortunados da sorte que apaziguam suas consciências com exibicionistas prestações de serviços ditos “voluntários”; à uma classe política insensível às dores do povo, preocupada apenas com seus interesses pessoais; enfim, um grito de alerta à toda sociedade para que se apercebam que do outro da rua existe um povo bom, decente, sofredor, honrando os seus princípios, justificando sua condição humana, além da condição de consumidores e clientes de suas lojas. 

ALVÍSSARAS, SENHOR DEL REY: TEMOS UM POVO!

Ivan Rodrigues

Fernando Bezerra Coelho participa da festa de emancipação de Quipapá. Frente anuncia novos apoios

Fernando Bezerra em Quipapá

O pré-candidato ao Senado pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB), participou da festa de emancipação política do município de Quipapá, na Mata Sul. Fernando jantou na casa do prefeito Cristiano Martins (PSDB), ao lado de outros cinco prefeitos da região e do deputado estadual Claudiano Martins (PSDB). O deputado federal e presidente da legenda tucana em Pernambuco, Bruno Araújo, também compareceu ao jantar.

“Recebi o convite do prefeito e fiquei muito honrado em poder participar da festa. Cristiano, assim como várias lideranças políticas do nosso estado, compreendeu que este é o momento de unir Pernambuco. Precisamos garantir o legado do ex-governador Eduardo Campos e avançar mais, levando Paulo Câmara e Raul Henry ao governo do Estado", afirmou Fernando Bezerra. Por volta das 22h, Fernando seguiu com a comitiva para o centro da cidade, onde foram realizados grandes shows populares. O pré-candidato ao Senado acompanhou parte da festa, que reuniu mais de 15 mil pessoas.

Fernando Bezerra fez questão de visitar também o grupo político do ex-prefeito Reginaldo Machado Dias, que está em tratamento de saúde. Fernando foi recebido pelo vereador Marcelo de Gilda (PT), para um encontro com lideranças do grupo. “Esse é um momento único em nossa história, porque Pernambuco está tomando a decisão de liderar o Brasil, com a candidatura de Eduardo Campos à presidência. Então precisamos da força e da colaboração de todos os pernambucanos e pernambucanas para mostrar ao país o quanto este projeto é bom”.

Declararam engajamento na campanha da Frente Popular os ex-prefeitos Jeovásio Almeida Lima (São Caetano) e Fábio Dantas (São Benedito do Sul) e o vereador Nemédio Alves (presidente da Câmara de Salgueiro).

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.