sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Paralisação dos servidores do INSS completa um mês e tem manifestação na segunda em Garanhuns


Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizarão uma passeata em Garanhuns na manhã da próxima segunda-feira (10), em defesa da Instituição, que é a Seguradora do Trabalhador Brasileiro e maior distribuidora de renda da América Latina. O ato tem como objetivo chamar a atenção da sociedade sobre os reais motivos da paralisação e a pressionar o Governo Federal a apresentar proposta por escrito à categoria, visando a solução do impasse e o restabelecimento da prestação de serviço cidadãos-trabalhadores . 

A concentração ocorrerá às 9h em frente à Gerência-Executiva do INSS em Garanhuns, localizada na Praça Dom Moura e seguirá pelas Avenidas Dantas Barreto e Barão do Rio Branco até o Espaço Colunata, na Avenida Santo Antonio. 

Segundo o texto enviado pela coordenação da greve em Garanhuns, a paralisação é fruto da insatisfação dos servidores com a situação caótica vivenciada nas Agências da Previdência Social (APS) e outros setores em decorrência da falta de pessoal e de infraestrutura na maior parte das unidades. Devido ao déficit de pessoal, os segurados passaram a enfrentar filas virtuais para serem atendidos ou até mesmo terem que se deslocar por conta própria para outras agências com a finalidade de realizarem a perícia médica imprescindível nos benefícios de Auxílio-Doença e Amparo Assistencial ao Deficiente. 

Desde 2013, o Tribunal de Contas da União (TCU) orienta ao Governo a reposição do quadro funcional do INSS, tendo em vista a enorme probabilidade de colapso no atendimento da população, pois 26% dos servidores já implementou os requisitos para a aposentadoria (dados de 2013), sendo que, em 2017, este percentual será de 47%. 

Os servidores reivindicam melhores condições de trabalho, realização de concurso, reposição salarial da inflação acumulada nos últimos anos e outras demandas específicas.

No âmbito da Gerência-Executiva Garanhuns, todas as perícias médicas agendadas, como também atendimento aos segurados com pagamento bloqueado e orientações à população sobre a paralisação e como proceder no período de greve estão sendo realizados normalmente. 

As APS da circunscrição da Gerência Garanhuns são: Garanhuns, Águas Belas, Bom Conselho, Caetés, Arcoverde, Pesqueira, Custódia, Ibimirim, Sertânia, Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Tabira, São João, Canhotinho, Palmeirina, Palmares e Barreiros. Mesmo com a paralisação, os servidores do INSS continuam a prestar serviços à população, orientando-a sobre a importância do INSS para o trabalhador, sua família e para a sociedade, realizando campanhas de doação de sangue e também do agasalho.



Dois anos da UPAE Garanhuns: Trabalho, resultados e reconhecimento!‏

Gustavo Amorim, Coordenador Geral da UPAE Garanhuns, agradeceu a presença de todos,
e contou um pouco da história e dos serviços da Unidade de Saúde em dois anos de funcionamento

Padre Júnior celebrou a Missa de Ação de Graças pelos dois anos da UPAE Garanhuns

Funcionários, fornecedores, pacientes e convidados participaram da celebração

Coordenadores: GustavoAmorim, Tayana Guerra (Enfermagem),
Franco Junqueira (Médico) e Leandro Moura (Administrativo)

Dr. Daniel (Multihosp), Dra. Catarina Tenório ( V GERES) e Luís Melo (Hospital Dom Moura)
prestigiaram a celebração, que acabou em bolo de aniversário


A UPAE Garanhuns comemorou dois anos de funcionamento com Missa de Ação de Graças, realizada na própria unidade, pelo Padre Júnior, e com o corte do bolo pelos coordenadores, Gustavo Amorim, Leandro Moura, Tayana Guerra e Franco Junqueira. A celebração aconteceu foi bastante prestigiada por convidados, funcionários, parceiros e público em geral.

Estiveram presentes o comandante do 71 BI Mtz, Ten Cel Vasconcelos, a gestora regional de saúde, Dra. Catarina Tenório, o diretor do Hospital Regional Dom Moura, Luiz Melo, representantes da Multihosp como Dr. Germano e Dr. Daniel Alves, além de médicos da instituição, como Dr. Elenilson Liberato e Dr. Alfredo Daniel.

O hall usado para a celebração esteve completamente tomado. O Coordenador Geral da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, comentou a comemoração: "A grande aceitação que os serviços da UPAE têm na comunidade regional é fruto do trabalho de todos, do porteiro à coordenação, por isto este momento é de confraternização e agradecimento a todos que fazem a unidade. São dois anos de muito trabalho, resultados e reconhecimentos".

O recente falecimento de Dr. Tota Figueira, filho de Antônio Simão dos Santos Figueira, que dá nome à UPAE Garanhuns, também foi lembrado, e a celebração do Padre Júnior serviu também para homenagear o médico, em solidariedade à família.

A celebração aconteceu na segunda-feira, 27.

Ministério Público vai investigar superfaturamento em contratos da prefeitura no Festival de Inverno



Vídeo: http://blogdogidisantos.blogspot.com.br/ 

Para contribuir com a programação do Festival de Inverno de Garanhuns, diante o anúncio de corte de verbas por parte do Governo do Estado, a prefeitura resolveu contratar por conta própria alguns artistas, como Leonardo Sullivan, e os mega star Ana Carolina e Capital Inicial. Entretanto os valores pagos chamam a atenção devido estarem em patamares bem acima dos pagos pela Fundarpe.

Na verdade, não se pode comparar cachés de artistas com outros artistas, pois cada trabalho cultural tem seu valor, diante da produção, da qualidade do artista, histórico, exposição na mídia... etc.

Mas a bronca não está aí.

A oposição teve acesso a orçamento enviados pelos escritórios que representam Ana Carolina e Capital Inicial que apontam valores muito abaixo dos que foram pagos.  Ou seja, passa a impressão que os valores apresentados pelos escritórios foram retificados, para que se pagasse mais do que o pedido.

Devido esta discrepância, vereadores da oposição acionaram o Ministério Público de Pernambuco. A denúncia chegou ao Promotor Alexandre Bezerra, que terá 30 dias para arquivar ou levar adiante a investigação.

O assunto foi mostrado ontem, quinta-feira (6), no Jornal ABTV 2ª edição, da Tv Asa Branca.

A prefeitura se antecipou à divulgação e encaminhou aos meios de comunicação notas que mostram que os valores pagos às produtoras de Ana Carolina e Capital Inicial estão dentro dos valores recebidos pelos artistas em outras apresentações no mesmo modelo.

Fica mais uma vez provado que Garanhuns não tem condições de assumir o Festival de Inverno, e até uma participação muito elogiada pela escolha dos artistas, acaba com indícios de superfaturamento. Imaginem se fosse o FIG completo.

Enquanto isso, artistas de Garanhuns se apresentaram por cachés muito baixos, não houve democratização dos palcos e polos e alguns chegaram a participar sem receber nem ajuda de custo.

Paulo Câmara comemora resultado do ENEM. Interior de Pernambuco dá show!

Os jornais pernambucanos e a mídia nacional deu destaque para o resultado do ENEM, principalmente por evidenciar as Escolas de Referência do interior de Pernambuco. Estas escolas, mais as escolas técnicas (que Garanhuns também terá a sua) e a interiorização do ensino superior, com destaque para a UPE, eram menina dos olhos de Eduardo Campos. O ex-governador tinha pressa em revolucionar o estado pela educação.

O governador Paulo Câmara comemorou o resultado do ENEM, postando assim no Facebook.




Bom amanhecer com notícias assim. Os pernambucanos podem se orgulhar mais uma vez. Entre as dez unidades de ensino públicas com melhor resultado no Enem 2014, seis são escolas de referência de Pernambuco, e todas do Interior do Estado.

Esta é a prova de um trabalho contínuo que prioriza a educação dos jovens, levando o ensino de qualidade onde o povo está e deixando no passado a necessidade da migração de estudantes da região em que moram para a Capital.

Estão de parabéns os alunos, professores e todos que fazem as escolas de referência em ensino médio Coronel João Francisco (São Vicente Ferrer), João Pessoa Souto Maior (Sairé), Barão de Exu (Exu), Padre Antônio Barbosa Júnior (Jurema), Senador Nilo Coelho (Dormentes) e Manoel Guilherme da Silva (Passira).

Paulo Câmara

Como foi a Audiência Pública sobre segurança em Canhotinho?


Estivemos na Audiência Pública convocada pelo deputado estadual Álvaro Porto e pelo prefeito de Canhotinho, Felipe Porto (DEM), nesta quinta-feira, naquela cidade. 

No geral, os mais cobrados foram o Governador Paulo Câmara, e o Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, que não enviou representante. Coube aos prefeitos de Canhotinho e de São João as críticas mais contundentes.

Além de prefeitos (Marco Calado, de Angelim; Agnaldo Inácio, de Jurema; Rossine Blesmann, de Lajedo, e Genaldi Ferreira, de São João), a audiência contou com a presença do promotor de Justiça de Canhotinho, Romualdo França; do juiz do município, Marcus Vinícius; do primeiro-secretário do Sindicado dos Policiais Civis, Artur Pedro Barbosa e do delegado Helianthus Bezerra que representou a 18ª seccional de Garanhuns.

Ainda na mesa, estiveram o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, TEN CEL Ely Jobson, o diretor do Centro de Ressocialização do Agreste, Washington Gomes, vereadores e radialistas de programas policiais de Lajedo.

No texto enviado pela assessoria do Deputado Estadual, consta que no dia em que o balanço do Pacto Pela Vida apontou crescimento de 15,6% no número de homicídios no mês de julho em comparação com o mesmo mês de 2014 (40 a mais, de 257 para 297) em Pernambuco, foi divulgado que o índice triplicou no Agreste Meridional. Foram nove homicídios em julho de 2014, contra 27 em 2015, configurando um crescimento de 200%. 

O prefeito de Canhotinho, Felipe Porto, resolveu decretar situação de emergência no município. 

No primeiro semestre deste ano o total de homicídios chegou a 90 na região, contra 71 no mesmo período do ano passado. Ou seja 27% a mais. Mas, embora a situação esteja se agravando e a audiência pública tenha reunido prefeitos de cinco municípios e cerca de 1,5 mil pessoas, a Secretaria de Defesa Social não enviou representante a Canhotinho. A ausência foi destacada por Felipe Porto, que considerou a desatenção um desrespeito ao povo do Agreste. 

Deputado estadual com bases na região, Álvaro Porto adiantou que tudo o que foi discutido e cobrado será transformado em documentado para ser entregue ao secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho. O abaixo-assinado dos que foram ao Clube Intermunicipal para debater a falta de segurança por cerca de três horas também será remetido ao governo.

"O governo será informado sobre o que ocorreu aqui. E vamos continuar denunciando e cobrando soluções. Estamos vivendo uma situação de descontrole que é agravada pela falta de estrutura das Polícias. É impossível uma viatura dispor de apenas R$ 500 de combustível por mês", disse o deputado.

As 20 cidades abrangidas pela 18ª seccional de Garanhuns, contam com apenas quatro delegados. O comandante do 9º Batalhão da PM de Garanhuns, coronel Ely Jobson, que esteve na reunião, informou que conta com apenas 546 homens, quando o número previsto para o destacamento é 731. Ou seja, uma defasagem de 185 policiais. 

PM Conectada

O TEN CEL Ely Jobson apresentou como ferramenta de combate à criminalidade o projeto PM Conectada, que usará grupos do Wahtsapp gerenciados pela Polícia Militar para contato direto com a população, que poderá passar informações imediatas, ajudando na segurança.

O aplicativo deve ser implantado esta semana.

O prefeito Felipe Porto pediu reforço policial em homens e viaturas, principalmente no horário noturno, no qual têm acontecido furtos e roubos com mais frequência no município.

A questão do uso de motocicletas por parte dos bandidos foi amplamente debatida, e a proposta de deixar de exigir o uso do capacete foi apresentada pelo prefeito, que esperava contar com o apoio da justiça, nas pessoas do promotor e do juiz, além do comandante do 9º BPM, mas não deve ser autorizada devido infringir lei nacional de trânsito.

Outras ações foram debatidas, e um documento será apresentado ao Secretário de Defesa Social do estado.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.