quinta-feira, 9 de abril de 2020

Pernambuco avança na transparência de informações sobre o combate à Covid-19

Nova edição do levantamento feito pela ONG Open Knowledge Brasil aponta pela segunda vez consecutiva o Estado como o mais transparente do Brasil



A organização não-governamental Open Knowledge Internacional (OKBR) divulgou novo boletim, nesta quinta-feira (09.04), que aponta Pernambuco como o Estado mais transparente na divulgação das informações à população sobre a pandemia do novo coronavírus. A avaliação da ONG destacou a disponibilização de informações por parte da gestão estadual sobre os testes aplicados e o maior detalhamento da localização dos casos. Assim, Pernambuco avança e lidera o ranking, mantendo um resultado classificado como de “alto nível de transparência”, o único Estado do País nesse patamar. Em relação à primeira amostragem, divulgada no início do mês, Pernambuco subiu de 81 para 90 pontos.

O índice leva em conta três dimensões: conteúdo, granularidade e formato. São considerados itens como idade, sexo e hospitalização dos pacientes confirmados com a doença, além de dados sobre a infraestrutura de saúde, como ocupação de leitos, testes disponíveis e aplicados. Avalia-se ainda se os casos estão disponíveis de forma individual e anonimizada, além do grau de detalhamento sobre a localização (por município ou bairro, por exemplo). São considerados também os pontos positivos da publicação de painéis analíticos, planilhas em formato editável e séries históricas dos casos registrados.

De acordo com a OKBR, poucos Estados avançaram no grau de detalhamento dos casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus até o momento. “A rápida resposta dos Estados reforça a importância da definição de parâmetros de qualidade de dados para que os gestores possam orientar suas equipes”, explicou Camille Moura, coordenadora de Advocacy e Pesquisa da ONG. A 3ª avaliação está prevista para o próximo dia 16.

SOBRE A OKBR

Também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, a OKBR é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária, que atua no País desde 2013. Desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, realiza análises de políticas públicas e promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.

HOSPITAL MESTRE VITALINO JÁ ATENDEU SETE PACIENTES COM COVID-19



BOLETIM – HOSPITAL MESTRE VITALINO - 09/04/2020

O Hospital Mestre Vitalino atendeu até o momento sete pacientes com casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19). 

· 02 foram transferidos para uma unidade de saúde privada em Recife;

· 01 recebeu alta para isolamento domiciliar;

· 04 deles estão internados na unidade, sendo dois (34 e 39 anos) dos municípios de (Capoeiras e Frei Miguelinho) respectivamente, na Clínica (enfermaria); e dois (44 e 50 anos) dos municípios de (João Alfredo e Recife) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

CAPOEIRAS CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE CORONAVÍRUS



NOTA OFICIAL

A Secretaria Municipal de Saúde de Capoeiras - PE, informa que nesta data, 09 de abril de 2020, foi diagnosticado o primeiro paciente confirmado de Covid-19 no município, homem de 34 anos, que se encontra internado no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. O paciente apresenta quadro estável, com melhora significativa dos sintomas apresentados.

A Secretaria Municipal aproveita a oportunidade para informar que está dando assistência à família, e renovar o apelo para a população tomar os devidos cuidados preventivos, evitando aglomerações e saídas desnecessárias de suas casas.

Prefeitura Municipal de Capoeiras
Secretaria Municipal de Saúde

GARANHUNS / Hospital Regional Dom Moura amplia medidas restritivas de visitas

Unidade suspendeu todas as visitas, inclusive na UTI. Objetivo é diminuir o fluxo de pessoas e os riscos de contaminação 



Considerando a atual pandemia de Covid-19, o protocolo do Ministério da Saúde e medidas tomadas pelo Governador Paulo Câmara para combate ao Coronavírus, a direção do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, baseando-se no plano de contingenciamento da Secretaria Estadual de Saúde, decidiu por novas medidas restritivas na unidade de saúde, válidas a partir desta quinta-feira (08), conforme elencadas abaixo:

1) Suspender as visitas a pacientes, inclusive da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo); 
2) No atendimento de urgência e emergência só será permitido um acompanhamento ao paciente nos respectivos casos: sendo menor de idade, maior de 60 anos, portador de necessidades especiais, em condicionamento de avaliação de casos especiais. 

3) A troca de acompanhante deverá ser realizada na área externa da unidade; 
4) Suspensão de estágios e aulas práticas (1º, 2º e 3º semestre letivo). Os estágios de cursos em enfermagem do último semestre estão mantidos. 
5) Suspensão das atividades de visitas técnicas, aulas práticas, estágios de cursos técnicos, ligas acadêmicas, projetos de extensão e estágios curriculares não obrigatórios; 
6) Suspensão dos serviços ambulatoriais: centro de saúde, Rede Feminina, Fisioterapia e Saúde do idoso. 
7) Suspensão do serviço de brinquedoteca; 
8) Suspensão de cirurgias eletivas; 

Segundo a diretora geral do HRDM, Catarina Tenório, novas medidas podem ser tomadas, avaliadas as necessidades da unidade. "É um momento que requer maior atenção, e precisamos priorizar a saúde da sociedade, diminuindo as possibilidades de contágio dentro do hospital", explica a gestora.

CORONAVÍRUS / Confirmado primeiro óbito em Garanhuns

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, informa que o primeiro caso de Covid-19 foi confirmado no município de Garanhuns na manhã de hoje (09/04) pelo LACEN-PE (Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco). Trata-se de um homem de 49 anos, notificado em hospital da rede pública estadual, que foi a óbito na última terça-feira (07/04).

Um novo caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) também foi notificado e amostra já foi enviada para o LACEN-PE.

Reforçamos, mais uma vez, a importância de ficar em casa. Redobre seus cuidados com higiene, cumpra seu isolamento social e siga as orientações das autoridades sanitárias. Só saia de casa se for extremamente necessário.

INFORMAÇÕES SOBRE O AUXÍLIO EMERGENCIAL. Acesse o Site!



O Auxílio Emergencial é um benefício financeiro destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus - COVID 19.

O benefício no valor de R$ 600,00 será pago por três meses, para até duas pessoas da mesma família.

Para as famílias em que a mulher seja a única responsável pelas despesas da casa, o valor pago mensalmente será de R$1.200,00.

Quem estava no Cadastro Único até o dia 20/03, e que atenda as regras do Programa, receberá sem precisar se cadastrar no site da CAIXA.

Quem recebe Bolsa Família poderá receber o Auxílio Emergencial, desde que seja mais vantajoso. Neste período o Bolsa Família ficará suspenso.

As pessoas que não estavam no Cadastro Único até 20/03, mas que têm direito ao auxílio poderão se cadastrar no site auxilio.caixa.gov.br ou pelo APP CAIXA|Auxílio Emergencial, em seu celular. 

Depois de fazer o cadastro, a pessoa pode acompanhar se vai receber o auxílio emergencial, consultando no próprio site ou APP.

ACESSE O SITE DO AUXÍLIO: https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio


Família Joana D’Arc, sempre com você!


A pandemia do novo coronavírus confina cerca de 165 países.

A humanidade passa por desafios inesperados: não se trata, é fato, de um período tranquilo.

Precisamos utilizar esse momento para fortalecer a fé e união familiar, fazendo dessa experiência inusitada um aprendizado para a vida. É hora de aprender o amor paciente e a resiliência como forma de preservar a própria vida e a de quem amamos.

O Colégio Santa Joana D’Arc mantém ações pedagógicas constantemente, inserindo aulas, atividades lúdicas, lives e disponibilização dos recursos digitais oferecidos pelo Sistema Positivo de Ensino em nossas plataformas digitais, juntamente com os materiais do colégio. Essas ações conseguem levar um pouco da nossa dinâmica escolar para dentro do lar de cada aluno, desde a Educação Infantil, até o 9º ano do Ensino Fundamental.

Apesar das circunstâncias, a vida continua, com todo o cuidado necessário. É hoje, agora, que nossas vidas acontecem e por isso, mesmo em quarentena, precisamos continuar esses movimentos que nos fazem crescer, que nos lapidam como seres humanos melhores, mais gentis e capazes de lidar com o mundo e com os outros, de lidar consigo mesmo. A educação é, acima de tudo, um exercício diário de renovação, crescimento pessoal e coletivo.

Confira abaixo o material que disponibilizamos para acesso direto da sua residência.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.